Total de visualizações de página

VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO CEARÁ AUTUA UNIVERSIDADE POR AGLOMERAÇÃO EM EVENTO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

O ministro interino da saúde, Eduardo Pazuello, e a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, estavam na cerimônia realizada em Fortaleza. Vigilância alega descumprimento de decreto estadual

Por: Alex Albuquerque 

evento com ministros

A Vigilância Sanitária do Ceará autuou, nesta sexta-feira (11) o Centro Universitário Christus (Unichristus), em Fortaleza, por gerar aglomeração ao sediar um evento do Ministério da Saúde. O ministro interino da saúde, Eduardo Pazuello, e a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, estavam no local. A atividade reuniu dezenas de pessoas no auditório, no bairro Meireles, e descumpriu as normas do decreto estadual do dia 5 de setembro.
A norma sanitária autoriza a volta de eventos com até 100 pessoas no Ceará somente a partir de segunda-feira, dia 14 de setembro. 
O SVM entrou em contato com o Centro Universitário Christus (Unichristus) e aguarda um posicionamento sobre o assunto.
Além dos membros de pastas do Governo Federal, a cerimônia que marcou lançamento do programa “Ações de Educação em Saúde em Defesa da Vida”, cujo foco é a prevenção ao suicídio e a automutilação, também teve a presença de lideranças políticas locais. O evento é promovido pelo Ministério da Saúde, através da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES), o Ministério da Educação e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
Devido à autuação, o Centro Universitário, segundo a Vigilância Sanitária, irá responder administrativamente por descumprir decreto estadual 33.736/2020, publicado no último dia 5, em relação à proibição de aglomerações e também por permitir a circulação de pessoas sem máscaras no local. A norma estadual estabelece que no Ceará segue mantida a “suspensão de eventos ou atividades com risco de disseminação da Covid-19” e que em Fortaleza, estarão liberados apenas, a partir do dia 14 de setembro, eventos para até 100 pessoas em igrejas, hotéis, buffets, clubes e casas de eventos, em espaço privativo, até 23h. A ocupação, conforme a norma, será limitada a uma pessoa a cada 12 m². 
Em nota, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que a Vigilância Sanitária do Estado recebeu uma denúncia anônima e os agentes foram ao local, onde constataram "aglomeração e pessoas circulando sem máscara de proteção". Diante do descumprimento das medidas de prevenção à Covid-19, informa a Sesa, o estabelecimento foi autuado.
Ainda durante a cerimônia, a titular da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES) no Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, disse que queria agradecer à equipe de Vigilância Sanitária do Ceará que, segundo ela, foi enviada para interditar o evento porque os participantes haviam descumprido o decreto.
Mayra declarou: “E eu louvo a Deus porque nós descumprimos o decreto trazendo muitas pessoas de máscara para salvar vidas no Estado do ceará e pra mudar o Brasil. Agradeço a sensibilidade da vigilância que ficou ali fora e não interrompeu nosso evento e entendeu que mesmo a gente não tendo cumprido o decreto do senhor governador do estado do Ceará, a gente tá aqui numa missão importante demais pro Brasil”.
Em nota, o Ministério da Saúde informou ao SVM que no dia 3 de setembro, encaminhou um documento ao Governo do Ceará comunicando a realização da cerimônia. Segundo o órgão, no dia 4 de setembro, a pasta comunicou oficialmente também à Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) a ocorrência do referido evento. “O recebimento foi confirmado em ambas as instâncias, não tendo sido o Ministério da Saúde informado ou advertido de qualquer impossibilidade de realização do evento ou sobre determinações de decreto local” diz o Ministério.
O órgão também afirma, em nota, que “não houve qualquer intenção de descumprimento de diretrizes locais, tendo sido devidamente tomadas todas as medidas de segurança como distanciamento entre as poltronas, uso de máscaras e álcool em gel”. Imagens do local, porém, mostram o público ocupando boa parte das poltronas, sem distanciamento.

Uso de máscaras

Além da restrição a aglomerações, o decreto estadual também prevê que permanece em vigor o uso obrigatório de máscara. A equipe do SVM acompanhou a cerimônia no Centro Universitário e ao final do evento, a ministra Damares Alves foi vista conversando e abraçando os convidados sem o uso da máscara.
Além da atividades nesta sexta-feira (11), a ação do Ministério da Saúde também está prevista para ocorrer sábado (12), novamente em Fortaleza, em uma Igreja no bairro Passaré. Nos dias 18 e 24 de setembro deve acontecer em Belo Horizonte e Curitiba, respectivamente.
   INFORMES PUBLICITÁRIO   







GROAÍRAS: A VERDADE DOS FATOS VOCÊ VÊ AQUI, NÃO COMPARTILHE FAKE NEWS.


A informação verdadeira você ler aqui no Blog Informativo Regional, vamos contar  para nossos seguidores e leitores  um pouco da história e do trabalho do Secretário de Administração de Groaíras,  Jander Vasconcelos vem fazendo nesses três anos e meio de gestão, que repassou para nossa equipe, que iniciou sua carreira  profissional em 2009 no Colégio José Antônio de Vasconcelos, por lá,  o professor Jander  fez muitas amizades até 2013, no mesmo ano, participou da Plano Plurianual (PPA), onde contribuiu na elaboração do Plano, reivindicando uma Quadra coberta para o referido colégio, localizado na Fazenda Juá. 

