A marca deixada por Juraci Magalhães, no entanto, ainda está na memória de muitos fortalezenses.
Desde a redemocratização, Juraci Magalhães foi o prefeito mais da Capital. Ele chefiou a Cidade por três mandatos
Referenciado por seus sucessores, por historiadores, por aliados e até por antigos adversários como o responsável por “mudar a cara” de Fortaleza, o ex-prefeito Juraci Magalhães tem outra marca histórica no currículo: é o prefeito que comandou por mais tempo a Capital em mais de um século.
O político chefiou a Cidade por três mandatos, o único a atingir esse feito. Juraci administrou Fortaleza entre 1990 e 1992, em seu primeiro mandato, assumindo o espaço deixado por Ciro Gomes, que saiu do comando da Cidade para disputar o Governo do Ceará.
Em 1997, chegou novamente à Prefeitura, sendo reeleito no pleito seguinte e deixando o Executivo somente em 2004. Antes dele, apenas o coronel Guilherme César Rocha ficou 20 anos no comando da cidade nos anos de 1892 a 1912 na 1ª República.
O legado de Juraci obras que atualmente fazem parte do cotidiano do fortalezense, como a Avenida Raul Barbosa e a Via Expressa, na área de mobilidade; além dos terminais de ônibus da Capital.
Na saúde, ele acionou o sistema de Frotinhas e Gonzaguinhas, que descentralizaram o atendimento de média complexidade, até então concentrados no Instituto Dr. José Frota e no Hospital Geral de Fortaleza.
VEJA ALGUMAS OBRAS DA “ERA JURACI”:
Reforma da Praça do Ferreira - Entregue em dezembro de 1991, a Praça do Ferreira passou por grande intervenção durante a gestão Juraci, ganhando os contornos do que atualmente é. À época, o projeto arquitetônico foi de Fausto Nilo e Delberg Ponce de Leon, que tentaram resgatar a praça dos tempos da inauguração, em 1933, onde existia a Coluna da Hora, cartão-postal da cidade. Aos pés da Coluna, foi instalada a fonte e mantida a cacimba, cavada em 1824.
Novo Mercado Central - Entregue em janeiro de 1998, outra intervenção de Juraci foi a reforma do Mercado Central.
Construção e prolongamento de vias - Uma das marcas de Juraci foi o conjunto de obras para facilitar o transporte entre partes da cidade. Em Fortaleza, ele foi responsável, por exemplo, por prolongar a Avenida Desembargador Moreira, trecho que virou a Avenida Raul Barbosa. O prefeito também esteve à frente obra da Via Expressa. Ele ainda realizou o prolongamento/alargamento das avenidas Engenheiro Santana Júnior, Alberto Sá, Antônio Sales, Pontes Vieira e Monsenhor Salazar.
Reforma do IJF - Em 1993, na gestão Juraci, foi inaugurado o “novo Instituto Dr. José Frota”, com ampliação de mais de 400 leitos. Neste ano, o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza inauguraram mais uma torre do hospital, um prédio anexo à unidade de saúde principal que recebeu o nome de Doutor Juraci Magalhães.
Construção do Aterro da Praia de Iracema - Obra polêmica do ex-prefeito, Juraci realizou a ampliação da faixa de areia da Praia de Iracema, criando o que hoje é o Aterro. A mudança também marcou a consolidação de Fortaleza como destino turístico no Brasil. A área passou por nova ampliação em 2019, na administração do ex-prefeito Roberto Cláudio.
Terminais de ônibus - Um dos símbolos de Juraci foi a criação dos primeiros terminais de ônibus da Capital, espalhados por diversos bairros para interligar pontos da cidade. Atualmente, os terminais são os principais equipamentos do transporte coletivo de Fortaleza.
Hospitais distritais - Ainda no modelo de descentralizar a administração, o ex-prefeito criou unidades de saúde distritais, que foram chamados de “Frotinhas” e “Gonzaguinhas”.
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário