Total de visualizações de página

MULHER ALUGA CAIXÃO PARA "ENSAIAR" O PRÓPRIO FUNERAL E VER REAÇÃO DOS AMIGOS

Na ocasião, a mulher fez com que seus amigos se revezassem para "dizer adeus".



Uma mulher na República Dominicana alugou um caixão por um dia e encenou seu próprio funeral . O motivo? Ela estava desesperada para ver como seus amigos iriam chorar e velar o seu corpo quando morrer.

Mayra Alonzo, 59, organizou um ensaio geral de seu velório na cidade de Santiago no final de abril. Para o bizarro acontecimento, ela usou um vestido de branco e ficou deitada no caixão com algodão enfiado em suas narinas, para reproduzir o que teria acontecido se ela estivesse em um necrotério. Seus amigos e familiares se revezaram para dizer suas "últimas despedidas" com lágrimas no rosto. Alguns fizeram um trabalho melhor de choro falso do que outros.

Mayra passou várias horas no caixão enquanto os convidados desfrutavam de um lanche e trocavam histórias sobre seus entes queridos. Segundo o site de notícias dominicano Listin Diario , a festa custou o equivalente a R$ 5.500, gastos com comida, bebida e caixão . Mayra descreveu o evento como um 'sonho que se tornou realidade' e agradeceu aos amigos, familiares e vizinhos que ajudaram a organizar o funeral falso.

LEIA TAMBÉM: 




BARROSO CRITICA CAMPANHA DE BOLSONARO CONTRA A URNA ELETRÔNICA

 


Em meio à ofensiva do presidente Jair Bolsonaro contra o sistema eleitoral brasileiro, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, declarou que a Justiça Eleitoral não tem nada a esconder. 

Sem citar Bolsonaro, ele chamou a campanha de 'teoria conspiratória'. 'A quem aproveitaria a fraude? O presidente do TSE? Eu tenho dificuldade de entender', afirmou Barroso.

Em comemoração dos 25 anos da urna eletrônica, completados ontem, o presidente do TSE lançou uma campanha de defesa do sistema eletrônico.

LEIA TAMBÉM:

GOVERNADOR CAMILO SANTANA TENTOU ADQUIRIR 1,4 MILHÃO DE DOSES, MAS FARMACÊUTICA ALEGOU FOCO NAS TRATATIVAS COM A UNIÃO


GOVERNADOR CAMILO SANTANA TENTOU ADQUIRIR 1,4 MILHÃO DE DOSES, MAS FARMACÊUTICA ALEGOU FOCO NAS TRATATIVAS COM A UNIÃO

O Governo do Ceará diz que atraso nas negociações da União com a Pfizer travou compra de vacinas. 


O atraso nas negociações do Governo Federal com a Pfizer travou articulação do Governo do Ceará para compra de vacinas produzidas pela farmacêutica. Em dezembro de 2020, o governador Camilo Santana (PT) enviou ofício à farmacêutica norte-americana para a aquisição de 1,4 milhão de doses, mas a empresa alegou que estava em negociação com a União.

A Secretaria de Saúde do Estado contactou a Pfizer, no dia 16 de dezembro de 2020, com o intuito de adquir doses da vacina para o Ceará. A solicitação foi negada no mesmo dia pela farmacêutica. Ofício enviado pelo governador, no dia 30 de dezembro, reforçou o interesse na aquisição do imunizante. 

No entanto, em resposta enviada no dia 4 de janeiro de 2021, a Pfizer informou que estava "única e exclusivamente focada nas trativas de negociação com o Governo Federal", alegou a empresa em e-mail direcionado a Camilo Santana. 

A farmacêutica afirmou que quando houvesse "uma definição a nível federal", uma disponibilidade de doses a nível global e a "viabilidade legal de um contrato estadual",  a empresa entraria em contato novamente com o governo cearense. 


1,4 milhão de doses foi o pedido do Governo do Ceará em ofício enviado à Pfizer.

Contudo, a definição das negociações com o governo brasileiro demorou. O contrato entre a farmacêutica e União só foi fechado em março deste ano, apesar da Pfizer ter feito diversas ofertas de vacinas - a primeira delas em agosto do ano passado.

Segundo a assessoria do Governo do Ceará, as tratativas com a Pfizer ocorreram de forma paralela às negociações para compra da vacina russa Sputinik V, além de outros contatos com laboratórios chineses.

A Secretaria de Saúde tentou novamente iniciar trativas com a Pfizer, em fevereiro, março e abril deste ano. O governador Camilo Santana também voltou a enviar e-mail para a farmacêutica dos Estados Unidos em março, reforçando o interesse da compra direta pelo Governo do Ceará.

Contudo, a Pfizer negou novamente a solicitação do governo em fevereiro e março, enquanto a proposta enviada em abril continua sem resposta. 

DEMORA NA RESPOSTA

A informação sobre a demora de resposta do Governo Federal na compra de vacinas foi dada, na quarta-feira (12), pelo ex-secretário de Comunicação da Presidência, Fábio Wajngarten em depoimento na CPI da Covid-19 no Senado Federal. 

Segundo o ex-secretário, uma carta enviada pela Pfizer no dia 12 de setembro de 2020 ficou sem resposta por dois meses.

A carta teria sido enviada ao presidente Jair Bolsonaro, ao vice-presidente Hamilton Mourão, ao ministro da Economia, Paulo Guedes, ao então ministro da Casa Civil Walter Braga Netto e ao então ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. 

Wajngarten levou o assunto novamente ao presidente Jair Bolsonaro, que então respondeu a carta em novembro do ano passado.

O gerente-geral da Pfizer para a América Latina, Carlos Murillo, detalhou a linha do tempo dos contatos com o governo brasileiro para negociações sobre a vacina. Em depoimento à CPI nesta quinta-feira (13), ele relatou que as primeiras reuniões ocorreram em maio e junho do ano passado.

Segundo o gerente, a farmacêutica fez três ofertas ao Ministério da Saúde em agosto, nos dias 14, 18, e 26, sendo que a última oferta tinha o prazo de 15 dias para receber uma resposta.

As ofertas previam que ao menos 1,5 milhão de doses chegariam ao Brasil em dezembro de 2020. Passado esse prazo, o governo brasileiro nem aceitou, nem rejeitou a proposta.

Segundo Carlos Murillo, ocorreram outras duas propostas em novembro do ano passado, desta vez sem chance das vacinas chegarem ainda em 2020.  

Em 2021, a Pfizer fez nova oferta de 100 milhões de doses em fevereiro. Contudo, o Governo Federal aceitou apenas a proposta feita em março, novamente para a entrega de 100 milhões de doses.

LEIA TAMBÉM: 

COELHO MISTERIOSO ENVIADO AOS SENADORES SERIA BOMBA DE SAIS DE BANHO


CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DOS TERRENOS NOVOS SERÁ INAUGURADO NO DIA 15 DE MAIO



 INFORMATIVO PUBLICITÁRIO  


DEPUTADO ESTADUAL SÉRGIO AGUIAR 

12 de maio, agradeço e parabenizo aos profissionais de enfermagem que têm demonstrado coragem e determinação para serem verdadeiros heróis da nação


COELHO MISTERIOSO ENVIADO AOS SENADORES SERIA BOMBA DE SAIS DE BANHO

O objeto causou uma reação alérgica em uma funcionária do senador Marcos Rogério (DEM-RO), que alertou os colegas


Uma caixa enviada aos gabinetes dos senadores, nesta quinta-feira (13), gerou alerta entre os parlamentares após uma funcionária apresentar uma reação alérgica. O "coelho que solta pó", na verdade, era uma bomba de sais de banho. 

O objeto, que pode ter diversos formatos e cores, dissolve e efervesce ao ter contato com água, liberando aroma e cores, e geralmente é usado para o banho em banheiras. É comum que seja composto por óleos essenciais, bicarbonato de sódio, amido de milho, corante, sal mineral e ácido cítrico, substâncias que podem causar reações alérgicas.

"A minha assessora teve contato com esse objeto e desenvolveu uma reação alérgica. Então, estou apenas advertindo os colegas senadores e seus respectivos gabinetes", disse o senador Marcos Rogério (DEM-RO) durante a sessão da CPI da Covid-19 desta quinta-feira.

Em um vídeo divulgado pela equipe do senador Sérgio Petecão (PSD-AC), é possível ver a bomba de sais. 

"A gente está usando máscara, e mesmo com máscara, o cheiro [do coelho] é muito forte. A gente não vai tocar nisso não", disse um dos funcionários do gabinete do político na gravação.

O coelho cor-de-rosa foi enviado aos políticos pela instituição "Humane Society International (HSI)", como parte da campanha "Salve o Ralph", que aborda o sofrimento vivido pelos roedores ao serem utilizado para  teste na indústria.

Segundo o site da HSI, ela trabalha globalmente para proteger animais em laboratórios, animais de produção, animais domésticos e animais silvestres.

LEIA TAMBÉM:

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DOS TERRENOS NOVOS SERÁ INAUGURADO NO DIA 15 DE MAIO


CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DOS TERRENOS NOVOS SERÁ INAUGURADO NO DIA 15 DE MAIO

A Prefeitura de Sobral e o Governo do Estado do Ceará inauguram, no sábado (15/05), o Centro de Educação Infantil (CEI) Darcy Ribeiro, no bairro Cidade Dr. José Euclides.

O equipamento tem capacidade para atender até 208 crianças de 0 a 5 anos de idade, nas modalidades creche e pré-escola, e já conta com 176 crianças matriculadas.

O CEI é composto por quatro salas de aula, berçário, dormitório, fraldário, laboratório de informática, banheiros infantis, refeitório, cantina, cozinha, copa, depósito de limpeza, área de serviço, vestiário, diretoria, recepção e parque infantil. Foram investidos cerca de R$1,4 milhão de recursos do Governo do Ceará e contrapartida da Prefeitura de Sobral na construção, aquisição de mobiliário e de equipamentos para o novo espaço.

Mãe do estudante Nathanael Ripardo, 2 anos, matriculado no CEI, Samila Ripardo recebeu o kit de material escolar e didático e conta como está sendo a experiência: “O Nathanael adorou o kit. Já começamos a incentivar ele (nos estudos), mostrando as cores e com o material vai ajudar mais ainda. Ele colocou a farda e não queria mais nem tirar. Então, vemos que ele começa a se familiarizar com a escola, que é a segunda família que ele vai ter”, disse a mãe.

Desde 2017 já foram entregues à população sobralense 10 unidades escolares, sendo dois Centros de Educação Infantil (na Cohab II e no Nova Caiçara) e 8 Escolas de Tempo Integral, nos bairros Cohab III e Nova Caiçara e nos distritos de Caracará, Bonfim, Rafael Arruda, Patriarca, Jaibaras e Patos.

LEIA TAMBÉM:

AGU: ACIONA STF PARA PAZUELLO FICAR EM SILÊNCIO E NÃO SOFRER AMEAÇA NA CPI


AGU: ACIONA STF PARA PAZUELLO FICAR EM SILÊNCIO E NÃO SOFRER AMEAÇA NA CPI


A AGU (Advocacia-Geral da União) apresentou hoje ao STF (Supremo Tribunal Federal) habeas corpus preventivo, com pedido de medida liminar, em favor de Eduardo Pazuello, ex-ministro de Saúde no governo de Bolsonaro. A AGU pede a liminar para que Pazuello possa ficar em silêncio e "não sofra ameaças" durante o seu depoimento na CPI da Covid, marcado para o próximo dia 19, às 10h. O ministro Ricardo Lewandowski será o relator do HC de Pazuello no STF.

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) investiga ações e eventuais omissões do governo federal em meio à pandemia, além de fiscalizar recursos da União repassados a estados e municípios. Pazuello é apontado como o principal alvo.

No documento de 25 páginas, ao qual o UOL teve acesso, a AGU argumenta "o receio da prática de ato ilegal no âmbito da CPI" e cita ainda supostas declarações de membros da CPI, que caso confirmadas, diz o órgão, "configurariam verdadeiro constrangimento ilegal". Como constrangimento, o documento cita o episódio em que senadores discutiram a prisão do ex-secretário Fabio Wajngarten na sessão de ontem.

"A AGU pede que seja garantido o direito ao silêncio, no sentido de não produzir provas contra si mesmo e de somente responder às perguntas que se refiram a fatos objetivos, eximindo o depoente da emissão de juízos de valor ou opiniões pessoais", explicou a AGU, em comunicado.

Mais cedo, um advogado independente já havia entrado com habeas corpus com o mesmo objetivo ao da AGU em favor de Pazuello. Lewandowski será o relator dos dois pedidos no STF.

No último dia 4, Pazuello havia alegado aos parlamentares que não poderia comparecer presencialmente à CPI sob a justificativa de que assessores próximos haviam se contaminado com a covid-19. O seu depoimento —que estava marcado para o dia posterior— então foi remarcado para o próximo dia 19.

A CPI da Covid foi criada para apurar as ações do governo federal no enfrentamento da pandemia da covid-19, que já matou 428.256 pessoas no Brasil, de acordo com dados do consórcio, do qual o UOL faz parte. Os depoimentos dos ex-ministros da Saúde do governo Bolsonaro devem ajudar a esclarecer se a gestão federal poderia ter adotado outras medidas para frear o avanço do número de casos do coronavírus no País.

A convocação de Pazuello atende a requerimentos aprovados, com pedidos do relator Renan Calheiros (MDB-AL), do vice-presidente Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE).

Planalto escala AGU

Em um movimento inédito, Eduardo Pazuello passou a ser assessorado pela Advocacia-Geral da União para traçar sua estratégia de defesa na CPI da Covid. Esta é a primeira vez que a AGU desloca uma equipe para orientar o depoimento de um ex-ministro, conforme apurou o jornal "O Estado de S. Paulo" com servidores do órgão e quatro ex-titulares da pasta.

O depoimento de Pazuello é considerado crucial porque, ao deixar o cargo, ele ligou sua demissão a um complô de políticos interessados em verba pública e "pixulé". Para senadores, Pazuello sabe de escândalos que podem comprometer o governo.

Segundo a AGU, tanto o atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, quanto o ex-ministro Pazuello requisitaram auxílio do órgão, o que não ocorreu no caso dos ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, que prestaram depoimentos à CPI.

SEMANA MUNICIPAL DO CELÍACO: VEJA MAIS AQUI SOBRE A DOENÇA

Doença celíaca ocorre geralmente na infância, em crianças com idade entre 1 e 3 anos, mas pode surgir em qualquer idade, inclusive nas pessoas idosas


A Semana Municipal do Celíaco foi instituída pela Lei Municipal Nº 9869, de 30 de dezembro de 2011. A programação acontece de 9 a 15 de maio de cada ano, praticamente, abrindo a programação em todo o Brasil, que é realizada no dia 20 de maio, quando é celebrado o Dia Nacional dos Celíacos. Ainda dando sequência às ações, no terceiro domingo de maio, é lembrado o Dia Internacional dos Celíacos. Maio é, portanto, um mês inteiro de iniciativas para intensificar o trabalho de conscientização sobre a doença celíaca. E por falar nela, você sabe o que é a doença celíaca? Já ouviu falar nessa doença autoimune?

Doença Celíaca é uma desordem sistêmica autoimune, caracterizada pela inflamação crônica da mucosa do intestino delgado podendo resultar na atrofia das vilosidades intestinais, com consequente má absorção intestinal dos nutrientes e suas manifestações clínicas. É desencadeada pela ingestão de glúten. Glúten é uma proteína que está presente no trigo, centeio, cevada (e na aveia por contato cruzada). A doença celíaca ocorre em pessoas com tendência genética à doença. Geralmente aparece na infância, nas crianças com idade entre 1 e 3 anos, mas pode surgir em qualquer idade, inclusive nas pessoas idosas. Dentre os seus sintomas estão: diarreia crônica; Prisão de ventre; Anemia; Falta de apetite; Vômitos; Emagrecimento/obesidade; atraso no crescimento; humor alterado: irritabilidade ou desânimo; distensão abdominal (barriga inchada); dor abdominal; aftas de repetição; osteoporose/osteopenia; infertilidade e dor de cabeça.

Luta no Ceará

Em 22 de maio de 2006 foi criada a Associação de Celíacos do Brasil – secção Ceará. Segundo a gastrônoma, Ivone da Silva Souza, que preside a instituição no estado, a ACELBRA-CE, foi fundada com o objetivo de promover e articular ações de Assistência Social a nível regional, de acolhimento, orientação e defesa dos direitos e interesses das pessoas com Desordens Relacionadas ao Glúten, denominada DRG (Doença Celíaca, Dermatite Herpetiforme, Ataxia do Glúten, Alergia ao Trigo e Sensibilidade ao Glúten não Celíaca). “A ACELBRA-CE tem por finalidade, entre outras, desenvolver serviços gratuitos de proteção social básica de convivência e fortalecimentos de vínculos das famílias em vulnerabilidade ou risco social com agravos e com integrantes das DRG”, destaca Ivone Souza.

Acompanhamento multidisciplinar 

Nutricionista, pós graduada em nutrição clínica funcional, a Dra. Ismenya Linhares possui vasta experiência em atendimento clínico na área de doenças do trato gastrointestinal, alergias e intolerâncias alimentares. Segundo a especialista, “o paciente Celíaco necessita de cuidados nutricionais que vão além da exclusão do glúten, em função das lesões na mucosa intestinal e do aumento da permeabilidade intestinal, está mais sujeito a desenvolver hipersensibilidades alimentares secundárias”. Ela dá uma orientação extremamente importante para s pacientes celíacos. “É importante utilizar alimentos naturalmente isentos de glúten, como frutas, legumes, verduras, arroz, milho, feijões, ervilha, lentilha, grão de bico, carne, frango, peixe, ovos, castanhas, amêndoas, nozes, frutas secas, e evitar o excesso de alimentos industrializados isentos de glúten, muitos deles são ricos em açúcares e gorduras”, reforça Ismenya Linhares.

Outras dicas importantes no cardápio do celíaco é priorizar as frutas, legumes e verduras, principalmente, as da época, que são mais baratas e mais nutritivas. Se possível, é importante dar preferência aos orgânicos. E um alerta que não pode ser negligenciado em hipótese nenhuma.

“É imprescindível que os Celíacos tenham cuidado com contaminações cruzadas. As contaminações cruzadas são vilões escondidos que podem comprometer diretamente a saúde dos pacientes”, alerta a especialista. 

Saúde mental na doença celíaca

Aceitar um diagnóstico positivo para doença celíaca, nem sempre é fácil para o paciente. A Dra. Karla Julianne Negreiros de Matos, psicóloga, especialista em Psicodrama, mestre e doutora em saúde coletiva pela Universidade Estadual do Ceará, diz que o diagnóstico da doença celíaca impacta em várias áreas da vida, afinal uma ingestão livre de glúten impõe que as pessoas evitem alimentação em locais públicos o que restringe as possibilidades de alimentação em muitos eventos. A pessoa portadora de doença celíaca, segundo ela, precisa estar preparada para viver todas as suas experiências com a sua lancheira na mão. “O celíaco precisa enfrentar a vergonha que algumas pessoas sentem por carregar sua lancheira e alimentos em locais públicos, como casamentos e shoppings. No entanto, para aqueles que ainda não superaram essa dificuldade, é comum relatos de pessoas que se isolaram e isso traz uma série de impactos na vida da pessoa, afinal bons relacionamentos são essenciais para a nossa saúde mental”, ressalta Karla Julianne.

A psicóloga reforça que o estresse que acompanha o diagnóstico, o estilo de vida que precisa mudar abruptamente corrobora para uma série de sintomas psicológicos e impactos negativos sobre a qualidade de vida. Já em casos mais graves observa-se uma sintomatologia reativa que vai desde uma depressão leve, uma simples ansiedade, até uma perturbação que afeta o processamento emocional.

Por isso, iniciativas como a da Acelbra de divulgar a doença, falar sobre os seus mitos e outras comorbidades que muitas vezes vem associadas ao primeiro diagnóstico é de grande importância para ajudar os celíacos e suas famílias a buscar mais informação e naturalmente mais qualidade de vida. A Acelbra está trabalhando em uma cartilha sobre saúde mental e doença celíaca e em um jogo psicoeducativo para ajudar as crianças a lidar melhor com o dia a dia da doença.

Alimentos sem glúten viraram “febre"

“Mas o que não aconteceu, infelizmente, junto com o crescimento exagerado desse mercado chamado free from, foram os cuidados necessários para que esse alimento fosse apto para o público que de fato necessita dele”. O comentário é da empresária, chef de cozinha inclusiva e vice diretora da Acelbra, Glicia Bonfim, que também é coordenadora do movimento de inclusão sócio alimentar nacional Incluir é Chique. Segundo ela, os alimentos sem glúten são desafiadores de fazer e nem sempre tem bons resultados, se comparados aos alimentos convencionais. “Mas o maior desafio de cozinhar para um celíaco, consiste em oferecer além de sabor, algo essencial: a segurança alimentar!”, diz Glicia. 

E, nesse caso, qual o desafio? “Todos os insumos, ou seja, toda matéria prima, utensílios e ambiente, precisam ser exclusivos, novos, com laudos, desde o plantio ao empacotamento ou envase. Uma cozinha sem glúten para venda e comercialização de produtos deve seguir esse protocolo de segurança, não basta apenas usar farinhas sem glúten, precisa controlar os traços e o ambiente. Tudo que for feito para manipular e produzir esses alimentos precisa ser exclusivo, sem traços de GLÚTEN, portanto, sem riscos de contaminação, para serem consumidos  por um celíaco”, completa a empresária.

Desde 2020, a Associação de Celíacos do Brasil – secção Ceará, trabalha para criar um Centro de Referência para a doença celíaca em Fortaleza. “Precisamos de um local que seja referência no atendimento às pessoas portadoras da doença celíaca. Um espaço onde possa acontecer desde o diagnóstico até o tratamento multidisciplinar da doença, além é, claro, do acompanhamento social das famílias”, salienta Ivone da Silva Souza, presidente da ACELBRA-CE

Serviços:

Acompanhe a ACELBRA-CE pelas redes sociais

acelbracearense@gmail.com

instagram.com/acelbradoceara

@acelbradoceara

LEIA TAMBÉM: 

ESPOSA PEDE JUSTIÇA E DIZ QUE MARIDO MORTO POR POLICIAIS NO RIO ERA TRABALHADOR



PREFEITURA DE SOBRAL INICIA SORTEIO DAS CASAS DO JATOBÁ RESIDENCE; CONFIRA AQUI

Ao todo serão 58 famílias beneficiadas  com a ação 


A Prefeitura de Sobral iniciou, nesta quarta-feira (12/05), no auditório do paço municipal, o sorteio (definição) das casas para os beneficiários do Jatobá Residence (Cohab II), que vai abrigar 54 famílias realocadas para a construção do Parque Evangelina Sabóia e quatro famílias realocadas para a urbanização do Parque Estação Belchior (antiga estação ferroviária).

A entrega do residencial, que está em fase de finalização, foi anunciada pelo prefeito Ivo Gomes, nesta quarta-feira, durante visita ao residencial, onde esteve acompanhado pela secretária dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social, Andrezza Coelho, e pelo secretário da Infraestrutura, David Bastos.

JATOBÁ RESIDENCE

As 58 novas unidades habitacionais são exclusivas para pessoas que tiveram que deixar a antiga moradia, em locais degradados, para dar espaço para a construção de dois importantes espaços de convivência: parques Evangelina Sabóia (Sinhá Sabóia) e Estação Belchior (Centro).

Entre o período de desocupação das casas e a entrega do residencial, as famílias foram assistidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas), com a concessão de um “aluguel social”, destinado a, neste caso, famílias em situação de desalojamento temporário, que já se encontravam cadastradas em programas habitacionais, e que estavam em processo de reassentamento para novas unidades habitacionais.

NOVOS ESPAÇOS DE LAZER

Parque Evangelina Sabóia: o equipamento, de 43.573,06 m², quando concluído, contará com academia ao ar livre, playground, anfiteatro, quadra de esportes, quadra de vôlei de areia, ciclovia, estacionamento, praças, espaços de convivência e padronização das calçadas. As obras incluíram ainda a desobstrução e limpeza da área alagadiça (ampliando suas dimensões) e ampliação da vegetação através do plantio de árvores.

Parque da Estação Belchior: com área de 36.700 m², o local está sendo requalificado para que a população possa ocupá-lo de forma mais segura e agradável. O parque receberá 6 mil m² de piso intertravado, granito, areninha de 3 mil m² com vestiário, quadra de esportes, pista de skate, 54 boxes para comercialização, guarita, banheiros, academia ao ar livre, playground, iluminação em LED e com um terminal rodoviário que poderá receber 41 ônibus de pequeno e médio porte.

LEIA TAMBÉM: 

JUSTIÇA FEDERAL DETERMINA QUE O ESTADO DO CEARÁ RECEBA IMEDIATAMENTE 25.019 DOSES DA VACINA CORONAVAC




 INFORMATIVO PUBLICITÁRIO  



JUSTIÇA FEDERAL DETERMINA QUE O ESTADO DO CEARÁ RECEBA IMEDIATAMENTE 25.019 DOSES DA VACINA CORONAVAC


O Estado do Ceará ganhou na Justiça Federal o direito de receber, de forma imediata, mais 25.019 doses da vacina CoronaVac para concluir a aplicação em atraso da segunda dose dos cearenses. 

A ação foi movida pelo Governo do Ceará, em parceria com MPE, MPF, MPT e Defensoria, em complemento à ação anterior que já havíamos ganho na Justiça. 

Na decisão, o juiz determina que não poderá haver compensação entre doses adicionais decorrentes da ordem judicial e as que deveriam ser regularmente enviadas ao Ceará. 

Não temos medido esforços para garantir que os nossos irmãos e irmãs cearenses sejam vacinados o mais rápido possível. Diz o governador Camilo Santana.


LEIA TAMBÉM:

SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO (SESA) SELECIONA FARMÁCIAS PARA PROJETO PILOTO DE VACINAÇÃO GRATUITA EM FORTALEZA

PREFEITURA DE SOBRAL INICIOU MAIS UMA CICLOVIA NOS BAIRROS, DO JUNCO E PARQUE SILVANA; CONFIRA AQUI



ASSESSOR PARLAMENTAR É INDICIADO POR INCITAR PRECONCEITO Á COMUNIDADE LGBTQIA+



DECISÃO DA JUSTIÇA FEDERAL 



SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO (SESA) SELECIONA FARMÁCIAS PARA PROJETO PILOTO DE VACINAÇÃO GRATUITA EM FORTALEZA

 

Com objetivo de auxiliar e dar mais celeridade à vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) publicou edital de chamamento público no Diário Oficial do Estado da última sexta-feira (6) para selecionar dez farmácias interessadas em ceder espaço e estrutura de imunização, sem ônus para o Estado e de forma gratuita para a população.

As farmácias interessadas terão prazo de cinco dias a partir desta segunda-feira (10) para oficializar proposta de participação por meio de Termo de Cooperação com a SESA. O chamamento público especifica os critérios técnicos necessários para as lojas participarem do projeto piloto, que terá três meses de duração, inicialmente. Veja mais detalhes no edital.

Com previsão de iniciar logo após a seleção das farmácias, o que deve ocorrer na segunda quinzena de maio, o projeto tem como público-alvo grupos prioritários cadastrados na plataforma Saúde Digital, preferencialmente idosos que ainda precisam tomar a segunda dose das vacinas CoronaVac ou AstraZeneca.

Serão seguidos os critérios de vacinação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. As farmácias deverão dispor de estrutura e pessoal necessários para as aplicações com segurança, sem aglomeração, inclusive computadores para comunicação e notificação dos vacinados nos sistemas do Estado e do Município.

MAIS INFORMAÇÃO CLIQUE AQUI: 


LEIA TAMBÉM: 

PREFEITO IVO GOMES VISITA JATOBÁ RESIDENCE NESTA QUARTA-FEIRA (12): CONFIRA AQUI

O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, visitou na manhã desta quarta-feira (12), o   Jatobá Residence, onde vão morar 58 famílias que residiam no antigo Sovaco da Cobra, no Sinhá Saboia, uma área bem degradada, cheia de lama e escuridão. 

Agora, essas famílias vão morar em casas com sala, quarto, cozinha e banheiro, em um residencial com toda a infraestrutura, pavimentação asfáltica, iluminação e saneamento. 

Segundo o prefeito Ivo Gomes, jajá tudo fica pronto e a gente começa a entrega!




LEIA TAMBÉM: 


PREFEITURA DE SOBRAL INICIOU MAIS UMA CICLOVIA NOS BAIRROS, DO JUNCO E PARQUE SILVANA; CONFIRA AQUI

 

A Prefeitura de Sobral iniciou, em abril, a construção de mais uma ciclovia na cidade, na Avenida Deputado João Frederico Ferreira Gomes, entre os bairros Junco e Parque Silvana. 

A nova ciclovia terá 1.700m de extensão e faixas de travessia elevada para pedestres. Também consta no projeto a instalação de uma estação de bicicletas compartilhadas. 

“Temos o objetivo de oferecer mais segurança aos ciclistas que circulam na região, reduzir a poluição e estimular a prática de atividades físicas”, ressalta Adriano Alves, coordenador de Mobilidade Urbana da Secretaria do Trânsito e Transporte.

LEIA TAMBÉM

CASO GAEL: LAUDO APONTA FERIMENTOS CAUSADOS POR ANEL USAD PELA MÃE


ASSESSOR PARLAMENTAR É INDICIADO POR INCITAR PRECONCEITO Á COMUNIDADE LGBTQIA+

CASO GAEL: LAUDO APONTA FERIMENTOS CAUSADOS POR ANEL USAD PELA MÃE

O TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) atendeu o pedido da Polícia Civil e converteu em preventiva a prisão da mãe do menino Gael de Freitas Nunes, de 3 anos, morto e encontrado com sinais de espancamentos na última segunda-feira (10).



A mulher passou por audiência de custória nesta terça, e foi decidido que deve seguir presa enquanto o caso é investigado.

A mãe do menino foi presa na madrugada desta terça-feira (11). Ela é suspeita de ter espancado o filho dentro do apartamento da família, na região dos Jardins, área nobre da capital paulista.

A irmã de Gael acionou o resgate, mas quando os socorristas chegaram, a criança já estava tendo uma parada cardiorrespiratória e não resistiu às tentativas de reanimação durante o percurso até a Santa Casa. No corpo do menino foram encontrados diversos hematomas, inclusive marcas do anel da mãe na testa.

Para a polícia, a mulher disse que se lembra de estar deitada com Gael e sua filha mais velha quando sentiu seu corpo quente. Ela teria ido tomar banho, dormido e acordado apenas no momento em que várias pessoas a tiravam do chuveiro.

O caso

Gael de Freitas Nunes, de 3 anos, morreu com sinais de agressão no bairro Bela Vista, região central de São Paulo, nesta segunda-feira (10). A mãe foi presa em flagrante e é a principal suspeita pelo crime. O caso ocorreu na Alameda Joaquim Eugênio de Lima, número 101, na Bela Vista, durante o período da manhã. A Polícia Militar foi acionada por volta das 12h.

A 1ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) registrou o caso como homicídio qualificado consumado com emprego de meio insidioso ou cruel, ou que resulte em perigo comum, e indiciou a mãe de Gael.

O boletim de ocorrência foi realizado com base em oito relatos de testemunhas, além do da indiciada, com acréscimo de dados dos laudos periciais. A tia-avó do garoto Gael, de 73 anos, contou que deu mamadeira para a criança por volta das 9h e os dois ficaram na sala assistindo televisão.

Pouco depois, Gael foi para a cozinha, onde estava a mãe. A tia-avó permaneceu na sala e a irmã do menino, de 13 anos, estava no quarto. A tia-avó contou que ouviu a criança chorar, mas pensou que ele queria o colo da mãe, como era comum. Ela chamou, então, Gael para voltar a assistir desenho, mas a mãe respondeu que o filho iria ficar na cozinha.

Cerca de cinco minutos depois a idosa escutou barulhos fortes de batidas na parede, mas achou que o som era de outro apartamento. A tia-avó relatou que logo depois o menino parou de chorar.

Ainda de acordo com a tia-avó, cerca de 10 a 15 minutos depois, ela ouviu o barulho de vidros estilhaçando, foi até a cozinha e encontrou o menino no chão, coberto com uma toalha de mesa, em meio a uma poça de vômito. A mãe estava ao seu lado. Ela perguntou para a mãe o que tinha acontecido com Gael, mas a mulher, que parecia estar em estado de choque, não disse uma única palavra.

A tia-avó pegou a criança no colo e o levou até o quarto do garoto. Ela trocou a roupa dele e a fralda, que estava suja de fezes, e pediu que a irmã acionasse o resgate. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionadas para uma ocorrência de parada cardíaca de criança.

Os médicos entraram pela porta lateral do apartamento, que dá acesso à cozinha, onde encontraram a mãe. A mulher estava sentada em uma cadeira no canto do cômodo, com a cabeça baixa. A irmã conduziu os médicos até o quarto de Gael, que estava com a tia-avó, deitado num colchão no chão.

    LEIA TAMBÉM: 

    NÚMEROS MOSTRAM REDUÇÃO NA TAXA DE CONTAMINAÇÃO EM SOBRAL, MAS ÍNDICE AINDA É ALTO SEGUNDO ESPECIALISTAS




     INFORMATIVO PUBLICITÁRIO  



    NOTÍCIAS AQUI1

    Blog Informativo Regional , editor, responsável Alex Albuquerque

    Arquivo do blog