Total de visualizações de página

Decisão do PSDB sobre prévias impõe derrota a João Dória e fortalece tese de Tasso Jereissati

No partido, a avaliação é a de que Tasso é favorito para ser candidato a presidente e tem maioria, mas precisa decidir se vai mesmo concorrer.



A decisão da executiva nacional do PSDB de definir o modelo das prévias que o partido realizará para a escolha do seu candidato à Presidência em 2022 foi considera, nos bastidores, como uma derrota do governador de São Paulo, João Dória e um fortalecimento ao senador cearense Tasso Jereissati. Os dois são nomes colocados no debate público como pré-candidatos do Partido no próximo ano. 

De acordo com a regra aprovada por maioria, a eleição será indireta, com 25% de peso para filiados e 75% para os detentores de mantado eletivo. 

O governador paulista defendia que a proporção fosse de 50% para filiados e 50% para mandatários. Seus aliados sugeriram, como meio termo, 35% a 65%, proposta que perdeu na votação.

“A comissão fez um belo trabalho, pensado, estudado, e teremos um critério justo. Como as primeiras prévias do PSDB, vamos ter alguns erros e muitos acertos, mas vai servir de parâmetro para as prévias daqui para frente”

TASSO JEREISSATI (PSDB)

Senador

PRÉVIAS

A comissão estabeleceu, no dia 31 de maio, a votação indireta em quatro grupos, com peso de 25% para cada. A proposta precisaria ser aprovada pela executiva nacional, o que ocorreu nesta terça.

Apesar da polêmica em torno da participação de filiados, a realidade é que uma pequena parcela será mobilizada com as prévias. Nas prévias estaduais de 2018, Dória teve 80% dos votos de cerca de 15 mil filiados -o total do estado na época era de aproximadamente 310 mil.​​​​

​Membros do PSDB ouvidos pela reportagem consideraram, de forma geral, que as regras definidas pela comissão eliminam favoritismos e dão chance para que qualquer um dos quatro vença a eleição interna.

Nenhum comentário:

NOTÍCIAS AQUI1

Blog Informativo Regional , editor, responsável Alex Albuquerque

Arquivo do blog