O clima político no Ceará começa a esquentar com a pré-candidatura oficializada do deputado federal dep.Guimaraes (PT-CE) ao Senado. O anúncio foi feito neste sábado (29), durante uma plenária do grupo interno “Campo Democrático” do partido, realizada em um hotel na Beira-Mar, em Fortaleza, com a presença do presidente nacional do PT, Humberto Costa.
“Eu topo a parada de ser senador da República. É pelo PT, isso não é projeto pessoal!”, declarou Guimarães, arrancando aplausos e sinalizando que o embate de 2026 promete ser intenso e recheado de articulações de bastidores.
A fala forte de Guimarães não apenas crava sua intenção de disputar uma das cadeiras do Senado, mas também movimenta as peças do xadrez político dentro do próprio partido. Apesar de ainda não ter dialogado diretamente com o ministro da Educação, Camilo Santana, e com o governador Elmano de Freitas, o parlamentar afirma que o Campo Democrático — corrente interna do PT — deve também assumir a presidência estadual do partido, o que pode redesenhar os rumos petistas nas eleições.
Com a oficialização de Guimarães, o cenário eleitoral de 2026 já começa a ganhar forma. A disputa ao Senado no Ceará deverá ser uma das mais acirradas dos últimos anos, colocando em jogo não apenas a força do PT no estado, mas também o realinhamento de forças dentro da base do presidente Lula.
A corrida já começou e as alianças, disputas internas e estratégias prometem capítulos intensos até outubro do próximo ano.