Forte aliado do governador Elmano de Freitas (PT), Deputado Evandro Leitão (PDT) é consenso entre parlamentares para ocupar a presidência do legislativo estadual no biênio 2023-2024.
Os deputados estaduais do Ceará tomam posse na próxima quarta-feira (1°) e, no mesmo dia, definem quem deve comandar a Assembleia Legislativa do Ceará pelos dois primeiros anos desta legislatura.
A eleição para a presidência da Casa e para os demais cargos que compõem a Mesa Diretora deve ser consensual, apontam parlamentares e lideranças partidárias
Atual presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT) é apontado como unanimidade para a recondução ao cargo, tanto por parlamentares da base aliada ao governador Elmano de Freitas (PT) como da oposição.
Outro entendimento comum é que apenas uma chapa deve concorrer à eleição da Mesa, tendo na composição deputados de, pelo menos, cinco partidos que integram a Assembleia Legislativa.
Com as maiores bancadas da Casa, PDT e PT devem ter o maior número de indicações – enquanto o PDT elegeu 13 deputados estaduais, a federação formada por PT, PCdoB e PV elegeu nove parlamentares. Outras legendas que devem compor a mesa são MDB, PP e União Brasil. O PL – que possui a terceira maior bancada junto com o União – também busca diálogo para a formação da chapa.
No total, além da presidência da Casa, a Mesa Diretora possui dois vice-presidentes e quatro secretários. A chapa completa que concorre à eleição no dia 1º de fevereiro inclui também três suplentes da Mesa.
MAIS INFORMAÇÕES CLIQUE AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário