Total de visualizações de página

JURACI MAGANHÃES, O PREFEITO QUE GOVERNOU FORTALEZA POR MAIS TEMPO

A marca deixada por Juraci Magalhães, no entanto, ainda está na memória de muitos fortalezenses.


Desde a redemocratização, Juraci Magalhães foi o prefeito mais  da Capital. Ele chefiou a Cidade por três mandatos

Referenciado por seus sucessores, por historiadores, por aliados e até por antigos adversários como o responsável por “mudar a cara” de Fortaleza, o ex-prefeito Juraci Magalhães tem outra marca histórica no currículo: é o prefeito que comandou por mais tempo a Capital em mais de um século.

O político chefiou a Cidade por três mandatos, o único a atingir esse feito. Juraci administrou Fortaleza entre 1990 e 1992, em seu primeiro mandato, assumindo o espaço deixado por Ciro Gomes, que saiu do comando da Cidade para disputar o Governo do Ceará. 

Em 1997, chegou novamente à Prefeitura, sendo reeleito no pleito seguinte e deixando o Executivo somente em 2004. Antes dele, apenas o coronel Guilherme César Rocha ficou 20 anos no comando da cidade nos anos de 1892 a 1912 na 1ª República.

O legado de Juraci obras que atualmente fazem parte do cotidiano do fortalezense, como a Avenida Raul Barbosa e a Via Expressa, na área de mobilidade; além dos terminais de ônibus da Capital. 

Na saúde, ele acionou o sistema de Frotinhas e Gonzaguinhas, que descentralizaram o atendimento de média complexidade, até então concentrados no Instituto Dr. José Frota e no Hospital Geral de Fortaleza.

VEJA ALGUMAS OBRAS DA “ERA JURACI”: 

Reforma da Praça do Ferreira - Entregue em dezembro de 1991, a Praça do Ferreira passou por grande intervenção durante a gestão Juraci, ganhando os contornos do que atualmente é. À época, o projeto arquitetônico foi de Fausto Nilo e Delberg Ponce de Leon, que tentaram resgatar a praça dos tempos da inauguração, em 1933, onde existia a Coluna da Hora, cartão-postal da cidade. Aos pés da Coluna, foi instalada a fonte e mantida a cacimba, cavada em 1824. 

Novo Mercado Central - Entregue em janeiro de 1998, outra intervenção de Juraci foi a reforma do Mercado Central. 

Construção e prolongamento de vias - Uma das marcas de Juraci foi o conjunto de obras para facilitar o transporte entre partes da cidade. Em Fortaleza, ele foi responsável, por exemplo, por prolongar a Avenida Desembargador Moreira, trecho que virou a Avenida Raul Barbosa. O prefeito também esteve à frente  obra da Via Expressa. Ele ainda realizou o prolongamento/alargamento das avenidas Engenheiro Santana Júnior, Alberto Sá, Antônio Sales, Pontes Vieira e Monsenhor Salazar.

Reforma do IJF - Em 1993, na gestão Juraci, foi inaugurado o “novo Instituto Dr. José Frota”, com ampliação de mais de 400 leitos. Neste ano, o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza inauguraram mais uma torre do hospital, um prédio anexo à unidade de saúde principal que recebeu o nome de Doutor Juraci Magalhães. 

Construção do Aterro da Praia de Iracema - Obra polêmica do ex-prefeito, Juraci realizou a ampliação da faixa de areia da Praia de Iracema, criando o que hoje é o Aterro. A mudança também marcou a consolidação de Fortaleza como destino turístico no Brasil. A área passou por nova ampliação em 2019, na administração do ex-prefeito Roberto Cláudio. 

Terminais de ônibus - Um dos símbolos de Juraci foi a criação dos primeiros terminais de ônibus da Capital, espalhados por diversos bairros para interligar pontos da cidade. Atualmente, os terminais são os principais equipamentos do transporte coletivo de Fortaleza.

Hospitais distritais - Ainda no modelo de descentralizar a administração, o ex-prefeito criou unidades de saúde distritais, que foram chamados de “Frotinhas” e “Gonzaguinhas”.


Fonte: Diário do Nordeste 





DEPUTADOS DE TODO O PAÍS E ATÉ DO EXTERIOR VÃO DISCUTIR PRERROGATIVAS DO PARLAMENTO EM FORTALEZA NO CENTRO DE EVENTOS DO CEARÁ

O deputado Sérgio Aguiar (PDT), secretário da Unale no Ceará e um dos organizadores do evento.

 

Deputados estaduais de todo Brasil estarão reunidos em Fortaleza entre os dias 8 e 10 de novembro na 26ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). O tema principal do evento será as prerrogativas de legislar dos parlamentos estaduais que ficam entre a competência do Congresso Nacional e das câmaras municipais. 

O encontro, que deve contar com mais de 300 parlamentares de todo o País e de outros países como Estados Unidos, Canadá, Uruguai, Paraguai e Argentina, vai acontecer no Centro de Eventos do Ceará. 

O deputado estadual cearense Sérgio Aguiar (PDT), secretário da Unale no Ceará e um dos organizadores do evento visitou a redação integrada do Sistema Verdes Mares e deu detalhes da programação que terá a participação ainda de ministros do governo Lula. 

Camilo Santana, da educação, Marina Silva, do Meio Ambiente, e Luciana Santos, da Ciência e Tecnologia, estão entre os palestrantes do encontro que trará os desafios de áreas como educação e sustentabilidade. 

“Os legislativos estaduais estão em dificuldade de legislar por conta das prerrogativas dos vereadores e dos membros do Congresso Nacional. Como podemos avançar nisso? São questões que serão discutidas, além da aproximação entre o parlamento e a sociedade com as temáticas de interesses de todos”, disse o parlamentar. 

A Assembleia Legislativa do Ceará, no evento, vai compartilhar com os representantes de outros estados e do País as iniciativas da Casa no sentido de aproximar o parlamento da população como os projetos: Centro Inclusivo de atendimento e desenvolvimento Infantil (Ciadi), que oferta atendimento multiprofissional para crianças com Transtornos do Espectro Autista e Síndrome de Down, Procuradoria Especial da Mulher, com serviços voltados a este público, o “Vem pra Alece” dentro do movimento parlamento aberto, além de serviços como Casa do Cidadão e Procon Assembleia. 

A abertura oficial vai ocorrer no dia 8 de novembro, às 19h. As inscrições para o evento estão abertas. 

Mais informações por meio do site da Unale.


Fonte: Diário do Nordeste 




SECRETARIA DA SAÚDE DE SOBRAL REALIZA MAIS DE 240 EXAMES DURANTE MUTIRÃO DE MAMOGRAFIA COM UNIDADE MÓVEL


Entre os dias 26 e 28 de outubro, foram realizadas 241 mamografias durante o mutirão, com o programa “Caminhão Amigo do Peito”, nos Centros de Saúde da Família (CSF) dos bairros Vila União, Sinhá Saboia, distritos de Rafael Arruda e São José do Torto e na Santa Casa de Misericórdia de Sobral.

A ação teve como objetivo realizar exames de mamografia e proporcionar um diagnóstico precoce do câncer de mama, tendo como público prioritário as mulheres com idades entre 50 e 69 anos e que foram agendadas pelo posto de saúde.

“Todas as mamografias que apresentam resultados alterados recebemos rapidamente e já agendamos as consultas com o médico mastologista para que consigamos dar continuidade ao cuidado que foi prestado, tendo, se for o caso, um diagnóstico precoce do câncer de mama e fazendo com que as mulheres tenham mais qualidade de vida”, destacou a gerente da Célula de Mulher, Suelem Monteiro.

Durante o momento de espera para o atendimento, os CSFs realizaram ações de cuidado para as mulheres presentes, com orientações sobre prevenção e como fazer o autoexame das mamas e axila. No distrito de Rafael Arruda aconteceu o Mutirão de Ações Rosa, com vacinação, serviços odontológicos e de prevenção ao câncer de colo do útero, grupo de práticas e sorteio de brindes.

A iniciativa recebeu elogio das pacientes atendidas no mutirão. Doralice Fernandes, dona de casa, fala que há muito tempo não realizava os exames preventivos e ficou feliz com a iniciativa do mutirão. “Fiz uma consulta no CSF e fui encaminhada para fazer a mamografia, o atendimento é rápido e os profissionais são muito competentes, espero que essa ação aconteça mais vezes”, relatou.




PRESIDENTE DO FORTALEZA, MARCELO PAZ, CONTA COMO TIROU O TIME DA SÉRIE C PARA LEVÁ-LO A UMA FINAL INTERNACIONAL


O presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, comentou como tirou o time da série C, e levá-lo a uma final de campeonato internacional. Veja aqui o que Marcelo Paz fala. 

 "Cheguei a participar de uma vaquinha para comprar material de treino, como cone e colete. Os campos não tinham drenagem. A academia, meu Deus do céu, era muito antiga. A sala de preleção, improvisada. O hotel dos jogadores, péssimo. Ao longo da caminhada, tivemos seguidos apuros financeiros, o fluxo de caixa não fechava. Eu mesmo emprestei dinheiro do meu bolso para o clube. "

" Sempre fui apaixonado por futebol. Tudo relacionado ao esporte me fascinava, do jogo de botão ao videogame. Como quase toda criança, meu sonho era ser jogador. Até que fui longe: cheguei a treinar no sub-17 do Fortaleza, mas meus pais queriam que eu estudasse. Como sempre tive perfil de liderança, escolhi prestar administração de empresas. Anos depois, dirigir o meu time do coração foi o encontro da paixão com a vocação " Afirma Marcelo Paz em depoimento dado a Pedro Gil.





PDT NACIONAL DECIDE POR INTERVENÇÃO NO DIRETÓTIO DO CEARÁ E AFASTA CID GOMES DA PRESIÊNCIA DA SIGLA

 

A Executiva Nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT) aprovou, nesta sexta-feira, 27, intervenção no Diretório do Ceará. Como resultado, o senador Cid Gomes foi destituído da presidência estadual da sigla. A expectativa é que deputado federal André Figueiredo reassuma o cargo. 

Cid Gomes afirmou estar surpreso com a decisão. "Não se aprova uma intervenção sem abertura prévia de um processo, sem dizer do que a pessoa está sendo acusada, para que possa exercer seu direito de ampla defesa e por último ter uma deliberação do Conselho de Ética, depois da Executiva e depois do Diretório. 

O senador ressalta ainda, que eles aprovaram a intervenção sem cumprir nenhuma dessas etapas. "Não sei se quer a razão   dessa intervenção". Comentou o parlamentar.


 

MULHERES VÃO AS RUAS DE VARJOTA, EM MOVIMENTO POR JUSTIÇA CONTRA FEMINICÍDIOS

O movimento deste sábado (28), é contra os feminicídios de Dulce Maria e Flávia Sena.


Na noite deste sábado, 28, milhares de pessoas, a maioria mulheres, saíram às ruas da cidade de Varjota, em uma manifestação pacífica pedindo justiça diante dos dois últimos femincídios e pelo fim da violência contra mulheres. O movimento ganhou ainda mais corpo após a notícia da prisão de Rafael Vasconcelos, ocorrida horas antes, por ter assassinado de forma covarde e brutal a professora Flávia Sena.

Centenas de pessoas já haviam se concentrado a tarde em frente a Delegacia de Polícia Civil por quase duas horas num acesso de revolta e a tentativa de linchá-lo, enquanto o acusado estava lá detido aguardando ser recambiado para Sobral.


Com faixas, cartazes, blusas, e aos gritos de justiça por Dulce Maria e Flávia Sena, a população percorreu a avenida Presidente Castelo Branco, tanto a pé quanto em motos, fazendo uma parada em frente a residência da professora, onde rezaram de forma coletiva uma oração em sua memória e concluindo a passeata no patamar da Igreja Matriz, com alguns pronunciamentos e afixando os cartazes nas grades da igreja.

A vice-prefeita de Varjota, Alessandra Araújo, popularmente conhecida como Loura do Povo,  participou do movimento. 


"Que amplie a segurança com Delegacias das mulheres, para que crimes como este possam ser investigados com mais rapidez e os criminosos sejam punidos e julgados, e faça-se justiça, é isso que a população clama e não com pouco tempo solto", afirmou a vice-prefeita Alessandra.

Quem também esteve participando, foi o Secretário de segurança Pública do Município de Varjota, Tenente Linha Dura.

"Como que um cara diz que daqui 15 dias a Flávia Sena tá esquecida, o esposo, tem filhos, dizer um negócio desse. A resposta foi diferente e que sirva de exemplo pra outras cidades", explanou o  Tenente Linha Dura.






NOTÍCIAS AQUI1

Blog Informativo Regional , editor, responsável Alex Albuquerque

Arquivo do blog