Foram ofertados exames preventivos do câncer de próstata, da bolsa escrotal, do aparelho urinário e articulações. Os pacientes atendidos no mutirão foram agendados previamente via regulação. Os Centros de Saúde da Família (CSFs) são as portas de entrada para todos os serviços especializados.
Durante a ação, na sala de espera do CEM, os alunos de enfermagem que fazem parte da Liga de Oncologia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), realizaram uma educação em saúde para os pacientes atendidos pela unidade sobre os mitos e verdades que permeiam os conhecimentos prévios da população acerca do câncer de próstata.
Maiara Alves, aluna do 7° semestre de enfermagem, fala sobre a experiência de compartilhar os seus conhecimentos com a população que é atendida no CEM. “É um momento muito necessário, não só para as pessoas que estão recebendo as informações, mas para nós alunos também. É uma troca de conhecimentos, fiquei muito feliz com a interação de todos com a gente e grata em poder contribuir para melhorar a vida de alguém”.
Um dos pacientes atendidos na ação, Francisco Tarcísio, elogiou a iniciativa, a organização e enfatizou a importância das consultas periódicas. “Gostei bastante da interação com os estudantes, é importante os homens se conscientizarem de procurar as unidades de saúde para fazerem todos os tipos de exames”, ponderou.
Além das ações voltadas ao câncer de próstata, objetivo principal do Novembro Azul, as unidades de saúde também dispõe de outros serviços voltados ao cuidado da saúde do homem. A conscientização sobre a importância da saúde masculina deve ser constante, promovendo uma cultura de atenção e prevenção ao longo de todo o ano.
FONTE: https://www.sobral.ce.gov.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário