O Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aprovou, nesta terça-feira (19/11), projeto de lei de autoria do Poder Executivo autorizando o Governo do Estado a contratar operação de crédito junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no valor de R$ 822,6 milhões. O investimento é destinado à duplicação da capacidade do Eixão das Águas, beneficiando diretamente 4,6 milhões de habitantes com a ampliação da vazão de 11 para 22 metros cúbicos por segundo.
Por meio do projeto de lei (PL) 117/2024, o texto prevê a instalação de três novos conjuntos de motobombas e equipamentos hidromecânicos que garantirão maior eficiência no abastecimento humano, agricultura irrigada e indústria na região do Vale do Jaguaribe e Região Metropolitana de Fortaleza, incluindo o Complexo Industrial e Portuário do Pecém.
Com o investimento aprovado, será possível melhorar o aproveitamento das águas do Rio São Francisco, beneficiando mais de 22 mil hectares de perímetros irrigados. A medida representa um importante avanço para a infraestrutura hídrica do Estado, impactando diretamente metade da população cearense.
ALECE
Por Lindalva Montezuma/Ricardo Garcia
Nenhum comentário:
Postar um comentário