Total de visualizações de página

MOTO SEGURA CEARÁ: SANCIONADA LEI QUE GARANTE SERVIÇO GRATUITO DE MONITORAMENTO E RASTREAMENTO DE MOTOCICLETAS FURTADAS OU ROUBADAS

 

O governador Elmano de Freitas sancionou, nesta segunda-feira (23), a lei que institui o Moto Segura Ceará, um serviço gratuito de monitoramento e rastreamento de motocicletas furtadas ou roubadas, permitindo sua localização e restituição aos proprietários vitimados por esses crimes patrimoniais. Inicialmente, serviço beneficiará entregadores que trabalham com motocicleta e os mototaxistas.

Ainda de acordo com o governador, o Moto Segura Ceará deve ser lançado no próximo dia 30, com a realização dos primeiros cadastros. “Isso é parte da nossa política de Segurança Pública, para desestimular o furto e roubo de motos. Dia 30 começaremos a colocar os primeiros aparelhos nas motos dos entregadores que têm a moto como instrumento de trabalho. Para facilitar o trabalho da Polícia, para aquele caso de o cidadão estar trabalhando e alguém furta ou rouba sua moto, a Polícia vai poder agir de uma forma rápida, porque vai ter condição de localizar a moto”, afirmou Elmano de Freitas.


O Moto Segura é de iniciativa do Poder Executivo Estadual e foi aprovado na Assembleia Legislativa do Ceará. “Quero agradecer a todos os deputados e deputadas que votaram esse Projeto de Lei por unanimidade. Quero agradecer a toda a equipe do Governo que atuou nesse programa”, disse o governador.

Moto Segura Ceará

O serviço de monitoramento e rastreamento será assegurado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) e Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE).

“A Etice tem todo o esforço direcionado para garantir o melhor sistema de rastreamento, para que a gente consiga, no tempo real, acompanhar na hora que acontecer o furto, e a Polícia conseguir recuperar o veículo”, destacou o presidente da Etice, Francisco Barbosa.

O monitoramento será realizado exclusivamente depois de acionadas as autoridades policiais, através das vias ou canais adequados, com a comunicação da ocorrência do crime. A lei sancionada prevê que “localizado e apreendido o veículo, será ele devolvido pela autoridade policial ao beneficiário”, diz o texto.

“É uma iniciativa oportuna e produtiva porque a gente protege o patrimônio do cidadão, do trabalhador, que utiliza a motocicleta para o ir e vir, muitas vezes para lazer e trabalho. Mas, além de proteger o patrimônio, é dificultar as ações do crime, que se utiliza muito da motocicleta, depois que ela é roubada, para a prática de outros delitos”, enfatizou o titular da SSPDS, Roberto Sá.

O cadastro no Moto Segura será feito por meio de aplicativo do Detran. “O aplicativo está pronto. Nós estamos na fase final preparando a integração do sistema com a Etice e SSPDS”, completou Michel Mourão, superintendente do Detran-CE.



ROMARIA DE SÃO FRANCISCO INICIAM EM CANIDÉ, COM O APOIO LOGÍSTICO DO PODER PÚBLICO

 

Canindé se prepara para mais uma edição das tradicionais Romarias de São Francisco, que iniciam nesta terça-feira, 24 de setembro. Com o tema “As Chagas de Cristo presentes em São Francisco e na vida do povo”, a festa atrai milhares de romeiros de diversas partes do Brasil. A programação inclui missas, procissões, novenas, além de apresentações artísticas que enaltecem a tradição franciscana. 

A grande expectativa fica por conta da tradicional procissão no dia 4 de outubro, reunindo devotos que percorrem o corredor religioso da cidade.

Para garantir a segurança e o conforto dos romeiros, a Prefeitura Municipal de Canindé, em parceria com órgãos estaduais e federais, preparou um grande esquema de apoio logístico. Serão disponibilizados:

Infraestrutura: ampliação da rede de água e esgoto, melhoria da iluminação pública, limpeza urbana intensificada e instalação de banheiros químicos em pontos estratégicos;

Trânsito: implantação de rotas alternativas, sinalização especial, reforço no policiamento e organização do estacionamento;

Saúde: postos de atendimento médico e odontológico 24 horas, ambulâncias e equipes de socorro;

Segurança: intensificação do patrulhamento policial, monitoramento por câmeras e ações preventivas contra crimes;

Serviços: distribuição de água potável, coleta de lixo constante e disponibilização de áreas de descanso.

“As romarias são um momento de fé, devoção e encontro para milhares de pessoas. A Prefeitura está empenhada em oferecer toda a estrutura necessária para os romeiros poderem participar dessa festa com tranquilidade e segurança”, afirmou a prefeita de Canindé, Rozário Ximenes.



NOTÍCIAS AQUI1

Blog Informativo Regional , editor, responsável Alex Albuquerque

Arquivo do blog