Total de visualizações de página

597094

INSPETOR ALBERTO NA BASE DE EVANDRO LEITÃO

 


O vereador Inspetor Alberto está na geladeira do PL. Acusado de prejudicar o partido na campanha eleitoral e protagonizar momentos ridículos nas redes sociais, arrastando “leitõezinhos” para assar vivos. Agora, está caminhando para votar a favor dos projetos do prefeito Evandro Leitão. “Voto a favor da cidade”, disse em reunião. Os órgãos de defesa dos animais querem sua cassação.


PREFEITURA DE SOBRAL DIVULGA DESCONTOS E PRAZOS PARA PAGAMENTO DO IPTU

 

A Prefeitura de Sobral divulgou, por meio da Secretaria das Finanças, o Decreto nº 3.617 com as datas das parcelas e descontos do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) para 2025. O pagamento poderá ser realizado de forma integral (cota única) ou parcelado em até oito parcelas mensais e sucessivas.

Os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única terão três opções de desconto: 10% até o dia 12 de maio; 7%  até 10 de junho; e 5% até 10 de julho.

Para aderir ao parcelamento, o valor do IPTU deverá ser no mínimo de R$ 100,00 e a parcela não poderá ser inferior a R$ 50,00. O pagamento das parcelas terá os seguinres prazos: a primeira, até 12 de maio; e as demais  até o dia 10 nos meses de junho a dezembro.

Com os recursos do IPTU, a Prefeitura de Sobral realiza investimentos para melhoria da vida da população, com a oferta de serviços de saúde, educação, segurança, limpeza urbana e em diversas outras áreas.

Serviço

As informações sobre o IPTU 2025 já estão disponíveis. Os canais de atendimento são presenciais e online.

Locais de atendimento presencial:

Secretaria das Finanças, no subsolo do Sobral Shopping, das 9 às 18h

Vapt-Vupt, no horário de 8 às 17h

Online:

WhatsApp: (88) 98134-4808

e-mail:atendimentotributos@sobral.ce.gov.ce.

Site: iptu.sobral.ce.gov.br

Outras informações no Diário Oficial 1981, publicado no dia 10 de janeiro:

https://www.sobral.ce.gov.br/diario/public/files/diario/DOM1981_10-01-2025.pdf



CAMILO SANTANA DEIXA O MEC PROVISORIAMENTE PARA PARTICIPAR DE ELEIÇÃO DA PRESIDÊNCIA DO SENADO

 

O ministro da Educação (MEC), Camilo Santana (PT), foi exonerado do cargo na quinta-feira (30) para assumir sua cadeira no Senado com o retorno do recesso parlamentar. O afastamento é temporário: começa no sábado (1º) e termina na segunda (3). Outros nove ministros do Governo Lula eleitos ao Congresso em 2022 ou em pleito anterior seguiram o mesmo rito.

A informação consta no Diário Oficial da União (DOU). Neste fim de semana, o Congresso Nacional retoma as atividades e elege as novas Mesas Diretoras no Senado e na Câmara dos Deputados. Na Casa Alta, as cinco chapas em disputa são encabeçadas por Davi Alcolumbre (União-AP), por Marcos Pontes (PL-SP), por Soraya Thronicke (Podemos-MS), por Marcos do Val (Podemos-ES) e por Eduardo Girão (Novo-CE). O primeiro é o favorito ao posto.


Já na Câmara, os candidatos são Hugo Motta (Republicanos-PB) e Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ). Para evitar constrangimentos com a própria federação ou com o Governo – que encaminhou apoio a Motta –, as ministras Marina Silva (Rede), do Meio Ambiente, e Sônia Guajajara (Psol), dos Povos Indígenas, ficaram de fora do rodízio, segundo a CNN.

O ministro Renan Filho, dos Transportes, é senador, mas não foi exonerado. Segundo sua assessoria, ele já tinha compromisso familiar agendado para a data.

Camilo no Senado

Esta não é a primeira vez que o ministro faz esse caminho administrativo. Em janeiro de 2023, já com um mês no comando do MEC, este e outros auxiliares do presidente Lula (PT) foram exonerados para tomar posse dos seus cargos na Câmara dos Deputados e no Senado e garantir seus assentos. 

O cearense, inclusive, participou da votação para a Mesa Diretora, que reconduziu Rodrigo Pacheco (PSD-MG) à presidência do Senado. Cumprido o rito legislativo, Camilo se licenciou da Casa e retomou às atividades no ministério. A cadeira vaga, então, passou a ser ocupada pela suplente Augusta Brito (PT).



PREFEITURAS DEVEM MILHÕES À ENEL

 


Os municípios cearenses não priorizam o pagamento da conta de energia. O resultado são dívidas acumuladas. A direção da Aprece reconhece os débitos e vai atuar para resolver. 

O presidente da ENEL, José Nunes, participou como palestrante do Encontro de Gestores promovido pela entidade, onde abriu o diálogo para estreitar relacionamento e resolver pendências.



CAFÉ DA MANHÃ COM GOVERNADOR ELMANO E A IMPRENSA

O governador Elmano de Freitas é o primeiro governador a tomar café com a imprensa que cobre o Abolição.



O governador Elmano de Freitas declarou, durante café da manhã com a imprensa, respondendo  a perguntas sobre a queda da popularidade do governo do presidente Lula, que ele precisa “dar uma chacoalhada, promover uma reforma, para chegar mais perto das pessoas”. A declaração do governador cearense foi a primeira manifestação mais forte sobre a avaliação do governo.

“A única política pública nova é o -de-Meia, um sucesso”, disse o governador, mostrando o problema que é a necessidade de fazer chegar nas pessoas a mensagem e o trabalho do governo.



DEPUTADO ROBÉRIO MONTEIRO ESTEVE EM FORTALEZA, EM REUNIÃO COM PREFEITO EVANDRO LEITÃO


O deputado federal Robério Monteiro, esteve nesta quarta-feira, 29, em  audiência com prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, o secretário de governo, Junior Castro, a vice-prefeita de Itapipoca, Paula Braga, e o deputado estadual Osmar Baquit.

Robério ressaltou a importância desse encontro, que além de produtivo, foi um momento para dialogar sobre pautas importantes para o desenvolvimento do estado do Ceará. 



DEPUTADOS GUIMARÃES E DE ASSIS DIZEM QUE UMA VAGA DO SENADO É DO PT


O deputado federal José Guimarães é o líder do governo Lula na Câmara Federal, o deputado De Assis Diniz é líder do PT e do bloco de seis partidos na ALECE, outra função de grande poder. Os dois são do PT e consideram que a chapa majoritária para 2026 no Ceará terá Elmano para a reeleição e  uma das vagas ao Senado, também, será do PT.

 “A outra vaga será dos partidos da base”, disse Guimarães. Para De Assis Diniz, o “Cid está certo ao discutir o assunto, é o papel dele como bom e importante aliado”.



CID GOMES ENCERRA ESPECULAÇÃO SOBRE SEU FUTURO NA POLÍTICA

 

Cid é um gênio na articulação política. Uma águia na construção de partidos. Não se pode imaginar cenários no tablado eleitoral sem sua presença. 

A participação do senador cria oportunidades para revelação de novas lideranças. Sua decisão de ficar de fora da campanha eleitoral de 2022 abriu caminho para uma completa renovação. Camilo se tornou o líder político cearense, Elmano foi eleito governador em 1º turno e Evandro Leitão é o prefeito de Fortaleza.  

No imaginário político, querem colocar Cid em campo oposto ao de Camilo Santana, Elmano e Lula, insistindo com a boataria na qual o senador é candidato a governador, enfrentando Elmano de Freitas. Não vão conseguir. Cid não é candidato. “Não sou candidato a governador e nem a senador quero ser, tem gente nova aí”, declarou em Sobral, durante a posse da deputada e secretária da Mulher, Lia Gomes, como presidente do PSB de Sobral.






DE ASSIS DINIZ "GUIMARÃES SERÁ UM GRANDE SENADOR"

 

O deputado De Assis Diniz, líder do PT e do bloco de seis partidos na ALECE, vestiu a camisa de todos os candidatos a prefeito pelo PT. Obteve 45 vitórias, elegendo gestores e outros 50 vice- prefeitos. 

A sua aposta em 2026 é Elmano para reeleição e o deputado José Guimarães para o Senado Federal. “O Guimarães será um grande senador. Sempre fez muito pelo Ceará”, pontuou.



ROMEU ALDIGUERI ASSUMIRÁ A PRESIDÊNCIA DA ALECE NO DIA 1⁰ DE FEVEREIRO

 

A ALECE distribuiu convites para os deputados, os chefes de poderes, Elmano de Freitas e Abelardo Benevides, o prefeito Evandro Leitão e autoridades para a posse do deputado Romeu Aldigueri e demais membros da Mesa Diretora da Casa. 

A solenidade de posse será no próximo sábado, 1º de fevereiro, às 10 horas, no Plenário 13 de maio, que estreará um novo sistema de som. As sessões plenárias da ALECE serão retomadas no dia 4/2, terça-feira.






NOTÍCIAS AQUI1

Blog Informativo Regional , editor, responsável Alex Albuquerque

Arquivo do blog