Total de visualizações de página

FILME "UMA NOITE DE 12 ANOS"


O Mujica esteve 15 anos preso pela ditadura uruguaia. Conseguiu fugir de uma das primeiras prisões, mas, recapturado após levar vários tiros, passou quase 13 anos confinado em cela isolada. Nesse período, foi mandado pra várias prisões, cada uma mais indigna, insalubre é aterrorizante que a outra. Dormiu anos e anos no chão, privado de higiene mínima, sob torturas recorrentes. Quase nunca podia receber visitas. Ele compôs um grupo seleto de militantes de esquerda uruguaios sequestrados pelo Estado, que estava ameaçado de execução sumária, a qualquer momento, caso os Tupamaros realizassem alguma ação contra o governo. Foi assim até 1985. Passados vinte anos, ele se tornaria presidente de seu país, e, apesar da diminuta extensão territorial e populacional uruguaia, se converteria num dos maiores estadistas da era moderna. O filme foi exibido hoje no Dragão do Mar, “Uma Noite de 12 Anos”, trata de seu martírio.

Postado por: Alex Albuquerque

FORTALEZA CAMPEÃO BRASILEIRO DA SÉRIE B-2018

poster fortaleza campeão da série b

É hora de soltar o grito de campeão! Na tarde deste sábado (10), na Ressacada, o Fortaleza venceu o Avaí por 1 a 0 e garantiu o título inédito do Campeonato Brasileiro Série B 2018, com duas rodadas de antecedência. Rodolfo assinalou o gol do Leão, aos 49 minutos do segundo tempo.

O clube vive grande fase no ano do seu centenário. No último sábado (03), o Tricolor já havia garantido o acesso à elite do Campeonato Brasileiro quando venceu o Atlético-GO por 2 a 0 e comemorou o feito com o título da competição nacional.

O Fortaleza é o terceiro clube filiado a FCF com o título de campeão brasileiro. O Guarany (S) conquistou o Campeonato Brasileiro Série D de 2010 e o Ferroviário, também em 2018, levantou a taça de campeão da Série D.

O presidente Mauro Carmélio comemorou os acessos e os títulos nacionais de Fortaleza e Ferroviário neste ano: “O futebol cearense é feliz, dois campeões brasileiros em um ano. Fruto do apoio e amor do torcedor cearense. Obrigado por confiar e acreditar na gestão de seus clubes e da entidade maior de administração do futebol cearense.” 

Confira a campanha do Fortaleza na Série B 2018
Fortaleza 2x1 Guarani 
Boa 0x2 Fortaleza 
Fortaleza 3x1 CRB
Londrina 1x1 Fortaleza 
Fortaleza 3x0 Goias 
Figueirense 1x3 Fortaleza 
Fortaleza 2x0 Criciúma 
Fortaleza 1x0 Sampaio Corrêa
Vila Nova 0x0 Fortaleza 
São Bento 2x1 Fortaleza 
Fortaleza 2x0 Brasil
Fortaleza 1x2 Oeste 
Paysandu 0x1 Fortaleza 
Ponte Preta 2x0 Fortaleza
Fortaleza 0x1 Atlético-GO
CSA 0x0 Fortaleza 
Fortaleza 1x1 Avaí
Juventude 0x3 Fortaleza
Fortaleza 2x1 Coritiba 
Guarani 2x3 Fortaleza 
Fortaleza 2x1 Boa
CRB 2x1 Fortaleza 
Fortaleza 2x1 Londrina 
Goias 3x1 Fortaleza 
Fortaleza 2x2 Figueirense 
Criciúma 2x0 Fortaleza 
Sampaio Corrêa 1x0 Fortaleza 
Fortaleza 2x0 Vila Nova
Fortaleza 2x1 São Bento 
Brasil-RS 0x1 Fortaleza 
Oeste 0x0 Fortaleza 
Fortaleza 1x0 Paysandu
Fortaleza 1x1 Ponte Preta 
Atlético-GO 1x2 Fortaleza
Fortaleza 1x1 CSA
Avaí 0x0 Fortaleza 

Manuella Viana
Departamento de Comunicação
Federaçao Cearense de Futebol

Postado por: Alex Albuquerque 

VEREADOR MAIS ATUANTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE GROAÍRAS, CLAUDIO CAMILO (COCÓ)


O vereador de Groairas Cláudio Cocó (PDT), em seu primeiro mandato, vem se destacando como o mais atuante deixando muitos veteranos pra trás, em sua tribunas sempre apresentando assuntos com bastante relevantes em prol da população Groairense, tem se mostrado incansável em buscar soluções de alguns problemas pertinentes do município.

