O Blog Informativo Regional nasce com a missão de levar a informação, com a credibilidade que a população merece e precisa. Jornalismo independente ao seu alcance.
NOVA VARIANTE DO CORONAVÍRUS É IDENTIFICADA NO RIO DE JANEIRO: CONFIRA AQUI
AVIÃO CAI EM ARACAJU E DEIXA UMA PESSOA MORTA NESTA QUINTA-FEIRA (6)
Monomotor ficou totalmente submerso no manguezal
LEIA MAIS AQUI:
CEARENSE ESTÁ HÁ TRÊS MESES SEM RECEBER MEDICAMENTO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA DOENÇA RARA
INFORMATIVO PUBLICITÁRIO
CEARENSE ESTÁ HÁ TRÊS MESES SEM RECEBER MEDICAMENTO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA DOENÇA RARA
Pelo menos 700 brasileiros com as mais variadas doenças raras estão no aguardo de medicações do Ministério da Saúde (MS), de acordo com Amira Awada, vice-presidente do Instituto Vidas Raras (IVR)
Natural de Marco, interior do Ceará, a artesã Paula Riana Rios, de 30 anos, aguarda pela medicação Metreleptina para tratar a Síndrome de Berardinelli-Seip há três meses. A patologia está entre as doenças consideradas raras e pode causar alterações aparentes, além colesterol e triglicerídeos elevados, resistência à insulina e diabetes e problemas no coração.
“O remédio ajuda a controlar a insulina e o colesterol, por exemplo. Sem ele, chega a bater 200 de glicemia, mesmo eu tomando a insulina diária. Com isso, eu corro vários riscos, inclusive de cegueira por causa da diabetes, e o meu tratamento tem um grande retrocesso”, detalha Paula, que aguarda a medicação para conseguir uma reestabilização e, assim, realizar uma cirurgia eletiva.
Na mesma situação da cearense estão, pelo menos, 700 brasileiros com as mais variadas doenças raras, à espera de medicações do Ministério da Saúde (MS), de acordo com Amira Awada, vice-presidente do Instituto Vidas Raras (IVR). “Existem casos de pacientes que estão sem tratamento há quase dois anos - mesmo com ações judiciais deferidas em favor deles”, diz.
LEIA MAIS AQUI:
INFORMATIVO PUBLICITÁRIO
GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ
AÇÃO E MOBILIZAÇÃO DA CASA DE AXÉ EM GROAÍRAS
LEIA MAIS AQUI:
GOVERNADOR CAMILO SANTANA E ONÉLIA ESPERAM TERCEIRO FILHO
GOVERNADOR CAMILO SANTANA E ONÉLIA ESPERAM TERCEIRO FILHO
Primeira-dama está com menos de três meses de gravidez. Sexo da criança ainda é desconhecido
Por: https://informativodonorte.blogspot.com/
O governador do Ceará, Camilo Santana, será pai pela terceira vez. A gravidez da primeira-dama, Onélia Santana, foi confirmada nesta quinta-feira (6) pela assessoria do gestor estadual.
Informação da Casa Civil do Governo do Ceará , o casal descobriu a gestação, que está com menos de três meses, há poucos dias. O sexo da criança ainda é desconhecido.
Onélia Santana está em ótimo estado de saúde e faz o pré-natal normalmente. O casal já tem outros dois filhos, Pedro, de 11 anos, e Luísa, de nove.
O https://informativodonorte.blogspot.com/ deseja ao casal muitas bênçãos e que essa criança venha com muita saúde.
LEIA MAIS AQUI:
PREFEITURA DE SOBRAL ABRE CADASTRO DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 PARA PESSOAS COM COMORBIDADES
PREFEITURA DE SOBRAL ABRE CADASTRO DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 PARA PESSOAS COM COMORBIDADES
A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Saúde, disponibiliza, para pessoas com comorbidades, um sistema para realização de cadastro para a vacinação contra a Covid-19: o VacinaSol, que está disponível no site da Prefeitura (sobral.ce.gov.br). A ação é relacionada à 3ª fase de imunização.
A plataforma virtual tem como objetivo otimizar e organizar o plano de imunização no município. Caso a pessoa não se encaixe na fase em vigência, o cadastro ficará armazenado no banco de dados da plataforma.
As pessoas que se cadastrarem devem aguardar o contato do Centro de Saúde da Família (CSF) do seu bairro.
A secretária da Saúde, Regina Carvalho, ressalta que "o cadastro é para pessoas residentes em Sobral e é muito importante que os dados sejam preenchidos corretamente.
Como se cadastrar?
Para realizar o cadastro, é necessário preencher formulário eletrônico e fazer o download do modelo do atestado, que deve ser assinado por um médico, e depois escaneado e anexado no sistema para concluir o cadastro.
INFORMATIVO PUBLICITÁRIO
CEARÁ RECEBE NESTA QUINTA-FEIRA (06/05), 162.100 DOSES DA VACINA ASTRAZENECA
MÃES QUE SALVAM: SOBRAL SHOPPING REÚNE FOTOS EM EXPOSIÇÃO QUE HOMENAGEIA MÃES QIE ESTÃO NA LJNHA DE FRENTE DA COVID-19
O Dia das Mães está diferente esse ano e todos nós já estamos preparados para isso. Coronavírus e o isolamento social obriga todos nós a buscar a proximidade de outras maneiras. A única certeza é que o amor será a conexão.
Pensando nesse amor que transcende qualquer barreira, o Sobral Shopping, como parte das iniciativas para celebrar o Dia das Mães deste ano, reuniu através de fotos, uma linda exposição em homenagem às mães que lutam diariamente na linha de frente da Covid-19.
A exposição denominada *“Mães que salvam”*, é composta por 25 profissionais da saúde que estão atuando em hospitais na cidade de Sobral, reconhecendo todas aquelas que estão há mais de um ano em combate ao coronavírus, e de forma especial homenageando todas as mães.
“A exposição tem o objetivo de homenagear as Mães que estão na linha de frente na área da saúde, que nesse momento tão desafiador, se fazem presente cuidando e salvando tantas famílias”, enfatizou a gerente comercial do Sobral Shopping, Márcia Oliveira._
Os interessados podem visitar a exposição no Sobral Shopping (próximo à loja Ortobom), a partir desta terça-feira (04), até o final de maio, de segunda a sexta, das 12h às 18h.
Serviço:
Exposição: Mães que salvam
Onde: Sobral Shopping (Próximo à loja Ortobom)
Quando: 4 a 31 de maio de 2021
PAULO GUSTAVO, ESTRELA DA COMÉDIA NACIONAL, MORRE DE COVID-19 AOS 42 ANOS
REVISÃO DO FGTS DE 1999 A 2013: SAIBA COMO RECEBER O DINHEIRO
Um levantamento do Instituto Fundo de Garantia do Trabalhador (IFGT) aponta que, se no lugar da TR fosse considerado o INPC (Índice de Preços Nacional ao Consumidor) para a correção, uma perda de R$ 538 bilhões deve ter sido acumulada desde janeiro de 1999.
Em 2014, o partido Solidariedade moveu a ação alegando que a correção atual com a TR gera perdas ao trabalhador. No julgamento em 2020, os ministros declararam o índice como inadequado, mas a decisão final foi adiada na época.
Além de servir como correção do FGTS, o índice é uma taxa de juros de referência também para correção de empréstimos e poupança.
Por que a taxa deve ser revista?
O rendimento do FGTS é de 3% ao ano, além da atualização monetária feita a partir da TR, que é atualizada pelo Banco Central. Do final de 2017 para cá, a taxa está em 0 e é menor que a inflação desde 1999, quando foi criada.
“A taxa serve para manter o poder de compra para compensar a inflação, mas se há essa correção não existe compensação, ocasionando prejuízos ao trabalhador”, explica Mario Avelino, presidente do IFGT.
Quem pode solicitar a correção?
A revisão dos valores recebidos pode ser solicitada por qualquer trabalhador que tenha tido a carteira assinada entre o período de 1999 a 2013.
Já saquei ou usei o FGTS para compra de imóvel. Tenho direito?
Essa questão vai depender da decisão e da modulação dada pelo STF, conforme explica o advogado André Zipperer, doutor em Direito e professor de Direito e Processo do Trabalho na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).
“A decisão sobre quem terá direito ou não dependerá muito do que for consignado na decisão do STF da semana que vem, pois o Tribunal pode fazer uso do instituto da modulação, limitando o direito a somente um grupo como aqueles que entraram com a ação, por exemplo”, reitera.
Como solicitar?
Dependendo da decisão do STF, só terão direito a receber os valores corrigidos do FGTS aqueles trabalhadores que entraram com ação judicial contra a Caixa Econômica Federal. Por isso, para solicitar a revisão, é necessário propor a ação na Justiça Federal, que pode ser individual ou coletiva, com ajuda de um advogado ou defensor público.
No entanto, a ação precisa ser movida até o dia 13 de maio, quando acontece o julgamento pelo STF.
Quais documentos necessários para entrar com a ação?
Com a ajuda profissional, o trabalhador precisará entregar cópias do RG, CPF, Carteira de Trabalho, comprovante de residência (conta de água, energia, telefone etc.), além do extrato do FGTS para entrar com a ação.
Quanto devo receber?
Atualmente, o cálculo do FGTS é feito com base em 8% do salário, acrescido de juros de 3% ao ano e da correção monetária baseada na TR.
O valor a ser recebido vai depender de acordo com cada caso e períodos em que o trabalhador teve depósitos no FGTS.
Para estimar os valores, o IFGT criou uma calculadora online, considerando o INPC ao invés da TR. Basta selecionar os anos em que trabalhou com carteira assinada e especificar quantos salários mínimos recebeu naquele ano.
LEIA MAIS AQUI:
URGENTE: ASSASSINO DO ESCRIVÃO DA POLÍCIA CIVIL DE TAUÁ É VISTO NAS MARGENS DO RIO TRICI.
6 A CADA 10 PACIENTES QUE USAM ELMO PARA TRATAR COVID EM FORTALEZA NÃO PRECISARAM DE INTUBAÇÃO
6 A CADA 10 PACIENTES QUE USAM ELMO PARA TRATAR COVID EM FORTALEZA NÃO PRECISARAM DE INTUBAÇÃO
Mais de 1.900 pessoas já utilizaram o capacete na rede pública do Ceará
Por: https://informativodonorte.blogspot.com/
Aliado do tratamento contra a Covid-19, o capacete Elmo tem demonstrado eficácia em pacientes com comprometimento da oxigenação do sangue. De acordo com dados preliminares da Escola de Saúde Pública do Ceará, cerca de 60% das pessoas que utilizaram o Elmo em Fortaleza não precisaram ser intubadas. Ou seja, seis em cada 10 pacientes conseguiram se recuperar sem um procedimento mais invasivo.
Os dados dizem respeito aos pacientes do Hospital Leonardo da Vinci, Hospital São José, Hospital de Messejana, e Hospital Geral de Fortaleza, segundo o idealizador do capacete, o médico intensivista e pneumologista Marcelo Alcântara. Apesar do Elmo já ser utilizado no interior do Estado e também em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), ainda não há dados consolidados da resposta ao tratamento nesses locais.
De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), o Elmo já foi utilizado por 1.968 pacientes em todo o Ceará. As unidades que mais utilizam o equipamento são as nove UPAs de Fortaleza, com 767 pacientes já tratados com o capacete, e o Hospital Geral de Fortaleza, que já implementou o tratamento em 375 pessoas.
Também utilizada na rede particular, a Elmoterapia foi implantada no Hospital Regional da Unimed Fortaleza e apresentou resultados similares. Desde novembro, quando começou a ser utilizado, cerca de mil pacientes fizeram o uso do equipamento. Destes, 588 tiveram melhora no quadro clínico e se recuperaram sem precisar da intubação.
“O fato de não ir para a intubação, eu diria que diminui bastante a questão do óbito”, afirma Débora Arnaud, coordenadora do serviço de Fisioterapia do Hospital Unimed.
Quando iniciou o uso, a Unimed tinha 40 equipamentos. Com o sucesso da terapia, foram comprados mais 264 capacetes. “Infelizmente, por um lado, aumentou muito o uso porque os casos de Covid estouraram, mas a adesão dos profissionais de saúde e o relato dos pacientes quando eles usam têm sido excelentes”, diz Marcelo Alcântara.
LEIA MAIS AQUI:
URGENTE: ASSASSINO DO ESCRIVÃO DA POLÍCIA CIVIL DE TAUÁ É VISTO NAS MARGENS DO RIO TRICI.
SEM IRREGULARIDADES, MPF ARQUIVA PROCESSO QUE INVESTIGAVA COMPRA DE REPIRADORES PELO O CEARÁ
O inquérito da PF não encontrou nenhum indício de má gerência dos recursos públicos aplicados ou de crimes na compra de 700 ventiladores
Por: https://informativodonorte.blogspot.com/
O Ministério Público Federal (MPF) decidiu arquivar a ação instaurada para apurar possíveis irregularidades por parte do Governo do Ceará na compra de 700 respiradores adquiridos da empresa China Meheco Corporation, em março do ano passado. A decisão foi anunciada na segunda-feira (3).
Os equipamentos custaram por US$ 23 mil cada, cujo o valor total chega a US$ 16,1 milhões - equivalente a R$ 82,2 milhões conforme a cotação do dólar à época.
De acordo com o MPF, não foram identificadas irregularidades que configurassem crime de improbidade administrativa. O órgão ressalta, ainda, que o inquérito da Polícia Federal não encontrou indícios de má gerência nos recursos públicos aplicados na compra.
Diante disto, foi determinado o arquivamento do inquérito, tendo sido este homologado pela 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do órgão. O juízo criminal também chancelou o arquivamento.
Secretário da Saúde do Estado DR. CABETO
A compra dos equipamentos chineses chegou a gerar embates políticos que levantaram suspeitas de superfaturamento. O secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Sobrinho, o Dr. Cabeto, disse que o arquivamento só comprova a lisura de todo o processo.
"Esses respiradores estão sendo fundamentais para prestar assistência adequada aos pacientes e evitar que os danos da pandemia sejam ainda maiores. A Sesa preza pela integridade e transparência dos processos, pilares de uma gestão responsável da Saúde Pública no Estado”.
LEIA MAIS AQUI:
URGENTE: ASSASSINO DO ESCRIVÃO DA POLÍCIA CIVIL DE TAUÁ É VISTO NAS MARGENS DO RIO TRICI.
INFORMATIVO PUBLICITÁRIO
URGENTE: ASSASSINO DO ESCRIVÃO DA POLÍCIA CIVIL DE TAUÁ É VISTO NAS MARGENS DO RIO TRICI.
2ª CONVOCAÇÃO: PROGRAMA MAIS EMPREGO, MAIS SOBRAL
BANDIDO QUE MATOU ESCRIVÃO DENTRO DA DELEGACIA DE TAUÀ/CE SEGUE FORAGIDO DA POLÍCIA
PREFEITURA DE FORTALEZA DISTRIBUIRÁ CESTAS BÁSICAS A BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA
A entrega será feita na próxima terça-feira (4) para aqueles que não possuem filhos matriculados na Rede Municipal de Ensino
Por: https://informativodonorte.blogspot.com/?m=1
A partir da próxima terça-feira (4), a Prefeitura de Fortaleza inicia a segunda etapa do Programa Comida em Casa, que distribui cestas básicas aos beneficiários do Bolsa Família. Nesta fase, receberão aqueles que não possuem filhos matriculados na Rede Municipal de Ensino.
Segundo a Prefeitura, aqueles que não receberam a cesta básica na primeira etapa do programa poderão retirar duas cestas, equivalentes aos meses de abril e maio. A entrega será feita entre os dias 4 e 11 de maio, em 26 escolas municipais da Prefeitura e em 27 Centros de Referência e Assistência Social.
FORTALEZA POR TODOS
Essa iniciativa, executada pela Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) integra o Programa Fortaleza por Todos. Conforme a pasta, ela faz parte de "um pacote de ações de proteção social destinado à população mais vulnerável da Capital como medida de enfrentamento à pandemia da Covid-19".
COMO PARTICIPAR E RECEBER
A SDHDS faz o contato com a família a partir da base de dados do Cadastro Único. Caso o beneficiário não esteja com os dados atualizados ou não tenha recebido ligação, é possível ligar para o número 156 ou acessar o site do projeto e informar o NIS ou CPF para receber as informações desejadas.
As datas de entrega foram divididas conforme o mês de aniversário dos beneficiários, com dias e locais agendados. A Prefeitura solicita que o interessado se dirija ao local apenas na data de seu agendamento para evitar aglomerações, portando um documento oficial com foto.
CLIQUE AQUI PARTICIPAR DO PROJETO
O uso de máscara de proteção é obrigatório.