O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é executado em 159 municípios de um total de 184. A lista das cidades que vão receber o veículo foi publicada no DOU nesta terça-feira (8)
Por: Alex Albuquerque
Para serem definitivamente contemplados, os municípios devem executar o PAA há pelo menos dois anos. De um modo geral, a política de segurança alimentar está cada vez mais fortalecida no interior cearense a partir da adesão dos gestores ao programa nacional.
O presidente da Associação dos Municípios do Ceará, Nilson Diniz, pontua que mesmo em um período de pandemia do novo coronavírus o programa registrou avanços. “Promove a distribuição de alimentos de qualidade e fortalece o apoio aos pequenos produtores rurais”, observou. “Em período de crise sanitária e econômica é uma ação fundamental”.
O PAA é uma tecnologia social que prevê a compra de alimentos da agricultura familiar com doação simultânea a entidades sócio assistenciais e famílias em situação de insegurança alimentar.
De acordo com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), o Ceará é o quinto do Nordeste em volume de recursos para o programa.
Em uma entrevista com o Blog Informativo Regional, o Coordenador do Programa no Município de Groaíras, Felipe Rodrigues Melo, nos repassou que o Município conta com 13 agricultores, que produzem os seguintes alimentos: Feijão Verde, Feijão de Corda, Mamão, Macaxeira, Banana, Graviola, Ovos de Galinha Caipira, Peixe, os alimentos são distribuídos nas escolas do Município para merenda escolar. “É um projeto muito bom, dá renda e incentiva o homem do campo produzir”, disse.
Municípios
No Ceará, foram contemplados 51 municípios de diversas regiões. São eles:
Acopiara, Alcântaras, Aracoiaba, Araripe, Aratuba, Assaré, Banabuiú, Barbalha, Baturité, Carnaubal, Choró, Coreaú, Crato, Deputado Irapuan Pinheiro, Fortim, General Sampaio, Granjeiro, Groaíras, Guaraciaba do Norte, Itapajé, Iguatu, Itapipoca, Jaguaretama, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Maracanaú, Marco, Massapê, Miraíma, Missão Velha, Nova Russas, Orós, Pacujá, Palmácia, Paramoti, Pentecoste, Piquet Carneiro, Potengi, Quixeramobim, Saboeiro, São João do Jaguaribe, Santana do Cariri, Santana do Acaraú, Santa Quitéria, Sobral, Solonópole, Tamboril, Tianguá, Umari, Umirim e Uruburetama.
Nenhum comentário:
Postar um comentário