Total de visualizações de página

GOVERNO ANUNCIA ISOLAMENTO RÍGIDO EM ACARAÚ, CAUCAIA, ITAPIPOCA, ITAREMA, MARACANAÚ E SOBRAL


Prorrogação do decreto mantém isolamento rígido em Fortaleza e medidas gerais de isolamento no restante do Estado por mais 7 dias a partir do dia 1º de junho

Por: Alex Albuquerque


Mais seis municípios cearenses entrarão no regime de isolamento rígido a partir da próxima segunda-feira  (1). Segundo o governador Camilo Santana, que anunciou a renovação do decreto de isolamento, Caucaia, Maracanaú, Itapipoca, Itarema, Acaraú e Sobral terão o novo regime por pelo menos uma semana. 

Em Fortaleza, o modelo rígido continuará valendo por mais 7 dias. Já nos outros municípios do Estado, continuará valendo as medidas gerais de isolamento. 

A informação foi confirmada durante transmissão ao vivo nas redes sociais. 

"Agora a noite, será publicado um novo decreto pelo Estado onde estabelecemos a renovação do isolamento social em todo o Ceará, medida que tem feito com o poder público possa ampliar a rede de saúde pública durante a pandemia do novo coronavírus", disse o governador. 

Durante a live, Camilo reforçou a importância das medidas de isolamento para reduzir a taxa de propagação do novo coronavírus no Ceará. 

Ele também destacou que na próxima segunda a fase de transição do plano de retomada terá início, com algumas empresas voltando às atividades de forma parcial. 

"Listamos também neste decreto a volta de algumas atividades econômicas, como algumas cadeias da indústria, da construção civil e da saúde, que servirão como base para avaliarmos o retorno da economia", afirmou.

O governador, contudo, ressaltou que o avanço do plano de retomada dependerá da melhora dos índices de internações, contaminações e óbitos pela covid-19. 


Capital

Já o prefeito Roberto Cláudio, que também participou da transmissão, destacou que a situação de Fortaleza tem apresentado indícios de estabilização, ainda que "leve e discreta". 

"Temos uma tendência leve e discreta de redução de óbitos. E uma menor demanda por atendimentos maiores, mas reforço a importância de ficarmos em casa", disse o prefeito.

OPORTUNIDADE: INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO DA OPERAÇÃO LIMPEZA 2020



A Prefeitura de Sobral abriu processo seletivo simplificado para a contratação temporária e formação de cadastro de reserva de 1.000 operadores de limpeza e serviços urbanos para atuar no município de forma emergencial.

A iniciativa visa promover a limpeza pública, combater a proliferação do novo coronavírus em locais com grandes fluxos de pessoas e também lutar contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

As inscrições acontecem até o dia 3 de junho, exclusivamente pela internet. Acesse sobral.ce.gov.br para saber mais.

CASAL MORRE APÓS MOTO BATER EM BARREIRA SANITÁRIA NO INTERIOR DO CEARÁ



Edivaldo Custódio dos Santos era guarda municipal de Canindé e estava acompanhado de Maria Valdenia Corneli da Silva

Por: Alex Albuquerque 

O acidente de moto aconteceu por volta das 20h no bairro Alto Guaramiranga, principal entrada de Canindé (Foto: WHATSAPP O POVO)

Um casal morreu após acidente de motocicleta na noite dessa sexta-feira, 29, em Canindé, interior do Ceará. De acordo com a Secretaria de Segurança e Defesa Social (SSPDS), a colisão ocorreu às 20h, quando uma motocicleta colidiu contra manilhas de proteção instaladas como barreira sanitária no bairro Alto Guaramiranga, principal via de acesso a Canindé.
As vítimas foram Edivaldo Custódio dos Santos, de 61 anos de idade, e Maria Valdenia Corneli da Silva, 27. Edivaldo era guarda municipal de Canindé e chegou a atuar na fiscalização do isolamento social na cidade, afirmam fontes.
A SSPDS informa que a Delegacia Regional de Canindé e a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) estiveram no local e já colheram as primeiras informações. A Polícia Civil continua apurando o caso e ainda ouvirá outras pessoas para identificar as circunstâncias do acidente e saber se houve ingestão de bebida alcoólica por parte do condutor.
 PUBLICIDADE: 
CLÍNICAS PLAMOVIR

FORTAL 2020: PRIMEIRAS ATRAÇÕES FORAM DIVULGADAS; CONFIRA AQUI:

Nomes do axé, forró e funk compõe as participações do evento

Por : Alex Albuquerque


O Fortal 2020 divulgou, nesta sexta-feira (28), as primeiras atrações que vão passar pelo corredor da folia. Do dia 23 ao dia 26 de julho, o público vai curtir grandes nomes da música, além de poder usufruir de uma mega estrutura na “Cidade Fortal”.

No dia 23 de julho, iniciando a programação do Fortal 2020, o público vai se divertir os principais sucessos do Harmonia do Samba e do Parangolé no bloco Bagunça, além da animação característica do cantor Bell Marques junto com os filhos Rafa e Pipo Marques. Já no dia 24 de julho, o público será embalado por uma mistura de ritmos com a volta da cantora Claudia Leitte ao bloco Largadinho, apresentando os maiores hits da carreira e do novo álbum “Bandera”. 

O bloco Eh Loco também desfila no “Corredor da Folia” com a Banda Eva e o funk de um dos principais hitmakers do país, Pedro Sampaio. Um dos blocos mais tradicionais, o Siriguella, comandado pelo cantor Bell Marques, anima o público com axé durante todo o fim de semana.

No dia 25 de julho, a cantora Ivete Sangalo volta ao Fortal com shows em dois dias seguidos, assim como foi feito no ano passado, com o bloco Village. Outra novidade de 2019 se repete: o baiano Léo Santana é atração confirmada. Encerrando a festividade, no dia 26 de julho, o forró invade a Cidade Fortal com o cantor Jonas Esticado.



   PUBLICIDADE: 



  Governo do Estado do Ceará 





Prefeitura de Sobral 


Número de diagnósticos positivos de Covid-19 no Ceará cai para 50% dos testes feitos

Segundo o Secretário da Saúde, Dr. Cabeto, até semana passada os testes indicavam a doença em 80% dos casos


Por: Alex Albuquerque 


Os testes diagnósticos da Covid-19 no Ceará passaram por uma diminuição de resultados positivos entre a semana passada e esta semana. Segundo o secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins, o Dr. Cabeto, os exames que indicavam a presença do novo coronavírus (SARS-CoV-2) em 80% dos casos, agora apontam a presença do agente infeccioso em 50% dos testes.

Conforme Dr. Cabeto, estão sendo priorizados os testes em pessoas que já morreram para reconhecer se a causa da morte foi pela Covid-19. Além disso, em junho a capacidade de testagem no Ceará deverá aumentar quando o estado receber o auxílio da Fiocruz para as análises laboratoriais. 
"Nós vamos aperfeiçoar (a testagem). Agora em junho, o estado vai ampliar, em parceria com a Fiocruz, com outras unidades, inclusive privadas, a sua capacidade de testar, inclusive direta do vírus, para que a gente tenha esses indicadores muito confiáveis e que a gente tenha maior segurança na mudança das fases", diz, fazendo referência às etapas do plano de retomada econômica organizado pelo Governo do Estado.
REGIÃO NORTE
O secretário também adiantou que há atualmente uma tendência de crescimento dos índices da Covid-19 nos municípios do interior do Ceará, com destaque para a região Norte do estado. Segundo ele, as análises realizadas pela Secretaria da Saúde apontam que será necessário estabelecer medidas de isolamento social mais rígidas naquela área. 
"Fizemos o mapeamento da incidência do número de casos por 100 mil habitantes e da mortalidade por coronavírus, que é muito importante. Essas cidades estão a maioria agora na região Norte. Nos preocupa aquela região de Itapipoca, até Camocim, Sobral e Santa Quitéria. Então nós estamos preparando hoje pra colocar no decreto algumas restrições nessa região", afirmou.
CASOS NO CEARÁ
O número de casos de Covid-19 no Ceará ultrapassou a barreira dos 38 mil e alcançou 126 mortes confirmadas nas últimas 24 horas, totalizando 2.859. Os dados são da plataforma IntegraSUS, atualizada às 17h53 desta sexta-feira (29). Ao todo, são 38.395 infectados. Apesar de contabilizadas agora, os óbitos podem ter ocorrido em outras datas, em razão dos resultados dos testes para detectar a presença do novo coronavírus.
A taxa de letalidade da doença na região é de 7,4%. Ainda são investigados 46.727 possíveis casos e 873 óbitos suspeitos da doença. O número de exames aplicados é de 93.466.
O epicentro de contágio é Fortaleza, com 21.705 testes positivos e 1.877 mortes. Na sequência, as cidades com alto contágio são Caucaia (1.304), na Região Metropolitana, e Sobral (1.195), com destaque negativo no interior.
O índice de recuperados é 25.858, segundo a Secretaria de Saúde (Sesa). A taxa de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) está em 87,68% no Ceará.

PUBLICIDADE:

CLÍNICAS PLAMOVIR

PREFEITURA DE SOBRAL ENTREGARÁ O SEGUNDO LOTE DO VALE-GÁS DO GOVERNO DO CEARÁ A PARTIR DESTA TERÇA-FEIRA (2/06).



A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas), informa que a entrega do segundo lote de vales para obtenção de uma recarga gratuita de gás, disponibilizados pelo Governo do Estado do Ceará, será iniciada nesta terça-feira (02/06). Neste etapa, serão beneficiadas 734 famílias, que somadas às 734 do primeiro lote e às 734 do terceiro (ainda sem data para entrega) totalizam 2.202 famílias beneficiadas no município.

Conforme aconteceu na distribuição do primeiro lote, os vales serão entregues em escolas e nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), com os devidos cuidados para evitar aglomerações e assim contribuir para a prevenção à Covid-19. As famílias beneficiadas receberão ainda máscaras doadas pela Prefeitura.

As 2.202 famílias beneficiadas no municípios foram escolhidas pelo Governo do Estado, que as selecionou por meio do Instituto de Pesquisa Econômica do Ceará (Ipece) e da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). Segundo o Governo do Estado, os requisitos para escolha das famílias foram estes: beneficiárias do Cartão Mais Infância Ceará; beneficiárias do Programa Bolsa Família, com renda individual igual ou inferior a R$ 89,34; e famílias com jovens em situação de vulnerabilidade social, inscritos no Programa Superação.

A Prefeitura reforça que a lista de beneficiários veio do Governo do Ceará e que os vales são intransferíveis. O beneficiário deve se dirigir ao local informado portando RG, CPF, comprovante de endereço e cartão do benefício (Bolsa Família ou Mais Infância).

A lista com nome da referência familiar, Número de Identificação Social (NIS), local e hora em que o beneficiário deverá comparecer para retirar o seu vale-gás pode ser acessada AQUI.


Outras informações:

Cadastro Único - (88) 3677-3230 (para todos os bairros e distritos)
Cras Dom José - (88) 3614-2336
Cras Aracatiaçu - (88) 3615-6044
Cras Ir. Oswalda (Alto da Brasília) - (88) 3611-6877
Cras Jaibaras - (88) 3615-2308
Cras Mimi Marinho (Dom Expedito) - (88) 3614-4276
Cras Regina Justa (Vila União) - (88) 3614-2323

Chega a 20 mil o número de máscaras distribuídas pela Prefeitura de Sobral



A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas), continua realizando a distribuição de máscaras à população. Até esta sexta-feira (29/05) 20 mil máscaras já foram entregues.

Recebem as máscaras famílias em situação vulnerabilidade social: população em situação de rua, famílias com insegurança alimentar que receberam a cesta básica e vale-gás, além de outras atendidas pelos CRAS da sede e dos distritos. Também receberam as máscaras conselheiros tutelares e demais  que estão atuando na linha de frente das políticas de Assistência Social.

A Sedhas está realizando ainda, por meio de suas equipes, a distribuição em bairros que registram maior número de casos confirmados de Covid-19.

A produção de máscaras pela Prefeitura de Sobral, sob organização da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), foi iniciada no dia 23 de abril, nas dependências da fábrica Diamantes Lingerie, que foi requisitada pela Prefeitura.

PREFEITO DE BARBALHA CANCELA COMPRA DE TESTE DA COVID -19 POR EMPRESA TER FACHADA DE PET SHOP

Segundo o prefeito Argemiro Sampaio, não houve irregularidades no processo de aquisição dos exames
Por: Alex Albuquerque 

O prefeito de Barbalha, Argemiro Sampaio (PSDB), anunciou na noite da quinta-feira (28), durante live no Facebook, o cancelamento de um contrato para aquisição de testes rápidos para exame de Covid-19 após ser informado de que a fachada da empresa fornecedora é de uma loja de pet shop em Fortaleza.
A contratação, feita por dispensa de licitação na primeira quinzena de maio, previa a entrega de 200 unidades de testes rápidos, no valor unitário de R$ 200, totalizando um custo de R$ 40 mil ao Município. A empresa Master Comercio e Serviços Eireli foi a que apresentou o menor valor unitário para o produto. 
Durante a live, ontem, o prefeito de Barbalha, no entanto, anunciou que não fará o pagamento à empresa porque começou a ser divulgado que a fornecedora tem uma fachada de produtos para animais.
"Você pode ter uma empresa de pet shop e vender medicamentos farmacêuticos. O nome fantasia pode ser pet shop e você está habilitado para concorrer a qualquer tipo de licitação", ressaltou o prefeito. Porém afirmou que desfará o contrato e vai reabrir o processo de compra por julgar "imoral" a postura da empresa.
"Ninguém está dizendo que a empresa não é idônea, mas fica estranho comprar em um pet shop. Não era melhor comprar em uma empresa, um laboratório? (...) Quando a  gente viu a imagem do lugar, a gente não fez o pagamento, e estamos notificando a empresa sobre isso, mas não quer dizer que é uma questão de ilegalidade, é razoavelmente imoral você fazer isso. Vamos pedir desculpa à empresa", disse Sampaio.
Segundo ele, um novo processo de compra deverá ser reaberto em 15 dias. "Uma coisa é fazer um processo ilegal, outra é desconfiar", acrescentou, ressaltando que a empresa apresentou toda habilitação requerida no processo de contratação.
O gerente da empresa Master Comércio e Serviços Eireli, Rino Costa, ressaltou que ainda não conversou diretamente com a Prefeitura, mas soube da intenção de cancelamento do contrato. Ele pontou que, apesar da fachada de loja de pet shop no endereço citado, a empresa tem capacidade de atender à demanda e cumpre todos os registros requeridos na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).
Segundo Rino, caso a Prefeitura opte pelo não pagamento não haverá prejuízo à empresa. Caso tenha sido efetuada a entrega dos produtos, cabe ao Ente Público devolvê-los, afirma.

 PUBLICIDADE: 
 Governo do Estado do Ceará  

Prefeitura Municipal de Sobral 






HOSPITAL REGIONAL NORTE RECEBE 44 NOVOS RESPIRADORES PARA EQUIPAR LEITOS DE UTI


A Região Norte do Ceará recebeu nesta semana um reforço no combate à pandemia de Covid-19 com a chegada de 44 novos respiradores destinados pelo Governo do Estado. Os aparelhos irão equipar novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O Hospital Regional Norte (HRN), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) recebeu 20 novos respiradores. 


O Hospital conta com 156 leitos exclusivos para o tratamento de Covid-19, dos quais 84 são de UTI e 72 de enfermaria. Na Região Norte, os respiradores também foram distribuídos para o Hospital de Campanha de Sobral (10), Tianguá (7), Itarema (2) e Acaraú (5).

Leia mais: https://www.saude.ce.gov.br


Prefeitura Municipal de Sobral 


NESTA SEMANA, MÉDICOS, ENFERMEIROS E FISIOTERAPEUTAS QUE ATUAM NO HOSPITAL DE CAMPANHA DE SOBRAL PARTICIPARAM DE TREINAMENTO

Com os temas: Paramentação e desparamentação do profissional com uso dos EPIs; manuseio do ventilador mecânico e processos de intubação; reanimação cardiopulmonar; e via aérea de difícil acesso no paciente, a iniciativa teve como objetivo atualizar os profissionais que estão na linha de frente do combate ao coronavírus .



 vídeo 



IGREJAS REABRIRÃO COM 20% DA CAPACIDADE NA FASE 2, PREVISTA INICIALMENTE PARA 22 DE JUNHO

Sobral vem recebendo novos leitos e insumos e os profissionais da saúde estão passando por capacitações. Tudo para dar condições de enfrentarmos essa luta contra o coronavírus 👊🏼



Veja os passos para reabertura das igrejas e demais espaços religiosos

Por: Alex Albuquerque 

Devido à quarentena, tradicional missa realizada em 13 de maio aconteceu a portas fechadas (Foto: JÚLIO CAESAR)

Os passos iniciais retomada das atividades religiosas no Ceará está prevista para a fase 2 de reabertura, conforme o plano apresentado pelo Governo do Estado nesta quinta-feira, 28. A fase 2 de reabertura é projetada para 22 de junho (22/06), mas depende ainda do resultado das etapas prévias quanto aos indicadores de saúde. Nesse primeiro momento de retomada, é previsto que os templos tenham no máximo 20% da capacidade.
Na fase 3, as celebrações poderão ter 50% da capacidade. Ela é prevista para 6 de julho, a depender do sucesso das fases prévias. Na fase 4, as cerimônias religiosas poderão ter capacidade ampliada, mas ainda seguindo protocolos de segurança. Isso seria a partir de 20 de julho.

Reabertura da economia

O plano de reabertura da economia foi apresentado nesta quinta-feira, 28 de maio (28/05), pelo Governo do Estado. A transição começa nesta segunda-feira, 1º de junho (01/06).
Na transição, reabrem lojas ligadas a material de construção, barbearias, manicures e salões de beleza, indústria têxtil e de calçados, fabricação de eletrodomésticos, indústria automotiva, retorno dos treinos esportivos e dos times de futebol "participantes da final do Campeonato Cearense".
A fase 1 está prevista para 8 de junho (08/06). Tem previsão de duras 14 dias. As fases seguintes serão avaliadas conforme o resultado gradual. Cada fase terá 14 dias de duração. Se tudo correr conforme o esperado, o cronograma será:
1º de junho - transição
8 de junho - fase 1
22 de junho - fase 2*
6 de julho - fase 3*
20 de julho - fase 4*
*Datas das fases 2, 3 e 4 dependem da avaliação dos resultados das fases prévias.


   PUBLICIDADE:  


CLÍNICAS PLAMOVIR

RESTAURANTES E BARES SE PREPARAM PARA RETOMAR ATIVIDADES EM 22 DE JUNHO

De acordo com a proposta do Governo, os restaurantes devem funcionar com, no máximo, 15 mesas para que se mantenha distância segura entre os frequentadores

Por: Alex Albuquerque 


Restaurantes e bares de Fortaleza se preparam para retomar as atividades a partir do dia 22 de junho, na segunda fase do processo de flexibilização das atividades econômicas definido pelo Governo do Estado em paraceria com as entidades representativas. De acordo com a proposta do Governo, os restaurantes devem funcionar com, no máximo, 15 mesas para que se mantenha distância segura entre os frequentadores.


A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) questiona o calendário e o número de mesas. De acordo com o empresário Rodolphe Trindade, presidente da entidade, os restaurantes deveriam ser autorizados a funcionar já na primeira fase, uma vez que os trabalhadores precisarão ter onde se alimentar.

PUBLIDARE: 




Governo do Estado do Ceará 




Camilo anuncia nesta quinta-feira, 28, plano de retomada; decreto de isolamento será prorrogado


"Deverá ser apresentado amanhã. Vamos apresentar os critérios estabelecidos para o inicio da abertura, com muita responsabilidade", afirmou o governador do Ceará

Por: Alex Albuquerque 


Por meio de post nas redes sociais nesta quarta-feira, 27, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou que irá prorrogar o atual decreto de isolamento social rígido no Ceará. A medida de reabertura gradual dos setores econômicos será anunciada em detalhes nesta quinta-feira, 28.
"Reafirmo que todas as medidas são respaldadas por estudos e avaliações de nossa equipe de profissionais de saúde, que continuará acompanhando, dia a dia, a evolução dos números, e nos orientando em todas as tomadas de decisão. Vidas em primeiro lugar", disse.
O anúncio da primeira fase da retomada de parte dos setores foi realizado ontem, 26. O governador falou em reabertura gradual das atividades.
De acordo com o governador, o plano de retomada foi decidido hoje em reunião com equipe de economia e saúde. As orientações serão aplicadas de forma diferente para cada região, de acordo com os índices de incidência da Covid-19. "Deverá ser apresentado amanhã. Vamos apresentar os critérios estabelecidos para o inicio da abertura, com muita responsabilidade", afirmou.
Setores na expectativa de reabrir

Na semana passada, setores do mercado receberam uma lista prévia do governo, dentro de um estudo inicial de reabertura. O plano deveria passar ainda por modificações.

Por esse estudo inicial, os primeiros setores a reabrir seriam:
- Preparação, fabricação, e comercialização de artigos de couro e calçados;
- Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica;
- Saneamento básico e reciclagem;
- Fabricação, confecção e comercialização de produtos têxteis e roupas;
- Indústria metalmecânica, química e correlatos;
- Agropecuária;
- Construção civil;
- Setor de serviços de apoio às empresas e famílias e artigos para o lar;
- Cadeia moveleira;
- Tecnologia da informação e comunicação;
- Publicidade, editoração e imprensa.
Por esse estudo prévio, entre uma etapa e outra, será dado um intervalo de 14 dias para o monitoramento da situação. Toda as atividades flexibilizadas teriam protocolos de segurança.
Critérios usados para definir a ordem de retorno dos setores econômicos, também no estudo prévio:
1. Baseado em riscos sanitários
Primeira fase = Baixo risco
Quarta fase = Alto risco
2. Baseado em aspectos econômicos e sociais
Primeira fase = Alto impacto
PUBLICIDADE:
 Dep. Sérgio Aguiar destina 1 Milhão de Emendas para o Combate ao Coronavírus no Ceará 
DEP. SÉRGIO AGUIAR DESTINA R$ 1 MILHÃO DE REAIS PARA O COMBATE AO CORONAVÍRUS

 Governo do Estado do Ceará 
  Governo lança Ceará App com serviços de Saúde  

O PREFEITO IVO GOMES SE REUNIU NESTA QUARTA-FEIRA(27) COM GOVERNADOR CAMILO SANTANA E PREFEITOS DA MICRORREGIÃO DE SOBRAL


O prefeito Ivo Gomes se reuniu novamente nesta quarta-feira (27/05) com o governador do Ceará, Camilo Santana, e com prefeitos da macrorregião de Sobral para tratar da atual situação de enfrentamento à pandemia do coronavírus. 

Conforme o prefeito já havia solicitado e anunciado ontem, 13 novos leitos de UTI e 43 enfermarias já estão sendo preparados no Hospital Regional Norte para atender exclusivamente pacientes com Covid. 

Durante a reunião, o governador apresentou dados de avanço da doença na região e reforçou a importância da atenção primária no combate à pandemia.

GOVERNO LANÇA CEARÁ APP COM SERVIÇO DE SAÚDE

Já está disponível o aplicativo Ceará APP, que garante à população acesso a serviços públicos de saúde com mais facilidade. Os interessados podem baixar o aplicativo nas lojas do sistema Adroid e IOS. 

O aplicativo funciona como um hub de serviços digitais, tudo ao alcance da mão. O software é mais um passo do Governo do Ceará, por meio do Laboratório de Inovação e Dados (Íris) e da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), no sentido de tornar digitais os serviços públicos, garantindo agilidade no atendimento, além de credibilidade e segurança aos usuários.

Além da área da saúde, outros serviços serão incluídos no aplicativo. A proposta é que em um só canal de comunicação o cidadão possa ter acesso aos principais serviços públicos.

O governador Camilo Santana comentou a importância do Ceará APP para facilitar o acesso do cidadãos aos serviços digitais do Governo do Ceará.






LEÔNIDAS CRISTINO: TENHA COMPAIXÃO, BOLSONARO

O Brasil enfrenta, sem uma voz de comando nacional, a maior calamidade da história na saúde pública, disseminada no mundo todo. Nesse cenário decorrente do coronavírus, a conduta de Jair Bolsonaro configura um vácuo de liderança.
Por: Alex Albuquerque 
Leônidas Cristino
Deputado federal (PDT)
Do líder, espera-se o exemplo. O presidente não assume a coordenação do combate à crise e dos esforços para conter a propagação da Covid-19. Ao contrário, provoca a dissensão, confronta governadores e prefeitos que estão na linha de frente no enfrentamento da pandemia. Bolsonaro demonstra indiferença com o crescimento exponencial do número de mortes e de casos graves que em algumas cidades atingem o limite das estruturas hospitalares e cemitérios.
Ante o colapso iminente, enquanto grandes cidades já adotam o recurso extremo do isolamento mais rígido, o presidente assume o discurso contrário ao isolamento social e incita os seus seguidores, que promovem atos públicos e desafiam as normas sanitárias de consenso internacional.
Reunido com governadores, quinta-feira (21), o presidente prometeu sancionar o projeto do Congresso Nacional de socorro financeiro de R$ 60 bilhões para estados e municípios. Não há notícia de visitas do presidente a unidades de saúde que atendem pacientes da Covid-19 nem a laboratórios ou centros de pesquisa envolvidos com a doença.
Igualmente, não se vê gestos concretos de solidariedade às vítimas ou manifestação de empatia, de respeito e sentimento pela dor do outro. Há um vazio profundo de sensibilidade e valores humanitários dos verdadeiros líderes, especialmente dos que se dizem cristãos. Tenha compaixão, Bolsonaro. Honre os princípios do cristianismo. É o mínimo que o Brasil espera do mandatário que tem como hábito citar a Bíblia.
Bolsonaro brada pela abertura do comércio e a volta à normalidade das atividades econômicas, mas não apresenta plano para a sua implantação, tampouco interage com estados e municípios para que o retorno ocorra de modo seguro como em outros países. Sequer existe uma abertura do presidente para a contribuição da ciência, de especialistas e pesquisadores renomados ouvidos pelos governadores.
PUBLICIDADE:
CLÍNICAS PLAMOVIR

 Governo do Estado do Ceará  


URGENTE! Bolsonaro deve liberar 4ª parcela do auxílio de R$600 para julho

 Mensagem Dep. Sérgio Aguiar 



Em entrevista à rádio Jovem Pan, Bolsonaro revelou ainda que haverá o pagamento da 4ª parcela do auxílio emergencial, podendo, até mesmo, ser paga a quinta parcela.

Por: Alex Albuquerque 


O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), confirmou que vai estender o auxílio emergencial, pago atualmente no valor de R$600. A expectativa é pela autorização do pagamento da 4ª parcela do auxílio emergencial. No entanto, esse valor deve ser menor.

Em entrevista à rádio Jovem Pan, Bolsonaro revelou ainda que haverá o pagamento da 4ª parcela do auxílio emergencial, podendo, até mesmo, ser paga a quinta parcela.

“Conversei com o Paulo Guedes [ministro da Economia] que vamos ter que dar uma amortecida nisso daí. Vai ter a quarta parcela, mas não de R$ 600. Eu não sei quanto vai ser, R$ 300, R$ 400; e talvez tenha a quinta [parcela]. Talvez seja R$ 200 ou R$ 300. Até para ver se a economia pega”, disse.

“Não podemos jogar para o espaço mais de R$ 110 bilhões, que foram gastos dessa forma. Isso vai impactar nossa dívida, no Tesouro”, disse o presidente.

4ª parcela do auxílio emergencial
O ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou a possibilidade de prorrogar o prazo de obtenção do auxílio emergencial por um ou dois meses. No entanto, para isso, o ministro disse que o valor de R$ 600 deve ser reduzido para R$ 200.

PUBLICIDADE: 




Camilo anuncia início gradual da reabertura da economia a partir de segunda-feira

Detalhes serão divulgados até quinta-feira. Governador afirma que haverá critérios e retomada será feita com muita responsabilidade

Por: Alex Albuquerque 


O governador Camilo Santana (PT) anunciou em live nesta terça-feira, 26, que a partir de segunda-feira, 1º, haverá o inicio gradativo da reabertura da economia no Ceará. Detalhes do plano econômico serão divulgados até quinta-feira, 28. A retomada será em fases e com cuidados.

De acordo com o governador, o plano de retomada foi decidido hoje em reunião com equipe de economia e saúde. As orientações serão aplicadas de forma diferente para cada região, de acordo com os índices de incidência da Covid-19. "Deverá ser apresentado amanhã ou quinta-feira. Vamos apresentar os critérios estabelecidos para o inicio da abertura, com muita responsabilidade", afirmou

Reabrir

Na semana passada, setores do mercado receberam uma lista prévia do governo, dentro de um estudo inicial de reabertura. O plano deveria passar ainda por modificações.

Por esse estudo inicial, os primeiros setores a reabrir seriam:

- Preparação, fabricação, e comercialização de artigos de couro e calçados;

- Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica;

- Saneamento básico e reciclagem;

- Fabricação, confecção e comercialização de produtos têxteis e roupas;

- Indústria metalmecânica, química e correlatos;

- Agropecuária;

- Construção civil;

- Setor de serviços de apoio às empresas e famílias e artigos para o lar;

- Cadeia moveleira;

- Tecnologia da informação e comunicação;

- Publicidade, editoração e imprensa.

Por esse estudo prévio, entre uma etapa e outra, será dado um intervalo de 14 dias para o monitoramento da situação. Toda as atividades flexibilizadas teriam protocolos de segurança.

Critérios usados para definir a ordem de retorno dos setores econômicos, também no estudo prévio:

1. Baseado em riscos sanitários

Primeira fase = Baixo risco

Quarta fase = Alto risco

2. Baseado em aspectos econômicos e sociais

Primeira fase = Alto impacto

Segunda fase = Baixo impacto


PUBLICIDADE:

Mensagem  do Deputado Sérgio Aguiar 


Prefeitura Municipal de Sobral 


NOTÍCIAS AQUI1

Blog Informativo Regional , editor, responsável Alex Albuquerque

Arquivo do blog