100 DIAS DO GOVERNO ELMANO DE FREITAS (PT) E ALGUMAS DAS PRIORIDADES DO MANDATÁRIO

Os principais desafios: Geração de emprego, combate a fome, zerar as filas de cirurgias eletivas.  


Mesmo com a ampla base no Legislativo estadual e o alinhamento com o Governo Federal, o chefe do Executivo do Ceará, Elmano de Freitas (PT), ainda não conseguiu cumprir promessas estabelecidas como prioritárias na campanha eleitoral.

O mandatário chegou inclusive a enviar matérias para a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) com a intenção de abrir caminho para implementar algumas dessas políticas públicas. Contudo, tais ações ainda estão em fase de elaboração pelo Governo do Estado.

COMBATE À FOME

O enfrentamento à fome foi estabelecido como prioridade por Elmano ainda durante a campanha. Ele prometeu ampliar o cartão Mais Infância e implementar cozinhas solidárias. Em fevereiro, o petista recebeu autorização dos parlamentares para criação do Programa Ceará Sem Fome. As ações, no entanto, ainda não foram anunciadas.

Conforme o Governo do Ceará, haverá ações em parceria com a iniciativa privada para a promoção de políticas públicas efetivas que possibilitem a redução gradual da insegurança alimentar e nutricional no Ceará. 

O Estado pretende criar também a rede de unidades sociais produtoras de refeições para permitir o acesso da população mais carente a refeições saudáveis, além de distribuir cestas básicas e vale-gás a famílias em vulnerabilidade social ou também a produtores voluntários, a fim de que possam ser preparadas refeições às pessoas mais carentes de todo o Estado.

ZERAR AS FILAS DE CIRURGIAS ELETIVAS

Outra proposta aprovada no parlamento que destrava a possibilidade de ações no Executivo foi a autorização para que o Estado realize um mutirão de cirurgias eletivas no Estado. 

A ideia é que as ações zerem as filas de cirurgias eletivas, infladas pela pandemia. Caberá à Secretaria da Saúde coordenar o processo de credenciamento, mediante chamamento público, de pessoas jurídicas, com ou sem finalidade lucrativa, que se encarregarão da realização de cirurgias eletivas, exames complementares e consultas especializadas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário