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IVO GOMES SE REUNIU-SE COM 36 GERENTES DE POSTOS DE SAÚDE DE SOBRAL


O prefeito Ivo Gomes encerrou a semana de atividades com reunião na tarde desta sexta-feira (08/01) com gerentes de todos os 36 postos de saúde de Sobral para continuar o acompanhamento da Covid-19 no município. 

De acordo com os gerentes, em algumas unidades a procura de pessoas com sintomas respiratórios aumentou, mas, na maioria, o movimento se mantém estável, o que mostra que a doença ainda está sob controle em Sobral. 

“Continuaremos vigilantes e alertas a qualquer novo possível pico”, frisou o prefeito, ao tempo em que informou aos profissionais que a Secretaria da Saúde já está se preparando para aplicação da vacina em Sobral quando as doses forem enviadas ao município.

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FIOCRUZ: DISTRIBUIÇÃO DE VACINA PODE SER UM DIA APÓS DESEMBARQUE E VACINAÇÃO COMERÇAR EM CINCO DIAS

Projeção é da presidente da entidade. Nesta sexta-feira (8), Fiocruz pediu autorização para uso emergencial do imunizante

Por: Alex Albuquerque 



A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) prevê que as vacinas AstraZeneca/Oxford importadas da Índia poderão ser distribuídas no dia seguinte ao desembarque no Brasil. Em nota divulgada nesta sexta-feira (8), a fundação informou que a chegada das doses será no aeroporto internacional do Rio de Janeiro (RIOGaleão), em data a ser confirmada.

"As vacinas prontas chegarão pelo aeroporto RIOGaleão, no Rio de Janeiro, e seguirão, no mesmo dia, para a Fiocruz para rotulagem. No dia seguinte, a partir de Bio-Manguinhos, na Fiocruz, as vacinas poderão seguir diretamente para a distribuição, que está sob responsabilidade do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. A data certa para a chegada dessas vacinas será confirmada em breve", informou a Fiocruz em nota.

Em entrevista à GloboNews, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, projetou que o início da vacinação comece cinco dias após o desembarque.

A importação das doses produzidas pelo Instituto Serum, parceiro da AstraZeneca na Índia, é uma estratégia adicional da Fiocruz para antecipar o início da vacinação. 

Para que as vacinas importadas da Índia possam ser aplicadas antes do registro definitivo do imunizante no País, a Fiocruz pediu a autorização para uso emergencial à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A fundação continua a trabalhar para o registro definitivo, cujo pedido deve ser concluído em 15 de janeiro.

Na nota divulgada pela Fiocruz, Nísia Trindade Lima comemora o pedido de uso emergencial como um passo importante no enfrentamento da pandemia. 

“Este é um momento histórico para a Fiocruz. A submissão desse pedido de autorização para uso emergencial da nossa vacina Covid-19, desenvolvida em parceria com a unidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca, é um passo importante para que possamos ter acessível, no Programa Nacional de Imunizações (PNI), uma vacina eficaz e segura para o Sistema Único de Saúde. Num momento de tantas dificuldades, em que lamentamos a perda de tantas vidas no Brasil e no mundo, 2021 se inicia com a esperança de termos um caminho, ainda a ser trilhado, de superação dessa crise".

A meta da Anvisa é concluir a análise do pedido de uso emergencial em 10 dias. Caso a agência solicite informações adicionais aos desenvolvedores da vacina, o prazo para de ser contado até que os dados sejam informados.

Em entrevista nesta quinta-feira (7), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, estimou que, caso a autorização seja concedida a tempo, a vacinação pode começar em 20 de janeiro, com as vacinas AstraZeneca/Oxford e Coronavac.

Segundo a Fiocruz, a vacina desenvolvida em parceria com os britânicos tem 73% de eficácia com apenas uma dose, e evita hospitalizações em 100% dos casos, protegendo a pessoa vacinada dos sintomas graves da doença. Além disso, a vacina é capaz de induzir a produção de anticorpos em 98% das pessoas após a primeira dose e, em 99% delas, após a segunda dose.

Milhões de doses

O acordo de transferência de tecnologia que permite a produção da vacina AstraZeneca/Oxford na Fiocruz prevê que a fundação receberá em meados deste mês o ingrediente farmacêutico ativo importado para produzir as primeiras doses. 

O primeiro lote de um milhão de doses deve ser entregue ao Ministério da Saúde até 12 de fevereiro, mês em que a produção deve ganhar escala, e a entrega deve chegar a 700 mil doses por dia por volta do dia 22. Com o incremento da produção, a Fiocruz prevê produzir 50 milhões de doses da vacina até abril e 100,4 milhões até julho. 

A partir do segundo semestre, a produção se tornará totalmente nacional, com a incorporação da tecnologia para produzir o IFA no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos). Com isso, a previsão é que, até o final do ano, mais 110 milhões de doses sejam entregues ao Programa Nacional de Imunizações.


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 UMA DAS  CONQUISTAS  DO DEPUTADO ESTADUAL SÉRGIO AGUIAR 


DEPUTADO SÉRGIO AGUIAR 


PREFEITO DE SOBRAL IVO GOMES, ANUNCIA QUE HAVERÁ REFORMA ADMINISTRATIVA EM ORGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Em Sobral, onde o prefeito Ivo Gomes (PDT) foi reeleito por mais quatro anos, haverá reforma administrativa e aumento de secretarias.

Por: Alex Albuquerque 


O prefeito de Sobral Ivo Gomes(PDT),  já anunciou que o município passará de 14 para 16 órgãos no primeiro escalão da administração pública. 

A Secretaria da Ouvidoria, Gestão e Transparência será fundida com a Controladoria. Além disso, a de Cultura deve virar uma pasta única, separada de Esporte e Lazer (como é atualmente), e a Secretaria de Trânsito e Transportes deve ser criada. Os nomes dos titulares já foram anunciados pelo prefeito, mas dois deles ainda não assumiram porque as pastas ainda não existem.

Sobre os custos que os novos órgãos devem gerar para os cofres municipais, a Prefeitura informou que já vem adotando medidas de redução de gastos para manter o equilíbrio das contas públicas e que a reforma terá “o mínimo de impacto possível”. A gestão municipal destacou, também, que a reorganização irá ajudar a otimizar custos.

“A reforma administrativa está sendo criada para atender às necessidades presentes e futuras do município. As novas secretarias contarão com a realocação de cargos de outras, como é o caso da (pasta da) Cultura, que vai incorporar parte dos funcionários da pasta que tem hoje”, detalhou a Prefeitura de Sobral, acrescentando que apenas 50% dos cargos comissionados estão sendo nomeados em janeiro, com exceção dos ligados à Educação e Saúde.

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INICIADA OBRA DE RECUPERAÇÃO DE TRÊS(3 KM) DA CE-253, QUE LIGA GROAÍRAS AO PONTO TURISTICO DA CIDADE, RIO ACARAÚ

Quando concluída, em até 45 dias, a recuperação da rodovia facilitará o tráfego de veículos da  cidades ao balneários, ponto turístico da cidade 

Por: Alex Albuquerque 


Após  anos apresentando buracos e malha viária precária, sobretudo nos períodos de chuva, a rodovia CE-253, que liga a Sede de Groaíras ao Rio Acaraú, passará por reforma. A obra, já iniciada, vai contemplar um trecho de 3 km 

O encarregado da obra Sr. Neto, informou aos vereadores; Claudio Camilo(Cocó),  Neuton Filho, Cilene e Clerton Paiva,  que os serviços de conservação da rodovia devem ser concluídos em 45 dias, que a obra foi liberada no mês de dezembro e só agora que a empresa  veio  executar os serviços.

 A melhoria da rodovia era uma reivindicação antiga dos moradores que residem as margens das CE, principalmente na sede do município, devido precariedade da rodovia e poeira. 

Os vereadores  frisaram  a importância da estrada para a economia local e geração de emprego, na area do Turismo. 

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AMBULÂNCIA UTI MOVEL  OK E UMA VAN E DOIS CARROS , FORAM  ENTREGUE NOS  ULTIMOS  DIA DE GOVERNO DO EX. PREFEITO DE  GROAÍRAS  UELITON VASCONCELOS ;  DIA 29/12






EXCLUSIVO: GESTÃO DAS REGIONAIS TERÁ INDICAÇÕES POLÍTICAS, NOMES TÉCNICOS E VEREADORES; VEJA A LISTA

Prefeito Sarto Nogueira indicou os nomes dos 12 titulares das secretarias executivas regionais em nova configuração.

