Nesta terça-feira (07/12), a Prefeitura de Sobral interditou um local onde aconteciam abates clandestinos de aves no distrito de Aprazível. O estabelecimento funcionava sem seguir determinações da legislação do Serviço de Inspeção Municipal, no que diz respeito à sanidade animal e ao processamento de produtos de origem animal.
Durante a fiscalização, feita após denúncias, os profissionais da coordenadoria de Sanidade Animal da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE) constataram que no local não havia estrutura adequada e que os animais não tinham sua sanidade comprovada.
De acordo com a coordenadora de sanidade animal da STDE, Ana Maria Moura, os abates clandestinos representam um risco à saúde pública devido à transmissão de zoonoses, doenças que passam de animais para seres humanos, e outras doenças transmitidas por alimentos, tendo em vista que os produtores não seguiam o que determinam as boas práticas de manipulação. O proprietário do local foi notificado e precisará regularizar o local para que ele volte a funcionar.
A fiscalização teve o apoio da Guarda Municipal e do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário