Total de visualizações de página

FALTA DE SEXO PODE FAZER MAL PARA SAÚDE, DIZ PSIQUIATRA


O sexo é uma atividade importante não apenas para a manutenção da vida humana na Terra, mas também pode representar saúde para os praticantes. Através da atividade sexual, o praticante libera um fluxo de hormônios e substâncias que trazem sensações de felicidade e prazer. E assim como a prática sexual pode ser positiva, a ausência forçada do ato pode trazer saldos negativos. É o que explica a psiquiatra Carmita Abdo, coordenadora do programa de estudos em sexualidade da Universidade de São Paulo, em entrevista ao Estadão.

“É uma questão pessoal e de livre-arbítrio. Aqueles que não querem fazer sexo por um determinado período, se não estiverem em sofrimento, não precisam se preocupar. O problema é quando se quer fazer, porém, por inúmeros motivos, como falta de oportunidade, de um local adequado ou de um parceiro, não faz e sente a necessidade daquilo. Isso causa um sentimento de vazio, um desejo descontrolado, levando a desfechos negativos”, explica.

Esses desfechos negativos, citados pela psiquiatra como “sofrimento”, podem trazer riscos físicos e psicológicos graves. De acordo com a psiquiatra, pode haver crise de ansiedade criada pelo desejo insatisfeito, que pode evoluir para uma depressão do sistema imunológico e posteriormente do sistema nervoso central. "O indivíduo se sente mais vulnerável, sua autoestima cai, seu corpo sofre alterações e fica fisicamente mais fraco. Essa situação descrita anteriormente estimula o aparecimento de doenças bacterianas, viroses e até mesmo infecções generalizadas", detalha.




Nenhum comentário:

NOTÍCIAS AQUI1

Blog Informativo Regional , editor, responsável Alex Albuquerque

Arquivo do blog