PROCURA DOADOR DE MEDULA
O Blog Informativo Regional nasce com a missão de levar a informação, com a credibilidade que a população merece e precisa. Jornalismo independente ao seu alcance.
PROCURA DOADOR DE MEDULA
O presidente da Assembleia Legislativa é um dos quatro pré-candidatos do PDT ao Governo do Ceará. "Dizem que a gente fala o que o coração está sentindo", afirmou.
Durante evento em Coreaú, na região Norte do Estado, o pedetista desejou sabedoria à chefe do Executivo "ao longo do seu mandato, nos nove meses e, se Deus quiser, mais quatro anos aí à frente do Governo do Estado do Ceará".
Evandro e Izolda estiveram juntos na inauguração da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Gerardo Cristino de Menezes. Ao cumprimentá-la em seu discurso, ele fez elogios à governadora e disse que o Executivo poderá contar com o Legislativo Estadual, como "poder independente, mas parceiro", para "aprovar as ações, programas e projetos do Governo do Estado do Ceará na Casa Legislativa".
"Saiba do nosso carinho e do nosso respeito. O Poder Legislativo Estadual tem o maior carinho pela senhora. Se Deus quiser, ao longo do seu mandato, nos nove meses e, se Deus quiser, mais quatro anos aí à frente do Governo do Estado do Ceará, (que) possa ser repleto de sabedoria".
EVANDRO LEITÃO
Presidente da AL-CE
Na sequência, o presidente da Assembleia disse que fazia um "aparte". "Dizem que a gente fala o que o coração está sentindo, não é isso, gente? Só esse parêntese", colocou.
A secretária do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, Marília Lima, e o coordenador de Patrimônio Histórico, David Leal, participaram da gravação do podcast FLF Cast, da Faculdade Luciano Feijão, na tarde desta quarta-feira (20/04). O momento foi voltado para a discussão sobre o restauro do patrimônio arquitetônico e urbanístico de Sobral.
O conjunto arquitetônico e urbanístico de Sobral foi tombado, em 1999, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com uma série de imóveis e edificações que são características da cidade não apenas no âmbito urbanístico, mas também na preservação da memória e da cultura local.
No podcast, a titular da Secretaria do o Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma), Marília Lima, falou sobre a preservação do patrimônio histórico e do desenvolvimento econômico, ambiental e social de Sobral. Já o arquiteto David Leal ressaltou a importância do planejamento em todas as etapas de preservação.
“Estes momentos de interação e conversa são extremamente importantes para manter a população e, no caso, a comunidade acadêmica, por dentro do complexo universo urbano que compõe uma cidade como Sobral”, destacou a secretária após a entrevista.
Assunto repercutiu nos discursos da Assembleia nesta quarta. Parlamentares chamam o reajuste de "abusivo" e "assalto à mão armada"
Deputados estaduais classificaram como "abusivo" e um "assalto à mão armada" o aumento tarifário anual de 24,88% na conta de luz para os cearenses, previsto para acontecer a partir da próxima sexta-feira (22). Os discursos contra a Enel Ceará ocorreram durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), nesta quarta-feira (20).
Tucano encontrou aliados em evento na Assembleia Legislativa do Ceará promovido pelo senador Tasso Jereissati (PSDB).
Na teoria, a ideia de trazer Leite ao Ceará foi para que ele palestrasse sobre os desafios de governar um estado polarizado. Na prática, o tucano recebeu acenos de que seu nome tem apoio do PSDB do Ceará em uma eventual candidatura. O evento reuniu lideranças estaduais e municipais do PSDB-CE na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE).
O ex-governador gaúcho aproveitou para fazer críticas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Leite reafirmou que não tem planos de dividir o PSDB e adotou um tom conciliador ao fazer referência a Doria. Os dois ex-mandatários tiveram reunião na última terça-feira (19) para tentar uma pacificação na sigla.
“PRIMEIRA VIA”
Eduardo Leite ainda ressaltou que acredita em um nome que possa fazer frente a Lula e a Bolsonaro.
“Não tenho dúvidas (de uma terceira via), prefiro até chamar de primeira via, que será de união, convergência, que não pretende colocar os brasileiros contra brasileiros. Por isso, vamos construir um ambiente viável a essas candidaturas tão divisivas, que coloca o sentimento de nós contra eles, de ricos contra pobres, de regiões contra regiões, de homens contra mulheres, isso não representa o Brasil”, concluiu.
"Você é uma grande esperança no PSDB e também no país, você representa hoje o novo PSDB, o novo no sentido do que vem com juventude, cabeça aberta, mentalidade e disposição, mas trazendo consigo os princípios e a ética do velho PSDB”
TASSO JEREISSATI (PSDB)
Senador/Ceará
Deputado foi condenado a 8 anos e 9 meses de prisão em regime fechado.
Votaram pela condenação o relator Alexandre de Moraes e os ministros André Mendonça, Luiz Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber , Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Luiz Fux. O ministro Kassio Nunes Marques se posicionou pela absolvição.
VOTO DE MORAES
O ministro Alexandre de Moraes apresentou um duro voto pela condenação do deputado a prisão, além de multa no valor de R$ 192,5 mil.
Responsável por colocar o parlamentar na prisão por nove meses no ano passado, Moraes também pediu que o STF determine a perda de mandato do deputado e a suspensão de seus direitos políticos, ficando impedido de disputar nova eleição. Segundo o ministro, Silveira não pode usar a imunidade parlamentar como "escudo protetivo para a prática de atividades ilícitas".
"A liberdade de expressão existe para a manifestação de opiniões contrárias, para opiniões jocosas, para sátiras, para opiniões inclusive errôneas, mas não para imputações criminosas, para discurso de ódio, para atentados contra o estado de direito e a democracia", defendeu o ministro. "Não há dúvidas de que o réu agiu com dolo, em plena consciência de suas ações", disse Moraes ao citar que Silveira confirmou as declarações em depoimento à Polícia Federal (PF).
Moraes votou pela absolvição do deputado na denúncia de incitação das Forças Armadas contra a Corte, mas o condenou pela tentativa de impedir o livre exercício dos Poderes, por meio da força ou de grave ameaça, e pela coação durante o processo.
O ministro frisou que a jurisprudência do Supremo é pacífica ao garantir a imunidade parlamentar somente em manifestações que tenham conexão com a função legislativa, e não em casos de discursos criminosos.
A secretária das Finanças, Socorro Oliveira, participou, nesta quarta-feira (20/04), do I Encontro de Governança Institucional, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), em Fortaleza. O evento, destinado aos órgãos jurisdicionados e entidades de classe, além dos gestores e servidores do TCE, aconteceu no plenário do Edifício 5 de Outubro.
O encontro teve como objetivo principal reunir e fortalecer diálogo entre os servidores do TCE e os jurisdicionados (gestores municipais e assessores jurídicos). Gestão de riscos, pedidos de sustentação oral, lista de contas irregulares, celeridade, ofícios circulares e normas técnicas foram alguns dos temas abordados no encontro.
A programação contou com discussões relacionadas às áreas jurídica e contábil. Também foi realizado um debate para coletar sugestões sobre os serviços prestados pelo TCE que estejam ligados às necessidades dos participantes e as expectativas para o biênio 2022/2023. “Tivemos a oportunidade de dialogar com os servidores da casa, com o objetivo de esclarecer questionamentos importantes e sugerir melhorias nas ações do tribunal”, declarou o coordenador jurídico da Secretaria das Finanças, Célio Vasconcelos.
Também estiveram presentes no encontro, o Controlador Geral do Município, Cézar Pinheiro; a secretária executiva de Governança da Secretaria do Planejamento e Gestão, Sílvia Kataoka; e o coordenador jurídico da Secretaria das Finanças, Célio Vasconcelos.
O encontro teve transmissão online ao vivo, pelo canal do TCE Ceará no YouTube.
Investimento em educação por meio de uma experiência inovadora!
O Projeto C-Jovem, lançado nessa segunda-feira (18), alcançará todo o estado com meta de capacitação de 100 mil estudantes em até cinco anos no desenvolvimento de tecnologias, como Infraestrutura 5G, Desenvolvimento Android e Nuvem.
A iniciativa, de caráter multi-institucional, nasce diante da necessidade de profissionais para o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação no Brasil e também frente aos entendimentos com o setor para o desenvolvimento do Ceará.
A ação firma parceria com Instituições de Ensino Superior e grandes multinacionais do setor de TI.
Salmito Filho rebate acusações da oposição e diz que trabalhos serão concluídos antes do processo eleitoral; comissão volta a se reunir nesta terça (19)
Presidente da CPI das Associações Militares, que está em andamento na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Salmito Filho (PDT) diz que a Comissão vem fazendo um trabalho “sério e comprometido com o esclarecimento dos fatos”. Para ele, os questionamentos feitos pela oposição de que a Comissão estaria cometendo irregularidades são tentativas de “deslegitimar o trabalho da CPI” e até mesmo “desespero”.
Salmito comanda o colegiado que entrou em ebulição nas últimas duas semanas ao iniciar a fase de depoimentos de testemunhas ligadas às associações militares, principalmente, à Associação dos Profissionais de Segurança (APS) que tem seguidos aliados do deputado federal Capitão Wagner (UB) no comando.
Único membro da oposição no colegiado, o deputado Soldado Noélio (UB) entrou com uma representação no Ministério Público Estadual alegando irregularidades que estariam sido cometidas na CPI.
EMBATE ENTRE BASE E OPOSIÇÃO
Na última semana, após o depoimento do vereador de Fortaleza, Sargento Reginauro, se iniciaram os questionamentos do deputado Soldado Noélio. Ele acusou a CPI de cometer ilegalidades, ao expor supostos documentos que não estariam nos autos.
O presidente rebate a versão do colega ao relatar que os cheques citados constam nos autos e que o que ainda não estava na investigação foi um conjunto de informações apuradas pelo relator, deputado Elmano de Freitas (PT), apresentadas justamente na sessão da semana passada.
“Um relator tem a prerrogativa de investigar e o deputado Elmano fez isso. É o papel dele. A informação que ele citou na sessão só pode passar a integrar os autos quando for aprovada ata da sessão. Então, a CPI está fazendo tudo dentro da normalidade. Agora, se está incomodando, aí é uma outra questão. Vamos continuar tentando dar voz a todos. E fazendo o nosso papel”.
NOVOS CAPÍTULOS
A CPI deverá ter mais embates na sessão desta terça-feira (19) com o depoimento de outra testemunha. Trata-se de Rêmulo Silva, ex-tesoureiro da APS.
Foi divulgado, na segunda-feira (18/04), o resultado final da primeira fase do concurso público para ingresso na Guarda Civil Municipal de Sobral (GCMS). São oferecidas 33 vagas imediatas, sendo duas para pessoas com deficiência (PCD), além do cadastro de reserva, totalizando 100 vagas. Foram classificados 232 candidatos para a próxima fase do concurso.
Na primeira fase, 3.677 inscritos fizeram a prova escrita. Os aprovados para a próxima fase deverão entregar a documentação, de forma presencial, na sede da GCMS, a partir do dia 2 de maio. Todo o cronograma será publicado no site oficial da banca uece.br/cev.
Agora os classificados seguem para as outras etapas: Avaliação Biopsicossocial; Avaliação Psicológica; Inspeção de Saúde; Exame Toxicológico; Investigação Social; Avaliação de Capacidade Física e o Curso de Formação.
"É mais uma etapa cumprida com êxito. Parabenizamos os candidatos que seguirão no certame e agradecemos a todos e todas que se habilitaram a concorrer. Seguimos para as fases seguintes cheios de boas expectativas de termos, em breve, mais guardas municipais atuando em prol da população sobralense", destacou a secretária da segurança cidadã, Emanuela Leite.
Confira o resultado AQUI.
http://www.uece.br/cev/index.php/concurso-da-guarda-civil-municipal-de-sobral-2021
Na primeira etapa, alunos da rede pública estadual de educação receberão cursos técnicos sobre Rede de Computadores e Informática. Serão 4.358 estudantes, assistidos por 214 professores.
"É preciso preparar a juventude para eles poderem aproveitar essa grande onda de transformações que pode gerar muitas oportunidades de trabalho e melhoria de vida para as pessoas. O foco é capacitar eles", comentou Izolda Cela durante a solenidade.
Conforme a chefe do Executivo Estadual, o primeiro momento será feito em Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEP). Os alunos desenvolverão ações focadas para empresas parceiras.
O C-jovem tem parceria com empresas do ramo tecnológico, que também participaram do lançamento nesta segunda, realizado no Palácio da Abolição. Dirigentes de secretarias estaduais envolvidas também estiveram no evento.
Sob orientação do marqueteiro João Santana, o pedetista tem lançado uma série de programas com identidade visual própria.
O presidenciável vem se consolidando como a única alternativa à polarização entre Bolsonaro (PL) e Lula (PT).
Nesta segunda-feira (18), o ex-ministro lançou mais uma série de vídeos fazendo críticas aos líderes das pesquisas eleitorais.
Em todas as pesquisas recentes de intenção de voto, ele aparece como terceiro colocado.
Entre os projetos, está o “Ciro Games”, uma live realizada às terças-feiras à noite; o “React do Cirão”, vídeos nos quais reage a falas de políticos e autoridades; e o mais recente: o “Waze do Cirão”, uma versão do aplicativo de trânsito Waze com a voz dele.
Nesse último, os usuários podem ouvir Ciro dar instruções como: “Entre à direita, mas fora Bolsonaro” e “Vire à esquerda, mas não essa de goela”.
A equipe de comunicação de Ciro explicou a estratégia ao site Metrópoles:
“Interagir de forma segmentada com vários setores da sociedade, com temas do interesses específicos e linguagem moderna e atraente. Oferecer produtos audiovisuais de qualidade e em quantidade constante. Explorar, ao máximo, as características próprias de cada rede social e, muito especial, a capacidade de expressão de Ciro”.
A assessoria do ex-ministro vê com otimismo os resultados da ação digital.
“Somos, hoje, a pré-candidatura que mais cresce em termos proporcionais e absolutos nas redes sociais”, comemora.
“No YouTube, como tem sido assinalado por especialistas, já superamos a marca fabulosa de mais de 50 milhões de visualizações, superando, de longe, Lula e todos os outros candidatos, com exceção de Bolsonaro”, completa.
(Com informações de Metrópoles)
O reajuste consta do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2023, enviado na última quinta-feira dia 14 de Abril 2022, ao Congresso Nacional.
O reajuste segue a projeção de 6,7% para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para este ano. A estimativa também consta do PLDO.
O projeto também apresentou previsões de R$ 1.337 para o salário mínimo em 2024 e de R$ 1.378 para 2025. As projeções são preliminares e serão revistas no PLDO dos próximos anos.
Até 2019, o salário mínimo era reajustado segundo uma fórmula que previa o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) de dois anos anteriores mais a inflação oficial do ano anterior.
Desde 2020, o reajuste passou a seguir apenas a reposição do INPC, por causa da Constituição, que determina a manutenção do poder de compra do salário mínimo.
Segundo o Ministério da Economia, cada aumento de R$ 1 no salário mínimo tem impacto de aproximadamente R$ 389,8 milhões no orçamento. Isso porque os benefícios da Previdência Social, o abono salarial, o seguro-desemprego, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e diversos gastos são atrelados à variação do mínimo.
O valor do salário mínimo para o próximo ano ainda pode ser alterado, dependendo do valor efetivo do INPC neste ano. Pela legislação, o presidente da República é obrigado a publicar uma medida provisória até o último dia do ano com o valor do piso para o ano seguinte.
Em 2022, o salário mínimo está em R$ 1.212. O aumento representou 10,18% em relação a 2021, um pouco maior que o INPC acumulado de 10,16%.