Total de visualizações de página

AÇÃO BENEFICIENTE MÃO AMIGA

Nesta quinta-feira(22), o editor do Blog Informativo Regional, Alex Albuquerque  e o Radialista Edval Filho, estiveram realizando a entrega de uma cadeira de rodas no distrito de Ingar,  no Assentamento Vestente, município de Santana do Acaraú, na residência do Sr. Zé Alrino. O mesmo é agricultor, aposentado,  pai de dez filhos, na qual uma delas publicou nas redes sócias, que seu pai necessitava de uma cadeira de rodas. Foi então que a esposa do Alex Albuquerque, a Sra. Silvana Ferreira se comoveu com o estado do senhor Ze Alrino, e falou para que nos pudéssemos ajudar. Dai eu Alex, entrei em contato com meu amigo radialista Edval Filho e de imediato o mesmo conseguiu a cadeira. Nesta manhã de quinta feira a família toda reunida, em sua residência, para receber a nossa visita, todos muitos felizes, pois foi realizado à entrega. 

Ação, Mão❤Amiga! 







Postado por: Alex Albuquerque


PREFEITO IVO GOMES AGRADECE MÉDICAS CUBANAS EM NOME DA POPULAÇÃO DE SOBRAL

O prefeito Ivo Gomes recebeu em seu gabinete, nesta quarta-feira (21/11), médicas cubanas que, por cinco anos, prestaram serviços à população sobralense por meio do Programa Mais Médicos. A reunião contou ainda com a presença do secretário da Saúde, Gerardo Cristino, e da vice-prefeita, Christianne Coelho.

“Eu pedi para que vocês viessem aqui para agradecê-las pessoalmente, em nome do povo de Sobral, pelo trabalho de excelência prestado por vocês. Nunca tivemos nenhuma reclamação do trabalho de cubanos aqui no município, pelo contrário, sempre foram muito elogiados pelos pacientes atendidos. Então, eu só reforço a gratidão pelo trabalho de vocês”, agradeceu o prefeito Ivo Gomes.

Durante a reunião, o secretário Gerardo Cristino assegurou que o atendimento à população não será prejudicado e apresentou a nova estratégia para suprir a ausência das médicas: o sistema de rodízio será implantado em todas as unidades de saúde e uma seleção pública para novos médicos garantirão a continuidade do atendimento à 100% da população.




Fonte: Prefeitura Municipal de Sobral

Postado por: Alex Albuquerque
(88)988090837

AGENDA DEPUTADO FEDERAL LEÔNIDAS CRISTINO EM SOBRAL


Na tarde desta quinta-feira, 22, o deputado federal Leônidas Cristino participou de reunião com o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, empresários, imprensa, dirigentes e torcedores do Guarany Sporting Club. Em pauta, a busca de soluções para a situação do clube, que em 2019 disputará o Campeonato Cearense. Um grupo de trabalho coordenado pelo deputado se reunirá amanhã para tratar sobre a operacionalidade das propostas definidas. 



Fonte: Deputado Leônidas Cristino

Postado por: Alex Albuquerque

OPERAÇÃO SALES DO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL E POLÍCIA CIVIL PRENDE EX-PREFEITO DE MUCAMBO, E PROCURA OUTROS ACUSADOS DE CORRUPÇÃO.



Cerca de 100 policiais civis e sete promotores de justiça iniciaram nas primeiras horas da manhã desta quinta feira 22/11 /18 a operação "Sales" do Ministério Público Estadual em Varios Municípios do Ceará. Na Região Norte , nas Cidades de Sobral , Carire, Graça e pacuja foram cumpridos varios mandados de busca e apreensão e mandados de prisão.  Ate agora nossa reportagem tem conhecimento,  que o ex Prefeito de Mucambo Wilebaldo Melo Aguiar , foi preso na operação do MPCE  por suposto envolvimento em crimes de corrupção e desvio de verbas públicas. Na Cidade de Sobral , os policiais invadiram a metalúrgica Santo Antônio de propriedade do empresário Zé do Egito , que teve seu  nome citado na investigação do ministério público Estadual. 
 Uma equipe da Polícia Civil esta nas Cidades do Graça, Pacuja e Mucambo, dando cumprimento a outros mandados a fim de localizar outras pessoas envolvidas em fraude na administração de Wilebaldo. Nos mandados expedidos pela justiça consta também o nome da secretaria de Saúde de Carire, Letícia Reichel dos Santos, que mora na Cidade de Sobral e de outras 15 pessoas, cujos nomes ,  Francisco Marques de Sousa,  Gleiciano Damaceno Rocha, Manoel Teixeira Duarte, Maria de Fátima  Parente, Antônio Alves de Sousa, Rosenberg Bezerra Dantas, Solange Neri de Lima,  Carla Paulinho Nepunoceno, Natália dos Santos de Sousa, Mayara Lima Alcantaras, todos da Cidade de Mucambo ce,  já Manoel de Oliveira Sales Neto, de Fortaleza e  Francisco Roberto de Carvalho Alves, de Pacuja , ainda consta os nomes do empresário José do Egito Ribeiro Silva, dono da metalúrgica Santo Antônio e seu empregado  Carlos Átila  Marques Vasconcelos, todos estão na lista dos investigados e procurados pelos investigadores da Polícia Civil por supostos envolvimentos em corrupção na administração do ex Prefeito da Cidade de Mucambo ce. De acordo com as informações,   a polícia civil mantém sigilo até agora sobre a extensão da operação que está em curso nas Cidades de Sobral, Carire, Mucambo, Graça e Pacuja.

Postado por: Alex Albuquerque

Dez anos de criação e modernização da polícia científica do Ceará

Para comemorar o ano em que a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) completou dez anos de criação, a partir desta segunda-feira (19), a Pefoce inicia a divulgação de uma série de matérias que trazem detalhes sobre os investimentos e o trabalho desenvolvido pela instituição. Serão realizadas cinco publicações ao longo de cinco semanas, que possibilitarão ao leitor uma jornada ao mundo técnico científico desenvolvido pelo órgão. O tema de hoje será a história, os investimentos, a tecnologia e o centro de estudos da Pefoce – pasta vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social.



Criada em 2008, com autonomia administrativa e financeira, após desvinculação da Polícia Civil cearense, a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) proporcionou ao Estado uma maior qualidade na confecção da prova delitiva técnica científica. O trabalho realizado pela instituição é integrado ao desenvolvido pela Polícia Civil. Enquanto a investigação policial foca na prova circunstancial, recolhida por meio de depoimentos de vítimas, testemunhas e suspeitos, a Pefoce trabalha na prova material, utilizando-se de análises científicas dos vestígios coletados nos locais de crime para examinar DNA, assinaturas, resíduos químicos, impressões digitais, armas de fogo e registro em computadores. Dessa forma, a investigação policial adota uma tese ou linha investigativa; já a perícia executa exames científicos que poderão corroborar ou refutar tais linhas de investigação.
Para conseguir falar sobre o desenvolvimento da Pefoce, é necessário olhar o presente e comparar com o passado. No Ceará, o trabalho pericial que, até meados de 2007, era dividido entre os Institutos de Identificação, Medicina Legal (IML) e de Criminalística passou a ser desenvolvido pelas Coordenadorias de Análise Laboratoriais Forenses (Calf), de Perícia Criminal (Copec), de Medicina Legal (Comel) e de Identificação Humanas e Perícias Biométricas (CIHPB). A fundação da Pefoce possibilitou a criação ainda das Coordenadorias de Tecnologia de Informação (CTI) e de Planejamento e Gestão (Cplag), além de núcleos específicos, como o de DNA Forense, o de Atendimento Especial à Mulher, Criança e Adolescente (Namca), de Informática Forense e de Engenharia Legal e Meio Ambiente. O trabalho desenvolvido pelos núcleos será abordado de forma mais detalhada nas próximas publicações.
O trabalho antes realizado atrelado às funções da Polícia Judiciária evoluiu aos poucos e foi mudando sua forma de atuação. Para o Perito Geral do Ceará, Ricardo Macêdo, servidor de carreira há 37 anos, muita coisa melhorou. O perito relembra a época quando começou a trabalhar. “O que acontecia é que os peritos ficavam espalhados em algumas cidades à disposição das delegacias, como, por exemplo, em Juazeiro, Canindé, Sobral. Não tínhamos sede. Era tudo centralizado em Fortaleza e, ainda sim, a estrutura era pequena. Lembro que ficávamos sediados nos fundos da Delegacia de Roubos e Furtos na época, em meados da década de 80”, disse Ricardo. O gestor recorda ainda que precisou recorrer ao trabalho de peritos de outros estados, quando o Ceará não dispunha tecnologia suficiente. “Algumas vezes, quando precisávamos de exames mais detalhados ou mais complexos, precisávamos recorrer à perícia que era desenvolvida em outros estados, como São Paulo e Bahia”, lembra Ricardo.
Com a criação da Pefoce, foi possível a realização de concurso público específico para a área de atuação forense, o que contribuiu com que o número de servidores aumentasse de forma exponencial passando de 165 peritos, médicos peritos legistas e auxiliares de perícia em 2007, para 419 servidores, em 2018, o que representa um aumento de 153%. Já existe projeto em andamento para realização de novo certame, o que possibilitará a continuidade ao processo de expansão da instituição.
A desvinculação da perícia oficial da estrutura orgânica da Polícia Civil do Ceará foi uma medida de modernização da segurança pública, como forma de incrementar sua organização, assegurando uma gestão mais qualificada e específica da sua atividade. “A independência da Perícia Forense foi o nosso avanço. A desvinculação da Polícia Civil possibilitou o investimento em novos servidores e nas tecnologias utilizadas atualmente”, ressaltou Ricardo.
Essa ação contribui para uma produção isenta e qualificada da prova material, através da autonomia técnico-científica, isto é, a capacidade de poder executar um exame com imparcialidade, restrito ao cunho científico e livre de interferências, homenageando os princípios do contraditório e da ampla defesa, assim como se harmoniza com os preceitos dos direitos humanos. A Perícia Forense fortalecida é capaz de subsidiar o trabalho da Polícia Civil e do Poder Judiciário na solução dos mais variados crimes, principalmente os contra a vida. Esse fortalecimento dá a capacidade de apresentar provas em menos tempo e dar maior confiabilidade nos laudos periciais.

Saiba mais:

A publicação da próxima semana terá como tema a Coordenadoria de Medicina Legal (Comel). Será possível conhecer todos os serviços que são realizados pela coordenadoria e seus setores, como o Núcleo de Atendimento Especial à Mulher, Criança e Adolescente (Namca) e o Núcleo de Tanatologia e Antropologia Forense.

Fonte: Governo do Estado do Ceará
Postado por: Alex Albuquerque


NOTÍCIAS AQUI1

Blog Informativo Regional , editor, responsável Alex Albuquerque

Arquivo do blog