Hoje no Ceará temos mais de 51% de habitantes do sexo feminino, o que equivale a 283 mil mulheres a mais que homens no estado, de acordo com dados do IBGE. Muitas dessas mulheres fizeram e fazem a história do nosso país. Quem são elas? Hoje vamos começar uma série para conhecermos melhor as notórias mulheres cearenses.
Jovita Feitosa, nascida em Tauá no ano de 1848, ficou conhecida em todo Brasil pela vontade de participar e defender o país na guerra do Paraguai. Aos 17 anos ela se disfarçou de homem cortando o cabelo e colocando bandagem nos seios para conseguir entrar do Corpo de Voluntários que lutaria pelo Brasil na guerra. Entretanto, logo seu disfarce foi descoberto e foi preciso muita luta para ser aceita entre os homens. Ao mostrar sua determinação, conseguiu finalmente fazer parte do Exército Nacional.
Durante a viagem até o Rio de Janeiro, onde embarcaria para o Paraguai, Jovita chamou atenção por sua coragem, porém no momento do embarque final, ela foi impedida de ir por ser mulher. O ministro da Guerra vetou sua viagem até o Paraguai, o que fez Jovita se suicidar aos 19 anos ainda no Rio de Janeiro. Em 2017, teve seu nome inscrito no Livros dos Heróis da Pátria em homenagem a sua coragem e pioneirismo.
Postado por: Alex Albuquerque
Nenhum comentário:
Postar um comentário