Autor de vários requerimentos e ofícios enviados aos órgãos competentes que respondem por cada problema solicitado, e que são muitos dentre eles estão:

O concerto da parede do Açude do Pará!

A reforma dos banheiros do mercado público!

Concerto de calçamento!

Reparo de esgoto a céu aberto em alguns pontos da cidade.

Redutores de velocidade para as avenidas da cidade em locais que o trânsito tem bastante fluxo.

Ao longo desses dois anos o vereador tem se dedicado ao povo Groairense com muito respeito e dedicação cumprindo o que prometeu em campanha!


Nenhum texto alternativo automático disponível.Nenhum texto alternativo automático disponível.
Nenhum texto alternativo automático disponível.Nenhum texto alternativo automático disponível.



Postado por: Alex Albuquerque

SAÚDE: “Sempre tivemos o Ceará como um case de sucesso”, diz representante do BID


O sistema de saúde pública do Ceará alcança reconhecimento nacional e mundial. Na quinta-feira, 8 de novembro, durante o II Fórum ISGH de Excelência na Gestão e Saúde, em Fortaleza, a especialista sênior em Saúde na representação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Márcia Rocha, disse que o estado sempre foi um “precursor” na Saúde. “Nós, do Banco Interamericano de Desenvolvimento, sempre tivemos o Estado do Ceará como um case de sucesso. O Ceará foi talvez um dos pioneiros a colocar em prática tudo aquilo que o SUS (Sistema Único de Saúde) preconizava de regionalização de redes, de hierarquização dos serviços, de constituição lógica de redes, sempre em parceria com os municípios”, afirmou.
Márcia Rocha deu a declaração no painel sobre Economia em Saúde. Ela ministrou palestra sobre o tema “Investimentos em Saúde no Ceará: resultados e perspectivas”. “Sem dúvida, essa articulação interfederativa entre estados e municípios, com uma forte liderança da Secretaria Estadual da Saúde, é um caso de sucesso que vem sendo incrementado”, reforçou a representante do BID.

Expansão e investimentos

“Nossos investimentos todos caminharam no robustecimento da capacidade do Estado para gerir essa grande rede que se formou depois do Proexmaes I. E temos o Proexmaes II, muito mais voltado a temas de inovação, de tecnologia e de gestão”, explicou Márcia Rocha. O Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde do Estado (Proexmaes II) terá investimento de US$178,5 milhões. A primeira fase do Programa, o Proexmaes I, implementado entre 2007 e 2016, possibilitou a criação das Policlínicas e dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) no Ceará. De 2015 a agosto de 2018, as 19 Policlínicas realizaram 4,84 milhões de atendimentos e os 22 CEOs regionais, cerca de 1,21 milhão de atendimentos.
Para o secretário da Saúde do Ceará, Henrique Javi, não só o pioneirismo do Ceará ajudou o estado a atingir esse reconhecimento, mas também a dedicação e a priorização dada pelo Governo do Ceará ao tema saúde. “É justamente por essa priorização que os resultados no Ceará são reconhecidos. A gente faz uma entrega bem justificada do que é feito para a saúde do cearense”, ressaltou. A avaliação da especialista do BID foi feita cerca de um mês depois da visita de comitiva com o secretário de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, Alex Azar, para conhecer o sistema de saúde pública do Ceará.
Javi falou ainda que os maiores desafios para a saúde no século XXI no Ceará são garantir a sustentabilidade desse padrão. “Essa sustentabilidade é onde o tema gestão tem um compromisso importante. É justamente com o comprometimento daqueles que fazem o sistema, da população e do Governo, no alinhamento de governança, de gerenciamento e confiabilidade. É nessa confluência que a gente pode manter esses patamares e continuar inovando, continuar realizando, para o bem de cada um daqueles que fazem o Estado do Ceará”.
Governo do Estado do Ceará
Postado por: Alex Albuquerque

SAÚDE: Hospital Waldemar Alcântara recebe doação de cabelos para crianças com Câncer

O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), do Governo do Ceará, realiza a quarta edição da campanha de arrecadação de mechas de cabelo para o projeto “Um Pedacinho de Amor Não Dói”, que confecciona e doa perucas para crianças com câncer. O evento será no próximo dia 19 de novembro, das 10 horas às 15 horas.
Durante a ação, cabeleireiros voluntários de diferentes salões de beleza da capital atenderão os doadores. Para participar, basta ter pelo menos 15 centímetros disponíveis para o corte e apresentar-se com o cabelo lavado e seco. Quem desejar, pode também levar as mechas cortadas em outro local, contanto que também tenham 15 cm, estejam amarradas e secas. Não há restrição quanto ao tipo de cabelo a ser doado.
Um Pedacinho de Amor Não Dói é uma iniciativa criada há cinco anos pela estudante Marília Karen, que afirma que não é preciso ter enfrentado a doença para se sensibilizar com a causa. “Resolvi criar o projeto para ajudar principalmente as crianças que são mais sensíveis à perda do cabelo. Ter o Waldemar como apoiador e parceiro é fundamental para a captação das mechas, já que não temos local próprio e durante o evento conseguimos um volume muito bom em pouco tempo”, diz.
O Waldemar Alcântara é um hospital que tem a solidariedade como um de seus pilares. “Este é um projeto muito querido por todos do hospital. A solidariedade é um dos nossos valores enquanto instituição. É muito gratificante ver o quanto as pessoas se mobilizam para doar um pedacinho de si, literalmente, em prol do outro. Esse movimento de fazer o bem, com certeza deixa o espírito do hospital muito mais leve”, declara Fernanda Netto, diretora geral do HGWA.
Para a confecção de uma peruca é necessário captar, em média, meio quilo de cabelo. Um Pedacinho de Amor Não Dói já doou centenas de perucas aos pacientes atendidos por entidades como o Lar Amigos de Jesus, Associação de Amigos do Crio (Assocrio), Crio (Centro Regional Integrado de Oncologia) e Associação Peter Pan.

Serviço:

Campanha de arrecadação de cabelo – Um Pedacinho de Amor Não Dói
Dia: 19 de novembro de 2018 (segunda-feira)
Horário: Distribuição de fichas para o corte de 10 às 15 horas
Local: Hospital Dr. Waldemar Alcântara – Rua Dr. Pergentino Maia, 1559, Messejana

Governo do Estado do Ceará
Postado por: Alex Albuquerque 


DESLIZAMENTO EM MORRO PROVOCA TRÊS MORTES EM NITERÓI, NO RIO DE JANEIRO

Uma pedra deslizou do alto do morro e atingiu as casas; Fortes chuvas atingem a região .
Uma pedra deslizou do alto do morro e atingiu as casas; fortes chuvas atingem a região

Pelo menos três pessoas morreram neste sábado (10) após um deslizamento no morro da Boa Esperança, região metropolitana do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo comandante do Corpo de Bombeiro Roberto Robadey, em entrevista ao canal "GloboNews". 

De acordo com a informação veiculada pela TV e atribuída aos bombeiros, as vítimas seriam mais duas. Outros moradores podem estar desaparecidos. Cerca de 50 bombeiros estão no local, e as operações da corporação devem durar cerca de 48 horas. 

Uma pedra deslizou do alto do morro e atingiu seis casas na madrugada deste sábado. O corpo de Bombeiros foi acionado ás 5 h 08m. O terreno estava úmido devido ás fortes chuvas que atingem o estado do Rio, incluindo a  região metropolitana, desde a noite da última quarta-feira (7).

De acordo com Rodabey, Niterói estava em estado de atenção e alerta, e as comunicações estavam avisadas da situação. 

Claudio dos Santos, presidente da Associação dos moradores do morro da Boa Esperança, disse á TV que algumas casas estavam isoladas pela Defesa Civil, por causa do risco de deslizamento, mas que as famílias  continuavam  no local. 

O morro fica na estrada Francisco da Cruz Nunes. Os feridos estão sendo levados para o hospital estadual Azevedo Lima, em Niterói. 

MORADORES OBSERVAM TRABALHO DAS EQUIPES DE RESGATE APÓS O DESLIZAMENTO EM NITERÓI (RJ) 

Em nota, a Prefeitura de Niterói informou que equipes da "Defesa Civil Municipal, Saúde, Assistência Social, Obras e Companhia de Limpeza, estão no local, atuando em conjunto com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do Estado, prestando socorro ás vítimas e apoio para  vizinhos, amigos e familiares. 

Obs: JÁ FAZ OITO ANOS DA TRAGÉDIA NO MORRO DO BUMBA 

O desmoronamento aconteceu em Niterói (RJ), mesmo município da tragédia no morro do Bumba em abril de 2010, quando uma tempestade causou deslizamentos  e deixou 48 mortos, além de milhares de  desabrigados. 

Oito anos após a tragédia, famílias atingidas ainda cobram as promessas de moradia, algumas voltaram a morar no Bumba, mesmo com a prefeitura interditando as casas do local. Por conta do risco de novos deslizamentos. 

Em abril deste ano, a Prefeitura de Niterói afirmou que nos últimos cinco anos, o município investiu R$ 150 milhões em mais de 50 obras de contenção de encostas em diversas regiões da cidade.


 (Com agências de notícias )

Postado por: Alex Albuquerque








O PREFEITO IVO GOMES CONVIDA A POPULAÇÃO PARA SOLENIDADE DE ORDEM DE SERVIÇO DA CONSTRUÇÃO DA PRAÇA DA CRIANÇA

Convite do Prefeito de Sobral Ivo Gomes

cada dia uma nova obra para o bem dos sobralenses. É a Prefeitura trabalhando todos os dias, para o bem de seu povo.

Prefeitura Municipal de Sobral

Postado por: Alex Albuquerque



VLT LIBERADO PARA ESTUDANTES QUE FARÃO O ENEM NO DOMINGO

Em Sobral o Prefeito Ivo Gomes,  dando todo apoio aos estudantes  do município,  e desta vez aos estudantes que irão realizar a prova do ENEN, o prefeito liberou o  VLT, é de  graça.

Vamos lá galera!


Postado por: Alex Albuquerque



NOVEMBRO AZUL É CELEBRADO NO MUNICÍPIO DE MUCAMBO/CE

UNIDADE DE SAÚDE SEDE III 



A Secretaria de Saúde do município de Mucambo, está realizando oficinas  Educativas  voltada aos homens e familiares de sua área de abrangência sobre cuidados na Saúde do homem, prevenção de doenças e agravos, promoção da Saúde além de atendimento individual para consulta e solicitações de exames com a enfermeira Nátila Aguiar e o Médico Jesus Heroel. Na oportunidade foram tirado dúvidas mais frequentes em relação a saúde masculina e estimulado o  empoderamento do sujeito no auto cuidado. 

No dia 13 de novembro terá atendimento  voltado aos homens e as consultas permaneceram nos dia 22 e 29 de novembro de 2018 em campanha ao novembro Azul.

Secretaria Municipal de Saúde de Mucambo/Ce

Postado por: Alex Albuquerque

SOBRAL É DESTAQUE NACIONAL EM EDUCAÇÃO PÚBLICA


ESTUDANTE DE SOBRAL GANHA PRÊMIO NACIONAL - A Rede de Ensino Municipal de Sobral continua sendo destaque nacional em educação. Desta vez, a estudante do 5° ano da Escola Elpídio Ribeiro da Silva, Karizia Lima, conquistou o primeiro lugar na etapa nacional do Prêmio MPT na Escola, na categoria conto. Estudantes de 386 municípios de 11 estados e do Distrito Federal concorreram ao prêmio, que será entregue pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) no dia 28 de novembro, em Brasília.

O conto vencedor, intitulado “Os monstros de Luna”, aborda o trabalho infantil e identifica, a partir dos dias da semana, os vilões que obrigam uma criança a abrir mão da sua infância para manter uma jornada de trabalho ininterrupta. Além da categoria conto, a competição reúne também trabalhos nas áreas de desenho, poesia, curta-metragem, esquete teatral e música.

O conto de Karizia foi classificado para a etapa nacional, após obter a primeira colocação na etapa estadual do Prêmio Peteca - Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes. O Peteca é desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho no Ceará, com o objetivo de promover ações de conscientização e sensibilização da comunidade escolar e da sociedade em geral sobre os direitos da criança e do adolescente, com foco na erradicação do trabalho infantil e na proteção ao trabalhador adolescente. O prêmio será entregue nos próximos dias em uma cerimônia oficial em Brasília - DF.  


Prefeitura de Sobral

Postado por: Alex Albuquerque

Deputados concluem votação de MP de incentivos fiscais para montadoras


O plenário da Câmara dos Deputados concluiu, na noite desta quarta-feira (7) a votação da MP 843/2018, que concede incentivos fiscais para o setor automobilístico. A MP que cria o Rota 2030 perde a validade na semana que vem e ainda precisa ser analisada pelo Senado. 
A Rota 2030 é um regime tributário especial para as montadoras de veículos no Brasil com a contrapartida de investimentos em pesquisa e desenvolvimento de produtos e tecnologias. Os deputados aprovaram emendas para estender aos veículos elétricos e híbridos a isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) no financiamento relacionado à compra por parte de taxistas; para permitir suspensão do IPI na importação de peças por encomenda ou por ordem da montadora; para incluir como diretrizes do programa o incremento da produtividade das indústrias para a mobilidade e logística, a capacitação técnica e a qualificação profissional, e a expansão ou manutenção do emprego no setor de mobilidade e logística; e a redução de até três pontos percentuais na alíquota do IPI de carros movidos a motores flex.
O texto aprovado, de autoria do deputado Alfredo Kaefer (PP-PR), incluia vários temas estranhos à matéria, como desoneração da folha de pagamentos para indústria moveleira, diminuição de tributos para quadriciclos, renovação de programa de restituição de tributos e aumento de descontos para pagamento de dívidas junto à União.
A Câmara também retirou do texto da MP os trechos que previam que empresas importadoras de veículos estivessem entre os beneficiários do programa Rota 2030, que permitia que montadoras do Centro-Oeste (Suzuki e Mitsubishi, localizadas em Goiás) contassem com incentivos fiscais maiores que os usufruídos por elas atualmente, e a possibilidade de renegociação de dívidas superiores a R$ 15 milhões no âmbito do Programa Especial de Regularização Tributária (Pert).
Supersimples
Após a conclusão da MP, os deputados aprovaram a urgência para analisar o Projeto de Lei Complementar (PLP) 420/2014, que muda várias regras do Simples Nacional (Supersimples). O Supersimples é o regime de tributação específico para micro e pequenas empresas.
De acordo com o texto apresentado pelo relator, o deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), as empresas e o microempreendedor individual (MEI) terão direito à devolução ou ao crédito de valores correspondentes à substituição tributária do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
A substituição tributária obriga as empresas a pagar antecipadamente a alíquota cheia do ICMS, em vez de recolhê-lo ao longo da cadeia. Isso faz com que pequenas empresas comprem produtos com o ICMS embutido no preço e paguem o imposto antes mesmo de vender ou usar a mercadoria, diminuindo sua competitividade em relação a outras empresas não optantes do Simples.

Com informações da Agência Câmara

Postado por: Alex Albuquerque

DEPUTADO FEDERAL LEÔNIDAS CRISTINO, PDT, EM BRASILIA COM CIRO GOMES

Deputado federal Leônidas Cristino cumpre agenda nesta quarta-feira, 7, em Brasília, participando da reunião com a executiva nacional do PDT, na sede do partido. Com a presença do presidente Carlos Luppi e do vice Ciro Gomes, foi apresentada a nova bancada que tomará posse na 56º legislatura em 1o. de fevereiro de 2019. Na ocasião, o partido reafirmou sua posição como oposição ao próximo governo.  




Postado por: Alex Albuquerque

(88)988090837

Primeiro encontro de Michel Temer e Jair Bolsonaro


O presidente eleito Jair Bolsonaro prometeu, nesta quarta-feira (7), em Brasília, uma transição “fluida” e disse que manterá “muitas coisas” do governo em fim de mandato de Michel Temer, após a primeira reunião entre ambos desde a eleição do candidato de extrema direita.

Temer convidou Bolsonaro a acompanhá-lo em viagens internacionais até o fim do seu mandato, como a cúpula do G20 no final deste mês em Buenos Aires, embora não se saiba se ele aceitará por estar se recuperando de uma facada que sofreu em um comício, e deverá passar por uma nova cirurgia.

Os dois deram declarações conjuntas à imprensa no Palácio do Planalto

Temer, que assumiu o poder em maio de 2016 após o impeachment de Dilma Rousseff, assegurou que a colaboração com Bolsonaro será “verdadeira” e ofereceu impulsionar no Congresso projetos que o seu sucessor considerar prioritários, antes da transição em 1º de janeiro.

Durante o encontro foram abordados “vários assuntos”, entre eles “a governabilidade”, indicou Bolsonaro, que tem à frente o desafio de aprovar no Congresso um ambicioso plano de reformas para recuperar a economia do país.

Membros da equipe de Bolsonaro manifestaram o seu desejo de que a legislatura em fim de mandato vote uma parte da reforma previdenciária, que consideram essencial para equilibrar as contas públicas.

Postado por: Alex Albuquerque

O DEPUTADO FEDERAL LEÔNIDAS CRISTINO ALERTA; TRANSPOSIÇÃO NÃO TERMINA ESTE ANO

Em artigo publicado nesta quarta-feira, 7, no jornal O Povo, o deputado federal Leônidas Cristino alerta, mais uma vez, sobre a importância da conclusão do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco. Preocupado com o nível de água nos reservatórios cearenses, o deputado cobra uma solução imediata do governo federal. 


Postado por: Alex Albuquerque

CENTRO INTEGRADO DE INTELIGÊNCIA DO NORDESTE DEVE COMEÇAR A FUNCIONAR EM DEZEMBRO

O Governador Camilo Santana anuncia que Centro Integrado de Inteligência do Nordeste deve começar a funcionar em dezembro deste ano.


O primeiro Centro Integrado de Inteligência e Controle para o Combate ao Crime Organizado do Brasil será sediado no Ceará. O governador Camilo Santana anunciou na manhã de quinta-feira (01/11), que o Centro Integrado de Inteligência do Nordeste, deve ser inaugurado dia 08 de dezembro de 2018, pelo Governo Federal. O Palacio Iracema será a sede do novo Centro, que já está recebendo equipamentos e sendo reformado, conforme o governador.

O Estado do Ceará foi escolhido para sediar o Centro Integrado de Inteligência e Controle para o Combate ao Crime Organizado por sua localização geográfica. A demanda foi apresentada pelo governador Camilo Santana e referendada pelos demais governadores da Região. Serão cinco centro regionais de inteligência em todo o Brasil, sendo estes ligados ao Centro Nacional Integrado de Inteligência, Comando e Controle, que ficará em Brasília.

Postado por: Alex Albuquerque

PREVIDÊNCIA: Militares e altos salários no Legislativo e Judiciário serão 'poupados' da reforma


Brasília – Apesar dos argumentos que têm sido propagados por integrantes do governo Michel Temer de que a proposta de reforma da Previdência vai ajudar a acabar com grandes aposentadorias, equiparar cálculos e benefícios de forma mais equânime e corrigir distorções nos valores pagos aos brasileiros que trabalharam durante o mesmo período e executaram funções semelhantes, não é isso o que apontam estudos feitos por várias entidades.

Especialistas em contas públicas afirmam que, da forma como está disposto, o texto em tramitação afetará de forma muito pequena os privilégios hoje observados. Isto porque, em muitos casos, as altas aposentadorias correspondem a direitos adquiridos (como no Legislativo) por servidores que recebem o teto de suas categorias ou porque determinados setores não serão atingidos pelas regras previdenciárias, como os militares.

Para se ter ideia, conforme dados do IBGE de 2016, enquanto o benefício médio pago pelo INSS é de R$ 1.862, um aposentado do Congresso ganha, em média R$ 28.527, e do Judiciário, R$ 25.832. Entre os três poderes, a menor aposentadoria média é a dos funcionários do Executivo, que está em R$ 7.500 em média – valor, este, aproximado ao dos militares.

No caso dos militares ficou acertado que Ministério da Defesa e Forças Armadas vão preparar, posteriormente, uma proposta de previdência específica para eles. Mas a situação é considerada preocupante por conta das diferenças de gasto da União com estas aposentadorias.

Relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) de junho passado afirma que o gasto da União com as aposentadorias dos militares é 17 vezes maior que o gasto com um aposentado comum. O tribunal destacou, após avaliação das contas da Previdência, que enquanto a despesa com cada beneficiário do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) custou em 2016, R$ 5.130,66 na média, com cada militar inativo ou pensionista de militar o gasto ficou em R$ 89.925,30.

A explicação é simples. No RGPS, a Previdência recebe contribuições de empregados e de empregadores. Mas no caso dos militares, é o próprio Tesouro o responsável por todas as despesas.

O levantamento do TCU também mostra que o Tesouro gastou em 2016, R$ 56.893,32, em média, com cada beneficiário do RPPS que atende especificamente aos servidores públicos federais – valor 11 vezes maior ao gasto com quem recebe pelo RPPS.

Encargos e pensões
No Judiciário, a última edição do estudo intitulado Justiça em Números, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que faz uma espécie de recorte de todos os tribunais, destacou que o gasto médio com cada julgador (incluindo nessa conta juízes, magistrados e ministros) no Brasil é de R$ 47,7 mil por mês.

Neste valor estão incluídos, além do salário, benefícios como férias e 13º salário e despesas indenizatórias – caso de diárias, passagens e verbas de auxílio moradia. Também estão incluídas nesta conta aposentadorias, encargos de INSS e pensões a familiares.

Os responsáveis pelo estudo destacaram que o valor não significa dizer que os juízes estão recebendo acima do teto constitucional (de R$ 33 mil), mas que o gasto calculado do Judiciário levou em conta todos os pagamentos feitos aos magistrados e não apenas os salários. O valor representa um crescimento de 3,3% dos gastos do Judiciário na média mensal calculada em 2015 –  percentual que se refletiu para as despesas com aposentadorias.

Também no Congresso Nacional, o principal gargalo nas aposentadorias não poderá ser resolvido com a reforma, porque os servidores que mais recebem altos salários têm direito adquirido. De acordo com análise feita pelo jornalista Lúcio Vaz para o site Congresso em Foco (divulgado em fevereiro passado), o Congresso tem 5 mil servidores de carreira na ativa e 10 mil aposentados e pensionistas.

A conta da Previdência é deficitária no caso do Legislativo, sobretudo, porque enquanto a proporção entre contribuintes e beneficiários no INSS é de dois por um, na Câmara dos Deputados e no Senado essa proporção se inverte: dois aposentados para cada servidor na ativa. Além disso, o acúmulo de vantagens pessoais e gratificações e a maior concentração de servidores aposentados no topo da carreira acentuam ainda mais o desequilíbrio.

Segundo o trabalho realizado pelo Congresso em Foco, no total, Câmara e Senado arrecadam R$ 718 milhões de seus contribuintes por ano. Mas precisam pagar, anualmente, R$ 3,1 bilhões em benefícios para tentar fechar essa conta. Ou seja: o déficit é de R$ 2,4 bilhões ao ano. E a situação não vai mudar por enquanto, já que os servidores que estão na ativa e possuem os altos salários, não serão afetados pela reforma (têm direito adquirido).

Salários no teto
Dados das mesas diretoras das duas Casas legislativas mostram que, somente na Câmara, são 11.036 analistas legislativos em atividade que recebem o nível salarial máximo. No Senado, são 987 os analistas legislativos na ativa que recebem o maior salário, na faixa de R$ 28,8 mil.

O Congresso também tem salários, gratificações e vantagens pessoais de um total de 4.637 servidores ativos e inativos da Câmara e do Senado – que ou atingem ou ultrapassam o teto remuneratório do serviço público. Fazem parte desta lista, muitos deputados e senadores. Os que ultrapassam o limite sofrem cortes em suas remunerações, mas o número de aposentados que percebem valores privilegiados continua sendo alto.

"Sabemos que é importante uma reforma na Previdência, mas de forma que torne mais razoáveis estas aposentadorias de forma bem comparada para o tempo de serviço e tipo de trabalho desenvolvido por cada um. Reforma que deixa de fora determinadas categorias não vai ajudar a suprir as dificuldades econômicas observadas no país", afirmou o cientista político Ricardo Campos. Campos está acompanhando as discussões sobre o tema e tem posição crítica, principalmente, em relação ao fato de os militares ficarem de fora.

"A questão não é destacar a existência ou não de um déficit da Previdência ou falar em reduzir privilégios, apenas. Nós também não queremos estes privilégios. O que reclamamos é o fato de não serem debatidas outras opções com a sociedade para resolver as contas da Previdência, que não prejudicariam direitos dos trabalhadores, como a cobrança de impostos sobre grandes fortunas, por exemplo, ou intensificação de cobrança de multas de empresas", afirmou o senador Paulo Paim (PT-RS).

Paim lembrou que estudos levantados por deputados e senadores durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Previdência, no Senado, mostrou que o valor devido por grandes empresas à União por casos de sonegação previdenciária chega perto de RR 1 trilhão. Um montante que, se cobrado,  poderia ajudar a esquentar os cofres públicos.

Mas o tema ainda é objeto de muitos debates. Que o diga a confusão em torno de ser realizada ou não, ainda este ano, a votação da proposta da reforma na Câmara.

Postado por: Alex Albuquerque

DEPUTADO LEÔNIDAS CRISTINO RECEBE EM BRASILIA O DEPUTADO ESTADUAL SERGIO AGUIAR E A PREFEITA MÔNICA AGUIAR DE CAMOCIM

Na manhã desta quarta-feira, 7, o deputado federal Leônidas Cristino recebeu em seu gabinete, em Brasília, o deputado estadual Ségrio Aguiar e a prefeita Monica Aguiar,  para tratar demandas de avanço e melhorias para os  municípios cearenses em especial o município  de Camocim.  


Postado por: Alex Albuquerque

ALBERTO FRAGA SOBRE BOLSONARO:"GATO ESCALDADO TEM MEDO DE ÁGUA FRIA".

Igo Estrela / Metrópoles



Tido como um parlamentar próximo ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), o deputado federal Alberto Fraga (DEM-DF) foi um dos poucos que, durante sessão solene do Congresso Nacional nesta terça-feira (6/11), conseguiu se aproximar do futuro comandante do Palácio do Planalto. Após a eleição vitoriosa, o capitão da reserva esteve em Brasília pela primeira vez para a comemoração aos 30 anos da Constituição Federal, realizada no plenário da Câmara dos Deputados.


Em rápida conversa com o colega de parlamento, Bolsonaro mostrou-se preocupado com a votação que flexibiliza o Estatuto do Desarmamento, uma das suas principais bandeiras na campanha presidencial. “Vou esperar uma orientação para tocarmos a votação. Temos compromisso com essa mudança, mas a sinalização dele é essencial”, disse Fraga à coluna.

O deputado é o coordenador da Frente Parlamentar da Segurança Pública, mais conhecida como “bancada da bala”, responsável pelo texto que pretende facilitar o porte de armas para a população. Embora seja conhecido pelas declarações polêmicas, Fraga preferiu ser mais comedido sobre a relação com o presidente eleito. “Gato escaldado tem medo de água fria”, disse ao ser novamente questionado sobre seu futuro papel no governo Bolsonaro.


Quase ministro



O tom mais discreto tem um motivo: logo após um vídeo circular na internet em que o futuro presidente diz que “Fraga será um coordenador da bancada no Planalto”, o nome do parlamentar chegou a ser ventilado como um dos possíveis ministros de Bolsonaro. Contudo, devido a uma recente condenação em primeira instância, o capitão reformado descartou o colega. Fraga foi sentenciado a 4 anos, 2 meses e 20 dias de prisão por suposto recebimento de vantagens na gestão como secretário de Transportes no governo de José Roberto Arruda (PR).

Fonte: Metrópoles

Postado por:Alex Albuquerque

SOBRAL: CONSTRUÇÃO DA PRAÇA DO EMPREENDEDOR DO SUMARÉ

O Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Sobral  Inácio Ribeiro, visitou nesta manhã de terça-feira(6), as obras da Praça do Empreendedor do Sumaré, para o Secretário as obras estão  em ritmo bem avançado.

 As Praças do Empreendedor são centros comerciais que fomentam o empreendedorismo social nos bairros mais distantes do centro da cidade. O objetivo é desenvolver novas centralidades e promover cidadania e oportunidades as comunidades locais. 

Os empreendedores serão selecionados mediante edital e receberão capacitação na gestão dos seus negócios. 



Informa: STDE 

Postado por: Alex Albuquerque
(88)988090837


Rosa Weber manda arquivar inquérito sobre o deputado Fábio Faria no caso J&F


Resultado de imagem para Rosa Weber manda arquivar inquérito sobre o deputado Fábio Faria no caso J&F


A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o arquivamento de inquérito que apurava se o deputado federal Fábio Faria(PSD-RN) deixou de declarar valores recebidos da J&F na campanha de 2014.

Rosa Weber atendeu a pedido da PGR Raquel Dodge. Para a ministra, cabe ao Ministério Público deliberar sobre a continuidade de investigações. A decisão é desta segunda-feira (5), mas a íntegra só foi disponibilizada no sistema nesta terça (6).

*Xerife

Postado por: Alex Albuquerque
 


Gás de cozinha fica mais caro a partir desta terça-feira (06/11), anuncia Petrobras

Petrobras anunciou aumento no preço do gás de cozinha  Petrobras anunciou aumento no preço do gás de cozinha (Foto: Arquivo / Agência Brasil)
O preço do gás de cozinha será reajustado pela Petrobras a partir desta terça-feira, 6 de novembro (06/11). O Sindigás, que representa as empresas distribuidoras, afirmou que os preços devem aumentar entre 8,2% a 9%, no caso do GLP para embalagens de até 13 kg.
A revisão do preço para consumo residencial representa em valores R$ 25,07, um reajuste de R$ 1,97 por botijão. No ano, a alta acumulada é de 2,8%. Desde janeiro, a estatal reajusta o botijão de gás trimestralmente. Em janeiro e abril, os valores foram reduzidos e em julho, elevado.

Desde o início do ano, revisões trimestrais são feitas. A estatal realiza o segundo aumento de preço seguido após dois trimestres de diminuição de preços

Apesar do aumento, o Sindigás estima que o preço ainda esteja 29% abaixo da média praticada no mercado internacional no caso dos botijões de até 13 kg.

No caso do GLP empresarial, os preços no mercado aparecem 52,4% maior em comparação com o gás de cozinha. 

Arquivo / Agência BrasilPostado por: Alex Albuquerque 






NOTÍCIAS AQUI1

Blog Informativo Regional , editor, responsável Alex Albuquerque

Arquivo do blog