Por: Alex Albuquerque 


Exclusivo! A gestão das 12 regionais de Fortaleza, no novo formato, sob a gestão do prefeito Sarto Nogueira (PDT), mescla indicações técnicas, nomes ligados a partidos aliados e inclui acomodações que mudam a composição da Câmara Municipal de Fortaleza.

As articulações com os liados e a busca de equilibrar os perfis do comando de cada pasta postergou a conclusão da lista. Ainda nesta noite, alguns dos nomes estavam sendo avisados das indicações.

Veja a lista:

  • Regional 1: Advogado Antônio Nei de Sousa
  • Regional 2: Advogado Rennys Frota
  • Regional 3: Vereador Michel Lins (Cidadania)
  • Regional 4: Adams Gomes
  • Regional 5: Psicólogo Moacir Soares
  • Regional 6: Cel PM Túlio Studart
  • Regional 7: ex-vereador Benigno Júnior
  • Regional 8: Mosiah Torgan
  • Regional 9: Advogada Dra. Darlene Braga
  • Regional 10 Arquiteto Leonardo Freire
  • Regional 11 Vereador Raimundo Filho (PDT)
  • Regional 12 (Centro) Servidor público Júlio Santos

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 Para facilitar o contato com o cidadão, a Ouvidoria da Prefeitura de Sobral possui um número exclusivo de WhatsApp.

A gente quer saber: como podemos melhorar nossos serviços? 
Manda um zap, vai!



ENTENDA COMO ESTÁ A SITUAÇÃO NOS 7 MUNICÍPIOS DO CEARÁ ONDE PREFEITOS AINDA NÃO TOMARAM POSSE

Nos municípios de Barreira, Caridade, Jaguaruana, Martinópole, Missão Velha, Pedra Branca e Viçosa do Ceará os prefeitos eleitos enfrentam disputas judiciais em busca da cadeira para comandar o Executivo dos municípios. Em Ereré, o prefeito está internado se recuperando da Covid-19

Por: Alex Albuquerque 


No último dia 1º de janeiro, 177 prefeitos cearenses tomaram posse. Nos municípios de Barreira, Caridade, Jaguaruana, Martinópole, Missão Velha, Pedra Branca e Viçosa do Ceará os prefeitos travam disputas judicias tentando garantir o cumprimento do resultado das urnas.

Em Viçosa, por exemplo, o imbrólio chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF). Isso porque o chefe do Executivo eleito chegou a ser empossado, mesmo não sendo diplomado, procedimento que autoriza a tomada do cargo.

A única exceção, que não envolve disputas jurídicas, é do prefeito de Ereré, Otoni Queiroz (PDT), que se recupera após diagnostico de Covid-19.

Veja a situação dos prefeitos que não tomaram posse:

Barreira


Prefeita: Maria Auxiliadora Bezerra Fechine (PSD)

Acusação: Dra. Auxiliadora teve as contas desaprovadas, em julho de 2018, pelo então Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). As acusações que pesam contra ela são da época em que a prefeita eleita geriu o Fundo Municipal de Saúde de Barreira. Entre as irregularidades, os auditores apontaram ausência de licitação para despesas com locação de veículos e gastos irregulares com medicamentos e material médico-hospitalar.

Situação na Justiça: Em 1º de dezembro, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) decidiu indeferir o registro de candidatura da prefeita eleita. A defesa entrou com recursos na Corte Regional, mas também foram negados. Assim, o caso chegou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Lá, em 13 de novembro do ano passado, o ministro Luis Felipe Salomão negou o prosseguimento do recurso especial interposto pela defesa. 

Caridade


Prefeita: Maria Simone Fernandes Tavares (PDT)

Acusação:  De acordo com o MPCE, quando Simone foi secretária municipal da cidade, ela teve contas de gestão reprovadas pelo TCM. Em 2004, durante a gestão da pedetista, foi realizada a compra de R$ 55,2 mil reais em medicamentos sem licitação e houve ainda atraso na remessa ao TCM de documentação mensal relativas a despesas e receitas.

Situação na Justiça: O juiz eleitoral deferiu a candidatura de Simone. Contudo, a promotoria eleitoral recorreu. No último dia 18 de novembro, o TRE-CE indeferiu, por unanimidade, o registro de candidatura de Simone. Em 2 de dezembro, o caso chegou ao TSE, após recurso da defesa da candidata. O processo teve como relator o ministro Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, que emitiu parecer mantendo o  indeferimento do registro de candidatura. O Tribunal votou em unanimidade. Assim, em 18 de dezembro do ano passado, a Corte determinou a realização de novas eleições no município.

Jaguaruana


Prefeito: Roberto Barbosa Moreira (PDT)

Acusação: O pedetista teve as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas quando foi secretário municipal da Infraestrutura e Serviços Públicos, em 2013. De acordo com o relatório dos auditores, entre as irregularidades detectadas na gestão de Roberto, viu-se que recursos oriundos da contribuição de iluminação pública, que é receita de natureza vinculada, foram usados para outras despesas. 

Situação na Justiça: A candidatura de Roberto foi autorizada pelo Juízo da 75ª Zona Eleitoral. Contudo, o caso foi parar no TRE-CE. No último dia 3 de dezembro, a Corte rejeitou o registro de candidatura do político por 4 votos a 2. A defesa de Roberto recorreu ao STF, mas o recurso foi rejeitado pelo relator do caso, o ministro Tarcísio Vieira de Carvalho Neto. Paralelamente, em 17 de dezembro, o TRE-CE indeferiu a candidatura da vice-prefeita eleita de Jaguaruana, Flávia Façanha (PSB). Segundo a decisão, ela não teria se afastado do cargo de assessora parlamentar na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) no período estabelecido para concorrer às eleições. 

Martinópole


Prefeito: James Martins Pereira Barros (PP)

Acusação: O político respondeu a processo administrativo por abandono de emprego. Ele havia ficado afastado do cargo de professor entre os anos de 2011 e 2016 para o exercício do mandato de prefeito da cidade. Contudo, não voltou a ensinar após o final do mandato, sendo demitido em 2017.

Situação na Justiça: Após ter a candidatura indeferida pelo Juízo da 25ª Zona Eleitoral – Martinópole, a chapa liderada por James Bel apresentou recurso junto ao TRE-CE. A Corte Regional contrariou parecer do Ministério Público Eleitoral e deferiu a candidatura. A Procuradoria Eleitoral recorreu da decisão e o caso chegou ao TSE. A Corte acatou pedido para enquadrar o candidato na Lei da Ficha Limpa. De acordo com a decisão do ministro do Tribunal Alexandre de Moraes, relator do caso, James Bel tornou-se inelegível ao ser demitido do cargo de professor da rede municipal. O julgamento, contudo, foi suspenso pelo ministro Luís Roberto Barroso. O caso agora deve ser retomado somente após o recesso do judiciário.  

Missão Velha


Prefeito: Washington Luiz Macêdo Fechine (MDB)

Acusação: O emedebista é condenado por improbidade administrativa. Ele foi acusado de, durante a gestão como prefeito da cidade, no período compreendido entre 2009 a 2012, aumentar o salário de servidores sem autorização legislativa. Na condenação, a Vara Única da Comarca de Missão Velha determinou que o político foi multado e teve os direitos políticos suspensos por oito anos. 

Situação na Justiça: Em 4 de novembro, o TRE-CE decidiu, de forma unânime, pela impugnação do candidato. O caso foi parar no TSE, a pedido da defesa. Contudo, na Corte, o ministro Edson Fachin negou seguimento do recurso no último dia 18 de dezembro. 

Pedra Branca


Prefeito: Antonio Góis Monteiro Mendes (PSD)

Acusação: Góis renunciou ao cargo de prefeito após a apresentação de pedido de cassação na Câmara Municipal, em 24 de maio de 2019. Em janeiro de 2019, ele chegou a ser preso temporariamente.Rogério é suspeito de ser um dos principais beneficiados por irregularidades em um contrato de R$ 5,4 milhões firmado entre o município e uma empresa de construção.

Situação na Justiça: Góis teve o registro indeferido pela 59ª Zona Eleitoral de Pedra Branca no último dia 17 de outubro. Ele foi considerado inelegível por oito anos. Em 5 de novembro, o TRE-CE apreciou recurso apresentado pela defesa de Góis, contudo, por cinco votos a um, manteve o indeferimento. Após a decisão, a defesa do prefeito apresentou recursos à Corte Regional, que foram apreciados, mas a decisão não foi revista. Góis encaminhou recurso especial eleitoral ao TSE. 

