Total de visualizações de página

ATENDIMENTO DO PRAIA ACESSÍVEL É AMPLIADO EM JANEIRO


Superação. Liberdade. Renovação. São essas as sensações que o banho de mar proporciona para os beneficiados pelo projeto Praia Acessível. Com o objetivo de promover a acessibilidade de idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida à praia, o projeto realizado no Aterrinho da Praia de Iracema tem o atendimento ampliado em janeiro, funcionando diariamente, das 9 às 13 horas.

Iniciado em março de 2016, o Praia Acessível já formou público cativo. É o caso de Laura Maia, 41, que teve paralisia infantil e hoje é frequentadora assídua. Quando criança, tomava banho de mar com a ajuda do pai, mas passou a se incomodar de ser carregada nos braços. Após dez anos sem entrar no mar, o banho com a ajuda do projeto elevou a autoestima de Laura. “Para mim, é liberdade”, descreve.

Antes do banho de mar, Teresa Neuma Matias, 51, aproveitou para tomar sol com as amigas. Participante do projeto, Teresa não entrava no mar desde os 16 anos por falta de acessibilidade. A primeira sensação ao voltar à água foi medo. Depois, vieram os sentimentos de superação, autonomia, renovação. “Depois que se abrem possibilidades, a gente muda muito. E muda o psicológico, porque vai se aceitando mais”.

A ação também beneficia turistas, como o casal Adriana e Marcelo Silvestre, e os filhos João Gabriel e Pedro Rafael, de São Paulo. A família estava passeando pela praia com João Gabriel numa cadeira de rodas até que foram convidados por um guarda-vidas a conhecerem o projeto. “Deveria ter em todas as praias, porque tem muito cadeirante que não vem porque não tem acesso”, opina Marcelo.
Postado por: Alex Albuquerque




Nenhum comentário:

NOTÍCIAS AQUI1

Blog Informativo Regional , editor, responsável Alex Albuquerque

Arquivo do blog