A disputa territorial entre o Ceará e o Piauí, alvo de ação no Supremo Tribunal Federal (STF), pode ter extenso impacto no território cearense - caso o estado vizinho obtenha vitória. Além do território e da população afetadas, equipamentos públicos, áreas de produção, estradas e até mesmo recursos hídricos podem ser perdidos pelo Ceará.
Pelo menos 13 municípios cearenses fazem parte da área de litígio - a maior parte localizada na região da Serra da Ibiapaba. O número pode subir para 14 caso o Supremo aceite a perícia preliminar realizada pelo Exército brasileiro - que aumentou a área de disputa entre os dois estados.
A ação ajuizada pelo Estado do Piauí resultou em uma perícia técnica preliminar realizada em 2016 pelo Exército brasileiro. Nela, foi realizada uma análise de documentos históricos tendo como referência apenas questões cartográficas e geográficas.
Com isto, a área que poderia ser perdida do território cearense seria ainda maior do que inicialmente solicitada pelo estado vizinho no processo. Na ação em tramitação no Supremo, são detalhadas três áreas de litígio, correspondendo a um valor de 2.821,54 quilômetros quadrados - equivalente a 1,9% do território cearense.
A análise preliminar do Exército brasileiro triplica essa área, chegando a 6 mil quilômetros quadrados e abrangendo um número bem maior de localidades, equipamentos públicos e, principalmente, habitantes impactados pela disputa territorial.
CONFIRA AS PERDAS QUE ISSO PODE OCASIONAR PARA O CEARÁ:
HABITANTES
Litígio: 5.427
Perícia preliminar: 244.712
DISTRITOS
Litígio: 4
Perícia preliminar: 35
LOCALIDADES
Litígio: 148
Perícia preliminar: 806
ESCOLAS E CRECHES
Litígio: 46
Perícia preliminar: 301
UNIDADES DE SAÚDE
Litígio: 4
Perícia preliminar: 172
ESTRADAS
Litígio: 122km
Perícia preliminar: 733km
TORRES EÓLICAS
Litígio: 87
Perícia preliminar: 598
ÁREAS DE MINERAÇÃO
Litígio: 37
Perícia preliminar: 117
ESTABELECIMENTOS AGROPECUÁRIOS
Litígio: 1.006
Perícia prelimiar:21.747
POÇOS
Litígio: 191
Perícia preliminar: 11.549
Nenhum comentário:
Postar um comentário