Viçosa do Ceará


Prefeito: José Firmino de Arruda (MDB)

Acusação: A chapa liderada pelo emedebista é acusada de abuso de poder político. Segundo MP, eles perfuraram poços profundos às vésperas da eleição com uso eleitoral.

Situação na Justiça: O político teve a candidatura cassada pelo juiz eleitoral da 35ª zona eleitoral do Ceará. O prefeito recorreu ao TRE-CE, que iniciou o julgamento da ação, no último dia 17 de dezembro. Um dos desembargadores pediu vista do processo e o julgamento só deverá ser retomado na volta do recesso do judiciário, no próximo dia 21 de janeiro. A chapa de Firmino, então, ingressou com uma reclamação no STF para tentar reverter a situação.

No último dia 31 de dezembro, véspera da posse, o ministro Gilmar Mendes concedeu uma liminar para suspender as sanções aplicadas com a cassação do registro de candidatura e determinou a imediata diplomação do prefeito eleito. Porém, para assumirem os cargos, é necessária a diplomação e, posteriormente, posse dada pela Câmara Municipal. O problema é que no dia 1º de janeiro, ao ser eleito presidente da Câmara Municipal, o vereador Manoel Alves (MDB) convocou sessão para empossar o prefeito Zé Firmino.

Na última segunda (4), o juiz eleitoral da região solicitou esclarecimentos ao STF sobre a diplomação. Na terça-feira (5), o ministro Gilmar Mendes determinou que as sanções impostas ao político sejam imediatamente suspensas e Zé Firmino seja diplomado. Nesta quarta-feira (6), após pedido do MPCE, o Juízo da 35ª zona eleitoral anulou a posse do prefeito realizada no dia 1º de janeiro. Horas depois, ele estabeleceu a próxima sexta-feira (8) como data para a diplomação do prefeito eleito. Paralelamente, o presidente da Câmara convocou, para a noite desta quarta, a própria posse como prefeito interino. 

Ereré


Prefeito: Otoni Queiroz (PDT)

Situação: O prefeito foi diagnosticado com Covid-19 e, pelo estado de saúde, não tomou posse. Segundo aliados, o pedetista segue internado e está estável, em processo de recuperação. No dia 1º, a vice-prefeita, Emanuelle Martins (PDT) tomou posse.

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SAÚDE: IVO GOMES ANUNCIA QUE SOBRAL JÁ POSSUI 120 MIL SERINGAS E AGULHAS PARA A VACINAÇÃO CONTRA COVID E INICIA TRATATIVA SOBRE HOSPITAL MUNICIPAL

Durante visita nesta quarta-feira (06/01) à Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) de Sobral, o prefeito Ivo Gomes anunciou que o município já possui estoque de 120 mil seringas e agulhas para vacinação contra à COVID-19. 

Por: Alex Albuquerque 


“Estamos preparados para começar a imunização, quando a vacinar chegar, se Deus quiser em breve, de até 60 mil pessoas contra essa doença, considerando as duas doses da vacina”, frisou Ivo Gomes. 

O prefeito também mostrou, por meio de transmissão ao vivo, as câmaras conservadoras, adquiridas pela Prefeitura, onde as vacinas serão armazenadas e a organização dos milhares de medicamentos dispensados pela Secretaria da Saúde nos postos. 


Mais tarde, o prefeito se reuniu com a secretária da saúde, Regina Carvalho, e com equipe técnica da pasta para tratar da implantação do Hospital Municipal de Sobral, que funcionará no prédio do hospital dr. Estêvam, cuja reforma já deverá ser iniciada no primeiro semestre deste ano. 

Compromisso de campanha de Ivo Gomes, o hospital será a primeira unidade totalmente municipal e atenderá pacientes para realização de cirurgias de baixa e média complexidade.



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CAMILO SANTANA ANUNCIA PROMOÇÃO DE CERCA DE 6 MIL POLICIAIS MILITARES E BOMBEIROS

Segundo o governador, o secretário da Segurança Pública do Ceará, Sandro Caron, apresentará o calendário nos próximos dias

Por: Alex Albuquerque 


    O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), afirmou nesta quarta-feira (6) por meio de rede social, que serão promovidos policiais militares e bombeiros, além das progressões e ascensões funcionais da Polícia Civil e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), no início deste ano.

    Ao todo, serão cerca de 6 mil homens e mulheres que serão promovidos de suas funções. Segundo Camilo, o secretário da Segurança Pública do Ceará, Sandro Caron, apresentará o calendário nos próximos dias. 

    Nos últimos anos, já foram quase 19 mil policiais militares e bombeiros promovidos, além das ascensões dos peritos e policiais civis. 

    "Isso mostra nosso compromisso em relação à valorização dos profissionais de segurança pública. Vamos continuar investindo o que for necessário para garantir mais segurança aos cearenses", afirma Camilo Santana.

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    DEPUTADO ESTADUAL SÉRGIO AGUIAR 




    SOBRAL: SECRETARIA DOS DIREITOS HUMANOS INFORMA SOBRE ACESSO AO AUXÍLIO FUNERAL

    A Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas), com base no Decreto 2484/2020, informa à população o fluxo para solicitação do benefício eventual de Auxílio Funeral. Podem solicitar o auxílio famílias que morem no município de Sobral e estejam incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CADUNICO), com renda de até meio salário mínimo.


    Em casos de requerimento em horário comercial (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h), a família deve procurar o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do seu território, munido da Declaração de Óbito (DO), fornecida pelos serviços do SUS e documentação do falecido e do requerente, inclusive comprovante de endereço. Já para casos de falecimentos a partir das 17h até as 8h da manhã do dia seguinte ou aos sábados, domingos e feriados, a família deve procurar o serviço na garagem da Prefeitura (Rua Viriato de Medeiros, 1250, Centro), por meio do telefone (88) 3677-1187. Nos dois casos, é necessário que um familiar esteja presente para assinatura do requerimento.

    MAIS INFORMAÇÕES CONFIRA AQUI 

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     GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ 



    PREFEITO IVO GOMES FOI ELEITO PRESIDENTE DO CONSÓCIO DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE SOBRAL.


    O prefeito Ivo Gomes foi eleito por unanimidade, na manhã desta quarta-feira (06/01), durante reunião virtual, presidente do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRS), composto por 18 municípios. 

    De acordo com Ivo Gomes, um dos maiores desafios dos prefeitos nesse novo mandato, para além do enfrentamento à Covid-19, será a gestão dos resíduos sólidos nas cidades. 

    “Já tenho muito trabalho na função de prefeito, mas me candidatei a presidente desse consórcio porque entendo que a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) está construída e sediada aqui em Sobral e a gente precisa dar velocidade a operação desse grande equipamento. Além disso, a gente tem que buscar na iniciativa privada parceiros que possam identificar nesse local um espaço de geração de riqueza, para que a gente possa constituir superávit nas contas e alocar  esse dinheiro em prol dos municípios, descomprimindo as despesas com coleta de lixo, por exemplo”, pontuou o prefeito. 

    Até o final do ano passado, Ivo Gomes comandou o Consórcio de Saúde da Região Norte, quando deixou um superávit de cerca de R$ 1 milhão. A expectativa é de que o Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral seja, agora, referência para o Brasil.

    CENTEC OFERECE 840 VAGAS EM CURSOS ONLINE GRATUITOS; CONFIRA

    Alunos que participarem da formação terão direito a certificado depois da conclusão do projeto

    Por: Alex Albuquerque 


    O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) oferece 840 vagas para cursos online gratuitos para ajudar na qualificação profissional dos interessados. As inscrições devem ser feitas no site do órgão até quarta-feira (6), e as aulas ocorrerão de 11 a 22 de janeiro. Os interessados podem escolher uma opção de curso.

    Há oportunidades nas áreas de Ferramentas Digitais, Informática, Liderança, Instalações Hidrossanitárias, Eletricidade, Assistente Administrativo, Cultivo de hortaliças, Prevenção e controle de verminoses em ovinos e caprinos, e Norma Regulamentadora Nº 10 (NR-10).

    As aulas acontecerão por meio dos aplicativos "Google Sala de Aula" e "Google Meet". Para participar, o aluno deverá ter um computador, notebook ou celular com acesso à internet, com câmera e microfone para interação durante as aulas. Todos os cursos dão direito a um certificado, que será enviado para o e-mail do aluno depois da conclusão.