A gestão da época, conseguiu a viabilização do projeto, mas por questões técnico administrativo, não conseguiram concluí-la. 

Graça ao destino e o empenho da atual gestão, foi possível tirar as inconsistências do projeto, foi feito o distrato com a construtora e relicitou uma outra construtora, para concluir o equipamento e entregar a comunidade a tão sonhada quadra coberta  do Juá. 

Após a Pandemia,  crianças, jovens e adultos, poderão usar bem o equipamento, para a pratica de esporte e lazer da comunidade. Um forte abraços  

PREFEITURA DE SOBRAL APRESENTA O PLANO DE RETOMADA DAS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO PÚBLICA NO MUNICÍPIO


A Prefeitura de Sobral recebeu, na sexta-feira (04/09), de Fábio Cammarota, consultor da Fundação Dom Cabral, o Plano de Retomada das Atividades de Educação Pública no Município, específico e customizado segundo suas particularidades sociais, educacionais e de saúde. 

Embora não haja data prevista para o retorno das aulas presenciais, a gestão municipal adiantou para a Secretaria da Educação um direcionamento das medidas necessárias para um futuro retorno gradual e seguro para estudantes e profissionais. O plano, com mais de 500 páginas, conta com quatro módulos: Análise de Dados, Regras de Organização Interna e Orientação Pedagógica, Cuidados Sanitários e Considerações Finais. 

Seguindo um modelo matemático, as unidades de ensino da rede pública municipal foram agrupadas de acordo com as similaridades de infraestrutura, uso do transporte escolar, pessoal (profissionais e estudantes) e alimentação escolar. As variáveis foram relacionadas aos indicadores de saúde e ao território (bairros ou distritos). 

No plano foram analisadas variáveis como a quantidade de alunos por metro quadrado, percentuais de alunos e profissionais do grupo de risco por escola e material disponível, por exemplo, e recomenda as adequações necessárias. O documento também conta com uma cartilha de recomendações para o retorno: distanciamento social, higiene pessoal (uso de máscaras, lavagem frequente das mãos, uso de equipamentos de proteção individual, etc), sanitização de ambientes e ações de comunicação e de monitoramento das condições de saúde.

   INFORMES PUBLICITÁRIO   



GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ 



  DEPUTADO ESTADUAL SÉRGIO AGUIAR  


Relator das contas do governo do Ceará 2019.



SENADO APROVA PROJETO QUE AUMENTA PENA PARA MAUS-TRATOS CONTRA CÃES E GATOS

A proposta seguirá para sanção do presidente Jair Bolsonaro

Por: Alex Albuquerque 


O Senado aprovou, nesta quarta-feira (9), um projeto que aumenta a pena para quem cometer maus-tratos contra cães e gatos. A proposta seguirá para sanção do presidente Jair Bolsonaro e, se virar lei, entrará em vigor imediatamente.
Atualmente, a legislação prevê detenção de três meses a um ano e multa para maus-tratos contra animais e, se a agressão resultar em morte, a punição é aumentada de um sexto a um terço. Com o projeto, quando se tratar de cão ou gato, a pena será de dois a cinco anos de prisão, multa e proibição da guarda.
Na prática, o aumento da pena diminui as chances de suspensão dos processos criminais, mesmo que não resultem em prisão efetiva do agressor. O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) foi o autor do relatório favorável ao projeto do deputado federal Fred Costa (Patriota-MG).
   INFORMES PUBLICITÁRIO   




  PLAMOVIR A MELHOR DO CEARÁ, CONFIRA AQUI:  



  GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ  


  SUA NOTA TEM VALOR  








TESTE COM VACINA CONTRA NOVO CORONAVÍRUS SÃO SUSPENSOS APÓS REAÇÕES ADVERSAS

AstraZeneca vai investigar o que deu errado com o imunizante

Por: Alex Albuquerque


A empresa farmacêutica AstraZeneca suspendeu os testes com a candidata à vacina contra a Covid-19 após a suspeita de reações adversas provocadas pelo imunizante.
A informação foi publicada, nesta terça-feira, pelo jornal americano The New York Times, citando como fonte o site Stat News, especializado em saúde e tecnologia.
Segundo esse portal, um porta-voz da AstraZeneca informou, em nota, que o padrão da revisão de processo desencadeia uma pausa na vacinação para permitir uma revisão das informações de segurança do imunizante.
A AstraZeneca e a universidade britânica de Oxford desenvolvem uma vacina que estava os testes bastante adiantados, inclusive, com voluntários brasileiros.
O País participa do estudo da vacina através de parceria com a Fiocruz. "Esse é um processo de rotina que precisa acontecer conforme seja detectados potenciais problemas em um dos braços de teste", afirma a AstraZeneca.
A farmacêutica diz ainda que, em estudos com participação de muitas pessoas, como é o caso da fase 3 da vacina em questão, problemas de saúde ocorrerão aleatoriamente, mas tais casos precisam ser analisados por uma equipe independente.
A pausa pode impactar o cronograma de conclusão do estudo. A farmacêutica afirma que está trabalhando para revisar o evento encontrado e minimizar qualquer potencial impacto no cronograma.
Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) afirma que a decisão de pausar os estudos veio do laboratório, que. em seguida, comunicou os países participantes. A agência aguarda mais informações para se pronunciar oficialmente.
Nesta terça (8), o ministro interino da saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que "em janeiro do ano que vem, a gente começa a vacinar todo mundo". Segundo o ministro Pazuello, a previsão era que a vacina chegasse ao governo brasileiro no mês em questão.
   INFORMES PUBLICITÁRIO   



  PLAMOVIR A MELHOR DO CEARÁ, CONFIRA AQUI:  





  GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ  


GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ

GENERAL CEARENSE, CHEFE DO CENTRO DE INTELIGÊNCIA DO EXÉRCITO MORRE AOS 53 ANOS COM COVID-19

Carlos Augusto Fecury Sydrião Ferreira estava internado no Hospital das Forças Armadas

Por: Alex Albuquerque 


O chefe do Centro de Inteligência do Exército, o general cearense Carlos Augusto Fecury Sydrião Ferreira, 53, morreu nesta terça-feira (8) em Brasília. Ele estava internado no Hospital das Forças Armadas (HFA) e, segundo integrante do Ministério da Defesa, estava com Covid-19. O militar deixa mulher e três filhos.
O Exército não divulgou a causa da morte. Em nota, disse apenas que "a Secretaria-Geral do Exército lamenta informar o falecimento" do general e que "o corpo será cremado em cerimônia restrita aos familiares".
Em 30 de agosto, Sydrião deixou o comando da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Natal (RN), para assumir o comando do Centro de Inteligência do Exército, em Brasília.
Em agosto, o general integrou como representante do Exército a comitiva enviada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e comandada pelo ex-presidente Michel Temer para ajudar vítimas de uma grande explosão ocorrida na zona portuária da capital libanesa, Beirute.
Em nota, o Batalhão de Polícia do Exército de Brasília disse lamentar a morte de Sydrião, a quem se referiu como "nosso eterno comandante". Ele comandou o batalhão entre 2011 e 2013 e era natural de Fortaleza.
"Os integrantes do Batalhão Brasília prestam sua continência ao General Sydrião e se solidarizam com os amigos e familiares desse oficial", diz o comunicado.
Até a publicação desta reportagem nem Bolsonaro nem o Ministério da Defesa se manifestaram sobre a morte do general.
   INFORMES PUBLICITÁRIO   
Relator das contas do governo do Ceará 2019.

 GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ 

SUA NOTA TEM VALOR CONFIRA AQUI

MPCE DENUNCIA OITO PESSOAS POR FRAUDES EM LICITAÇÕES EM EUSÉBIO

Entre os alvos, estão o então presidente da Autarquia Municipal de Trânsito da cidade e a pregoeira do órgão
Por: Alex Albuquerque 
O Grupo de Combate à Corrupção (Gecoc), do Ministério Público do Ceará (MPCE), denunciou, nesta terça-feira (8), oito pessoas de um suposto grupo criminoso que agiram em processos licitatórios na Prefeitura de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Os crimes foram apurados pela Operação Banquete, deflagrada em 19 de agosto deste ano. Eles foram acusados de ter cometido os crimes de associação criminosa, fraude à licitação, falsidade ideológica e advocacia administrativa
De acordo com o Ministério Público, entre os oito denunciados, estão empresários do ramo da alimentação e serviços gráficos, além de agentes públicos, incluindo o então presidente da Autarquia Municipal de Trânsito de Eusébio (AMT). Conforme o órgão, ele está afastado do cargo por determinação judicial. Do total, três estão presos preventivamente. 
Conforme a denúncia, um casal de empresários teria utilizado "sócios de fachada" a fim de constituir uma empresa de refeições cujo nome foi batizado de "Manjar". Com ela, a ideia do grupo era ocutar práticas ilícitas com agentes públicos do município. As investigações apuram dois processos licitatórios, com supostas fraudes ocorridas em 2015 e 2016. 
Desvios
Os contratos da prestação de serviços teriam passado de R$ 574 mil. De acordo com o Gecoc, o grupo faturou mais de R$ 7,6 milhões e, se o esquema tivesse continuado, o prejuízo aos cofres públicos poderia ser superior a R$ 20 milhões.
"A inserção de laranjas mostrou-se destinada ainda a prejudicar a Administração Pública, pois acabou também facilitando ao grupo o cometimento de fraudes em processos de licitação no município de Eusébio, tanto pela simulação de competição entre licitantes no mesmo processo (empresas Manjar e Evolução), como pelo direcionamento ilícito de licitações através de vínculos pessoais com agentes públicos", escreveram os promotores  na denúncia apresentada ao Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

  INFORMES PUBLICITÁRIO  


  PLAMOVIR  



  GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ 


GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ






NOTÍCIAS AQUI1

Blog Informativo Regional , editor, responsável Alex Albuquerque

Arquivo do blog