CAMILO LIBERA ATIVIDADES FÍSICAS EM ESPAÇOS PÚBLICOS E MANTÉM LOCKDOWN DURANTE O FIM DE SEMANA


O governador Camilo Santana anunciou no fim da manhã deste sábado (17) que o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 optou por manter o último decreto de flexibilização da economia. Portanto, nenhum outro segmento recebeu autorização para reabrir de forma presencial.

“A decisão do Comitê de manter o decreto pelos próximo sete dias para a gente poder completar o ciclo epidemiológico de 14 dias e avaliar com mais segurança até porque ainda há uma pressão muito alta na demanda assistencial”, explicou o gestor.

A única mudança no texto diz respeito a atividades físicas individuais em espaços públicos e abertos que poderão ser realizadas “por uma questão de saúde da população”. Isto quer dizer que academias, clubes de ginástica e boxes de crossfit devem continuar fechados.

O QUE PERMANECE PROIBIDO DE FUNCIONAR

Academias

Espaços coletivos em condomínios

Parques aquáticos

Barracas de praia

Cinemas

Museus e teatros, públicos ou privados

ATIVIDADES LIBERADAS NO CEARÁ

Serviços públicos essenciais;
Farmácias;

Supermercados/congêneres;
Indústria;

Postos de combustíveis;

Hospitais e demais unidades de saúde e de serviços odontológicos e veterinários de emergência;

Laboratórios de análises clínicas;
Segurança privada;

Imprensa, meios de comunicação e telecomunicação em geral;

Funerárias



.

COVID-19: AO LADO DO PREFEITO IVO GOMES, GOVERNADOR CAMILO SANTANA ENTEGA 60 NOVO LEITOS DE ENFERMARIA NO HRN.

Governador Camilo Santana entrega 60 novos leitos de enfermaria no Hospital Regional Norte para tratamento da COVID-19 

Por: Alex Albuquerque


Ao lado do prefeito Ivo Gomes, o governador Camilo Santana entregou, há pouco, o hospital de campanha com 60 novos leitos de enfermaria para pacientes com Covid-19, construído no Hospital Regional Norte (HRN), em parceria com a Grendene. A unidade já começa a funcionar na noite desta sexta-feira (16/04) com o recebimento dos primeiros pacientes. 

Durante a entrega, o prefeito agradeceu ao governador pelo que chamou de “solidariedade incondicional” durante toda a pandemia. “Meu sentimento é uma mistura de agradecimento e alívio pela abertura desses 60 leitos, que vão descomprimir muito todos os hospitais da cidade, que não atendem só sobralenses, mas também os nossos irmãos aqui da Zona Norte, de 55 municípios, somando mais de 1 milhão e meio de pessoas. É uma emoção grande que eu tô sentindo”, destacou Ivo Gomes.

O governador, por sua vez, frisou que o prefeito tem sido um grande parceiro do Governo do Estado. “Ivo tem feito um grande trabalho no enfrentamento à pandemia com várias ações, não só na área da saúde, mas também na área do acolhimento às pessoas, especialmente as mais pobres e que mais precisam do município”, frisou Camilo Santana.

LEIA MAIS AQUI: 



JOVEM É ASSASSINADO DENTRO DO HOSPITAL MUNICIPAL DE GROAIRAS

Nesta noite de sexta-feira (16), dois homens em uma moto,  armados, ainda não identificados, executaram o jovem de nome IAN que estava dentro do Hospital Municipal de Groairas. 

Segundo informações de populares, foram efetuados pelo menos oito(8) disparos. O Ian veio  a obto no local. 

Os atiradores não chegaram entrar na Unidade Hospitalar, os disparos foram efetuados do lado de fora. 



 

UECE E FIOCRUZ ESTUDAM DESENVOLVIMENTO DE REMÉDIO CONTRA A COVID-19 A PARTIR DE IHAMAS

Os trabalhos serão conduzidos na Plataforma de Anticorpos e Nanocorpos localizada na sede da Fiocruz Ceará

Por: Alex Albuquerque 



A Universidade Estadual do Ceará (Uece), iniciou, em parceria com a Fiocruz, estudo para desenvolver um medicamento contra a Covid-19 a partir de anticorpos de lhamas. O animal é resistente a variações de temperaturas e tem propriedades eficientes para reconhecer antígenos.

Pesquisa é financiada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e pela Fiocruz. Estudo tem participação do Haras Claros e outras instituições de animais no Ceará. 

Com uma maior possibilidade de utilizar fragmentos de anticorpos do que humanos, o camelídeos (lhamas, alpacas e dromedários) se mostraram favoráveis para auxiliarem no tratamento do novo coronavírus. 

Segundo Carla Celedônio, pesquisadora em Saúde Pública da Fiocruz Ceará, as propriedades do anticorpo "são melhoradas em laboratório para viabilizar a formulação de um medicamento. Esses insumos podem ser usados tanto para a terapêutica como para o diagnóstico da doença".

PESQUISA

O estudo já teve início em Rondônia e agora segue seu curso no Ceará. Na Uece, a pesquisa é viabilizada por meio da Faculdade de Veterinária (Favet).

"Os anticorpos das lhamas são mais reativos ao Sars-CoV-2, vírus causador da Covid-19 e a partir da coleta do sangue desses animais, produzimos os nanocorpos que estão sendo utilizados na pesquisa e no desenvolvimento de um medicamento contra a doença. As expectativas são muito promissoras", pontua Dárcio Ítalo Teixeira, vice-reitor da Uece e medico-veterinário.

Os trabalhos serão conduzidos na Plataforma de Anticorpos e Nanocorpos localizada na sede da Fiocruz Ceará.

LEIA MAIS AQUI: 

PREFEITURA DE SOBRAL CONCLUI ENTREGA DE KITS DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PARA QUASE 27 MIL FAMÍLIAS


PACIENTES E PROFISSIONAIS DA SAÚDE COMEMORA ALTAS NA UPA DE SOBRAL; CONFIRA AQUI




  INFORMATIVO PUBLICITÁRIO 











PREFEITURA DE SOBRAL CONCLUI ENTREGA DE KITS DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PARA QUASE 27 MIL FAMÍLIAS


A Prefeitura de Sobral finaliza, nesta sexta-feira (16/04), a entrega dos kits de alimentação escolar para 26.897 famílias de estudantes matriculados nas escolas municipais. Com um investimento aproximado de R$ 500 mil, os kits da merenda escolar têm cinco itens, que podem ser: arroz, feijão, açúcar, macarrão, farinha de milho, biscoito doce ou achocolatado.

Os kits são entregues nas 66 unidades escolares da rede pública municipal de ensino, que recebem as famílias com data marcada, de forma organizada e obedecendo os protocolos sanitários. "Os gestores e técnicos das escolas municipais estão empenhados em acolher bem as famílias e concluir com segurança e agilidade a entrega destes alimentos. Eles são um importante reforço para a alimentação dos estudantes que, neste momento, estão em aulas remotas", explica o secretário municipal da Educação, Herbert Lima.

As entregas começaram no dia 23 de março, atendendo as famílias da sede e distritos de Sobral. Nesta semana, as famílias em maior vulnerabilidade social também receberam frutas da agricultura familiar, como banana, mamão, laranja, manga, goiaba, além de cheiro verde.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar destina 30% dos recursos da merenda escolar para aquisição de produtos da agricultura familiar, beneficiando também pequenos agricultores de Sobral.

Semanalmente, também são entregues 5.598 litros de leite para as famílias em situação de vulnerabilidade social com filhos matriculados nas escolas da sede de Sobral, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal, na modalidade leite. O programa também atende os Centros de Referência da Assistência Social (Cras), abrigo de idosos, hospitais e instituições socioassistenciais com a distribuição gratuita de leite para famílias em situação de vulnerabilidade social e nutricional.


LEIA MAIS AQUI: 

PACIENTES E PROFISSIONAIS DA SAÚDE COMEMORA ALTAS NA UPA DE SOBRAL; CONFIRA AQUI


  INFORMATIVO PUBLICITÁRIO 


 DEPUTADO SÉRGIO AGUIAR 




PACIENTES E PROFISSIONAIS DA SAÚDE COMEMORA ALTAS NA UPA DE SOBRAL; CONFIRA AQUI

Vidas salvas é sinônimo de esperança renovada. Assim foi com dois pacientes e profissionais na UPA Sobral da Secretaria Municipal de Saúde,  gerida pela Fundação Leandro Bezerra de Menezes (FLBM), na última quinta-feira, 15.

Por: Alex Albuquerque 


A emoção tomou conta de Fátima Cysne, 56. Moradora do bairro Padre Palhano, a dona de casa pôde celebrar a vitória sobre a Covid-19, com a equipe da unidade e voltar para o convívio de seus familiares, após uma semana internada por conta da doença.

De forma semelhante, Rafael Moura, 38, comemorou sua alta com muita alegria. Com histórico de epilepsia desde a adolescência, controlada por medicações, o paciente foi mais um com comorbidade a ser curado da Covid. Rafael também ficou internado por uma semana e mesmo após uma piora do seu quadro clínico, teve melhora, evoluindo para o reestabelecimento de sua saúde.


A Gestora da UPA Sobral, Jandra Soares, falou do sentimento entre os profissionais da unidade e acompanhar essas altas e de como enxerga a alegria desses pacientes curado e seus familiares. “A sensação que temos é de dever cumprido; esperança para os dias que se seguem e muita motivação para cuidar cada vez mais do próximo. É muito emocionante quando informamos ao paciente e seus familiares sobre a alta. É como uma batalha vencida em meio a guerra”, relatou a gestora.

LEIA MAIS AQUI: 

STF MANTÉM ANULAÇÃO DAS CONDENAÇÕES DE LULA NA LAVA JATO; COM A DECISÃO, LULA ESTÁ ELEGÍVEL PARA 2022



DEPUTADO SÉRGIO AGUIAR DESTACA PROJETOS DE LEI APROVADO PELA A AL/CE; CONFIRA AQUI





  INFORMATIVO PUBLICITÁRIO 






STF MANTÉM ANULAÇÃO DAS CONDENAÇÕES DE LULA NA LAVA JATO; COM A DECISÃO, LULA ESTÁ ELEGÍVEL PARA 2022

O julgamento aconteceu na tarde desta quinta-feira (15), no plenário do STF

Por: Alex Albuquerque 


O Supremo Tribunal Federal decidiu, por oito votos a favor e três contra, manter a anulação das condenações do ex-presidente Lula na operação Lava Jato. Com isso, o petista está elegível para 2022. O julgamento aconteceu na tarde desta quinta-feira (15), no plenário do STF. 

Relator da ação, o ministro  Edson Fachin foi o primeiro a votar, mantendo a decisão que devolveu ao ex-presidente os direitos políticos. 

Além dele, os ministros Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Luís Roberto Barroso votaram pela rejeição do recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR) e Nunes Marques, Marco Aurélio Mello e Luiz Fux votaram pela aceitação.

LEIA MAIS AQUI: 

DEPUTADO SÉRGIO AGUIAR DESTACA PROJETOS DE LEI APROVADO PELA A AL/CE; CONFIRA AQUI


PETROBRAS ANUNCIA NOVA ALTA PARA GASOLINA E DIESEL




  INFORMATIVO PUBLICITÁRIO 

EM VÍDEO, O DEPUTADO SÉRGIO AGUIAR FALA DA CHEGADA DA USINA DE GÁS OXIGÊNIO PARA O HOSPITAL DEPUTADO MURILO AGUIAR






SOBRAL É TUDO, SOBRAL É  OPORTUNIDADE, SOBRAL É DA GENTE 










DEPUTADO SÉRGIO AGUIAR DESTACA PROJETOS DE LEI APROVADO PELA A AL/CE; CONFIRA AQUI


Na manhã desta quinta-feira (15/04), o deputado estadual Sérgio Aguiar(PDT), participou da 18ª sessão extraordinária do Sistema de Deliberação Remota - SDR - da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

Dentre todos os projetos de leis debatidos, o parlamentar destacou o Projeto de Lei do Poder Executivo de nº 52/2021, que renova a prorrogação da validade das licenças de viagem para fretamento do serviço de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros por fretamento do Estado do Ceará, já que este foi um dos serviços afetados pela pandemia e merece uma atenção especial do Governo do Estado do Ceará. 

Sérgio Aguiar destacou também o Projeto de Lei nº 48/2021, que autoriza abertura de crédito especial para o Corpo de Bombeiros Militar e para a SEMA, voltados aos municípios com índice de sustentabilidade e para o FUNDES - Fundo Estadual de Saúde, importante para atender programas de saúde no estado do Ceará, visando atenção integral e redução de iniquidades em saúde.

LEIA MAIS AQUI: 

STF DETERMINA QUE GOVERNO FEDERAL DEVOLVA BOLSA FAMÍLIA A 8,6 MIL FAMÍLIAS CEARENSES







SOBRAL: PROJETO CORREDORES VERDES COMEÇA A SER IMPLANTADO NO BAIRRO NOVA CAIÇARA

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), iniciou o plantio do "corredor verde" no bairro Nova Caiçara.

Por: Alex Albuquerque 


O projeto Corredores Verdes, desenvolvido no âmbito do Programa de Desenvolvimento Socioambiental (Prodesol), prevê o cultivo de aproximadamente 600 árvores (resedás e acácias) de médio porte nas principais avenidas do bairro. A ação inclui manutenção e a aguação, que serão executados pela empresa Sobral Garden.

A implementação do Corredores Verdes na cidade faz parte do Plano de Arborização Urbana de Sobral (PAS). Eles vão atuar como sistemas interligados, condutores de habitat para os seres humanos, espécies animais e vegetais, especialmente para os pássaros, tendo como principal objetivo a redução da temperatura pelo sombreamento.

De acordo com a secretária do Urbanismo e Meio Ambiente, Marília Ferreira Lima, a proposta da arborização no Nova Caiçara foi apresentada e validada pelas lideranças locais, por meio de reuniões virtuais, objetivando que estes disseminem a importância do projeto para toda a população do bairro.


LEIA MAIS AQUI: 

STF DETERMINA QUE GOVERNO FEDERAL DEVOLVA BOLSA FAMÍLIA A 8,6 MIL FAMÍLIAS CEARENSES


PETROBRAS ANUNCIA NOVA ALTA PARA GASOLINA E DIESEL


  INFORMATIVO PUBLICITÁRIO 



STF DETERMINA QUE GOVERNO FEDERAL DEVOLVA BOLSA FAMÍLIA A 8,6 MIL FAMÍLIAS CEARENSES

O ministro Marco Aurélio expediu liminar que estabelece a reintegração do benefício

Por: Alex Albuquerque 


O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a reintegração de milhares de famílias excluídas pelo Governo Federal do Programa Bolsa Família. A liminar, assinada pelo ministro Marco Aurélio Mello, foi concedida após ação de governos estaduais no Nordeste. Apenas no Ceará, por efeito da decisão judicial, cerca de 8,6 mil famílias devem voltar a receber o benefício. 

A decisão determina que a União faça a reintegração em um prazo de 20 dias, sob pena de multa diária de R$ 100 mil. Publicada na última terça-feira (13), a liminar é do último dia 8 de abril. 

A medida cautelar foi ajuizada no STF pelos estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas e Paraíba. Nela, os autores buscam a preservação do benefício enquanto durar a pandemia. 

Na decisão, Marco Aurélio ressaltou que o STF já determinou a suspensão de desligamentos do programa no período de calamidade pública. 

"A expressão 'estado de calamidade' diz respeito ao contexto da pandemia Covid-19, a revelar não observado o pronunciamento judicial".

MARCO AURÉLIO

Ministro do STF

TRATAMENTO DISCRIMINATÓRIO AO NORDESTE

O Governo Federal argumentou que não houve nenhuma suspensão entre março de 2020 e janeiro de 2021. Desligamentos posteriores ocorreram devido a "situações de fraude e suspensão temporária em virtude do pagamento de auxílio emergencial e de ações de verificação de condições".

O ministro do STF citou, no entaNto, que houve redução de mais de 12,7 mil inscritos no Bolsa Família apenas no estado da Bahia, enquanto houve aumento de contemplados nas regiões CentroOeste, Sudeste e Sul.

 "Os estados da Região Nordeste concentram o maior número de pessoas em situação de pobreza, a sinalizar tratamento discriminatório, vedado pelo artigo 19, inciso III, da Constituição Federal", escreveu na decisão.

LEIA MAIS AQUI: 

PETROBRAS ANUNCIA NOVA ALTA PARA GASOLINA E DIESEL


DOIS HOMENS ENTRE ELES, O EX-CANDIDATO A PREFEITO DE MORAÚJO SÃO PRESOS POR SUSPEITA DE PARTICIPAÇÃO EM SEQUESTRO DE MULHER EM TIANGUÁ.


  INFORMATIVO PUBLICITÁRIO 



PETROBRAS ANUNCIA NOVA ALTA PARA GASOLINA E DIESEL

As altas interrompem movimento de corte de preços iniciado no fim de março, após a escalada do início do ano

Por: Alex Albuquerque 


A Petrobras anunciou nesta quinta (15) reajustes de 3,7% no preço do diesel e 1,9% no preço da gasolina, com vigência a partir desta sexta (16). As altas interrompem movimento de corte de preços iniciado no fim de março, após a escalada do início do ano.

Segundo a estatal, o preço médio do diesel em suas refinarias sobe para R$ 2,76 por litro, R$ 0,10 acima do praticado até está quinta. A alta da gasolina será de R$ 0,05, para R$ 2,64 por litro.

Em nota, a empresa reforça que "o alinhamento dos preços ao mercado internacional é fundamental para garantir que o mercado brasileiro siga sendo suprido sem riscos de desabastecimento pelos diferentes atores responsáveis".

Antes do reajuste anunciado nesta quinta, a Petrobras havia feito dois cortes no preço do diesel, acompanhando a queda das cotações internacionais do petróleo. O preço da gasolina havia caído uma vez.

PONTO DE TENSÃO

A escalada do preço do diesel é motivo de preocupação no governo, que editou na terça (13) resolução reduzindo 13% para 10% o teor de mistura obrigatória do biodiesel no óleo diesel fóssil. Mais caro do que o diesel de petróleo, o biocombustível vem sendo pressionado pela desvalorização cambial e demanda pela soja.

Na semana passada, diante dos altos valores oferecidos pelos produtores, a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis) suspendeu um leilão de biodiesel com a regras de mistura de 13%. A redução para 10% fará com que as indústrias fiquem com estoques elevados até o próximo leilão.

A Fecombustíveis (Federação do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes) disse na ocasião que, mantidas as condições de preço do leilão, o biocombustível passaria a contribuir com R$ 0,67 por litro para o preço de bomba.

ISENÇÃO DE IMPOSTOS FEDERAIS

Desde 1º de março está em vigor ainda a isenção de impostos federais que incidem sobre o preço do diesel, outra medida do presidente Jair Bolsonaro para tentar conter a alta e os ânimos dos caminhoneiros. A medida vale por dois meses.

A alta dos combustíveis foi fator determinante para que a inflação oficial tenha atingido março o maior patamar desde 2015, 0,93%. Em 12 meses, a inflação chegou a 6,10%, valor superior ao teto da meta para 2021, de 5,25%.

Críticas à escalada de preços levaram Bolsonaro a demitir o ex-presidente da estatal, Roberto Castello Branco, que foi destituído nesta segunda (12). Em assembleia, acionistas da empresa elegeram seu substituto, o general Joaquim Silva e Luna, para uma vaga no conselho de administração.

Nesta sexta (16), o conselho se reúne para nomear Silva e Luna para a presidência da companhia. Ele ainda não se posicionou sobre mudanças na política de preços dos combustíveis.

Nos comunicados sobre reajustes, a Petrobras defende que o "equilíbrio competitivo" gerado pela política de paridade internacional "é responsável pelas reduções de preços quando a oferta cresce no mercado internacional, como ocorrido ao longo de 2020".

LEIA MAIS AQUI: