O prefeito Ivo Gomes recebeu, nesta quinta-feira (30/09), o fundador e presidente da Fundação Casa Grande, Alemberg Quindins, que vai implantar, junto com a Secretaria da Cultura e Turismo de Sobral e com o Serviço Social do Comércio (Sesc), dois museus orgânicos no município. Os locais serão divulgados em breve pelo prefeito, segundo informou em suas redes sociais.
Considerado como inovador pelos estudiosos da área cultural e histórica, os museus orgânicos transformam os locais de morada de mestres da cultura em lugares de memória e de afeto, com fotografias, vestimentas, instrumentos e tudo aquilo que marca o cotidiano dos mestres. Para além dos objetos pessoais, os museus orgânicos mostram aos visitantes um bem precioso, embora intangível, que é o saber.
De acordo com antropólogos e arqueólogos, esses lugares são cenários vivos e ativos da cultura e do saber fazer popular, abertos nas casas dos mestres que os receberam de herança de seus ancestrais e os mantêm autênticos. "Tenho certeza que vai ser muito legal", apostou o prefeito, que esteve acompanhado da secretária da Cultura e Turismo de Sobral, Simone Passos.
INFORMES PUBLICITÁRIOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário