O subsistema Sul ainda preocupa, segundo Ciocchi, mas as chuvas de abril estão se mostrando acima das expectativas.
O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Luiz Ciocchi, informou nesta segunda-feira (11), que a expectativa é que a bandeira verde vigore este ano, fazendo com que as contas de energia não tenham taxa extra.
Segundo ele, o País não terá neste ano problemas de escassez hídrica como no ano passado, devido a um período úmido mais favorável do que em 2021.
Segundo ele, os reservatórios estão em níveis confortáveis, não sendo necessário o acionamento das termelétricas. Ele explicou que os reservatórios das hidrelétricas atingiram níveis de armazenagem ao final do período úmido como não se via há muito tempo, o que deve garantir um ano mais tranquilo para o consumidor final.
Para 2023, o executivo observou que, apesar de não ter bola de cristal e o setor depender de chuvas, que não são previsíveis no longo prazo, a expectativa é que seja um ano ainda melhor do que este do ponto de vista do abastecimento energético.
"Tem muita geração nova entrando, muita linha de transmissão entrando, então em 2023 estaremos melhor do que neste ano. Se mantido os reservatórios nesses níveis, teremos 2023 ainda melhor que este ano, mas sujeito a chuvas e trovoadas", brincou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário