Sobral foi uma das cidades escolhidas para o programa Pronasci, que estabelece cinco eixos para reduzir os índices de violência: prevenção da violência contra as mulheres, atuação em territórios vulneráveis, educação e trabalho para presos e egressos, apoio às vítimas da criminalidade e combate ao racismo estrutural.
A programação contou com palestras e oficinas sobre experiências nacionais e internacionais exitosas na área de segurança, oficinas com representantes municipais para discutir prioridades e estruturas necessárias à implementação do programa federal nas cidades.
De acordo com Emanuela Leite, o Pronasci servirá como um suporte financeiro e técnico do Ministério da Justiça e de ministérios parceiros do programa, que já vêm se debruçando sobre o desenho de um projeto de Segurança Cidadã para o Brasil.
“Foi um momento importante para fortalecer os gestores municipais quanto ao fomento de ações que o município esteja ou pretenda desenvolver para prevenir a violência em seus territórios, bem como no sentido de inspirar os participantes com políticas que já venham sendo realizadas em outros municípios, com evidências de resultados”, comentou.
O investimento do Pronasci inclui destinação de recursos federais para fomento de políticas e ações que visem fortalecer a Cidadania, Cultura de Paz e ações ostensivas voltadas à prevenção de violência, notadamente aquelas que se voltem à proteção de públicos historicamente vulnerabilizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário