A pequena Maria Lis nasceu em junho e precisou ficar internada na Santa Casa de Misericórdia de Sobral
Por: Alex Albuquerque
A emoção tomou conta da alta médica da pequena Maria Lis, na última semana, após mais de três meses internada na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, na região Norte. A recém-nascida veio ao mundo em 2 de junho, com apenas 25 semanas de gestação - seis meses -, e 640 gramas. Por conta da prematuridade, ela precisou ficar dois meses na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal.
Durante o processo, a pequena contou com todos os cuidados dos profissionais da Santa Casa e da mãe Tainá Fernandes, natural do município de Crateús.
Tainá teve complicações na cesariana por conta da hipertensão materna, situação que oferece riscos à vida da mãe e da criança. Assim que nasceu, a recém-nascida precisou ficar entubada, na UTI. A médica residente de Neonatologia do hospital, Dra. Ana Luísa, acompanhou todo o tratamento da pequena e conta que a mãe sempre fez questão de estar ao lado da filha.
Felizmente, a pequena conseguiu ganhar peso e se recuperar, podendo receber alta médica, na última terça-feira (8). "Foi uma série de profissionais envolvidos e a família, também, esteve muito presente e dedicada. Foi uma vitória para todos nós mandar a Lis para casa com tanta saúde. A gente só deseja o melhor para ela daqui em diante", destaca a médica.
A bebê atingiu os 1,800 kg, sem nenhuma sequela. A mãe, Tainá Fernandes, agradeceu os profissionais pelo cuidado, no momento da alta. “Presenciar a dedicação dos profissionais com o tratamento da Maria Lis e poder ver todo o esforço e carinho neste momento que ela recebe alta é emocionante. Eu só tenho a agradecer pelo cuidado”, comemorou.
O Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral é uma instituição filantrópica referência em atendimentos de Alta Complexidade em Traumato-ortopedia, Obstetrícia, Neurocirurgia, Oncologia, Cardiologia e Terapia Renal Substitutiva. A unidade atende uma população de mais e 1,7 mi habitantes, dos 55 municípios da macrorregião de saúde de Sobral.
Prematuridade e idade gestacional
Prematuro limítrofe: entre 37 e 38 semanas;
Prematuro moderado: entre 31 e 36 semanas;
Prematuro extremo: entre 24 e 30 semanas.
As informações de prematuridade e idade gestacional são da Associação Brasileira de Pais, Familiares, Responsáveis, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário