Em artigo sobre o programa Juventude sem Fronteiras, da Prefeitura de Fortaleza, o administrador de empresas e graduando em Direito, Paulo Pinho, aponta o ganho de experiência para a vida privada e para o futuro profissional desses jovens.
Por: Alex Albuquerque
Confira:
“Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado” – paulista Roberto Shinyashiki, médico e escritor
A Prefeitura de Fortaleza desenvolve, há três anos, um programa que simboliza um marco na história da valorização e do conhecimento dos jovens estudantes da rede pública municipal. É o Juventude sem Fronteiras, que desta feita realiza o sonho de 100 garotos e garotas de conhecerem a Europa, a estudarem e ganharem experiência para a vida privada e para o futuro profissional.
Durante oito semanas os estudantes ficaram na Inglaterra e na Espanha (50 em cada país) com despesas pagas (emissão de visto e de passaporte, passagens aéreas, hospedagem, alimentação e seguro médico e de viagem), ajuda de custo e atividades culturais programadas. Uma das exigências é que eles sejam participantes do Programa Academia Enem e terem obtido a frequência mínima de 65% nas aulas.
Ressalte-se que o Academia Enem é um curso gratuito, que já beneficiou 70 mil estudantes, ofertado por intermédio da Coordenadoria de Juventude da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Este Programa é voltado para a orientação e preparação de jovens estudantes, em especial os da rede pública de ensino, para o ingresso na educação superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares de um modo geral.
Como o que é bom sempre deve ser copiado, o deputado estadual Queiroz Filho apresentou projeto de indicação para tornar o “Juventude sem Fronteiras” um programa estadual, com o patrocínio do Governo do Ceará. A partir daí da proposta de Queiroz, o Executivo poderá mandar projeto de lei para a Assembleia Legislativa criando-o a nível estadual. Entendimentos neste sentido já foram iniciados entre o governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio sob a intermediação de Queiroz Filho.
Assim, ganha, Fortaleza, o Estado e, principalmente, a juventude.
Aos estudantes, uma dica: sigam adiante, vivam, sonhem, lutem, arrisquem, aprendam e adquiram mais conhecimento… tudo faz parte das grandes oportunidades da vida!
Paulo Pinho é administrador de empresas e graduando em Direito
Nenhum comentário:
Postar um comentário