Total de visualizações de página

DEPUTADO CEARENSE PROPÔE QUE ELEITOR POSSA VOTAR DE MODO ANTECIPADO EM 2022

José Airton Cirilo apresentou projeto de lei para acabar com as aglomerações nas seções eleitorais, além de evitar imprevistos ao eleitor em um único dia de votação, diante do atual sistema

Por: Alex Albuquerque 





Como forma de evitar aglomerações nas seções eleitorais, no único dia de votação no Brasil, conforme o atual sistema que aponta o primeiro domingo de outubro para a escola de até seis candidatos, o deputado federal José Airton Cirilo (PT-CE) apresentou esta semana um projeto de lei, na Câmara Federal, que permite ao eleitor a escolha de seus candidatos, a partir da oficialização das candidaturas. O modelo já é colocado em prática nos Estados Unidos e em outros países.

De acordo com o parlamentar cearense, a antecipação do voto também evitaria imprevistos que ocorrem no único dia de votação no Brasil. A proposta também beneficiaria o eleitorado da terceira idade, que muitas vezes deixa de votar porque se sente intimidado pela natural demora da escola de até seis candidatos ao mesmo tempo, no caso da escolha de presidente da República, governador, senador, senador, deputado federal e deputado estadual.

José Airton também é autor do projeto de lei que proíbe que partidos políticos escolham candidatos "Ficha Suja".


EGPCE ABRE INSCRIÇÕES PARA O CURSO LINGUA PORTUGUESA-NOÇÕES GRAMATICAIS

A Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) abriu, nesta terça-feira (13), as inscrições para o curso Língua Portuguesa – Noções Gramaticais. O curso tem 40 horas e será realizado no período de 21 de outubro a 30 de novembro, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). As inscrições seguem até 19 de outubro e podem ser feitas aqui.



ESTADO ELABORA PROTOCOLO COM MEDIDAS SANITÁRIAS PARA A REALIZAÇÃO DE ELEIÇÃO MUNICIPAIS


A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) elaborou um protocolo com medidas de controle e prevenção à Covid-19 para a realização das eleições municipais, marcadas para 15 de novembro. O documento estabelece regras que devem ser obedecidas durante o período leitoral. As normas atendem aos protocolos elaboradores pelo Governo do Estado e aos decretos governamentais Nº 33.742, de 20 de setembro de 2020, e decreto Nº 33.756, de 3 de outubro de 2020.

“O protocolo traz medidas sanitárias importantes que devem ser cumpridas pelos candidatos e pela população. Na medida em que a retomada de atividades e eventos avança, maior é a responsabilidade de cada cidadão. É importante que os candidatos e a população estejam protegidos pelo uso da máscara, pelo distanciamento e, sobretudo, pela higienização das mão”, reforça a coordenadora da Vigilância Sanitária da Sesa, Dolores Fernandes.

O informe orienta que comícios, caminhadas, carreatas e reuniões com grande número de pessoas sejam evitadas. É importante que os candidatos optem pela realização de “livemícios” e criem comitês virtuais, por exemplo. Os candidatos podem fazer a campanha por meio de aplicativos, redes sociais, além de evitar o compartilhamento de informes publicitários impressos.

Os eventos de campanha só serão autorizados em municípios que já seguem as regras de protocolos definidos nos decretos estaduais. A realização de eventos deve ser comunicada previamente ao promotor e juiz eleitoral da região, bem como ao promotor da área da saúde. Os comícios e reuniões deverão limitar o número de pessoas. O limite é de cem pessoas em ambientes fechados e de duzentas em locais abertos. O distanciamento mínimo de 1.5m deve ser mantido entre os participantes.

Acesse o documento completo AQUI - https://bit.ly/37bCla2

   INFORMES PUBLICITÁRIO   



Ivo Gomes desmente boato sobre Mercado Central e apresenta projeto de reforma e ampliação do prédio.



O prefeito de Sobral Ivo Gomes usou suas redes social para desmentir boatos que estavam sendo espalhados na área do Mercado Central dando conta que o mesmo seria transferido de local no caso do atual gestor ser reconduzido a chefia do executivo municipal na eleição deste ano. 

Segundo o boato, duas versões estavam sendo ventiladas. Uma dizia que Ivo iria transferir o mercado para a área do Centro de Convenções. Outra, que a transferência seria para a área do Parque de Exposições, na saída para Massapê.

Para desfazer a história, o prefeito apresentou o projeto de reforma e ampliação do atual prédio do Mercado Central. "Pra executar a reforma precisa de dinheiro, que ainda não temos, e do consenso entre os permissionários. A minha disposição, caso seja reeleito, é, após a superação das duas condicionantes acima, executar esse projeto, deixando o lugar mais limpo, arejado e mais atrativo ao consumidor.", ponderou Gomes.

NOTÍCIAS AQUI1

Blog Informativo Regional , editor, responsável Alex Albuquerque

Arquivo do blog