IMPACTO DE ADIAMENTO DAS ELEIÇÕES NA CAMPANHA É DESAFIO, AVALIAM PARLAMENTARES CEARENSES

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, deve incluir proposta de adiamento das eleições na pauta da próxima terça-feira (23). Entre os congressistas do Ceará, 64% são favoráveis a uma prorrogação das datas de votação

Por: Alex Albuquerque


A discussão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pretende adiar a data de realização das eleições municipais deve avançar na próxima semana no Congresso Nacional. Com pressa para uma definição sobre a questão, o Legislativo Federal pretende votar a matéria até o fim do mês. Em meio a isso, além da provável mudança nas datas de realização do pleito, parlamentares - inclusive da bancada cearense - se preocupam com o impacto que a disseminação da Covid-19 no País deve ter em outros prazos eleitorais - e ainda na campanha dos candidatos a vereador e prefeito.
O primeiro turno, em acordo entre diferentes legendas, deve ficar para o dia 15 de novembro, enquanto o segundo turno pode ser tanto no mesmo mês, ficando para 29 de novembro, quanto no seguinte, no dia 6 de dezembro. Entre os parlamentares do Ceará, tanto no Senado como na Câmara, a maioria defende o adiamento das eleições, desde que a votação ocorra ainda neste ano. Dezesseis congressistas da bancada de 22 deputados e três senadores consideram que o adiamento até então proposto é a medida mais eficaz - o que representa 64% da bancada cearense, conforme levantamento do Sistema Verdes Mares.
Apenas quatro deputados do Estado apoiam a manutenção das datas previstas pelo calendário eleitoral, enquanto quatro parlamentares ainda não têm posição fechada sobre a questão. De toda a bancada, apenas um deputado é parcialmente favorável à proposta de adiamento que tem tido apoio de lideranças partidárias.
Os três senadores do Ceará - Cid Gomes (PDT), Eduardo Girão (Podemos) e Tasso Jereissati (PSDB) - serão os primeiros a votar a proposta de adiamento das eleições municipais. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), confirmou que a matéria deve estar na pauta da sessão da Casa na próxima terça-feira (23). Os senadores irão deliberar a respeito de substitutivo do senador Weverton Rocha (PDT-MA), relator da PEC.
Posicionamentos
Por enquanto, apenas Eduardo Girão apoia o adiamento já colocado, desde que seja por pouco tempo - no caso da proposta, a realização das eleições é postergada em 40 dias. "Desde que não deixemos para o ano que vem a conclusão do pleito e a efetiva diplomação dos eleitos. Acredito que essa eleição também deva ser através do voto facultativo para preservar nossos idosos e pessoas com comorbidades (grupo de risco)", acrescentou. Para Tasso Jereissati, a discussão sobre o tema deve se estender até o fim de julho para ser possível ter uma compreensão mais ampla da situação sanitária do País. O parlamentar considera que ainda é cedo para a decisão.
Já o senador Cid Gomes aponta outra solução para a realização do pleito, sem ser preciso adiar as datas. "Seria mais efetivo se a gente dividisse a eleição em três dias, em vez de mudar a data", argumenta. Segundo ele, em vez de apenas o tradicional domingo de votação, os eleitores poderiam ser divididos em dois ou três subgrupos para a ida às urnas. "Uma emenda da Constituição não pode se fazer do dia para a noite e nós não temos bola de cristal para saber como estará a situação no dia 4 de outubro", diz.
Caso seja aprovada a proposta, esta seria a primeira vez desde a redemocratização do País que eleições não ocorreriam conforme determina pela Constituição Federal, que prevê a votação no primeiro domingo de outubro. Uma PEC alterando o trecho tem de ser discutida e votada em dois turnos, em cada Casa do Congresso, e só pode ser aprovada se obtiver, na Câmara e no Senado, três quintos dos votos dos deputados (308) e dos senadores (49).
Manutenção
Restando pouco mais de quatro meses até o dia 4 de outubro, alguns deputados projetam uma situação sob controle para o País quanto à pandemia e argumentam pela manutenção da data do primeiro turno. "Existem Estados até desmontando hospital de campanha. Acho que, daqui para lá, não vamos mais ter retrocesso, tudo vai estar bem", considera Vaidon Oliveira (Pros). Para Júnior Mano (PL), existem "medidas que podem ser tomadas", como aumento do número de sessões eleitorais, para evitar qualquer tipo de aglomeração.
"Penso que o adiamento por um ou dois meses não faz diferença. E assim mantemos os prazos definidos pela lei", completa A.J. Albuquerque (PP). Contudo, o ainda crescente número de casos e óbitos causados pela Covid-19 no Brasil faz com que haja um ceticismo quanto a condições de realização do pleito.
"A princípio, creio que devamos manter o calendário em vigor, previsto na Constituição", explica o deputado Denis Bezerra (PSB). Segundo ele, é necessário, primeiro, avaliar "como vai estar nas próximas semanas a questão do coronavírus" e, se houver "alguma sinalização das autoridades em saúde", tomar a decisão definitiva sobre novas datas das eleições.
Prazos eleitorais
Os dias das votações em primeiro e segundo turnos não são a única preocupação dos parlamentares. O impacto da pandemia ocorre em outros prazos previstos no calendário eleitoral - dentre eles, as convenções partidárias e a campanha. Com o adiamento das eleições, a expectativa é de que também esses prazos sejam adiados, seguindo o que é determinado pela Justiça Eleitoral.
Coordenador da bancada cearense no Congresso, o deputado Domingos Neto (PSD) aponta, inclusive, que o dia do pleito "não é o maior problema", porque, com o devido planejamento, seria possível evitar riscos à saúde. "O problema que precisamos colocar é a campanha em si, porque deve mudar. Todos vamos ter que nos adaptar a um novo modo de fazer eleição e campanha", ressalta o parlamentar.
Um possível prejuízo para as campanhas eleitorais está no radar dos congressistas cearenses, que apontam que isso pode afetar a capacidade de escolha do eleitor e também não dar condições uniformes de disputa a todos os candidatos.
"O adiamento é necessário para termos uma eleição limpa tanto para quem está querendo assumir um cargo como para quem quer reeleição", considera, por sua vez, Eduardo Bismarck (PDT). "O adiamento vai dar mais tempo para aqueles que querem renovar a política conseguirem apresentar propostas para conseguir competir de forma mais igualitária", concorda Célio Studart.
"Não temos condições de fazer o processo eleitoral nesse momento de pandemia. Por mais que as convenções (partidárias) possam ser virtuais, nós não teríamos como ter o desenrolar do processo eleitoral para culminar nas eleições no dia 4 de outubro", arremata André Figueiredo (PDT).
  PUBLICIDADE:  
  Governo do Estado do Ceará  

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ


PREFEITO SE REÚNE COM DIRETORES DE TODOS OS HOSPITAIS DE SOBRAL PARA AVALIAR TAXA DE OCUPAÇÃO DE LEITOS DE UTI

Prefeito de Sobral,  avalia  taxa de ocupação de leitos de UTI e anuncia a visita do Secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto em Sobral 

Por: Alex Albuquerque 


O prefeito Ivo Gomes se reuniu nesta sexta-feira (19/06) com os diretores de todos os hospitais de Sobral para avaliar a situação das unidades de saúde e a ocupação dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19. Participaram da reunião o diretor da Santa Casa, Klebson Carvalho, do Hospital Regional Norte (HRN), Daniel Hardy, do Hospital Dr. Estevam, Marcos Aguiar, do Hospital de Campanha Municipal Dr. Alves, Tarciana Serafim, do Hospital do Coração, David Carneiro, do Hospital da Unimed, Margarida Melo, além da secretária da Saúde de Sobral, Regina Carvalho, e da coordenadora de Saúde da Região Norte, Mônica Lima. 

Até às 19h30min desta sexta-feira, a taxa de ocupação dos leitos públicos de UTI para pacientes com Covid-19 era de 89%. Ao todo, Sobral dispõe de 126 desses leitos, dos quais 113 estão ocupados no momento. "A situação dos leitos de enfermaria é um pouco mais tranquila. Temos uma taxa de ocupação de 83% e os pacientes desses leitos não apresentam tanta gravidade", ponderou a secretária Regina Carvalho. 

Neste sábado (20/06), o secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto, deverá fazer visita a Sobral. Na ocasião, o prefeito pretende acertar a abertura de mais 13 leitos de UTI: 10 na Santa Casa e 3 no Hospital de Campanha Municipal Dr. Alves. 

Mais cedo, o prefeito também esteve reunido com especialistas que estão avaliando as curvas epidemiológicas de Sobral.

  PUBLICIDADE:  

  Plamovir; O maior  grupo  de Óticas do Ceará   


ELEIÇÕES 2020: 64% DOS PARLAMENTARES DA BANCADA FEDERAL DO CEARÁ, SÃO FAVORÁVEIS AO ADIAMENTO DAS ELEIÇÕES; CONFIRA AQUI O PLACAR

Dentre 22 deputados federais e três senadores, consultados pelo Sistema Verdes Mares sobre o assunto, 16 são favoráveis à postergação do pleito diante da pandemia. Uma PEC será analisada no Congresso Nacional

Por: Alex Albuquerque 


Com a pandemia do novo coronavírus e o ainda crescente número de casos e mortes provocadas pela Covid-19 do País, senadores e deputados federais começarão a discutir a possibilidade de adiamento do pleito. Entre os 25 parlamentares federais da bancada cearense, incluindo 22 deputados e três senadores, 16 são favoráveis ao adiamento das eleições municipais, desde que a votação ocorra ainda este ano. A proposição em tramitação no Congresso Nacional que tem tido apoio de lideranças partidárias prevê a realização do primeiro turno no dia 15 de novembro, em vez do dia 4 de outubro. Quanto ao segundo turno, a data poderia ficar para 29 de novembro ou 6 de dezembro.

Entre os deputados federais cearenses, quatro apontam que o ideal seria a manutenção da eleição no início de outubro, conforme prevê o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). São eles: AJ Albuquerque (PP), Denis Bezerra (PSB), Júnior Mano (PL) e Vaidon Oliveira (Pros).

Dois dos três senadores do Estado - Cid Gomes (PDT) e Tasso Jerreisati (PSDB) -, além de dois deputados federais, Domingos Neto (PSD) e Moses Rodrigues (MDB), ainda não têm posicionamento fechado sobre a proposta já colocada ou apontam outras soluções para a realização do pleito deste ano.

Os parlamentares, apesar de terem definido posições em relação à votação da proposta em tramitação no Congresso, ressaltaram que existem muitos pontos a serem levados em consideração na decisão e que a discussão pode, inclusive, levar a mudanças de posicionamento ou a elaboração de novas alternativas para a realização das eleições.

"A princípio, creio que devamos manter o calendário em vigor, previsto na Constituição", explica o deputado Denis Bezerra. Segundo ele, é necessário, primeiro, avaliar "como vai estar nas próximas semanas a questão do coronavírus" e, se houver "alguma sinalização das autoridades em saúde", tomar a decisão definitiva sobre a data da votação. É uma posição semelhante a do senador Tasso Jereissati, que considera que ainda é cedo para a decisão e aponta que o ideal seria discutir a questão "até julho".

O deputado Mauro Filho (PDT) foi o único a se posicionar parcialmente favorável à proposta mais avançada, avaliando que é possível manter o primeiro turno na disputa no dia 4 de outubro, mas ponderando o segundo turno poderia ser prorrogado. "Este prazo (entre os dois turnos de votação) é pequeno e o Tribunal Superior Eleitoral já vinha reclamando desse intervalo curto, em função da estrutura operacional necessária", descreve.

Contudo, para o pedetista, seria possível, sim, realizar o primeiro turno no prazo previsto no calendário eleitoral. "Com a possibilidade de fazer as convenções partidárias virtualmente, você já evita as contaminações. Então, eu acho que tem como ser mantido o primeiro turno".

O senador Cid Gomes também aponta uma outra solução para a realização do pleito, sem ser preciso adiar a data. "Seria mais efetivo se a gente dividisse a eleição em três dias, em vez de mudar a data", argumenta. Segundo ele, em vez de apenas o domingo convencional de votação, os eleitores poderiam ser dividos em dois ou três subgrupos para a ida às urnas.

Isto porque, para ele, "uma emenda da Constituição não pode se fazer do dia para a noite e nós não temos bola de cristal para saber como estará a situação no dia 4 de outubro", finaliza.

Prorrogação

Dentro da bancada federal, 64% dos parlamentares concordam com a atual proposta de adiamento das eleições. A opinião é compartilhada pelas lideranças partidárias do Congresso Nacional, que buscam consenso para conseguir votar a matéria que trata do assunto, nas duas Casas legislativas, até o final de junho.

"Nós não temos condições de fazer o processo eleitoral nesse momento de pandemia. Por mais que as convenções possam ser virtuais, nós não teríamos como ter o desenrolar do processo eleitoral para culminar nas eleições no dia 4 de outubro", afirma André Figueiredo (PDT).

Líder da Oposição na Câmara dos Deputados, Figueiredo ressalta ainda que é "unânime" entre os líderes partidários a posição de que os mandatos de prefeitos e vereadores não devem ser adiados. "Ninguém nem mencionou a possibilidade de prorrogação dos mandatos", destaca.

Entre os parlamentares cearenses, nenhum se posiciona de maneira favorável ao aumento da validade dos atuais mandatos municipais. "A possibilidade de alternância de poder é extremamente importante e saudável para a democracia", ressalta o senador Eduardo Girão (Podemos).

Contudo, devido à crise sanitária enfrentada, 15 deputados cearenses apontam que o adiamento em pouco mais de um mês da data da votação é solução mais eficaz, no momento, para proteger eleitores e candidatos.

"O Congresso precisa aprovar isso imeadiatamente, para dar segurança ao pleito e aos candidatos que disputarão as eleições. Segurança, transparência e, principalmente, não permitir prorrogação de mandatos", ressalta José Guimarães (PT).

Manutenção

Restando pouco mais de quatro meses até o dia 4 de outubro, há ainda deputados que projetam uma situação sob controle para o País quanto à pandemia e argumentam pela manutenção da data do primeiro turno.

"Existem estados até desmontando hospital de campanha. Então, acho que daqui para lá não vamos mais ter retrocesso, tudo vai estar bem", considera Vaidon Oliveira (Pros). Para Júnior Mano, existem "medidas que podem ser tomadas", como aumento do número de sessões eleitorais, para evitar qualquer tipo de aglomeração.

"Penso que o adiamento por um ou dois meses não faz diferença. E assim mantemos os prazos definidos pela lei", completa A.J. Albuquerque (PP).

O adiamento das eleições precisa ser aprovado pelos parlamentares através de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), pois a Carta Magna prevê que as eleições ocorram no primeiro domingo de outubro.  A PEC é discutida e votada em dois turnos, em cada Casa do Congresso, e só pode ser aprovada se obtiver, na Câmara e no Senado, três quintos dos votos dos deputados (308) e dos senadores (49).

Veja o posicionamento dos parlamentares do Ceará:



Fonte: Diário do Nordeste 


PUBLICIDADE: 


DEP. SÉRGIO AGUIAR DESTINA R$ 1 MILHÃO DE REAIS PARA O COMBATE AO CORONAVÍRUS


DELIVERY DA SAUDADE; ALUSIVO AO DIA MUNDIAL DO COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO


A Prefeitura Municipal de Groaíras junto a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social com o apoio do Conselho Municipal da Pessoa Idosa conclui hoje, 19/06, as atividades do Projeto “Delivery da Saudade”. A ação foi iniciada no último dia 15/06, em alusão ao Dia do Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa. Visitas foram realizadas pelas orientadoras sociais que  foram às ruas da sede e da zona rural com o carro de som, se posicionando à frente das casas dos idosos inscritos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e transmitiram  mensagens de ternura, atenção e superação. Foi mantido o distanciamento social e realizado momentos de falas, com direito a música, troca de acenos e muito carinho. O retorno da atenção dos idosos foi algo impressionante e emocionante.

Parabéns a toda equipe que planejou as ações, pois em pleno período de pandemia apresenta um projeto pioneiro e muito humano, se propondo a sair da zona de conforto e ir de encontro às necessidades da população, principalmente os idosos que são grupo de risco,  mostrando o quanto eles são importantes para nossa cidade. São atitudes como essa que mostram o perfil da atual gestão municipal de Groaíras.

CIRO FALA SOBRE SEU NOVO LIVRO NO SEMINÁRIO GESTORES PÚBLICOS


O ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, vai falar sobre seu novo livro, “Projeto Nacional - O Dever da Esperança” no Seminário Gestores Públicos Prefeitos Ceará - Edição Especial Covid-19. A obra, lançada recentemente, é uma reflexão sobre as raízes dos atuais problemas brasileiros e também aponta as possíveis soluções para as crises que vivemos. 

O seminário acontece pela primeira vez com transmissão online, nos próximos dias 23 e 24 de junho, e reúne especialistas, gestores e sociedade para discutir o atual cenário do país. As inscrições podem ser feitas no site do Instituto Future (institutofuture.com.br/prefeitos2020) de forma gratuita.


PUBLICIDADE:


Prefeitura Municipal de Sobral



PREFEITURA MODERNIZA O SISTEMA DE DADOS DA SECRETARIA DA SAÚDE COM A IMPLANTAÇÃO DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO.



O primeiro passo para implantação do prontuário eletrônico na UBS - Unidade Básica de Saúde do Distrito de Itamaracá foi dado nesta terça-feira (16/06), onde aconteceu apresentação do sistema virtual E-sus e o treinamento da equipe para o início da utilização do sistema inovador e prático, que dará ao usuário mais rapidez e segurança nos seus atendimentos.

Hoje, faz-se tudo à mão, em prontuários físicos, guardados em envelopes e arquivados em armários de metal, agora todos os dados do paciente seguirão direto para o sistema, facilitando o trabalho e modernizando nosso sistema público de saúde. Pelo visto a população aprovou mais um avanço da SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE, com total apoio da PREFEITURA DE GROAÍRAS.

PUBLICIDADE:

  Deputado sérgio Aguiar destinou 1 Milhão para o Combate ao Coronavírus  

DEP. SÉRGIO AGUIAR DESTINA R$ 1 MILHÃO DE REAIS PARA O COMBATE AO CORONAVÍRUS

MOSES RODRIGUES É CONDENADO A PAGAR MULTA DE R$ 40 MIL A IVO GOMES POR DANOS MORAIS

O deputado federal Moses Rodrigues foi condenado a pagar multa de 40 mil reais por danos morais ao prefeito de Sobral, Ivo Gomes. A decisão foi do juiz Antônio Washington da Frota nesta quinta-feira (18/06).

Por: Alex Albuquerque 


Isso porque Moses declarou falsamente, durante uma transmissão de emissora de rádio, uma transmissão de emissora de TV e em uma entrevista de rádio durante o período eleitoral, em 2016, que o prefeito seria “investigado pelo Ministério Público em relação ao Instituto de Comunicações e Informática (...) e teria que responder por supostos desvios realizados nas gestões de outros políticos”.

No entanto, o juiz concluiu, com base em provas documentais que “é de fácil constatação que o requerente não foi citado sequer como suspeito na investigação do Ministério Público sobre a dispensa ilegal da licitação do ICI, bem como não exercia qualquer cargo no ICI ao tempo dos fatos: 2013”.

Ou seja, as declarações do deputado, segundo o juiz, não encontram respaldo em qualquer documento ou prova, propagadas com o intuito de atingir a imagem do prefeito durante uma campanha eleitoral, violando não apenas os direitos da personalidade de Ivo Gomes, “mas também transmitiu mensagens não comprometidas com a verdade para os eleitores, em odiável afronta à boa-fé”.

O juiz também reconheceu 7 agravamentos às atitudes do deputado:

a) reiteração de ocasiões ( debate no rádio, debate na TV e entrevista); 
b) amplitude de destinatários da mensagem (as declarações foram proferidas ao vivo, com capacidade de influenciar milhares de ouvintes e de telespectadores);
c) as declarações foram baseadas em fatos inexistentes da investigação do requerente por crime de dispensa ilegal de licitação;
d) as declarações deturparam informações jornalísticas de pouca expressão, acrescentando fatos não existentes nelas;
e) as declarações ocorreram durante o período eleitoral, propiciando erro durante a tomada decisão do eleitor, afetando inclusive o caráter democrático das eleições;
f) as declarações foram prestados por homem público, representante do povo, reconhecido por muitos na cidade como exemplo de cidadão.

PUBLICIDADE:


Exame de vista na Plamovir de Groairas dia 26/06
Interessados entrar em contato 988128889 falar com Ana Carla 

MINISTRO DA EDUCAÇÃO, ABRAHAM WEINTRAUB, DEIXA O CARGO; CONFIRA AQUI

Weintraub anunciou a demissão em vídeo publicado nesta quinta-feira

Por: Alex Albuquerque 


O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou, nesta quinta-feira (18), que não faz mais parte do governo do presidente Jair Bolsonaro. O anúncio foi feito pelo próprio ministro, em um vídeo publicado por ele, ao lado de Jair Bolsonaro.

Weintraub foi o segundo ministro da Educação do atual governo. Ele assumiu o cargo em abril de 2019, logo depois da saída de Ricardo Vélez Rodríguez, e permaneceu no posto por 14 meses.

Em vídeo publicado nas redes sociais, na tarde desta quinta-feira, Weintraub diz que já começou o processo de transição do MEC e que, nos próximos dias, vai "passar o bastão" para o substituto.

Sem querer dar detalhes dos "motivos da saída", ele afirmou que recebeu convite para ser diretor do Banco Mundial e agradeceu o aval de Bolsonaro.

"Eu, a minha esposa, os nossos filhos, e até a nossa cachorrinha Capitú, a gente vai poder ter a segurança que hoje está me deixando muito preocupado", declarou.

Bolsonaro afirmou que a saída do ministro "é um momento difícil" e que "a confiança você não compra, você adquire".

Atritos no governo

Weintraub cai após desgaste político com os ministros do Supremo Tribunal Federal, agravado com o episódio do último domingo (14) em que compareceu a um protesto em Brasília de apoiadores do governo.

No encontro com manifestantes, sem citar ministros do STF, Weintraub voltou a usar a palavra "vagabundos", em uma referência a afirmação dele na reunião ministerial de 22 de abril, em que disse: "Eu, por mim, colocava esses vagabundos todos na cadeia. Começando no STF".

As declarações provocaram uma reação do Supremo, que nos bastidores cobrava a demissão do ministro. Sua permanência ficou insustentável e a saída passou a ser defendida pelo entorno de Bolsonaro, que sofria pressão dos filhos para mantê-lo no MEC.

Na segunda-feira (15), em entrevista à Band News, pouco depois de uma reunião com Weintraub, Bolsonaro afirmou que seu aliado não foi "muito prudente" nem deu "um bom recado" ao ter participado da manifestação em Brasília no dia anterior.

Perfil

O economista Abraham Weintraub foi nomeado ministro da Educação em 8 de abril de 2019, assumindo a pasta no lugar de Ricardo Vélez Rodríguez, no dia seguinte em cerimônia de posse no Palácio do Planalto.

Executivo do mercado financeiro por 20 anos, Weintraub é natural de São Paulo, mestre em administração na área de finanças pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV) e graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (USP-1994). 

Ele foi integrante da equipe de transição do governo de Bolsonaro, e ocupou o cargo de secretário executivo da Casa Civil, sob o comando de Onyx Lorenzoni.

  PUBLICIDADE: 


  Mais de 700 pessoas já fazem uso do tratamento em Sobral. 






DEPUTADO ESTADUAL ROMEU ALDIGUERE FEZ UMA VERDADEIRA FARRA COM DINHEIRO PÚBLICO

No mês de abril de 2020, mais de 10 dias após o Governador Camilo Santana decretar o isolamento social rígido no nosso Estado (16/03/2020), o Deputado Estadual Romeu Aldiguere, ex-Prefeito e tio da atual Prefeita de Granja, gastou R$ 11.424,00 reais de combustível e R$ 4.815,00 de refeições das verbas de gabinete (dinheiro público), em plena pandemia.

Por: Alex Albuquerque



O Deputado Estadual Romeu, que deveria ser fiscal das verbas públicas do Estado, fez uma verdadeira farra com o dinheiro público, em pleno mês de abril, onde todos os cearenses eram obrigados a ficar em casa e a Assembleia Legislativa já tinha adotado a realização de sessões, somente na forma remota.

O valor gasto de combustível pelo Deputado, no mês de abril de 2020, a preço de hoje na cidade de Sobral ( R$ 4,16) num carro que consome gasolina, fazendo 14 km/l, daria para percorrer uma distância de 38.500 km, ou seja, considerando o domicílio eleitoral do Deputado que fica na cidade de Granja, há 329 km da Capital Cearense, daria para ir 58 vezes de ida e volta de Granja a Fortaleza, num único mês e em plena Pandemia, num período em que a Assembleia está quase desabitada e sem nenhuma Sessão presencial, visto que desde o dia 20/03/2020 as Sessões são remotas na Assembleia, onde os deputados em suas casas, participam das sessões via celular, notebook, etc.
O gasto de combustível do Deputado Estadual, em plena Pandemia, em um único mês, daria para ir do Oiapoque a Chuí, dois pontos extremos do Brasil, nove vezes.

O Deputado Romeu, também nesse período, gastou o equivalente a quase 250 refeições em seu Gabinete, no mês de Abril, em isolamento rígido, considerando o valor de uma prato de R$ 20,00 se levarmos em conta o valor total com comida, no valor de R$ 4.815,00 com a Assembleia Legislativa com quase a totalidade de seus serviços suspensos, onde os servidores foram orientados a ficar em casa. Lembrando que nesse período, os restaurantes da Capital estavam fechados.






Fonte:  Sobral On-line

FABRÍCIO QUEIRÓZ, EX-ASSESSOR DE FLÁVIO BOLSONARO, É PRESO EM ATIBAIA; CONFIRA AQUI


Os investigadores apreenderam dois aparelhos de celular e muitos documentos que eram guardados por Fabrício de Queiroz numa casa em Atibaia.

Por: Alex Albuquerque



Uma ação coordenada a partir de investigações do Ministério Público do Rio com suporte de São Paulo e apoio da Polícia Civil paulista acaba de prender Fabrício Queiroz, o ex-assessor de Flávio Bolsonaro na Alerj, que é investigado no caso das rachadinhas. A ordem de prisão da Justiça do Rio é preventiva. Há também mandado de prisão contra a mulher de Queiroz Márcia Olveira de Aguiar.


A prisão ocorreu em Atibaia, no interior de São Paulo. Há pouco,  Queiroz deixou o IML paulista, acompanhado de forte efetivo do Departamento de Operações Especiais da Polícia Civil de São Paulo.

Os promotores do MPSP, informa que Queiroz será levado para o Rio de Janeiro onde será ouvido. 

Por se tratar de um ex-policial, a ação dos investigadores utilizou métodos de elemento surpresa. Os investigadores chegaram arrombando uma das portas da casa para realizar a prisão.

Além da prisão de Queiroz, há outros mandados expedidos pela Justiça do Rio em endereços da capital fluminense. Segundo o G1, um desses endereços é um imóvel que consta da relação de bens de Jair Bolsonaro, em Bento Ribeiro, Zona Norte da capital fluminense.

Há pouco, o Ministério Público do Rio divulgou nota sobre a ação, que foi batizada de “Operação Anjo”. “Contra outros suspeitos de participação no esquema, o MPRJ obteve na Justiça a decretação de medidas cautelares que incluem busca e apreensão, afastamento da função pública, o comparecimento mensal em Juízo e a proibição de contato com testemunhas. São eles o servidor da Alerj Matheus Azeredo Coutinho; os ex-funcionários da casa legislativa Luiza Paes Souza e Alessandra Esteve Marins; e o advogado Luis Gustavo Botto Maia”, diz o MPRJ

Amigo do presidente Jair Bolsonaro e suspeito de ser laranja do senador Flávio Bolsonaro, o ex-policial militar ganhou notoriedade depois de o órgão de inteligência financeira do governo – o antigo Coaf, rebatizado de UIF – detectar que ele movimentou uma dinheirama incompatível com sua remuneração mensal quando trabalhava no gabinete do então deputado estadual Flávio Bolsonaro na Assembleia Legislativa do Rio.


Entre 2014 e 2015, foram 5,8 milhões de reais. Entre janeiro de 2016 e janeiro de 2017, mais 1,2 milhão de reais. O relatório também registrou que Queiroz depositou 24.000 reais na conta da primeira-dama Michelle Bolsonaro. A reação inicial do presidente foi admitir que era amigo de Queiroz e dizer que o dinheiro repassado a Michele fazia parte do pagamento de um empréstimo que o próprio Bolsonaro havia concedido ao amigo de longa data. O Ministério Público do Rio de Janeiro investiga o caso.



 PUBLICIDADE:  

Prefeitura Municipal de Sobral



ÓTICA PLAMOVIR A MELHOR E MAIOR DO NORDESTE




SOBRAL: OPERAÇÃO LIMPEZA 2020, REULTADO PRELIMINAR EDITAL Nº 02/2020 CONFIRA AQUI


A Prefeitura de Sobral divulgou, nesta quarta-feira (17/06), o resultado preliminar da seleção para operadores de limpeza e serviços urbanos, que irão atuar na Operação Limpeza 2020.02. O resultado final do processo seletivo e dos locais para entregas de documentos serão divulgados nesta sexta-feira (19/06), no Diário Oficial do Município.

Os candidatos interessados em interpor recurso contra o resultado podem encaminhar a justificativa nesta quinta-feira (18/06) para o e-mail sesep@sobral.ce.gov.br, das 8h às 16h. Confira no Instagram da @sesep_sobral o passo a passo para realizar o recurso.

A Operação Limpeza 2020 tem caráter emergencial e o seu objetivo é, além de promover a limpeza pública, combater a proliferação do novo coronavírus em locais com grande fluxo de pessoas e também contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Confira a resultado preliminar no Diário Oficial do Município n⁰ 827 (pág 6).

CONHEÇA UM POUCO QUEM É O UELITON VASCOCELOS

A imagem pode conter: 1 pessoa, ar livre e natureza, texto que diz "Ueliton Vasconcelos #PDTGroairas PREFEITO DE GROAÍRAS"
Francisco Ueliton Martins Vasconcelos é groairense, nasceu em 12 de novembro de 1956 na Faz Juá. É casado com Francisca de Jesus (Francimar), pai de Jander Vasconcelos, avô de duas netas, católico praticante e integrante da Equipe de N. Sra. , Terço dos Homens e Ministro da Eucaristia. Filho de Eloi José Vasconcelos e Francisca Cecy Martins Maciel.

De uma família de doze irmãos que comungavam de uma verdadeira amizade fraterna, ainda jovem viu seu pai encarar os desafios políticos em Groaíras, como primeiro prefeito do município.

Ueliton iniciou a carreira política em 2008 quando com 403 votos, elegeu-se pela primeira vez, como vereador; foi reeleito para o seu segundo mandato em 2012, com 570 votos, ficando classificado em primeiro lugar. Na Câmara Municipal defendia três princípios norteadores de sua campanha: estímulo ao esporte, valorização do homem do campo, luta em prol de uma saúde melhor, humana e igualitária. Em 2016, Ueliton Vasconcelos foi eleito Prefeito de Groaíras, com 3.925 votos.

À frente da administração municipal, Ueliton Vasconcelos tem enfrentado grandes desafios, mas é com amor e muita dedicação que ele tem conseguido dar à Groaíras um novo ritmo de desenvolvimento , transformando a vida de todos os groairense.

Ueliton Vasconcelos é #PDTGroaíras!

EM REUNIÃO COM GERENTES DE POSTOS, PREFEITO IVO GOMES ACOMPANHA ENTREGA DE MEDICAMENTOS PARA TRATAMENTO DA COVID-19



Em reunião na tarde desta quarta-feira (17/06) com os gerentes dos postos de saúde da sede de Sobral, o prefeito Ivo Gomes verificou que os medicamentos para tratamento da Covid-19 estão sendo entregues de forma mais ágil. Agora, os pacientes com a prescrição médica já saem das consultas nos postos com os remédios, anteriormente entregues no turno seguinte.

Até o momento, mais de 700 pessoas já estão fazendo uso da medicação entregue em todos os bairros e distritos.

“A gente reforça que os medicamentos estão sendo prescritos pelos médicos para pacientes com cinco dias de sintomas mais agravados. Os sintomas mais leves não podem ser tratados com esses remédios”, alertou a secretária da Saúde de Sobral, Regina Carvalho, citando o protocolo do Governo do Estado, que vem sendo seguido pelo município.

CENTRO HISTÓRICO DE SOBRAL É MODERNIZADO E PASSARÁ A TER REDE ELÉTRICA SUBTERRÂNEA


A Secretaria da Infraestrutura do Ceará, em parceria com o IPHAN e a Enel Distribuição Ceará, iniciou nesta semana mais uma etapa da obra de instalação de rede subterrânea no Centro Histórico de Sobral. 

Será realizada a substituição da rede aérea existente por uma nova rede de média e baixa tensão subterrânea, melhorando o aspecto visual e arquitetônico do centro histórico do município. A instalação da rede possui inteligência integrada com novas tecnologias de automação, que pretende melhorar o fornecimento de energia do local, aumentar a capacidade energética do município e garantir a segurança do fornecimento de energia da região. A previsão é que a nova rede seja substituída completamente até o final do ano.

A obra, que faz parte do Projeto de Internalização das instalações elétricas, de telefonia e de comunicações do Centro Histórico de Sobral, conta com recursos do Governo do Estado, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e da Prefeitura Municipal de Sobral. 

“Esse projeto vem sendo desenvolvido no município com o objetivo de valorizar aquele trecho da cidade, que guarda um riquíssimo valor histórico e cultural para todos os cearenses. Já foi feita a instalação dos dutos para colocação dos cabos de telefonia e internet, e agora, em parceria com a Enel e a Prefeitura de Sobral, vamos partir para a parte elétrica”, explica o Secretário da Infraestrutura, Lucio Gomes.

Fonte: Rubens Nasal 


PUBLICIDADE:



GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ

GOVERNO FEDERAL ADIA PARA NOVEMBRO CONTRIBUIÇÕES DE JUNHO AO INSS; CONFIRA AQUI

As parcelas com vencimento em junho deverão ser pagas em novembro. No mês passado, a pasta havia adiado os pagamentos de abril e maio para agosto e outubro
Por: Alex Albuquerque 
Depois de adiar o recolhimento das contribuições previdenciárias dos meses de abril e maio, o governo formalizou nesta quarta-feira (17) a prorrogação dos vencimentos de junho.
A portaria foi publicada pelo Ministério da Economia no Diário Oficial da União e integra o conjunto de medidas do governo no enfrentamento à crise econômica causada pela pandemia do coronavírus.
A publicação prorroga o recolhimento do INSS feito por empresas e por empregadores domésticos. As parcelas com vencimento em junho deverão ser pagas em novembro. No mês passado, a pasta havia adiado os pagamentos de abril e maio para agosto e outubro.
Com isso, nos meses para os quais as parcelas foram adiadas, os contribuintes deverão fazer o pagamento de dois meses ao mesmo tempo. Na mesma portaria ficou definido ainda o adiamento no recolhimento de PIS e Cofins para o período equivalente. Os vencimentos de março e abril também já haviam sido adiados.
recolhimento do INSS feito por empresas é de 20% sobre o total das remunerações. O valor descontado dos empregados varia de 7,5% a 14%, de acordo com o valor do salário.
Além do adiamento no pagamento do INSS, o governo já autorizou as empresas a postergarem o recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

  PUBLICIDADE: 


Exame de vista na Plamovir de Groairas dia 26/06 Interessados entrar em CONTATO 988128889
LEMBRANDO QUE A ÒTICA  manda  buscar e deixar em sua residência!