Em homenagem ao Dia Nacional do Conselheiro Tutelar, celebrado em 18 de novembro, a Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizaram, na manhã desta quinta-feira, um encontro com os membros dos Conselhos Tutelares.
Na ocasião, a secretária executiva da Sedhas, Emanuelle Carneiro, representou a gestão e homenageou os conselheiros também em nome da secretária titular, Andrezza Coelho, que está em viagem oficial com o prefeito Ivo Gomes e outros secretários municipais. Os conselheiros receberam um certificado de reconhecimento e agradecimento pela contribuição no sentido de garantir os direitos das criança e adolescentes do município.
Para Emanuelle Carneiro, a função do conselheiro tutelar é um "trabalho essencial para a garantia dos direitos das nossas sementes do amanhã". Ela agradeceu pelo serviço dos conselheiros e destacou que a gestão é parceira nas lutas do colegiado.
Também participaram do encontro a coordenadora de Articulação Intersetorial da Sedhas, Francisca Escócio; o promotor de Justiça Hugo Alves da Costa Filho, respondendo pela 10ª Promotoria; a presidente do CMDCA, Tamiles Mesquita; o articulador do Selo Unicef, Emídio Silva; e os conselheiros tutelares Tony de Paulo e Cila Ávila, representando os colegiados.
Instituído pela lei nº 11.622/2007, o Dia Nacional do Conselheiro Tutelar é celebrado em 18 de novembro. A função foi criada com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/1990). Zelar pela efetivação dos direitos das crianças e adolescentes é uma das atribuições do conselheiro. Desde 2020, Sobral passou a ter dois conselhos tutelares e dez conselheiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário