A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) participa do Pacto por um Ceará sem Fome, que será lançado nesta sexta-feira (16), às 9 horas, no Centro de Eventos, ao lado do Governo do Estado e parceiros. Entre as ações de combate à fome realizadas pela Alece de forma direta, está a doação de 300 kits de equipamentos para cozinhas, para atendimento das iniciativas voluntárias da sociedade civil que distribuem refeições gratuitas, de modo a fortalecer o Programa Ceará sem Fome, também aprovado de forma unânime pela Casa Legislativa.
Evandro Leitão, presidente da Alece, destaca que a Casa “tem estado sempre atenta às necessidades da população mais vulnerável do nosso Estado, desde a aprovação de medidas do Poder Executivo e demais poderes, até a ação mais direta, como a atuação pelo Comitê de Responsabilidade Social e as comunidades do entorno da Alece e as campanhas de arrecadação e a aquisição de alimentos para doação aos municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado". "Agora, não será diferente: a atuação da Alece com o Pacto por um Ceará Sem Fome do Governo do Estado será em diferentes frentes".
A iniciativa da Alece terá recursos “na ordem de R$ 3 milhões para, pelo menos, 300 kits que serão entregues a entidades da sociedade civil, mediante assinatura de acordo de cooperação regulamentado por ato normativo da Mesa Diretora", explica o parlamentar.
Além dessas ações, a Assembleia criou, em 2023, a Comissão de Proteção Social e Combate à Fome, um colegiado permanente da Casa, retrato do compromisso a longo prazo com a temática. Em março, a comissão realizou audiência pública para apresentação do programa Ceará Sem Fome pela primeira-dama do Estado e coordenadora da iniciativa, Lia de Freitas.
Além disso, o Parlamento tem promovido a campanha 'Repartir a Partir de Agora - A Fome não espera', que incentiva a população à doação de alimentos não perecíveis, até o dia 30 de junho próximo.
A Alece vai realizar ainda capacitações para a profissionalização, por meio da Célula de Fomento à Cidadania e ao Empreendedorismo de Impacto Social, pelo Comitê de Responsabilidade Social, pelo Programa Alcance e pela Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace).
O programa Ceará Sem Fome tem caráter permanente, com foco na criação, desenvolvimento e realização de ações e políticas públicas para “levar comida saudável à mesa de cearenses em situação de extrema pobreza”. A proposta é que haja um trabalho integrado de diversas instituições do setor público e privado, assim como participação da sociedade civil. O lançamento, que será realizado no Centro de Eventos, contará com instituições parceiras, dentre as quais a Alece.
Luiza Martins, secretária executiva do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, reforça que a Alece tem atuado no combate à fome e às desigualdades tanto em ações de curto prazo, no atendimento imediato da necessidade de colocar comida no prato dos cearenses que mais precisam, mas também ações de médio e longo prazo que almejam tirar as pessoas da situação de miséria pela porta da empregabilidade e do empreendedorismo.
Saiba mais: https://www.al.ce.gov.br/noticias/alece-participa-do-pacto-por-um-ceara-sem-fome-do-governo-do-estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário