Um lugar para as mulheres vítimas de violência encontrarem tudo o que é necessário. Assim, surgiu a Casa da Mulher Brasileira, local de apoio para que elas consigam iniciar uma vida nova.
Com essa casa, vem a chance de implantar um modelo mais eficaz para um enfrentamento com maiores chances de sucesso. Uma das ideias é replicar modelos da mesma por todo o Ceará.
Funcionando desde junho de 2018, o equipamento foi construído pelo Governo Federal a partir de iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos (MDH). Lá, mulheres recebem acolhimento e encaminhamento da denúncia de forma ágil e especializada, prestando suporte às mulheres em situação de violência. O Governo do Ceará é o responsável pela administração do local, que conta com Comitê Gestor formado por representantes do Governo Federal, Estadual, Ministério Público e Poder Judiciário.
Além disso, foram assinados termos como o de cooperação técnica da autonomia econômica entre Sindiônibus, STDS e Defensoria; o termo de participação no Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres; o de adesão ao Plano Nacional de Combate à Violência Doméstica; e o lançamento do selo Justiça pela Paz em Casa, que reconhece empresas parceiras que empregam mulheres em situação de violência. Também foi aprovado o atendimento em 25 macrorregionais da saúde para garotas em situação de violência.
Tudo isso é um marco para as mulheres, onde podem encontrar uma saída do ciclo da violência. Um grande compromisso do governo com as políticas públicas voltadas para as mulheres.
Fonte: www.facebook.com/governodoceara
Postado por: Alex Albuquerque
Nenhum comentário:
Postar um comentário