No início da tarde, por volta das 12h50, os três foram alvo de reclamações no site Downdetector, que faz análise de falhas em sites, aplicativos e outras plataformas. Às 13h, pelo menos 17 mil reclamações já haviam sido computadas.
Horas após o início dos problemas, segundo o jornal norte-americano The New York Times, uma pequena equipe de funcionários do Facebook foi enviada aos data centers da empresa em Santa Clara, na Califórnia, nos EUA, com o objetivo de reiniciar manualmente os servidores que armazenam os dados das redes.
Até o momento, Mark Zuckerberg, proprietário da empresa que reúne as redes sociais em questão, não se pronunciou sobre a pane mundial. Durante a pane, ele teve uma perda estimada de US$ 5,9 bilhões em sua fortuna pessoal.
POSICIONAMENTO NO TWITTER
Com a oscilação, o WhatsApp e o Instagram recorreram ao Twitter, outra rede social, para notificar os usuários sobre a resolução dos problemas.
O Facebook também divulgou comunicado:
"Estamos cientes de que as pessoas estão tendo dificuldade para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que tudo volte ao normal o quanto antes", escreveu.
CAUSA DO PROBLEMA
Mesmo sem posicionamento oficial, integrantes do time de segurança do Facebook relataram ao New York Times, sigilosamente, que a causa da oscilação teria origem nos servidores da companhia.
Dessa forma, excluíram a possibilidade de ataques hackers, pontuando que os três aplicativos possuem tecnologias diferentes, impossíveis de seres afetadas simultaneamente por apenas uma invasão.
PUBLICIDADE
SEGURO DPVT, FALAR COM
DOMINGOS SÁVIO
Nenhum comentário:
Postar um comentário