Total de visualizações de página

GROAÍRAS: MORRE DOMINGOS FEIJÓ DE MELO 83 ANOS; CARINHOSAMENTE CONHECIDO COMO DOMINGO BEGA


Os familiares Domingos Feijó de Melo 83 anos comunicam o falecimento do mesmo ocorrido  às 23:20 da sexta-feira (27) na sua residência, causa da morte, infarto.

Domingos Bega   é  pai do ex vice-prefeito Diminguinhos.

O velório está acontecendo na sua residência Rua Padre Mororó 185, centro de Groaíras.

A missa de corpo presente será às 16:00 horas, no Salão Paroquial, em seguida o sepultamento no cemitério Nossa Senhora do Rosário.

"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente."

- João 11:25-26.

Fonte: Fecebook  Motinha 


HOSPITAL DE FORTALEZA ABRE VAGAS EM PROGRAMA PARA QUEM QUER DEIXAR DE FUMAR; VEJA AQUI OS HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

Cerca de 4,4 mil pacientes já passaram pelo Programa de Controle do Tabagismo no Hospital de Messejana. A unidade é referência no tratamento de fumantes.


O Hospital Dr. Carlos Alberto Studart (HM), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em Messejana, abrirá segunda-feira, 30 de maio, as inscrições para o Programa de Controle do Tabagismo. Serão disponibilizadas 100 vagas para fumantes que querem parar e não sabem como ou já tentaram e não conseguiram sozinhos. 

Os interessados, segundo o Hospital, devem apresentar RG, CPF e comprovante de endereço. Os cadastros serão feitos na própria unidade em Messejana, no Bosque dos Eucaliptos, das 8h às 11h, ou até o preenchimento das vagas. As inscrições serão por ordem de chegada.

Os novos pacientes irão passar por uma triagem com atendimento multiprofissional. No procedimento será avaliado o grau de dependência, investigado se a pessoa tem sintomas de doenças relacionadas ao cigarro e, principalmente, se está motivado a parar de fumar em 30 dias. 

Controle do Tabagismo

O Hospital de Messejana é referência no tratamento de fumantes e em 20 anos, 4,4 mil pacientes já passaram pelo Programa de Controle do Tabagismo.

O tratamento padrão ofertado na unidade tem como base a abordagem cognitivo-comportamental e a terapia medicamentosa. O processo conta com acompanhamento profissional e medicações, oferecidas gratuitamente, para aliviar os sintomas da abstinência.

O tratamento dura cerca de 3 a 4 meses em formato presencial. Nesse período, o paciente deve comparecer ao hospital em momentos específicos. 

Serviço

Abertura das inscrições para o Programa de Controle do Tabagismo

Local: Hospital de Messejana - Bosque dos Eucaliptos. Av. Frei Cirilo, 3480, Messejana. 

Horário: 8h às 11h


EX. VICE -PREFEITO DE FORTALEZA DEFENDE ALIANÇA DO PL DE BOLSONARO COM CAPITÃO WAGNER

O partido está dividido entre uma possível candidatura própria e uma aliança com a oposição no Estado. Para ele, o presidente exigirá acordo.


Ex-vice-prefeito de Fortaleza, Gaudêncio Lucena defende que, no Ceará, não há outro caminho para o PL, partido do presidente Bolsonaro, que não o de apoiar a pré-candidatura de Capitão Wagner (União) ao governo do Estado. Filiado ao partido, ele tem participado das articulações da principal candidatura de oposição no Estado e diz que, no momento certo, Bolsonaro deve exigir essa postura do partido.

O PL vive um certo dilema no Ceará entre os membros mais ligados ao chamado "Centrão", que já estavam no partido antes do ingresso de Bolsonaro e aqueles mais à direita, apoiadores do presidente, recém-chegados à legenda.

O presidente estadual da sigla, prefeito do Eusébio Acilon Gonçalves, está na primeira lista e tem uma proximidade com o grupo governista local. Ele defende que o PL tenha candidatura própria e começou a preparar o ex-deputado federal Raimundo Gomes de Matos para a tarefa.

Ocorre que os liderados de Bolsonaro são contra a tratativa e querem mesmo o apoio a Capitão Wagner.

Nos bastidores, opositores apontam que uma candidatura própria do PL poderia favorecer aos governistas.

Gaudêncio Lucena, que deixou o MDB em meio a turbulências com o presidente do Partido, Eunício Oliveira, de quem já foi sócio e amigo, diz que a chapa de oposição está forte e tem reais condições de vencer a disputa nas urnas.

A tentativa da oposição, detalha Gaudêncio, é formar um grupo de partidos ainda maior. E é onde entra o MDB, ao qual se refere em tom de ironia. “O partido está hoje igual a cururu: o governo botando pra fora e eles querendo entrar... Vamos aguardar as definições”, disse.

O empresário evita falar de possível candidatura dele na eleição e defende que a oposição só defina os candidatos a vice e ao Senado no fim do prazo das convenções partidárias.

HISTÓRICO

Lucena foi vice-prefeito de Fortaleza durante a primeira gestão do ex-prefeito Roberto Cláudio entre 2013 e 2016. Na ocasião, a indicação dele à vice foi feita por Eunício Oliveira, após o grupo dos irmãos Ferreira Gomes romper com o PT, que lançou Elmano de Freitas à sucessão de Luizianne Lins.

Com o posterior rompimento de Eunício com o grupo governista para ser candidato ao Estado em 2014, Gaudêncio foi junto. Depois, ele acabou se afastando e Eunício e se aproximando dos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.



CASA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA TEM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE ANIVESÁRIO NA TERÇA-FEIRA(31/05)

Localizado na  Rua Coronel Rangel, 194, no centro da cidade de Sobral, a Casa da Economia Solidária é um equipamento da Prefeitura de Sobral administrado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico.


A Casa da Economia Solidária de Sobral terá uma programação especial na terça-feira (31/05) para comemorar seus oito anos de funcionamento. A partir das 8h, a Casa irá receber a Banda Apaeana, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), e a tradicional feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária, com alimentos da Agricultura Familiar do município e peças de artesanato.

Além disso, a comemoração terá um Café Solidário, destinado aos participantes dos grupos produtivos do equipamento. O Serviço Social do Comércio (Sesc) vai participar do momento com atendimentos de beleza, com maquiagem gratuita, e saúde, com aferição da pressão arterial.

A Casa da Economia Solidária é um equipamento da Prefeitura de Sobral administrado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico que tem o objetivo gerar renda por meio de práticas de economia solidária, modo de produção que tem como princípios o cooperativismo e a autogestão. O local atende cerca de 300 pessoas divididas em grupos produtivos de artesanato, agricultura familiar e gastronomia.




SENADOR CID E EX. GOVERNADOR CAMILO SANTANA PARTICIPA DA ENTREGA DA MEDALHA DO MERITO INDUSTRIAL NA FIEC

Senador Cid Gomes  "hora de ouvir mais e falar menos"


Senador Cid Gomes (PDT), em meio ao fogo cruzado dos aliados na véspera das definições sobre a sucessão estadual, está adotando uma postura de não dar declarações públicas sobre o assunto. 

Por ocasião da entrega da Medalha do Mérito Industrial, da Fiec, ele repetiu, insistentemente, que o momento não é de falar sobre o assunto. 

"Nessa hora, para quem tem preocupação, cuidado (com a aliança), é hora de ouvir mais e falar menos. E é isso que eu venho fazendo

CID GOMES

Senador

Lideranças de PT e PDT travam uma batalha, nos bastidores, entre os mais próximos do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e os simpatizantes da governadora Izolda Cela, pela indicação da candidatura ao governo.

Cid, assim, opta por não comentar o assunto e evitar dar margem a interpretações neste momento. A sinalização bastante eloquente que deu, entretanto, foi o fato de chegar ao evento dirigindo o próprio carro, tendo ao lado o ex-governador Camilo Santana (PT).

O Senador Cid Gomes disse ter considerado oportuna e correta a nota soltada nas redes sociais pela governadora Izolda Cela, que na oportunidade, reforçou a “importância” dos aliados para o projeto em andamento.


VACINA CONTRA VARÍOLA DOS MACACOS EXISTE, MAS NÃO ESTÁ DISPONÍVEL NO BRASIL

Como os últimos casos da doença em sua forma comum ocorreram há mais de 40 anos, campanhas de imunização foram extintas em todo o mundo.


A varíola dos macacos tem preocupado autoridades de saúde após registros de casos na África, Europa e Estados Unidos. Atualmente, existem vacinas contra a doença, mas elas não estão amplamente disponíveis para a população geral.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina contra a varíola humana tem cerca de 85% de eficácia contra a varíola dos macacos. A questão é que, como a varíola humana foi erradicada há mais de 40 anos, as campanhas de imunização pararam de ocorrer.

Erradicar uma doença significa reduzir a zero sua propagação no ambiente. No Brasil, o último caso da varíola foi registrado em 1971. Mundialmente, o reconhecimento da erradicação ocorreu em 1979, pela OMS.

Logo, como a doença parou de circular em todo o globo, as autoridades de saúde decidiram interromper a imunização. Ou seja, populações de todos os países com idade inferior a 40 ou 50 anos nunca tomaram essa vacina.

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) confirmou que o imunobiológico contra a varíola não está incluída no Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde (MS), “assim como não há um fluxo de comercialização entre Estados e a indústria farmacêutica”.

A representante de uma clínica de imunização, em Fortaleza, também afirmou que essa vacina não está disponível nem mesmo para compra privada no Brasil.

O Ministério da Saúde confirmou que, após o Brasil receber a Certificação Internacional da Erradicação da varíola humana, em 1973, foi decretado o fim das campanhas de vacinação. A Pasta não respondeu se atualmente há alguma reserva técnica do imunizante, se há intenção de compra e nem para quais públicos ele seria destinado.



PREFEITO EM EXERCICIO PAULO ALBUQUERQUE, INAUGUROU NOVAS ESTAÇÃO DA JUVENTUDE DO MUCAMBINHO E PRAÇA NOVO RECANTO I

Além das entregas de equipamentos, o prefeito em exercício, entregou  a  comenda  para o aluno vencedor de prêmio no Senado.


O prefeito em exercício de Sobral, Paulo Albuquerque, inaugurou, nesta quinta-feira (26/05), a nova Estação Juventude Acássio Caelano Marques, localizada no Parque Mucambinho, e a nova Praça Carmélio Ferreira dos Santos, no bairro Novo Recanto.

A nova Estação da Juventude, que realiza atividades para jovens de 12 a 29 anos, passou por uma reforma completa, tendo sua pintura restaurada e o telhado renovado. Além disso, o equipamento conta com uma nova sala de games. 

Já a requalificação da praça contemplou piso intertravado, industrial e podotátil, academia, playground, bancos de madeira, lixeiras, rampas de acessiblidade e iluminação em led. A área total é de 606m².

Mais cedo, Paulão recebeu o aluno Francisco Davi da Silva Pereira, estudante do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Educação Profissional Lysia Pimentel Gomes, que conquistou o primeiro lugar no concurso nacional de redação do Programa Jovem Senador 2022. O prefeito em exercício entregou uma comenda ao jovem e o parabenizou pela conquista. 

“É um orgulho para nós sobralenses termos um estudante com esse destaque. A educação de Sobral mais uma vez está de parabéns”, destacou Paulão.



LULA TEM 48% DE INTENÇÕES DE VOTO E BOLSONARO, 27%, DIZ DATAFOLHA

 Levantamento do primeiro turno mostra Ciro Gomes, do PDT, com 7%


A nova pesquisa Datafolha das eleições presidenciais mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 48% da intenção de votos, seguido de Jair Bolsonaro (PL) com 27%. O levantamento referente ao primeiro turno foi divulgado nesta quinta-feira (26). 

Ciro Gomes, do PDT, chega em terceiro lugar, com 7%. Os outros pré-candidatos ao Palácio do Planalto não passam de 2% das intenções. 

Os votos brancos e nulos somam 7%, enquanto 4% dos eleitores entrevistados não sabem ainda em quem votar. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos. Foi a primeira pesquisa desde que o tucano João Doria desistiu de disputar a Presidência. 

De acordo com a Folha de S. Paulo, essa rodada de pesquisas foi realizada com 2.556 eleitores acima de 18 anos e em 181 cidades. Eles foram ouvidos nessa quarta-feira (25) e nesta quinta-feira. 

CONFIRA OS NÚMEROS:

Lula (PT): 48%

Jair Bolsonaro (PL): 27%

Ciro Gomes (PDT): 7%

André Janones (Avante): 2%

Simone Tebet (MDB): 2%

Pablo Marçal (Pros): 1%

Vera Lúcia (PSTU): 1%

Em branco/nulo/nenhum: 7%

Não sabe: 4%

SEGUNDO TURNO

A pesquisa Datafolha ainda mostrou dados de simulações de segundo turno:

Lula x Bolsonaro: Lula: 58% - Bolsonaro: 33%

Lula x Ciro: Lula 55% - Ciro: 29%;

Ciro x Bolsonaro: Ciro: 52% - Bolsonaro: 36%.

Os votos brancos e nulos são 10%, e os indecisos somam 1%.



INAUGURADO NOVO MINIESTÁDIO EDER VENÂNCIO NO BAIRRO GERARDO CRISTINO


A Prefeitura de Sobral, por meio das secretarias da Infraestrutura (Seinfra) e da Juventude, Esporte e Lazer (Secjel), inaugurou, nesta quarta-feira (25/05), o novo miniestádio Eder Venâncio, no bairro Gerardo Cristino. O momento contou com a presença do prefeito em exercício, Paulo Albuquerque, de vereadores, de secretários municipais e da população do bairro.

O prefeito em exercício Paulão destacou a importância do novo equipamento para a comunidade local. "Estamos entregando hoje o miniestádio totalmente reformado, que irá fortalecer ainda mais o espírito esportivo dos usuários, permitindo no futuro até mesmo participarem de grandes campeonatos", afirmou.

Para o secretário Eugênio Parcelli, a entrega do equipamento é um mais um avanço para o município: "Esta é uma semana importante, pois estaremos entregando diversos equipamentos esportivos. Hoje, a entrega da reforma do miniestádio é mais um reforço no investimento do esporte para o município de Sobral."


O miniestádio ganhou novo gramado com sistema de drenagem; foram recuperados o piso de acesso, as arquibancadas e também os vestiários. O projeto de reforma também contemplou as cabines de locução, incluindo revestimento em piso cerâmico, portas de ferro e janelas de alumínio, além da pintura geral.

O investimento aplicado na obra foi de cerca de R$ 385 mil, com recursos municipais.


SEM APOIO DE EUNICIO OLIVEIRA NO CEARÁ, SIMONE TEBET FAZ ACENOS A TASSO: COM QUEM ME ACONSELHO

Em discurso nesta quarta-feira (25), Tebet fez novos elogios ao PSDB, que tenta trazer para aliança.


A senadora e pré-candidata a presidente da República, Simone Tebet, fez nesta quarta-feira (25) seu primeiro discurso desde que PSDB recuou em disputar o pleito e o MDB reafirmou a pré-candidatura de Tebet, com apoio do Cidadania. 

Agora como "pré-candidata da terceira via", Simone segue em busca de aglutinar outros partidos, com destaque para o PSDB e o senador Tasso Jereissati, um dos nomes cotados para vice da senadora e que, além da relevância nacional do tucano, preenche uma lacuna cara de apoio a Tebet: os caciques do MDB no Nordeste, como o ex-senador Eunício Oliveira, no Ceará, e o senador Renan Calheiros, em Alagoas.

Na terça-feira (24), quando a Executiva Nacional do MDB e diretórios estaduais confirmaram apoio a Tebet, estavam ausentes os diretórios do Ceará, de Alagoas e da Paraíba. As lideranças desses estados são publicamente contra o lançamento da senadora e defendem o apoio à pré-candidatura de Lula (PT).

Sem amplo apoio no Nordeste, a tentativa de levar o PSDB para a chapa, inclusive com engajamento de Tasso, ganha força. Seria uma forma de fortalecer o nome da senadora junto ao eleitorado na região. O PSDB marcou para 2 de junho uma reunião em que devem decidir sobre o apoio ao MDB.

Em entrevista à Folha de S. Paulo, Tasso disse, nesta quarta (25), que "Simone é um ótimo nome. Avançou bastante o nome dela nas nossas negociações com o MDB e o Cidadania". O senador, no entanto, refuta a possibilidade de ser o vice e defende o nome do ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB): "não é um projeto meu".

ACENOS DE TEBET

Em seu discurso hoje, Tebet não poupou elogios ao ex-governador do Ceará e ao presidente nacional do PSDB.

“Tenho em um dos grandes líderes do PSDB hoje, e faço agora uma homenagem em nome do meu amigo pessoal, meu querido e particular amigo, alguém com quem eu me aconselho, senador Tasso Jereissati, e de um grande amigo que também conquistei ao longo do tempo, que é o presidente Bruno Araújo, faço homenagem à história do PSDB”, disse.

CEARÁ

Líder do MDB no Estado, Eunício Oliveira é um dos defensores do palanque para Lula no Ceará. Opositor de Ciro Gomes, pré-candidato do PDT, Eunício já chegou a colocar seu nome como candidato em possível aliança com o PT, para garantir palanque ao ex-presidente.

O ex-senador reuniu membros do MDB em um jantar com Lula em abril. Na ocasião, ele negou que se tratasse de uma traição a Tebet.

"Não estamos fazendo o jantar para boicotar a candidatura da Simone, falei com o presidente do partido que ia fazer essa reunião. Não tem traição", disse à época.


DECLARAÇÃO DE APOIO DE ZEZINHO ALBUQUERQUE A IZOLDA TEM PESO NA SUCESSÃO ESTADUAL NO CEARÁ

O pronunciamento do ex-presidente da Casa mobilizou aliados e revelou um clima favorável à governadora na Casa


O deputado Zezinho Albuquerque(PP), na tribuna da Assembleia Legislativa, revelou um rumo que deve seguir na sucessão estadual: apoia o nome da governadora Izolda Cela para a reeleição. Ele, inclusive, destacou que trata-se de uma decisão do PDT, mas defendeu que a gestora tenha o direito à reeleição.

E isso tem um peso diferenciado. Zezinho Albuquerque é ex-presidente da Assembleia por três mandatos, portanto, líder de um grupo de deputados estaduais e com influência dentro da Casa Legislativa.

O segundo ponto é partidário. O parlamentar lidera o Progressistas, um dos principais partidos da base aliada no Estado, presidido pelo filho dele, deputado federal AJ Albuquerque. Uma legenda que possui três deputados estaduais. A influência dele vai também aos municípios: são cerca de 19 prefeitos aliados, entre eles a filha dele, Aline Albuquerque em Massapê.

Some-se aos dois fatores o fato de Zezinho ser uma figura muito próxima de Ciro e Cid Gomes, dois dos líderes mais evidentes da base governista local. 

Para qualquer que seja o candidato governista, ter o PP como aliado será estratégico, tendo em vista o arco de aliança das oposições será mais forte do que em campanhas anteriores, tendo, principalmente, União Brasil, de Capitão Wagner, e  PL, de Jair Bolsonaro. Sobre este último, o comando é de Acilon Goncalves, um aliado do grupo governista, que pensa em candidatura própria, mas cujo desfecho ainda está por vir.



TRANSPORTE URBANO DE SOBRAL GANHA NOVA LINHA A PARTIR DE 1° DE JUNHO


A nova linha do Transporte Urbano de Sobral (TranSol), que será inaugurada na próxima quarta-feira (01/06), ligará os bairros Novo Recanto e Sumaré passando pelo centro da cidade. Com a chegada da nova linha, Sobral terá 100% dos bairros cobertos pelo TranSol. A nova rota terá cerca de 340 km percorridos em 26 viagens diariamente.

Os bairros Novo Recanto, Recanto, Alto da Brasília, Coração de Jesus, Centro, Dom José, Expectativa e Sumaré compõem o novo itinerário. Atualmente, o Transporte Urbano de Sobral conta com seis linhas que atendem mais de 20 bairros. De janeiro a abril deste ano, quase 513 mil pessoas embarcaram no TranSol.

Com um valor da passagem bem acessível, o TranSol tem se tornado uma opção economicamente viável e segura para seus usuários. A coordenadora do Transporte Urbano de Sobral, Tatiana Barros, elencou as vantagens da utilização do transporte público. “O transporte coletivo é também mais seguro, uma vez que os motoristas são profissionais capacitados na condução de pessoas, além de ser mais econômico e mais acessível”, destacou.

“Outro ponto positivo é relacionado à Mobilidade Urbana de Sobral de forma geral, levando em consideração que o TranSol consegue transportar uma grande quantidade de pessoas em um número menor de veículos, contribuindo de forma efetiva para desafogar o trânsito”, ressaltou Tatiana.

NOVIDADE

Além da nova linha, o TranSol ganhará também novos ônibus. A Prefeitura de Sobral adquiriu quatro veículos grandes com capacidade para 70 passageiros. Os novos veículos, que chegam para reforçar a frota atual, contam com ar condicionado, wi-fi, videomonitoramento, plataforma elevatória para pessoas com mobilidade reduzida e TV.

ASSENTAMENTO FLORES EM ARACATIAÇU PRODUZ 60 TONELADAS DE SILAGEM COM APOIO DA PREFEITURA


Na última sexta-feira (20/05), Sobral teve a primeira produção de silagem de 2022, no Assentamento Flores, no distrito de Aracatiaçu, gerando aproximadamente 60 toneladas de massa verde. Os produtores contaram com o empréstimo de equipamentos da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE) e com atendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) da Coordenadoria do Desenvolvimento Agrário da STDE.

A silagem é um produto feito de milho, sorgo e capim-elefante usado para garantir a oferta de alimento de qualidade para bovinos, caprinos e ovinos durante os períodos mais secos. O produto seguirá sendo fabricado até julho, antecedendo o período seco previsto para este ano. 

Em 2021, a Secretaria, por meio da Coordenadoria do Desenvolvimento Agrário, contribuiu para a produção de mais de 2 mil  toneladas de silagem. O empréstimo das máquinas agrícolas e a solicitação do serviço de assistência técnica pode ser feita pelo contato com os técnicos e agentes rurais de cada distrito ou pelo e-mail stde_desenvolvimentoagrario@sobral.ce.gov.br



LEI HENRY BOREL, QUE TORNA CRIME HEDIONDO HOMICÍDIO CONTRA CRIANÇA, É SANCIONADA

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, nesta terça-feira (24), a lei Henry Borel, que traz medidas protetivas a crianças e adolescentes.


O texto leva o nome do menino de quatro anos morto em março do ano passado, após ser espancado no apartamento em que vivia com a mãe e o padrasto, no Rio de Janeiro.

Os termos da sanção ainda não foram oficializados pela Secretaria-geral da Presidência.

A nova legislação configura que o assassinato de crianças e adolescentes menores de 14 anos fica definido como crime hediondo, aumenta penas e dá competência ao Conselho Tutelar para solicitar a expulsão do acusado do espaço em que a vítima convive.

NOVA LEI

O projeto é de autoria das deputadas federais Carla Zambelli (PL-SP) e Alê Silva (Republicanos-MG) e é o primeiro das duas parlamentares a ir à sanção presidencial em três anos e cinco meses de mandato.

"O projeto foi feito com espírito de punir e desestimular ações dessa natureza", afirmou Bolsonaro na cerimônia de sanção da lei, ocorrida no Palácio do Planalto e convocada às pressas. O chefe do Executivo declarou que o assassinato de Henry Borel foi um "episódio lamentável que marcou o Brasil". "A gente espera que nada semelhante aconteça", disse o presidente.

De acordo com Alê Silva, o texto da Lei Henry Borel é uma adaptação da Lei Maria da Penha, "para que se fosse usada essa mesma base legal para proteção das crianças e dos adolescentes", destacou a deputada.

A cerimônia contou com representantes da bancada feminina no Congresso. Além de Zabelli e Silva, estavam as deputadas Flávia Arruda (PL-DF), ex-ministra da Secretaria de governo, e Celina Leão (PP-DF), coordenadora da bancada. O grupo foi parabenizado pelo presidente pelo "empenho e dedicação, mesmo sendo minoria".



AGRICULTORA GROAIRENSE COMPARTILHA NAS REDES SOCIAIS , A SAFRA QUE ESTÁ COLHENDO EM 2022

Com uma quadra chuvosa bem satisfatória em 2022, agricultora comemora a safra de feijão, milho, e demais legumes. 


A agricultora Francisca Taviano de 77 anos, residente na localidade de Córrego dos Matos, vai colher uma boa safra em 2022 graça a sua coragem de trabalhar na roça.

"Agradeço a Deus por me dar saúde, força e coragem, sempre acordo muito cedo para fazer a luta do dia a dia, preparo o roçado, planto, limpo os legumes ou seja faço a capina e por último faço a colheita do feijão e do milho, para alimentar a família até a chegada do outro inverno", disse a agricultora muito feliz.

Fonte:  Denis Lopes e Motinha 

NORDESTE: DIESEL SOBE R$ 0,27 EM UMA SEMANA


O diesel teve alta de em média R$ 0,27 nas bombas durante a última semana no Ceará. Com isso, o estado registrou o quinto maior preço para o combustível no país.

Os dados são da pesquisa de preços realizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) no período entre os dias 15 e 21 de maio. No período, o diesel custava em média R$ 7,413 nos postos cearenses.

O valor ficou abaixo apenas do registrado no Acre, Pernambuco, Pará e Piauí. O preço mínimo e máximo registrado para o combustível foi de R$ 6,94 e R$ 7,79, respectivamente.

Os dados foram registrados após pesquisa em 25 postos, em Caucaia, Crateús, Crato, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte e Quixadá. O maior preço médio foi registrado em Crateús.

Na semana anterior, o diesel era encontrado por até R$ 6,59 nas bombas, sendo o preço médio no estado de R$ 7,221.

Pernambuco: R$ 7,506
Piauí: R$ 7,417
Ceará: R$ 7,413
Bahia: R$ 7,323
Sergipe: R$ 7,235
Maranhão: R$ 7,055
Alagoas: R$ 6,942
Paraíba: R$ 6,863

Fonte: Diário do Nordeste.



APÓS 797 DIAS SEM JOGOS, O NOVO PV É REINAUGURADO COM FESTA CORAL, ELOGIOS AO ESTÁDIO E AMBIENTE FAMILIAR

O Presidente Vargas foi reinaugurado após 797 dias sem jogos de futebol.


Um dia histórico no estádio Presidente Vargas (PV). Após 797 dias, o “PVzinho de Açúcar” foi reinaugurado neste sábado (21) e recebeu a festa do torcedor nas arquibancadas. Na Gentilândia, um palco do futebol cearense reabre depois de salvar vidas durante a pandemia de Covid-19. Tudo com vitória do Ferroviário contra o Botafogo-SP por 1 a 0, pela 7ª rodada da Série C de 2022.

Ao todo, 1.776 espectadores assistiram ao espetáculo. De todos os cantos, “aconchego no estádio”.


O ambiente foi familiar, com muitas crianças. Com 80 anos, o PV se mostrou mais moderno sem perder a essência que o deixou no coração do cearense. E isso foi apenas a 1ª de muitas partidas. Que o espaço possa ser ocupado em um momento tão importante do esporte alencarino.

VIDA NO ENTORNO

A movimentação nas ruas próximas do PV foi intensa. Tinha de tudo para o torcedor: cerveja, cachaça, espetinho, hot dog, boné, camisa e mais. Os vendedores ambulantes estavam posicionados na frente das bilheterias. “Aqui é melhor, mais agradável, no coração da cidade, tem os bares perto, a praça, então a movimentação é excelente, o PV é história. Sem o PV, estávamos indo para jogos longes, na Barra. Eu venho em todos os jogos do Ferroviário”, contou Wagner Ribeiro.

AMBIENTE FAMILIAR

O PV reuniu famílias inteiras no jogo do Ferroviário. Os relatos eram muitos: “a casa do nosso time”, o “melhor estádio do Ceará” e “a tranquilidade de chegar andando aqui”. O prestígio existiu e trouxe gerações de um mesmo laço ao estádio. “A sensação é muito boa de voltar aqui. Para nós, é sempre bom, frequento desde criança, amo o PV. Está todo mundo aqui, na verdade, falta só a culpada da gente ser Ferroviário que é nossa mãe, de 87 anos, hoje ficou em casa”, revelou Paulo Sérgio.

RETRÔ E MODERNO

A essência do estádio é a mesma, com a modernidade incorporada no alicerce. O alto-falante é o exemplo: a mesma feição antiga, com som retrô, mas uma amplitude sonora melhor. Na arquibancada, telões novos mostram o placar, além de um circuito interno renovado. “Vir ao PV é gostoso, e agora tudo em perfeitas condições, gramado novo, placar eletrônico, então a estrutura está ótima. O PV é bom porque é aconchegante”, disse Newton Filho, presidente do Ferroviário.

EXCELENTE GRAMADO

O palco do jogo é o ponto alto do Presidente Vargas. Com investimento de R$ 2 milhões, no modelo Bermuda Celebration, padrão da Fifa, o gramado foi elogiado por todos os presentes, como jogadores e membros da comissão técnica. A grama é nova e foi plantada em novembro de 2021.


CENÁRIO DE DISPUTA DA TERCEIRA VIA PARA PRESIDENTE DA REPÚBLICA; CIRO, DÓRIA E SIMONE TEBET

João Dória foi escolhido pelo PSDB para disputar a presidência, mas o partido agora apoia o nome de Tebet.


Após quase uma dúzia de nomes ser cotada na chamada “terceira via”, a pré-candidata da vez é a senadora Simone Tebet (MDB),  escolhida  pela cúpula do MDB, do PSDB e do Cidadania, a candidatura da parlamentar tenta pacificar um grupo de partidos que se coloca como alternativa ao atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao ex-presidente Lula (PT).

Na última quarta-feira (18), dirigentes do MDB, PSDB e Cidadania realizaram encontro em Brasília – em que Dória não compareceu – e escolheram o nome de Tebet para representar o grupo. A decisão tomou como base pesquisas encomendadas pelas legendas. Nos levantamentos divulgados até agora com todos os candidatos, a emedebista acumula entre 1% e 2% dos votos, mas o nome de Tebet enfrenta menos rejeição que a de outros quadros cotados para a terceira via, como o tucano. 

Eu serei pré-candidata pelo meu partido, independente de outros partidos se somarem conosco ou não"
SIMONE TEBET (MDB)
Senadora e pré-candidata à Presidência

Apesar do discurso, a candidatura de Tebet tem resistência de nomes de peso entre os emedebistas, como o ex-senador Eunício Oliveira (MDB)

Na candidatura nacional, estou definido (com apoio a Lula). Não adianta Dória, não adianta isso nem aquilo, eu e mais 13 diretórios do MDB estamos unidos e não vamos para qualquer aventura como em 2018. Na época, (Henrique) Meirelles disse que bancava a própria candidatura e terminou com 1%. A bancada, que tinha 57 parlamentares, terminou com 39. Então, quando o (candidato) presidente é ruim, não adianta ficar afobado, dar murro, xingar a mãe, não muda nada. A candidatura ruim joga o partido em uma situação ruim”. Eunício Oliveira(MDB), Ex-Senador, presidente do Congresso. 



NOTÍCIAS AQUI1

Blog Informativo Regional , editor, responsável Alex Albuquerque

Arquivo do blog