    De acordo com o Centec, moradores de qualquer município do estado do Ceará podem participar, já que as aulas ocorrem pela internet. As formações são voltadas, preferencialmente, para pessoas com mais de 16 anos e que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

    Inscrição

    O candidato deve acessar o portal do Sistema de Inscrições do Centec (SisGet) e realizar um cadastro para criação de login e senha. Deve informar o e-mail e contato para que o professor possa passar as orientações sobre as aulas. Logo após o cadastro, é só entrar no SisGet com o login e senha recém-criados e efetuar a matrícula.

    Depois do fim do período de inscrições, será criado um e-mail institucional do Centec para cada aluno, no qual ele receberá as instruções de como participar da formação. Ele será válido apenas para o curso e a turma escolhidos.

    Também segundo o órgão, caso o interessado acesse o link de inscrição e não visualize o curso desejado, significa que as vagas já foram preenchidas. Porém, novas oportunidades serão divulgadas semanalmente, às terças-feiras, no site do Centec. 

    Interessados podem entrar em contato pelo e-mail (deti@centec.org.br) ou pelo WhatsApp (85) 9.9867.0030.

    Inscrição Clique Aqui 

    Portal Centec  Clique Aqui

    Horários e pré-requisitos

    Ferramentas Digitais

    • Turma 01: 8h às 12
    • Turma 02: 14h às 18h
    • Turma 03: 14h às 18h
    • Turma 04: 18h às 22h
    • Vagas: 40 pessoas cada turma
    • Carga horária: 40h/a
    • Escolaridade: Ensino Médio incompleto
    • Pré-requisito: noções de informática

    Técnicas de Instalações Hidrossanitárias

    • Turma 01: 18h às 22h
    • Turma 02: 18h às 22h
    • Vagas: 40 pessoas cada turma
    • Carga horária: 40h/a
    • Escolaridade: Ensino Fundamental completo
    • Pré-requisito: curso para profissionais do setor de construção civil e áreas afins

    Noções de Liderança na Atualidade

    • Turma 01: 8h às 12h
    • Turma 02: 13h às 17h
    • Turma 03: 18h às 22h
    • Vagas: 40 pessoas cada turma
    • Carga horária: 40h/a
    • Escolaridade: Ensino Médio completo
    • Pré-requisito: Ter aptidão e interesse na área

    Noções de Liderança e Gestão de Pessoas

    • Horário: 8h às 12h
    • Vagas: 40 pessoas cada turma
    • Carga horária: 40h/a
    • Escolaridade: Ensino Médio completo

    Técnicas do Assistente Administrativo

    • Turma 01: 14h às 18h
    • Turma 02: 14h às 18h
    • Turma 03: 14h às 18h
    • Turma 04: 18h às 22h
    • Turma 05: 18h às 22h
    • Vagas: 40 pessoas cada turma
    • Carga horária: 40h/a
    • Escolaridade: Ensino Médio

    Cultivo de Hortaliças em Ambientes Domésticos

    • Horário: 14h às 18h
    • Vagas: 40 pessoas cada turma
    • Carga horária: 40h/a
    • Escolaridade: Ensino Fundamental II Incompleto
    • Pré-requisitos: ter aptidão e interesse na área

    Prevenção e Controle de Verminoses em Ovinos e Caprinos

    • Horário: 18h às 22h
    • Vagas: 40 pessoas cada turma
    • Carga horária: 40h/a
    • Escolaridade: Ensino Médio incompleto
    • Pré-requisitos: curso para produtores rurais, estudantes, técnicos agropecuários e profissionais das ciências agrárias

    Norma Regulamentadora Nº 10 (NR-10)

    • Horário: 14h às 18h
    • Vagas: 40 pessoas cada turma
    • Carga horária: 40h/a
    • Escolaridade: Ensino Fundamental completo
    • Pré-requisito: curso para profissionais do setor elétrico predial e áreas afins

    Noções de Eletricidade com Segurança

    • Horário: 14h às 18h
    • Vagas: 40 pessoas cada turma
    • Carga horária: 40h/a
    • Escolaridade: Ensino Fundamental completo
    • Pré-requisitos: Curso para profissionais do setor elétrico predial e áreas afins

    Noções de Informática

    • Turma 01: 8h às 12h
    • Turma 02: 18h às 22h
    • Vagas: 40 pessoas cada turma
    • Carga horária: 40h/a
    • Escolaridade: Ensino Fundamental
    • Pré-requisito: O (a) aluno(a) deve ter computador ou notebook com internet

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    Blog Informativo Regional , editor, responsável Alex Albuquerque

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