Em seu discurso de lançamento da pedra fundamental do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), na tarde desta sexta-feira (19), na Base Aérea de Fortaleza, o presidente Lula destacou o nível da educação do Ceará, mas apontou a busca de uma “igualdade de oportunidades” entre o ensino particular e o ensino público.
Lula disse que passou a proporcionar olimpíadas de matemática em escolas públicas pelo país e ficou surpreso com o número de 18 milhões de estudantes inscritos, já na terceira edição, sendo um recorde mundial nesse tipo de competição.
O presidente da República afirmou ainda que acertou quando chamou Camilo Santana para o Ministério da Educação, diante dos números do ensino no Ceará, e lançou um desafio ao governador Elmano, para um governo melhor ou igual ao de Camilo e Cid Gomes.
Evasão escolar
O ministro Camilo destacou o programa de incentivo à permanência do aluno no Ensino Médio, com bom desempenho, diante da poupança mensal que poderá ser sacada ao término do período escolar. Camilo apontou que a evasão acontece, muitas vezes, por necessidade financeira da família do aluno. Mas que o problema poderá ser amenizado com a bolsa mensal.
Atração de empresas
Já o governador Elmano disse que a instalação do ITA, no Ceará, proporcionará a vinda de empresas e indústrias para o Estado, diante de uma oferta de excelência.
Bastidores
O deputado Evandro Leitão (PT), pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza, ocupou a primeira fila das autoridades e foi bastante aplaudido, quando citado pelo ministro Camilo Santana (PT).
A deputada federal Luizianne Lins, também pré-candidata à Prefeitura de Fortaleza, não compareceu à solenidade e não justificou a ausência.
O deputado federal José Airton Cirilo foi o único parlamentar da bancada do PT na Câmara Federal, diante da infecção intestinal de José Guimarães.