ELMANO DE FREITAS: VEJA O PRIMEIRO SÁBADO DE CAMPANHA DO CANDIDATO

O candidato do PT participou neste sábado  de evento familiar, em comemoração ao Dia dos Pais, promovido pela escolha da filha Maria Beatriz, de 4 anos. 


Em seguida, esteve no Mercado Central ao lado da candidata a vice, Jade Romero (MDB), do candidato ao Senado, Camilo Santana (PT), e outros aliados.

No local, entre as propostas, Elmano  falou em fazer uma vista panorâmica com restaurante no espaço para fomentar o turismo.

Elmano também tratou da área da saúde. "O que nós queremos nessa campanha não é pensar muito em tensão ou nas outras candidaturas, estamos pensando no legado que representamos e nos desafios que temos pela frente: a descentralização da saúde, ampliar os trabalhos dos hospitais regionais...", ressaltou.

Hoje Elmano também fez  carreata em Moraújo ao lado do prefeito Aquila, vereadores e Lideranças políticas local e da região e às 18:13 em Baturité, sua terra natal.


CANDIDATO AO GOVERNO DO ESTADO ROBERTO CLÁUDIO; VEJA COMO FOI O PRIMEIRO SÁBADO DE CAMPANHA

O candidato ao governo do estado Roberto Claudio do PDT começou o sábado com caminhada no bairro Antônio Bezerra. No local, apresentou a candidatura da deputada Érika Amorim ao Senado, após desistência da vereadora Enfermeira Ana Paula e de o TSE decidir pela neutralidade do PSDB.

Acompanhado também do candidato a vice, Domingos Filho, o ex-prefeito falou da relação com a Capital. "Se eu tiver o privilégio de ser eleito governador, vou continuar sendo alguém veiculado à Capital, darei todo apoio à gestão municipal atual.

Roberto Cláudio fez carreata ao lado do candidato a deputado estadual Sérgio Aguiar,  em Camocim, município de onde a primeira suplente na chapa para o Senado, Mônica Aguiar (PDT), é ex-prefeita.

Ele também estará em Iguatu, um dos 10 maiores colégios eleitorais do Estado.



CANDIDATO AO GOVERNO DO ESTADO CAPITÃO WAGNER; VEJA COMO FOI O PRIMEIRO SÁBADO DE CAMPANHA


Capitão Wagner (UB), com  foco em um dos maiores colégios eleitorais, o candidato do União Brasil começou o dia em Caucaia, onde fez caminhada, acompanhado do candidato a vice, Raimundo Gomes de Matos (PL) e da candidata ao Senado, Kamila Cardoso (Avante).

O município vizinho de Fortaleza tem sido ponto estratégico nas campanhas. Em 2018, aliado a então candidato Vitor Valim, Wagner foi o deputado federal mais votado. Atualmente, no entanto, o prefeito apoia a chapa do PT. Já Roberto Cláudio conta com o apoio da deputada estadual mais votada, Érika Amorim.

Capitão Wagner também promove carreata em Forquilha e encerrá o dia nos festejos do distrito de Jordão, em Sobral, quinto maior colégio eleitoral do Ceará.




ENFERMEIRA ANA PAULA RETIRA CANDIDATURA AO SENADO; PDT INDICARÁ OUTRO NOME NESTE SÁBADO(20)


A vereadora Enfermeira Ana Paula (PDT), que havia sido registrada pelo partido como candidata ao Senado, retirou a candidatura nesta sexta-feira (19). 

Ela concorrerá a uma vaga na Câmara dos Deputados. A informação foi confirmada à coluna pela própria parlamentar.

O anúncio ocorreu no mesmo dia em que o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu manter o PSDB neutro na disputa majoritária do Ceará.

Assim, Amarílio Macêdo (PSDB) deixou de ser o candidato ao Senado na chapa de Roberto Cláudio (PDT). A vereadora havia sido registrada como um plano B do grupo, mas acabou desistindo da empreitada.

De acordo com a assessoria do candidato Roberto Cláudio, um novo nome deve ser anunciado neste sábado (20). Não se sabe ainda se a nova candidatura será do PDT ou de algum partido aliado.



CONFIRA AQUI A AGENDA DE CAMPANHA DOS CANDIDATOS AO GOVERNO DO ESTADO PARA ESTE SÁBADO(20)

Neste sábado, caminhadas, carreatas e até participação de festejos estão entre os atos político para viabilizar votos.


A agenda de campanha dos postulantes ao Governo do Estado deste sábado (20) tem eventos marcados nas regiões Norte, Centro-Sul, no Maciço de Baturité, Litoral Oeste e na Capital.

CAPITÃO WAGNER (UNIÃO)

8h - Caminha no Centro de Caucaia
16h - Carreata em Forquilha
17h - Passeata em Sobral
21h - Festejos de Jordão em Sobral

CHICO MALTA (PCB)

12h - Inauguração de comitê de candidato do Psol

ELMANO DE FREITAS (PT)

8h - Caminha no Mercado Central de Fortaleza
14h - Carreata e encontro em Moraújo
18h - Carreata e encontro em Baturité

ROBERTO CLÁUDIO (PDT)

7h - Caminhada pelo bairro Antônio Bezerra
10h - Camocim 
19h - Iguatu

SERLEY LEAL (UP)

9h - Panfletagem na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza
15h - Caminhada na Praia do Futuro e visita à Comunidade Luxou, também na Praia do Futuro

O candidato Zé Batista, do PSTU, não informou agenda de campanha para este sábado.




MORRE AOS 99 ANOS RAIMUNDO NONATO XIMENES FUNDADOR DO BAIRRO MONTESE EM FORTALEZA

O cearense de Groaíras era historiador, jornalista e dentista, além de ter servido na Segunda Guerra Mundial.



Morreu nesta sexta-feira (19) Raimundo Nonato Ximenes, o "fundador" do bairro Montese, em Fortaleza. O ex-combatente do Exército, historiador e jornalista, tinha 99 anos e era natural de Groaíras. A Prefeitura do município cearense emitiu nota de pesar pelo falecimento. A causa da morte não foi divulgada.

O também dentista de formação fez história ao atuar pela mudança de nome do antigo bairro Pirocaia para Montese. Isso aconteceu após a ida de Ximenes à Segunda Guerra Mundial em 1944. 

A ideia do nome veio pois o batalhão de Raimundo na guerra venceu uma batalha na cidade italiana de Montese, em episódio que ficou conhecido como "Batalha do Montese", segundo consta na literatura

Raimundo é autor do livro "De Pirocaia a Montese". Seu sepultamento ocorre neste sábado (20) às 17h no cemitério Parque da Paz, local onde também o corpo será velado. 

TRAJETÓRIA

Agricultor até os 21 anos em sua terra natal, Groaíras, Raimundo Nonato foi convocado pela Força Expedicionária Brasileira (FEB) para a Itália durante a guerra. 

Quando voltou, foi morar em Fortaleza. Conforme a Associação Cearense de Imprensa (ACI), de onde ele era sócio desde 1999, Raimundo também já foi vereador pela Câmara Municipal de Maranguape. 

O historiador se formou em odontologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com o título "summa cum laude". Na literatura, além de "De Pirocaia a Montese", escreveu "Groaíras, Nosso Pedacinho de Chão", "Uma Paróquia de Fé", entre outras.

Fonte: Diário do Nordeste


TSE MANTÉM NEUTRALIDADE DO PSDB NA DISPUTA PELO GOVERNO E RETIRA CANDIDATURA DE AMARÍLIO AO SENADO


O pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, nesta sexta-feira (19), que a federação PSDB/Cidadania no Ceará ficará neutra nas eleições majoritárias deste ano. O julgamento ocorre em plenário virtual e já contabiliza 4 votos favoráveis e nenhum contrário ao relator.

A decisão por neutralidade ocorreu em convenção realizada no dia 4 de agosto, sob o comando de Chiquinho Feitosa (PSDB). A definição foi contrária ao anúncio do senador Tasso Jereissati de aliança com Roberto Cláudio (PDT) dias antes do evento partidário.

Houve interferência nacional da federação e a legenda no Estado acabou promovendo uma nova convenção entre o PSDB e o Cidadania, reforçando apoio à candidatura do PDT.

Assim, a participação da federação PSDB/Cidadania nas eleições deste ano fica concentrada em candidaturas ao Legislativo para a Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa.


PREFEITURA DE SOBRAL ENTREGOU TICKETS DO VALE GÁS SOCIAL A MAIS DE 4 MIL FAMÍLIAS

A Prefeitura de Sobral, por meio dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), já entregou o ticket do Vale Gás Social, do Governo do Estado do Ceará, a 4.022 famílias, no período de 8 a 17 de agosto. A previsão é que até 4.958 famílias possam ser beneficiadas nesta edição.

A Prefeitura  comunica quem ainda não compareceu para receber, por motivo de doença ou por ausência do município na data prevista, tem até quarta-feira (24/08) para buscar o ticket no Cras do seu território. É preciso levar RG, CPF, NIS e comprovante de endereço. Em caso de beneficiários hospitalizados, falecidos ou em privação de liberdade, a família deve apresentar as comprovações para retirar o benefício.

Sobre o programa

O Vale Gás Social é uma política social permanente do Governo do Estado do Ceará, prevista nas Leis nº 17.428/2021 e nº 17.202/2020, com o objetivo de prestar suporte às famílias em situação de vulnerabilidade social do estado. As entregas de tickets acontecem três vezes por ano. O Governo do Estado do Ceará seleciona as famílias do Cadastro Único, dentre as beneficiadas com o Cartão Mais Infância Ceará e as que recebem Auxílio Brasil inferior a R$ 155,50 (abril/2022).

Ainda que estejam com nome na lista, não podem receber o benefício aqueles que não se enquadrem nos critérios estabelecidos pelo Decreto nº 34.259/2021; que não residem no município de origem na lista (conforme base do Cadastro Único); que sejam colaboradores/terceirizados do estado/município; servidores públicos estaduais ou municipais, ativos, inativos e pensionistas; que residam com alguém que já é beneficiário do programa; ou que tenha participação em empresas; e os beneficiários do Auxílio Gás, do Governo Federal.

Acesse as listas, por Cras, abaixo.

Cras Aracatiaçu AQUI

https://sedhas.sobral.ce.gov.br/downloads-1/vale-gas-social-cras-aracatiacu-2

Cras Dom José AQUI

https://sedhas.sobral.ce.gov.br/downloads-1/vale-gas-social-cras-dom-jose-2

Cras Irmã Oswalda AQUI

https://sedhas.sobral.ce.gov.br/downloads-1/vale-gas-social-cras-irma-oswalda-3

Cras Jaibaras AQUI

https://sedhas.sobral.ce.gov.br/downloads-1/vale-gas-social-cras-jaibaras-2

Cras Mimi Marinho AQUI

https://sedhas.sobral.ce.gov.br/downloads-1/vale-gas-social-cras-mimi-marinho-2

Cras Regina Justa Feijão AQUI

https://sedhas.sobral.ce.gov.br/downloads-1/vale-gas-social-cras-regina-justa-feijao



PREFEITO IVO GOMES DIZ QUE NÃO FARÁ CAMPANHA PARA O PDT NA SUCESSÃO ESTADUAL E ANUNCIA APOIO PARA CAMILO (PT)

Irmão de Ciro e Cid, o prefeito da Cidade se insurgiu contra o processo de escolha do candidato ao governo do Partido

 

O prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), irmão mais novo da família Ferreira Gomes, voltou a agitar os bastidores da sucessão estadual no fim desta semana. Depois de anunciar apoio à candidatura de Camilo Santana (PT) ao Senado, Ivo diz que não fará campanha para o candidato do seu partido, Roberto Cláudio, na sua cidade.

Sobral é o reduto político dos irmãos Gomes e uma das vitrines da campanha à Presidência da República de Ciro Gomes, irmão dele. Lá está o início do projeto de educação que o grupo político enaltece como política pública exitosa. Sobral é ainda a maior Prefeitura comandada pelo partido no Interior do Estado.                                                                                             

Ivo repete que Cid não entrará na campanha do partido em nível estadual.

As declarações evidenciam um raro momento de divergências públicas entre os irmãos Ferreira Gomes. Ciro tem feito críticas ao ex-governador Camilo Santana, a quem Ivo acaba de anunciar apoio, mesmo contra um candidato apresentado pelo partido dele e do irmão.

A atitude de não fazer campanha para o partido em sua Cidade é uma nova insurgência de Ivo com repercussões fortes na campanha e na família.

Cid Gomes segue afastado da campanha eleitoral. Há muitas especulações e expectativas sobre o retorno dele, mas de concreto, não há sinais de que isso vá acontecer. Nos últimos dias, Cid voltou a ser visto em eventos sociais, mas posicionamentos políticos, até o momento, nada.

Fonte: Diário do Nordeste 



CAPITÃO WAGNER COMEÇA CAMPANHA COM ADESIVAÇO EM FORTLAEZA AO LADO DE ALIADOS

Toda a agenda do candidato de oposição no primeiro dia ocorreu na Capital


O candidato do União Brasil ao Governo do Ceará, Capitão Wagner, iniciou a campanha eleitoral nesta terça-feira (16), em Fortaleza, ao lado do vice, Raimundo Gomes de Matos (PL), e de candidatos da aliança ao legislativo.

A militância chegou ao cruzamento das avenidas Barbosa de Freitas com Santos Dumont por volta das 17h para a realização de um "adesivaço".

Wagner defendeu políticas de criação de emprego para a juventude e de redução de impostos para trabalhadores. O candidato também declarou que não deverá estimular o embate público entre candidaturas adversárias.



ELMANO RESSALTA PROPOSTA DE MOBILIDADE URBANA E DIZ QUE FARÁ CAMPANHA SEM NENHUM TIPO DE ATAQUE

Candidato do PT ao Governo do Ceará falou também sobre presença de Izolda na campanha.


Em seu primeiro ato de campanha, o candidato do PT ao Governo do Ceará, Elmano de Freitas, defendeu propostas de mobilidade urbana. O assunto teve relação com o local escolhido para o primeiro evento: a estação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no bairro Parangaba, nesta terça-feira (16).

"Queremos garantir a integração nas Regiões Metropolitanas, garantir essa obra tão importante do VLT, concluir as obras do Metrô, e garantir a conclusão do Anel Viário que enfim o Governo Federal aceitou passar para o Governo do Estado o convênio para executarmos plenamente essa obra. Vou concluir o Anel Viário", disse Elmano ao chegar ao VLT.

IZOLDA CELA

Ele também voltou a falar sobre a relação com a governadora Izolda Cela (sem partido) e a possível participação dela na campanha.

"Vou aguardar o momento que ela entender adequado. A maior coisa que a gente tem que ter sobre essa governadora é respeito", disse.


PESQUISA IPEC: LULA TEM 44% E BOLSONARO 32% NO PRIMEIRO TURNO DAS ELEIÇÕES 2022

Em terceiro lugar está Ciro Gomes (PDT) com 6%.


Nova pesquisa Ipec mostra Lula (PT) com 44% das intenções de voto no primeiro turno das eleições presidenciais, seguido do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), com 32%. Em terceiro lugar está Ciro Gomes (PDT), com 6%.

Simone Tebet do MDB aparece com 2%, enquanto Vera (PSTU) tem 1%, estando as duas empatadas na margem de erro. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo. 

Eymael (DC), Felipe d’Avila (NOVO), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (PROS), Sofia Manzano (PCB) e Soraya Thronicke (UNIÃO) não atingiram 1% das intenções de voto para pontuar. 

VEJA NÚMEROS DA PESQUISA IPEC:

Lula (PT): 44%
Jair Bolsonaro (PL): 32%
Ciro Gomes (PDT): 6%
Simone Tebet (MDB): 2%
Vera (PSTU): 1%
Constituinte Eymael (DC): 0%
Felipe d’Avila (NOVO): 0%
Léo Péricles (UP): 0%
Pablo Marçal (PROS): 0%
Sofia Manzano (PCB): 0%
Soraya Thronicke (UNIÃO): 0%
Branco/nulo: 8%
Não sabe/não respondeu: 7%

IPEC

A pesquisa Ipec ouviu 2 mil pessoas entre os dias 12 e 14 de agosto, em 130 municípios brasileiros. A margem é dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Na simulação de segundo turno, Lula sobe para 51%, e Bolsonaro vai para 35%. Os votos em branco e nulos são 9% e na categoria "não sabe/não respondeu", são 5%. 

Na pesquisa espontânea, onde não são dados os nomes dos candidatos, os percentuais estão bem próximos da estimulada:

Lula (PT): 41%
Jair Bolsonaro (PL): 30%
Ciro Gomes (PDT): 3%