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SITUAÇÃO HÍDRICA: CEARÁ REGISTRA 30 AÇUDES SANGRANDO NESTA QUARTA-FEIRA, 3

O açude Trapiá III, no município de Coreaú, sangrou pela primeira vez nesta quadra chuvosa

Por: Alex Albuquerque
Açude Acaraú Mirim, em Massapê, é um dos trinta que estão sangrando no Estado
Açude Acaraú Mirim, em Massapê, é um dos trinta que estão sangrando no Estado
O número de açudes sangrando no Ceará subiu para 30, nesta quarta-feira, 3, segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). O reservatório Trapiá III, no município de Coreaú, sangrou pela primeira vez nesta quadra chuvosa. Com capacidade máxima de 5 bilhões de litros, o reservatório representa 2% do volume total do Castanhão, o principal reservatório do Estado.
Estão sangrando: Acaraú Mirim, Angicos, Barragem do Batalhão, Batente, Caldeirões, Cauhipe, Cocó, Diamantino II, Gameleira, Gangorra, Gavião, Germinal, Gomes, Itapajé, Itapebussu, Itaúna, Jenipapo, Maranguapinho, Missi, Poço Verde, Quandú, S. Pedro Timbaúba, São José I, São Vicente, Sobral, Tijuquinha, Tucunduba, Trapiá III, Valério e Várzea da Volta.
No último domingo, 31, 25 açudes estavam sangrando, com destaque para o Castanhão, que recebeu aporte significativo. Na sexta-feira passada, 29, 24 açudes sangravam. No dia 11 de março, havia 12 açudes sangrando no Ceará.
O sistema atua com 15,4% da capacidade total nos 155 açudes monitorados pela Cogerh.
Confira o volume de 10 dos principais açudes do Estado
Castanhão (Alto Santo): 3,87%
Banabuiú (Banabuiú): 6,49%
Orós (Orós): 5,26%
Araras (Varjota): 32%
Figueiredo (Alto Santo): 6,34%
Pedras Brancas (Quixadá): 12,33%
Pacoti (Horizonte): 46,93%
Pentecoste (Pentecoste): 10,72%
General Sampaio (General Sampaio): 16,99%
Taquara (Cariré): 42,81%

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CONVITE: SOLENIDADE DE PREMIAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CONCURSO DE REDAÇÃO

Prefeitura Municipal de Sobral

CÂMARA DO RIO DECIDE ABRIR PROCESSO DE IMPEACHMENT DE CRIVELLA

RIO - A Câmara de vereadores do Rio decidiu, em votação na tarde desta terça-feira, abrir o processo de impeachment do prefeito Marcelo Crivella, após receber uma denúncia que aponta suspeitas de irregularidades em contratos do município.  
Por: Alex Albuquerque 
O prefeito terá, agora, dez dias úteis para apresentar sua defesa. O trâmite de impeachment pode chegar a 90 dias Foto: Guilherme Pinto / Agência O Globo
A maioria dos 51 vereadores que compareceram à Casa votaram a favor da abertura. Trinta e cinco parlamentares votaram a favor, e 14 contra. Nos corredores, a aprovação já era dada como certa.
Câmara vota abertura de processo de impeachment de Crivella Foto: Guito Moreto / Agência O GLOBO
Em sorteio realizado após a votação pelo presidente da Casa, Jorge Felippe (MDB), Luiz Carlos Ramos Filho (PODE), Paulo Messina (PROS) e Willian Coelho (MDB) foram definidos como os três parlamentares que vão integrar a comissão processante. Eles ficam responsáveis por convocar testemunhas para depoimento e cuidar de outras medidas relativas ao processo.
Tanto Messina, que deixou a Casa Civil para defender Crivella, quanto Luiz Carlos Ramos Filho, são da base do prefeito. Em seu discurso, durante a sessão, Messina disse que "a ferramenta correta seria uma CPI, não a abertura de um processo de impeachment" para investigá-lo .
Crivella, que será notificado até a próxima quinta-feira, terá, agora, dez dias úteis para apresentar sua defesa. O trâmite de impeachment pode chegar a 90 dias.

Acima dos dois terços da Casa

A quantidade de votos de parlamentares - acima de dois terços - a favor da abertura do processo de impeachment de Crivella seria suficiente para aprovar o próprio impeachment, numa eventual votação.
VEJA: Câmara vota abertura de processo de impeachment de Crivella; presidente da Casa não participa de votação
Crivella se preparava para contestar a aprovação do pedido de impeachment por maioria simples de votos. De acordo com a Procuradoria-Geral do Município, somente com dois terços do parlamento (34 vereadores), o processo pode ser aberto. O que, por fim, aconteceu.

Crivella se defende e diz que não cometeu nenhuma ilegalidade

O prefeito Marcelo Crivella se pronunciou sobre a votação da Câmara por volta das 20h40 desta terça-feira, em sua página no Facebook. Confira nota e vídeo.
"Meus amigos, mais uma vez, algumas pessoas mal intencionadas recorrem a mentiras e calúnias para me atingir. Não cometemos nenhuma ilegalidade. Vejam aqui, em primeira mão, a verdade que vamos demonstrar lá no processo de investigação aprovado hoje (terça-feira) na Câmara de Vereadores".

Denúncia motivou abertura de processo

A investigação se baseia numa denúncia de Fernando Lyra, fiscal de atividades econômicas lotado na Secretaria municipal de Fazenda. Ele levantou suspeitas de irregularidades em contratos do município com empresas de publicidade para exploração de mobiliário urbano, como pontos de ônibus e relógios digitais. Segundo ele, os contratos assinados em 1999, na gestão do ex-prefeito Luiz Paulo Conde, não podiam ser prorrogados em dezembro do ano passado, porque o edital não previa essa possibilidade.
Um outro pedido de impeachment havia sido protocolado na Câmara na última semana, por conta de irregularidades na compra de um terreno em Rio das Pedras por parte da prefeitura. Entretanto, Jorge Felippe, presidente da Casa, não o colocou em votação, por entender que os argumentos contidos na denúncia eram fracos.
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*46 catadores de materiais recicláveis estão sendo qualificados para atuarem nas Centrais Municipais de Reciclagem*

A Prefeitura de Sobral, em parceria com o Governo do Estado, conclui neste mês de abril a formação e capacitação de 46 catadores de materiais recicláveis. Esses trabalhadores farão parte de três associações, divididas em territórios, que estão sendo formadas no município para atuar nas Centrais Municipais de Reciclagem (CMR). A Previsão é que até o mês de julho a construção de três CMRs estejam concluídas nos bairros Expectativa, Cohab II e Dom José. 
Além de dar a destinação correta aos materiais recicláveis, a criação das associações e a construção das centrais vão agregar maior valor aos materiais coletados, como garrafas pet, latas de cerveja e refrigerantes, papelão, metais e plásticos, além de óleo de cozinha, gerando mais renda para os catadores.       

A construção das Centrais Municipais de Reciclagem (CMR), junto com a Central de Tratamento de Resíduos (CTR), construída ao lado do aterro sanitário de Sobral, além das Estações de Transbordo de Resíduos (ETR), fazem parte do Consórcio para Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral, que inclui 18 municípios.

De acordo com Cirliane Viana, assistente técnica da Secretaria de Obras, Mobilidade e Serviços Públicos, as Centrais Municipais de Reciclagem foram criadas para diminuir o volume de resíduos que vai para a CTR, dando maior vida útil à ela. "O aumento do volume do material reciclado vai diminuir o impacto ao meio ambiente e também trazer uma melhor fonte de renda e mais dignidade às pessoas que lidam com materiais recicláveis", disse Cirliane, destacando que todas estas ações atendem à Política Municipal de Resíduos Sólidos.

O MUNICÍPIO DE GRANJA ENTRA EM ESTADO DE ALERTA COM CHEIA DE RIO DA REGIÃO



O rio Coreaú teve grande aumento após fortes chuvas na sua cabeceira.
Por: Alex Albuquerque 
O município de Granja, localizado a 329 km de Fortaleza, está em estado de alerta após cheia do Rio Coreaú e ter atingido cota de 3,10 hoje, 02.
As fortes chuvas nas suas cabeceira, em Ubajara e Frecheirinha, são responsáveis pelo aumento. Esses municípios já tiveram parte de suas cidades alagadas.
Todas as barragens do Coreaú estão sangrando: Angicos, Gangorra e Várzea da Volta.

Isso não acontecia desde 2009.



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PREFEITURA DIVULGA RESULTADO FINAL DO EDITAL DE OCUPAÇÃO DA PRAÇA DO EMPREENDEDOR DO BAIRRO SUMARÉ

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), divulga o resultado das inscrições do edital nº 01/19, referente à ocupação dos boxes de comercialização da Praça do Empreendedor, no bairro Sumaré.

Por: Alex Albuquerque

 
O edital tem como finalidade selecionar empreendedores individuais, firmas individuais (empresários) e microempresários para estabelecer negócio, para comercialização e prestação de serviços na praça, localizada na Rua Maria Motão.

Os aprovados devem comparecer até o dia 5 de abril, às 14h, na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (Centro de Convenções).

APROVADOS

Acilane Kenice Cruz de Mello
Andressa da Silva Dourado
Cleusimar Silva Siebra
Eliane Lima Divino
Francisca Muniz Rufino
Generzila da Silva
Janaina Fernandes Viana
Pedro de Sousa Epifan
Ralison Kerven Privino do Nascimento
Rosana do Nascimento Silva
Savio dos Reis Sales
Zirlardo da Silva Sousa

Outras informações: 3611-6311



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CLÍNICA DR. MAURICIO PREVIDELLI 

CLÍNICA PREVIDELLI

Salmito reúne-se com representantes cearenses da agricultura e pecuária

Por: Alex Albuquerque


Deputado Salmito (PDT)esteve reunido com presidentes de sindicatos de produtores de diversos segmentos da Agricultura e da Pecuária do Ceará durante almoço, nesta sexta-feira (29). 

Na ocasião, foram apresentadas pautas para discussão na Câmara Federal e Governo Federal (Dep. Federal Heitor Freire), e na Assembleia Legislativa  e Governo do Ceará (Dep. Estadual Salmito).


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ALUNOS DA UNIFOR CONHECEM AÇÕES DE PLANEJAMENTO URBANO EM SOBRAL



A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), recebeu, na sexta-feira (29/03), a turma de planejamento urbano e regional do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza. A secretária Marília Ferreira Lima recepcionou os alunos no auditório da Prefeitura.

Na ocasião, foram tratadas as ações de planejamento urbano do município, abordando os planos urbanísticos desenvolvidos, como o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado, Plano de Mobilidade Urbana, Plano de Arborização, Portal Simplifica Sobral, Programa de Desenvolvimento Socioambiental e vários outros projetos desenvolvidos pela Unidade de Gerenciamento de Projetos Especiais da Seuma.

Logo em seguida, os alunos foram conduzidos até o Alto do Cristo, o ponto mais alto da cidade, onde puderam conhecer Sobral e falar de sua história, seu processo de urbanização e os novos projetos estruturantes da região. A visita foi guiada pelo arquiteto Campelo Costa, coordenador geral da UGP; Thaynan Brito, assistente técnico de projetos estruturais; e Alana Figueiredo, coordenadora de desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.

Por: Alex Albuquerque 


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CLÍNICAS PLAMOVIR




PREFEITURA DE SOBRAL REALIZA RECADASTRAMENTO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE 8 DE ABRIL A 7 DE JUNHO

Por: Alex Albuquerque


Com o objetivo de atualizar o banco de informações dos servidores ativos da administração pública municipal, a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Ouvidoria, Controladoria e Gestão (Secoge), convoca os servidores para realizar seu recadastramento eletrônico, no período de 8 de abril a 7 de junho. A ação respeita o Decreto nº 2188, que estabelece ainda que, a partir de 2020, o processo seja realizado anualmente pelo servidor, no mês de seu aniversário.

Ficam sujeitos ao recadastramento servidores efetivos, efetivos com cargo em comissão, servidores ocupantes exclusivamente de cargo de provimento em comissão, temporários e agentes políticos (secretários).

A ação se dá pela necessidade de proceder o cadastramento biométrico para fins de implantação do controle eletrônico de frequência, além de proporcionar eficiência, celeridade e economia nos procedimentos administrativos. Ela vai validar dados pessoais, confirmar a lotação, a carga horária e sua distribuição na grade de pessoal dos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta do município.

O recadastramento será feito em duas etapas: eletrônica e presencial. A etapa eletrônica consiste no cadastramento das informações na plataforma, através do endereço http://recadastramento.sobral.ce.gov.br/, de 8 de abril

até 31 de maio. A fase presencial compreende a apresentação da documentação comprobatória, de 15 de abril a 7 de junho, no Centro de Convenções (Sala do Empreendedor), das 8h às 17h.

Os dados fornecidos e confirmados pelos servidores deverão ser validados na etapa presencial, comprovados por meio de cópias das documentações, acompanhadas de seus originais: RG, CPF, comprovante de residência, título de eleitor, carteira de reservista (para os maiores de 18 anos e do sexo masculino), CNH, comprovante de escolaridade, laudo médico (para pessoas com deficiência), documentos comprobatórios para servidores que se encontram afastados, declaração do chefe imediato sobre a lotação e carteira do Órgão de Classe. A fase também compreende o registro fotográfico e da biometria.

Para os servidores que recebem salário família, apresentar CPF e certidão de nascimento dos dependentes, cartão de vacinação (menores de 7 anos) e declaração da escola (dependentes com idade igual ou maior que 7 anos). Em caso de dependentes (inclusive os declarados no imposto de renda), apresentar CPF e certidão de nascimento. Após a conclusão do recadastramento, o servidor receberá por e-mail a confirmação da atualização do seu cadastro.

Outras informações: (88) 3677-1148, (88) 3677-1227 ou recadastramento@sobral.ce.gov.br


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A CLÍNICA PREVIDELLI, É DE FÁCIL ACESSO.

Dr. Mauricio Previdelli e Dra. Ivna Previdelli 

Por: Alex Albuquerque 

CLÍNICA PREVIDELLI

PESQUISA: DESEMPREGO SOBE E ATINGE 13,1 MILHÕES DE BRASILEIROS

De acordo com o IBGE, grupo dos que desistiram de procurar trabalho bateu recorde

Por: Alex Albuquerque 
O número de empregados com carteira assinada (sem contar trabalhadores domésticos) foi de 33 milhões de pessoas em fevereiro passado.
A taxa de desemprego no Brasil subiu para 12,4% no trimestre encerrado em fevereiro, quando 13,1 milhões de pessoas buscavam emprego. Já as taxas de subutilização e desalento bateram recordes. Os dados são da pesquisa Pnad Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) e foram divulgados nesta sexta-feira, 29.
No trimestre de setembro a novembro de 2018, que servem como base de comparação, a taxa de desemprego havia ficado em 11,6%. De acordo com o Instituto, a alta representa a entrada de 892 mil pessoas na população desocupada. Há um ano, a taxa era de 12,6%.
O grupo de trabalhadores subtilizados alcançou 24,6%, chegando a 27,9 milhões de pessoas. O número é o maior da série histórica iniciada em 2012. A taxa dos que desistiram de procurar trabalho também bateu recorde. São 4,9 milhões de pessoas desalentadas. o que representa estabilidade em relação ao trimestre anterior, mas alta de 6% ou mais 275 mil pessoas em relação a 2018.
Carteira assinada
O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado foi de 33 milhões de pessoas, ficando estável em comparação com o último trimestre e com o mesmo período em 2018. Já o número de empregados sem carteira assinada somam 11,1 milhões de brasileiros. O número é 4,8% menor em comparação com o trimestre anterior, mas 3,4% maior se comparado ao mesmo trimestre de 2018.
A categoria dos trabalhadores por conta própria (23,8 milhões) ficou estável na comparação com o trimestre anterior e cresceu 2,8% em relação ao mesmo trimestre de 2018. O contingente de empregados domésticos é medido separado das demais categorias e se manteve estável em ambas comparações, reunindo 6,2 milhões de pessoas no País.
As categorias do IBGE
O Instituto considera que os subutilizados são aqueles trabalhadores que têm jornada inferior a 40 horas semanais e estavam disponíveis e gostariam de trabalhar mais. Os desempregados são as pessoas que procuraram trabalho mas não estavam disponíveis para trabalhar por alguma razão. Já desalentados são aqueles que estavam disponíveis para uma vaga mas não estavam procurando emprego porque haviam desistido da busca.
Ministério da Economia
Na semana passada, o Ministério da Economia divulgou os dados referentes ao mercado de trabalho formal. Em fevereiro, foram geradas 173,14 mil vagas com carteira assinada. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), é o melhor resultado para o mês em cinco anos.

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Clínica  Dr. Mauricio Previdelli 
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SEGURANÇA PÚBLICA: OPERAÇÃO PRENDE QUATRO PESSOAS EM FORTALEZA POR VENDA DE ANABOLIZANTES

As prisões dos suspeitos aconteceram no mês de março, no intervalo de menos de 15 dias. As investigações seguem para o interior do Estado

Por: Alex Albuquerque 

A média do prejuízo para o mercado ilegal deve ser por volta dos R$ 20 mil, segundo informações da Polícia Cívil.
A média do prejuízo para o mercado ilegal deve ser por volta dos R$ 20 mil, segundo informações da Polícia Cívil.

Operação da Polícia Civil prendeu quatro pessoas em Fortaleza pelo comércio ilegal de medicamentos, sendo a maioria de anabolizantes. Em menos de 15 dias do mês de março, os suspeitos foram autuados em quatro bairros de fortaleza: Mondubim, Cajazeiras, Canindezinho e Conjunto Ceará.
A ação ainda deve seguir para o interior do Estado, devido a indícios que podem levar à ocorrência do mesmo tipo de crime. As informações foram divulgadas pela Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE).
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🚨🚨🚨ATENÇÃO🚨🚨🚨URGENTE

Estrada de Sobral a Massape, devido forte chuva,  as águas estão  escorrendo 30cm a lâmina, em cima da estrada.

Por: Alex Albuquerque

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CEARÁ: SECRETÁRIO DA SAÚDE QUER CRITÉRIOS TÉCNICOS PARA DEFINIR CONSÓCIOS NO ESTADO

Diante de disputas políticas pela indicação das presidências dos consórcios de Saúde no Estado, Dr. Cabeto pretende implementar contratos de eficiência, exigir número de atendimento e resultados a partir de indicadores da área


Por: Alex Albuquerque 


Dr. Cabeto diz ter conversado com deputados sobre ações da Pasta

"Usar a política no sentido positivo, entendendo o diagnóstico e as necessidades sociais e usando isso de maneira eficiente". A declaração é do secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto, que completa três meses à frente do cargo. Dentre outros desafios da área, a Pasta comandada por ele tem pela frente o de enfrentar disputas entre grupos políticos pelo comando dos consórcios de saúde criados para gerir unidades no interior do Estado.
Em reportagem na edição de domingo (30), o Diário do Nordeste mostrou a briga pela indicação das presidências dos 23 consórcios de saúde no interior entre deputados e prefeitos. A articulação política do Governo e o próprio governador Camilo Santana (PT) estão tendo dor de cabeça para acomodar os interesses da ampla base de apoio em relação aos consórcios.
 Uso político de consórcios de Saúde motiva embates no Estado
Sobre o assunto, o secretário disse, em entrevista, que a Pasta da Saúde está elaborando critérios técnicos para as indicações. Ele também defende que o Estado envie um projeto de lei à Assembleia Legislativa para formalizar os novos critérios objetivos para pacificar a questão na área.
"Eu acho vital a disputa política, desde que a gente garanta que o serviço é prestado e disponibilizado a todos os municípios de maneira democrática", argumentou. "Vamos, sim, colocar contratos de eficiência, exigir um número de atendimento e resultados".
Segundo Cabeto, "a ideia de qualificar o processo com premissas técnicas é 'ultranecessária' para dar transparência à sociedade do que é a finalidade fundamental". Ele defende, contudo, que "o consórcio é uma ideia muito boa, porque permite que entes consigam pactuar acessos e financiamento de unidades, o que seria impossível de fazer individualmente". De acordo com o secretário da Saúde, devem ser adotados cinco critérios básicos para resolver as presidências dos consórcios no Estado: mortalidade infantil, mortalidade materna, controle de diabetes, de colesterol e os dados sobre hipertensão.
Apoio
"Quem tiver os melhores índices, leva", detalha Cabeto, ao acrescentar: "tenho recebido apoio do Governo do Estado e da representação política e de classe, para construir os critérios claros de eficiência. E isso não quer dizer que não possa ser aprimorado ao longo do tempo".
Os três primeiros meses da gestão foram dedicados à formatação de um diagnóstico da área, cujo planejamento será apresentado por ocasião dos 100 dias do segundo Governo Camilo. Os próximos seis meses serão de planejamento estratégico envolvendo todos os agentes. A ideia do secretário é reestruturar as macrorregiões de Saúde.
Transparência
Outra providência para reestruturar o sistema, que tem entre os grandes desafios o planejamento, é ressignificar a Escola de Saúde Pública do Estado. A independência política é um dos pilares do modelo.
"Queremos garantir que esse indivíduo (profissionais da área) tenha possibilidade de ingressar num plano para se qualificar permanentemente. Para atender à sociedade, é preciso compreender a fundo os processos e ter independência política, porque, muitas vezes, é necessário romper processos de acomodação tradicionais, que são comuns ao ser humano. Quando temos transparência, isso fica muito mais claro", afirma o gestor.
Na próxima quarta-feira (3), a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Ceará realizará uma audiência pública para debater a situação dos consórcios de Saúde no Estado. O secretário da Saúde afirma que tem mantido diálogo com parlamentares sobre a questão. "Eles são muito importantes nesse processo, vereadores, deputados estaduais e federais", considera Dr. Cabeto.


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DEPUTADO ANDRÉ FIGUEREDO SE REUNI COM SECRETÁRIO DOS RECURSOS HÍDRICOS FRANCISCO TEXEIRA QAD

Por: Alex Albuquerque

Nesta semana, em Fortaleza, o deputado federal André Figueiredo foi até a Secretaria de Recursos Hídricos para participar de reunião com o secretário Francisco Teixeira e representantes dos municípios de Baixio, Umari e Ipaumirim. Na agenda, André pôde endossar junto aos representantes o requerimento de obra na nascente do Riacho Jenipapeiro para abrir uma possibilidade de comporta na transposição do São Francisco no Ramal do Apodi pra abastecer o Açude Jenipapeiro.

Os representantes e o parlamentar destacam que o projeto é de grande relevância pois, beneficiará a população e levará mais qdesenvolvimento local. Estiveram presentes o prefeito de Baixio, Zé Humberto e o presidente da Câmara Municipal, Sérgio Maurílio; o presidente da Câmara de Ipaumirim, Omar Chaher; a prefeita de Umari, Mirineide Pinheiro junto com o presidente da Câmara Municipal, Klebson Pereira e o professor Erli, responsável pelo projeto de abastecimento. 


TRAGÉDIA: CARRO É ARRASTADO POR CORRENTEZA DE RIO EM RERIUTABA/CE; TRÊS PESSOAS MORREM AFOGADOS

Dois ocupantes do carro foram resgatados e uma pessoa está desaparecida


Por: Alex Albuquerque 



Um carro com cinco pessoas foi arrastado pela correnteza do Rio Juré, na localidade de Mufumbal, no município de Reriutaba, neste domingo (31). Três pessoas morreram afogadas, conforme a Polícia Militar. As vítimas são uma criança de 5 anos e a avó dela, que estavam no veículo, e um homem identificado como Jhoni, que tentou resgatar os ocupantes do carro.
Segundo o Corpo de Bombeiros de Sobral, que foi acionado para o resgate, os pais da criança e o motorista do veículo foram resgatados. Conforme o prefeito da cidade, Osvaldo Neto, a mãe da criança está internada em estado de choque no Hospital Rita Vale Rego. 
De acordo com os bombeiros, as vítimas estavam em uma camionete modelo D20 e tentaram atravessar uma passagem molhada no momento que o acidente aconteceu. 

A Polícia Militar solicita que a população evite passar pelas passagens molhadas da região, pois os rios estão com grande volume de água devido às chuvas. A recomendação é que as pessoas esperem o nível da água baixar para realizar a travessia ou procurem outra via e passem pela ponte sobre o rio que liga Campo Lindo à sede de Reriutaba

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QUADRA CHUVOSA: CEARÁ TEM 25 AÇUDES SANGRANDO; APORTE REGISTRADO NO CASTANHÃO É DESTAQUE

Os reservatórios Farias de Sousa e Riacho do Sangue deixaram o volume morto

Por: Alex Albuquerque  

CASTANHÃO receberá água do Rio São Francisco através da transposição
CASTANHÃO receberá água do Rio São Francisco através da transposição

Com as chuvas acumuladas dos últimos dias, 25 açudes no Ceará estão sangrando, acordo com a resenha diária de monitoramento publicada pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Dentre estes, destaca-se o reservatório Sobral, o mais recente a verter. O órgão informa ainda que os açudes Farias de Sousa e Riacho do Sangue deixaram volume morto com a água recebida entre sábado, 30, e este domingo, 31.
No Cariri, Lavras da Mangabeira tem o maior volume de chuva do dia e chega a 181 mm. 
De acordo com o levantamento, 61 açudes tiveram aportes no período de monitoramento. A Companhia destaca considerável volume contabilizado nos açudes Acarape do Meio, Aracoiaba, Banabuiú, Castanhão, Edson Queiroz, Figueiredo, Jaburu I,Orós, Pedras Brancas, Pentecoste e Taquara.
O maior volume de água foi recebido no Castanhão. De acordo com a resenha, 3,8 milhões de metros cúbicos foram contabilizados no maior reservatório cearense, localizado no município de Alto Santo, distante 250 km de Fortaleza.
O relatório também indica aumento no volume atual do sistema de abastecimento do Ceará, com 14,07% da capacidade de armazenamento.
No total, entre sábado e hoje, a Cogerh contabilizou 25,29 milhões em metros cúbicos de água. O órgão monitora 155 de açudes. Desses, 93 estão com volume abaixo de 30%. 29 estão acima de 90%.
Sangrando
Já atingiram a capacidade máxima, os açudes Maranguapinho, Missi, Itapebussu, Cocó, Caldeirões, Diamantino II,  Jenipapo, Gameleira, Germinal, Barragem do Batalhão, Itaúna, Batente, Gangorra, Cauhipe, Tijuquinha, Angicos, Valério, São Vicente, Quandú, Várzea da Volta, Tucunduba, São José I, Sobral, S. Pedro Timbaúba e Acaraú Mirim.
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CHUVA EM ITAPIPOCA ALAGA CIDADE E ÁGUA INVADE CASAS NESTE DOMINGO, 31.

A chuva deste domingo, 31, que caiu em Itapipoca (a 140 quilômetros de Fortaleza), alagou a cidade e a água invadiu as casas. Moradores da região mandaram vídeos para o Blog Informativo Regional  que mostram a correnteza passando por dentro das residências.  
Chuva provocou alagamentos nas ruas de Itapipoca
Segundo o morador Carlos Daniel Barbosa Farias, um sangradouro de uma barragem, localizada no bairro Mourão, rompeu. Ele relata que muitas pessoas perderam seus bens, como eletrodomésticos e roupas. Confira os vídeos


Por: Alex Albuquerque













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