A escolha do parto mais adequado para cada gestação leva em consideração critérios médicos como a saúde da mãe e a do bebê. No Hospital Regional Norte (HRN), da Secretaria da Saúde do Ceará, administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), o estímulo ao parto vaginal ocorre como forma de favorecer uma recuperação mais rápida da mulher com menos risco de sangramento intraparto e pós- parto, além de menor ameaça ao sistema respiratório para o bebê.
A cesariana sem indicação médica pode causar riscos desnecessários à saúde da mulher e do bebê, aumentando em até 120 vezes a probabilidade de alterações respiratórias para o recém-nascido e triplicando o risco de morte da mãe, segundo dados da Agência Nacional de Saúde (ANS).
A coordenadora médica da Obstetrícia do HRN, Eveline Valeriano Moura Linhares, explica que vários são os fatores positivos para o parto vaginal. “O parto vaginal é mais fisiológico. Isso já traz mais benefícios para mãe e a criança, já que não tem uma intervenção cirúrgica. Há uma melhor interação entre mãe e bebê”, ressalta. “Existe um menor estresse do recém-nascido. Também favorece o início do aleitamento, melhora a estabilidade respiratória da criança, entre outros benefícios”, continua a médica.
Fonte: www.saude.ce.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário