"A ditadura foi um dos períodos mais sombrios da história do Brasil", comentou o governador do Ceará
Por: Alex Albuquerque
O governador do Ceará, Camilo Santana, se pronunciou na noite deste domingo (28), por meio das redes sociais, sobre o sentimento do brasileiro pela democracia, quando três em quatro cidadãos apoiam o regime democrático, segundo a pesquisa Datafolha.
A mesma pesquisa aponta que somente um em cada 10 brasileiros considera a ditadura aceitável.
"A ditadura foi um dos períodos mais sombrios da história do Brasil. Milhares de pessoas foram torturadas e mortas por lutar pela democracia. Delírios autoritários que se mostram hoje pelo país devem ser sempre sufocados pela voz forte da liberdade, do respeito e da tolerância", comentou Camilo.
A pesquisa ouviu 2.016 pessoas, por telefone, nos dias 23 e 24 de junho, e tem margem de erro de dois pontos, para mais ou para menos.
Para 81% dos entrevistados, a maior ameaça à democracia está na divulgação de falsas notícias envolvendo políticos e ministros do STF.
Metade dos entrevistados nunca ouviu falar do Ato Institucional Número Cinco (AI-5), o mais duro dos 17 decretos do Regime Militar, que resultou na perda de mandatos de parlamentares contrários aos militares, intervenções ordenadas pelo presidente nos municípios e estados e também na suspensão de quaisquer garantias constitucionais que eventualmente resultaram na institucionalização da tortura, comumente usada como instrumento pelo Estado.
PUBLICIDADE:
Òticas e Clínicas Plamovir, a Melhor do Ceará
Òticas e Clínicas Plamovir, a Melhor do Ceará
Governo do Estado do Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário