Total de visualizações de página

PRESIDENTE ELEITO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS ARTUR LIRA(PP), JÁ TEM PROCESSO; A DENUNCIA FOI ACEITA PELO STF, POR RECEBER R$ 106 MIL REAIS EM PROPINA

Presidente eleito da Câmara dos DeputadosArthur Lira (PP/AL), figure  como 3º na linha sucessória presidencial, logo após o Presidente e o Vice-Presidente, um fato inusitado vem à tona. 

Por: Alex Albuquerque 



O deputado Arthur Lira é réu em processo penal, pelos crimes de lavagem de dinheiro e prevaricação. Segunda a denúncia, recebida pelo STF, o deputado aceitou a propina de 106 mil reais do então Presidente da CBTU. O dinheiro foi entregue ao seu assessor parlamentar, que foi preso ao tentar passar pelo raio X do Aeroporto de Congonhas, escondendo o dinheiro entre suas vestes, na cintura e nas meias. O dinheiro teria sido pago ao deputado, para que o corruptor fosse mantido em seu cargo, como indicação do PP. 

SEGUNDO A JURISPRUDÊNCIA ATUAL, por ser réu em processo penal, embora possa ser eleito Presidente da Câmara, não poderá suceder o Presidente da República. Dessa maneira, ausentando-se por qualquer razão o Presidente e o Vice-Presidente da República, o próximo na linha sucessória presidencial será o Presidente do Senado, o Senador mineiro Rodrigo Pacheco, também eleito ontem. 

POR SER PRESIDENTE DA CÂMARA, o processo penal que tramita contra Arthur Lira não será suspenso. Segundo a Constituição Federal, os processos não são suspensos automaticamente. Todavia, nos termos do artigo 53, § 3o, da Constituição Federal, por iniciativa de um partido político, poderá a Casa parlamentar determinar a suspensão do processo penal, por maioria de seus membros, até que haja a decisão final do STF.

🤙  INFORMATIVO PUBLICITÁRIO  





Nenhum comentário:

NOTÍCIAS AQUI1

Blog Informativo Regional , editor, responsável Alex Albuquerque

Arquivo do blog