O prefeito Ivo Gomes, ao lado governador Camilo Santana, do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, e do presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu Moreira, abrirá o encontro internacional do Centenário do Eclipse de Sobral, às 8h, no Centro de Convenções. No momento, também haverá o lançamento do selo comemorativo do Centenário do Eclipse, por parte dos Correios, com a presença de diversas autoridades e sociedade científica do mundo inteiro, e transmissão simultânea em Sobral e na Ilha do Príncipe.
Às 19 horas, na Praça do Patrocínio, o Museu do Eclipse reabrirá as suas portas, após ter passado por reforma completa. A solenidade de reinauguração contará com as presenças do prefeito Ivo Gomes e da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Kátia Bogéa.
Após nove meses de obras, o edifício está todo reestruturado, com novas instalações elétricas, sanitárias, climatização, sonorização, adequação às normas de acessibilidade e ampliação e modernização do projeto museográfico.
Além disso, serão assinados os termos de compromisso com Iphan para restauração do Abrigo do Sagrado Coração de Jesus, do Museu Dom José e da Igreja do Menino Deus, por meio do PAC Cidades Históricas.
Após a cerimônia de reinauguração, haverá a apresentação da orquestra jovem internacional Eurochestries e projeções de vídeo mapping em 3D na fachada da igreja.
Durante o dia serão realizadas ainda a palestra “A Tale of Two Eclipses” (com tradução simultânea), o painel “História do Eclipse de 2019”, lançamento do livro “Entre telescópios e potes de barro” e a apresentação, às 14h, no Teatro São João, da Global Opera in Science, com execução e transmissão simultânea em Sobral/Ilha do Príncipe/Noruega/Campos dos Goytacazes - RJ).
PUBLICIDADE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário