CONTA DE ENERGIA TERÁ NOVO FORMATO; SAIBA O QUE MUDOU

Nesta semana, clientes de Maranguape e Caucaia recebem a nova conta, que deve chegar a todos os cearenses até abril

Por: Alex Albuquerque 


Um tamanho maior e mais dados  sobre os meses de consumo devem chamar atenção para a nova conta de energia dos cearenses nos próximos meses. Mas a novidade está no código de barras, que promete mais agilidade na identificação dos pagamentos, segundo explica Marcio Lisandro, gerente de serviços ao cliente da Enel Ceará.

"A mudança mais significativa é do meio de pagamento, saímos do utilities (classificação de pagamento para serviços essenciais, como energia) para boleto bancário. É uma baixa mais rápida e segurança maior no fluxo de pagamento. Por exemplo, o cliente apto para o corte, a gente recebendo a informação (de pagamento), já susta o corte a caminho. Já no caso do cliente já cortado, identifica de forma automática (o pagamento)", explica.

Os clientes com débito em conta ou que pagam o boleto por meios eletrônicos (internet bank e app mobile) não devem se preocupar, de acordo com o gerente de serviços. Isso porque os sistemas identificam o código de barras e fazem a leitura para pagamento normalmente.

"O novo layout não altera a forma de entrega, os dados da conta e os canais de pagamento disponíveis", assegura a Enel.

Cuidados

Lisandro observa, no entanto, que, ao receber a conta, o cliente deve esperar até 12h para poder efetuar o pagamento. A explicação está na geração e autenticação do código de barras do boleto pelo Banco do Brasil, com quem a Enel opera as contas.

"Se o cliente pagar de imediato, vai dar que não reconhece o boleto. Por isso estamos pedindo para esperar 12h. Estamos trabalhando para reduzir este tempo, mas enquanto não conseguimos, precisamos esperar", informa.

Outro cuidado que o cliente deve ter é observar o tamanho da conta e saber que o boleto não vem sem as informações sobre impostos pagos, meses de consumo e demais dados que já vinham apresentados antes.

Nesta semana, Maranguape e Caucaia já receberam a conta com o novo formato. Mas, de acordo com a Enel, até abril, os clientes de todo o Ceará devem contar com a novidade.

Canais de atendimento

Em caso de dúvida, a companhia indica o atendimento pelos canais como aplicativo Enel Ceará - disponível para aparelhos Android e iOS; 

Pelo site da companhia (www.enel.com.br); pelas redes sociais – Facebook (facebook.com/enelclientesbr) e Twitter (@enelclientesbr); além dos telefones 0800.285.0196 e (21) 99601-9608 (WhatsApp).

🤙  INFORMATIVO PUBLICITÁRIO  



Drive-Thru | Cerca de 200 idosos de 79 anos recebem primeira dose da vacina contra Covid-19


Na manhã deste sábado (06/06), a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria de Saúde, realizou mais uma etapa de vacinação no sistema drive-thru para Covid-19. Hoje, 188 idosos de 79 anos foram imunizados com a primeira dose das vacinas de Oxford/Fiocruz e Coronavc/Butantan. 

Os idosos receberam da equipe de seu Centro de Saúde da Família (CSF) um boleto de agendamento. A vacinação ocorreu no estacionamento da Universidade Vale do Acaraú (UVA - Campos Betânia), das 8h as 12hs.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a segunda dose da vacina de Oxford/Fiocruz será aplicada no prazo de 90 a 120 dias; já o imunizante Coronavac/Butantan, entre 14 e 28 dias. 

Até o momento, 3,6% da população de Sobral foi imunizada contra o novo coronavírus.

PRESIDENTE JAIR BOLSONARO ACOMPANHA SAÍDA DE COMITIVA A ISRAEL PARA ACORDOS SOBRE A PANDEMIA; CONFIRA AQUI

O presidente Jair Bolsonaro acompanhou na manhã deste sábado (6) a saída de uma comitiva do governo a Israel, que irá conhecer o EXO-CD24, um spray nasal que está em fase inicial de testes como medicamento para a covid-19. 

Por: Alex Albuquerque 


O presidente Jair Bolsonaro marcou presença na Base Aérea em Brasília, de onde o grupo de auxiliares embarcou. Pressionado pela explosão de casos do coronavírus no Brasil, Bolsonaro gravou vídeo ao lado da delegação, afirmando que a viagem objetiva o fechamento de protocolos e acordos de ciência e tecnologia que serão "proveitosos" para o momento de pandemia, além de representarem um "legado para o futuro".

Nesta semana, que registrou os piores números da covid-19, o presidente afirmou que é preciso "enfrentar o problema de peito aberto" e parar de "frescura" e "mimimi". A quantidade de mortes por covid-19 no Brasil ficou acima de 1.700 pelo quarto dia consecutivo, atingindo 1.760 vítimas nesta sexta-feira (5), de acordo com dados compilados pelo consórcio de veículos de imprensa.

Integrante da comitiva, o secretário Marcelo Morales, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, disse que o acordo de cooperação que será buscado com Israel envolve o desenvolvimento de drogas e imunizantes. Questionado ainda por Bolsonaro sobre a "vantagem" de vacinas em desenvolvimento no Brasil, Moraes comentou que 15 imunizantes são estudados atualmente, e que três já chegaram a um grau de maturação que possibilita o início de ensaios clínicos em pacientes no próximo mês.

"Três chegaram a um grau de maturação que pode iniciar no próximo mês os ensaios clínicos em pacientes. Uma delas já deu entrada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Então, nós temos a possibilidade também de fazer essa interação com as vacinas que estão sendo desenvolvidas em Israel", respondeu o secretário, que classificou a produção de uma vacina no Brasil como "questão de soberania nacional". "Temos possibilidade de desenvolver uma vacina. Qual a vantagem disso? Se tivermos uma mutação no Brasil nós dominamos a tecnologia e podemos mudar rapidamente a vacina adaptando à nova mutação", afirmou.

"O objetivo dessa missão é a gente levar nesse acordo de cooperação com Israel toda a área de ciência e tecnologia, e da saúde, que nós estamos desenvolvendo no País e Israel, para fazer esse acordo de cooperação em várias áreas do conhecimento. Inclusive de medicamentos e vacinas que estamos desenvolvendo na 'Rede Vírus' do Ministério da Ciência e Tecnologia e também no Ministério da Saúde", comentou Morales, que estava ao lado de representantes da Saúde, do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente.

Na pandemia, Bolsonaro tem boicotado medidas que mostram resultado contra o vírus, como distanciamento social e uso de máscaras, e feito apostas em tratamentos ineficazes, como a hidroxicloroquina. Como mostrou o Estadão/Broadcast, mesmo em fase inicial de testes, o spray nasal contra a covid-19 já foi tratado como "milagroso" por Bolsonaro.

"O que é esse spray? Não sei. Mas o que acontece? Esse produto, há dez anos, estava sendo investigado, estava sendo estudado lá em Israel para outro tipo de vírus. E usou isso daí em 30. Em 29 deu certo. O último demorou um pouco mais, mas também segurou. Parece que é um produto milagroso, parece. Nós vamos atrás disso", disse o presidente, na terça-feira (2).

Vacinação

Neste sábado, o presidente ainda usou rede social para destacar números divulgados pelo Ministério da Saúde sobre a previsão de chegada de mais doses de vacina contra a doença.

Segundo a pasta, os próximos lotes da vacina produzida pelo Instituto Butantan serão entregues ao governo em remessas semanais ao longo de março. O cronograma prevê um total de 22,7 milhões de doses do imunizante no mês. A próxima remessa, prevista inicialmente em 2,6 milhões de doses, será enviada aos Estados e Distrito Federal na próxima semana. No total, o Ministério da Saúde prevê a chegada de mais de 29 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 em março.

Para a segunda quinzena de março, a previsão é que sejam entregues 3,8 milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford. Esse será o primeiro lote produzido no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com matéria-prima importada, afirmou o ministério. Ainda são aguardadas mais 2,9 milhões de doses do imunizante, adquiridos via consórcio Covax Facility.

A pasta ainda destacou que assinou o contrato com o laboratório Precisa Medicamentos/Bharat Biotech, responsáveis pela vacina indiana Covaxin. Das 20 milhões de doses acordadas, 8 milhões já devem estar à disposição neste mês, disse o ministério.

MÃE COM COVID-19 DÁ A LUZ BEBÊ PREMATURO EM UTI DE FORTALEZA, MÉDICA SALVA AMBAS "NO LUGAR CERTO, NA HORA CERTA"

Maria Leidiane e a filha, Liz, estão se recuperando. Obstetra narra como foi a o procedimento e o que sentiu no momento do nascimento.

Por: Alex Albuquerque 


Uma equipe médica do Hospital Geral Dr. César Cals, em Fortaleza, ajudou a salvar a vida de uma mãe que estava grávida de seis meses e meio, mas teve uma complicação pulmonar severa em decorrência da Covid-19. Entubada em uma UTI, a mulher passou por uma cesariana, nessa quinta-feira (4), e a criança nasceu prematura.

A obstetra Sabrina Forte, de 30 anos, publicou o relato em uma rede social, de forma emocionada, e contou que a criança já consegue respirar por conta própria, e a mãe vem melhorando seu quadro clínico.

A paciente estava internada na enfermaria do hospital para tratamento de Covid-19 e estava prestes a voltar para casa para continuar a gerar a filha, porém, teve o seu quadro agravado "drasticamente". De uma quase alta, a mãe, de 24 anos, foi transferida para um leito de UTI. Com o acometimento pulmonar seríssimo, a equipe médica teve de fazer o parto.

  "Fizemos uma cesárea dentro da UTI, e o bebê já não estava com tanto oxigênio porque a mãe estava entubada. Quando eu tirei a bebê, ela já roxinha, aparentemente morta, foi uma angústia", narra Sabrina.

A médica continuou a cuidar da mãe para finalizar a cesárea, enquanto o bebê foi enviado à sala de cuidados. "Quando, de repente, as meninas gritam: 'doutora, tá viva!'. É uma sensação que eu não consigo explicar, meus olhos marejados - nossa! - parece que sai um peso das costas", diz.


A menina de 1,085 kg não conseguia respirar, segundo a médica, por causa da prematuridade, por isso, também foi entubada e vem recebendo os cuidados médicos no hospital. Nesta sexta-feira (5), a bebê já conseguia respirar sem o tubo e até começou a receber leite.

A mãe também está respondendo "super bem", segundo a obstetra. Ela foi transferida de UTI, mas os medicamentos já estão começando a ser retirados para que acorde logo. Do lado de quem cuida, Sabrina só consegue agradecer:

"Quando gritaram que ela tava viva, pra mim, é como se fosse um suspiro de esperança, de que eu tô no lugar certo, na hora certa e meu trabalho tá sendo útil. É como se tudo tivesse feito sentido. Eu até disse pra minha mãe esses dias: se eu morrer da Covid, fiz o meu trabalho, fiz exatamente o melhor que eu sei fazer", desabafa.

'Pacientes estão mais graves'

Sabrina trabalha na linha de frente da Covid-19 desde que o novo coronavírus chegou ao Ceará, em março de 2020. Há um ano, ela já teve pacientes com casos muito graves e que até perderam bebês durante as internações. No Hospital César Cals, a médica já viu alas lotadas no mês de julho passado em decorrência da pandemia.

🤙  INFORMATIVO PUBLICITÁRIO  



SENADOR MAJOR OLÍMPIO É INTERNADO COM COVID-19 EM UTI APÓS PIORA NO ESTADO DE SAÚDE

Após piora no estado de saúde, o senador Major Olímpio (PSL) foi transferido, nesta sexta-feira (5), para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O parlamentar foi diagnosticado com Covid-19 na última terça-feira (2) e estava em observação desde a quarta-feira (3), no Hospital São Camilo, em São Paulo. 

Por: Alex Albuquerque 

O senador está "na UTI do hospital" e a sua condição "complicou um pouco, mas vamos seguir orando".

Ao receber o diagnóstico, na última terça, o senador comunicou que situação não era preocupante e disse que cumpria isolamento domiciliar. 

 “Compartilho com todos que fui diagnosticado com Covid-19, mas estou bem, com sintomas leves e em isolamento domiciliar. Com isso, não será possível a minha presença nas sessões semipresenciais do Senado nos próximos 14 dias, continuarei trabalhando como sempre, mas remotamente", escreveu, em nota. 

No mesmo dia, contudo, participou de uma sessão virtual do Senado que aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para o pagamento do novo auxílio emergencial já em um leito de hospital.


Além do parlamentar, quatro funcionários do gabinete dele estão com Covid-19. Um dos assessores está internado em Brasília e a situação é considerada crítica.

PREFEITO DE SANTANA DO ACARAÚ, FRANCISCO DAS CHAGAS (MEU DEUS), PAGARÁ AUXÍLIO AOS MOTORISTAS DE ROTAS ESCOLARES


Em seu pronunciamento na sexta-feira(05/03), na Tribuna da Câmara Municipal de Santana do Acaraú, o Prefeito Francisco das Chagas (Meu Deus) comunicou aos vereadores que está estudando uma maneira de pagar um auxílio aos motoristas das rotas escolares que estão parados desde o início da pandemia em março de 2020. 

O valor que vai ser pago aos motoristas não foi divulgado, pois esta ideia ainda está em estudo, mas segundo o prefeito ainda na semana que vem será divulgado o valor certo.. 

"Esses pais de família prescisam ganhar alguma remuneração para que ter o sustento de sua família", falou o prefeito. Complementou ainda que precisa de em torno de um milhão de reias para fazer o que está pensando.

🤙  INFORMATIVO PUBLICITÁRIO  




GOVERNO DO CEARÁ ANUNCIA MEDIDAS DE APOIO AO SETOR DE RESTAURANTES, BARES E DEMAIS ESTABELECIMENTOS DE ALIMENTAÇÃO FORA DO LAR

Governo do Estado do Ceará, anuncia novas medidas para os setores de restaurantes, bares e demais estabelecimentos de alimentação fora do lar. 

Todas as ações foram construídas após conversas com representantes do setor, que foi um dos mais atingidos durante essa pandemia.






VEJA O QUE O PREFEITO IVO GOMES FALA SOBRE O LOCKDOWN EM SOBRAL; E QUE FUNCIONARÁ NOS PRÓXIMOS DIAS

Confira o que funcionará ou não durante os próximos dias.

Por: Alex Albuquerque 


Passamos por uma fase difícil e mais do que nunca precisamos da contribuição de todos os sobralenses.










CAPACETE ELMO, TECNOLOGIA CEARENSE, DEVE CHEGAR AO HOSPITAL DE CAMPANHA DE SOBRAL; CONFIRA AQUI



Equipamento fundamental para evitar a intubação de pacientes com Covid-19, o capacete Elmo, tecnologia cearense, deve chegar ao Hospital de Campanha de Sobral ainda neste mês de março. Na manhã desta quinta-feira (04/03), os multiprofissionais da unidade hospitalar participaram, no Hospital Regional Norte, de uma capacitação para manuseio do equipamento.

Ao utilizar um mecanismo de respiração artificial não invasivo, o Elmo reduz em 60% a necessidade de internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Inicialmente, o Hospital de Campanha contará com 5 capacetes.

A formação, iniciada com discussão de conteúdo teórico sobre o dispositivo, permite a experiência com o processo de manejo, que envolve a montagem, utilização no paciente, desmontagem e desinfecção do equipamento. A capacitação foi ministrada pela Escola de Saúde Pública do Ceará.

HOSPITAL REGIONAL NORTE: PROCESSO SELETIVO ABERTO PARA CADASTRO DE RESERVA; CONFIRA AQUI

Hospital Regional Norte está com processo seletivo aberto para cadastro de reserva; outras cidades do Ceará também têm vagas

Por: Alex Albuquerque



O Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), organização social de saúde sem fins lucrativos que atua no segmento de gestão em saúde, abre processo seletivo para profissionais da saúde e administrativo, com oportunidades em Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte e Quixeramobim. Ao todo são oito editais para cargos de nível superior, médio e técnico para vagas em unidades de saúde, geridas pelo instituto. As inscrições seguem abertas até o dia 08 de março e os editais estão disponíveis no site do instituto, com link de acesso https://ps.isgh.org.br/

O Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, está com oportunidades para cadastro de reserva em funções de nível médio e superior. Para nível médio, o cargo é auxiliar de manutenção e para nível superior há oportunidades em cadastro de reserva para fonoaudiólogos e médicos. Os salários chegam a R$ 9.592,55.

*Leia mais: Acesse Aqui o link

Em decisão conjunta, 16 dos 18 municípios da Região Metropolitana de Sobral mais dois municípios da Região Norte vão decretar lockdown para enfrentar pandemia





Em reunião na tarde desta quinta-feira (04/03), 16 dos 18 municípios da Região Metropolitana de Sobral mais dois municípios da Região Norte decidiram decretar lockdown, em conjunto, para frear o avanço rápido da disseminação do coronavírus. As medidas vão vigorar a partir da próxima segunda-feira (08/03). 

Os prefeitos e prefeitas entendem que o momento é crítico e que é necessário compromisso com a vida. De acordo com o prefeito de Forquilha, Ednardo Filho, a união de esforços dos municípios é a saída mais viável para essa situação. “Estamos no mesmo barco, até porque a vida dos forquilhenses e de todos nós depende diretamente dos outros municípios. Juntos, sairemos mais fortes”, destacou o prefeito de Forquilha. 

Ao demonstrarem preocupação com a elevada ocupação dos leitos de UTI nos hospitais, os gestores apontaram o lockdown como medida de freio imediato para o avanço da pandemia na região, enquanto a vacina, única solução para o controle definitivo da doença, não chega para todos. 

Municípios que aderiram ao lockdown: Alcântaras, Cariré, Coreaú, Forquilha, Graça, Groaíras, Mucambo, Meruoca, Moraújo, Pacujá, Reriutaba, Pires Ferreira, Varjota, Santana do Acaraú, Massapê, Sobral, além de Uruoca e Santa Quitéria. Ficaram de fora apenas os municípios de Frecheirinha e Senador Sá. 

Durante a reunião, ficou acordado que cada município fará o seu decreto, de acordo com suas peculiaridades.

VEJA MAIS: 

VEJA LISTA DAS 71 CIDADES CEARENSES QUE QUEREM COMPRAR VACINAS, FORA DO PLANO NACIONAL DE IMUNIZAÇÃO


🤙  INFORMATIVO PUBLICITÁRIO  


Os municípios de Canindé, Crato e Tauá foram contemplados, cada um, com a abertura de dez novos leitos de UTI adulto para tratamento de pacientes com Covid-19.




PREFEITURA DE SOBRAL TRIPLICA QUANTIDADE DE OXIGÊNIO COM NOVO CILINDRO NO HOSPITAL MUNICIPAL DE CAMPANHA DR. FRANCICO ALVES


Na manhã desta quinta-feira (04/03), o tanque de oxigênio do Hospital de Campanha de Sobral foi substituído por um cilindro 3 vezes maior. Observado o aumento do uso de oxigênio na unidade, a ação foi realizada imediatamente pela equipe de engenharia clínica.

"Estamos agora com 20 leitos de UTI e 30 de enfermaria. Como tem muito paciente usando em alto fluxo, tivemos que trocar por um tanque maior, para suprir a carência da grande quantidade de pacientes que estão internados", afirmou o diretor do hospital, Márcio Venício.


Após Bolsonaro gerar aglomerações no CE, MPF quer investigação por crime contra a saúde pública

Os procuradores justificam a ação em virtude das aglomerações de eleitores e apoiadores políticos durante o cumprimento da agenda oficial

Por: Alex Albuquerque 


A visita de Jair Bolsonaro ao Ceará, há uma semana, motivou um pedido de investigação do Ministério Público Federal (MPF-CE), que atribui ao presidente a prática de crime contra a saúde pública. Os procuradores justificam a ação em virtude das aglomerações de eleitores e apoiadores políticos durante o cumprimento da agenda oficial nos municípios de Tianguá, na Região Norte, e Fortaleza. 

Em ofício enviado nesta quinta-feira (4) ao procurador-geral da República, Augusto Aras, o único a ter prerrogativa para investigar e denunciar o presidente, os procuradores no Ceará pedem que sejam apuradas as condutas da comitiva presidencial, sendo posteriormente aplicadas as penas.

No embasamento enviado à Brasília, cinco procuradores do órgão no Ceará citam os episódios em que Bolsonaro descumpriu os protocolos sanitários vigentes em decreto estadual.

Um trecho do ofício relata que a "comitiva presidencial provocou grandes aglomerações de pessoas, muitas delas sem o uso de máscara de proteção facial e sem que o distanciamento social mínimo recomendado pelas autoridades sanitárias nacionais e estaduais fosse observado". 

O documento também cita que Bolsonaro teria ordenado a retirada da estrutura que separa o público "para que a população pudesse se aproximar e se amontoar nas proximidades do palanque montado para o seu discurso". 

A realização do evento, vetado por decreto local, e a recusa ao uso de máscara, são enquadradas como infração de medida sanitária preventiva, prevista no artigo 268 do Código Penal, segundo o ofício.

"Em tese, o presidente da República e os membros de sua   comitiva incorreram em crime, atraindo a atribuição para a apuração dos fatos noticiados ao procurador-geral da República".

Antes da visita do presidente, o MPF já havia emitido recomendação ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e às prefeituras de Fortaleza, Horizonte e Tianguá para que adotassem estratégias para evitar o descumprimento do distanciamento social. Esta ponderação também foi anexada no ofício.

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE 

🤙  INFORMATIVO PUBLICITÁRIO  



NOVA REMESSA DE VACINA CONTRA A COVID-19, CHEGOU NO CEARÁ NA TERÇA-FEIRA (02/03). CONFIRA AQUI


O Estado acaba de recebeu 115.600 doses da Coronavac e vai utilizar 50% na primeira dose, e os outros 50% serão guardados para a segunda aplicação. A nova remessa vai ser destinada para vacinação dos idosos a partir de 75 anos e trabalhadores da saúde, que são grupos prioritários da primeira fase do Programa Nacional de Imunização (PNI). 

Até terça-feira (2), foram aplicadas 400.281 doses no Ceará, sendo 303.266 na primeira dose e 97.015 cearenses na segunda dose. 

✅ 7º lote - 115.600 (Coronavac)

✅ 6º lote - 49.200 (Coronavac)

✅ 5º lote - 80.500 (Oxford/AstraZeneca)

✅ 4º lote - 115 mil (Coronavac)

✅ 3º lote - 33.200 (Coronavac)

✅ 2º lote - 72.500 (Oxford/AstraZeneca)

✅ 1º lote - 229.200 (Coronavac)


CONFIRA AQUI: VEJA LISTA DAS 71 CIDADES CEARENSES QUE QUEREM COMPRAR VACINAS, FORA DO PLANO NACIONAL DE IMUNIZAÇÃO

🤙  INFORMATIVO PUBLICITÁRIO  



BOLSONARO VOLTA A MINIMIZAR A PANDEMIA: CHEGA DE FRESCURA. VÃO FICAR CHORANDO ATÉ QUANDO?

A declaração foi dada durante inauguração de um trecho da ferrovia Norte-Sul, em São Simão (GO).

Por: Alex Albuquerque 


O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou, nesta quinta-feira (4), ser necessário parar de "frescura" e "mimimi" com a pandemia de Covid-19. Ao questionar até quando as pessoas irão ficar "chorando", o chefe do executivo disse que era preciso "enfrentar nossos problemas". Ele participava da inauguração de um trecho da ferrovia Norte-Sul, em São Simão (GO). 

"Chega de frescura, de mimimi. Vão ficar chorando até quando? Temos que enfrentar os problemas. Respeitar, obviamente, os mais idosos, aqueles que têm doenças, comorbidades. Mas onde vai parar o Brasil se só pararmos?", afirmou.

Na ocasião, Bolsonaro elogiou produtores rurais pelo seguimento do trabalho durante a pandemia — que, nas palavras dele, "não se acovardaram"— e questionou: "onde vai parar o Brasil se nós pararmos?" A pergunta faz referência a medidas mais restritivas tomadas por governadores e prefeitos, que buscam reduzir a circulação de pessoas para diminuir o avanço da enfermidade.

Bolsonaro também citou um trecho da Bíblia durante o evento. “Ela diz: ‘Não temas’. Eu sou católico, acredito em Deus. Respeitamos as religiões, mas se ficarmos em casa o tempo todo e dissermos que a economia vamos ver depois… Uma parte já estamos vendo agora, o que foi essa política. Qual o futuro do Brasil?”, finalizou.

🤙  INFORMATIVO PUBLICITÁRIO  


 GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ 

Até terça (2/3), foram aplicadas 400.281 doses no Ceará, sendo 303.266 na primeira dose e 97.015 cearenses na segunda dose.


MORRE JUMENTO ATROPELADO POR AVIÃO COM CARREGAMENTO DE VACINAS CONTRA COVID-19 NA BAHIA

Acidente deixou o animal com ferimentos profundos. Piloto da aeronave e doses do imunizante não tiveram danos

Por: Alex Albuquerque 



O jumento atropelado por um avião de pequeno porte no município de Ibotirama, no oeste da Bahia, morreu ainda nesta quarta-feira (3). Piloto e imunizantes saíram ilesos da colisão com a aeronave, que continha carregamento de vacinas contra a Covid-19.

O acidente deixou o jumento com cortes profundos em uma das pernas, fazendo-o perder muito sangue. De acordo com o jornal Correio, a Prefeitura até tentou salvar o bicho, mas ele não resistiu e morreu ao fim da tarde desta quarta.

O prefeito de Ibotirama, Laercio Santana (PSB), classificou a situação como "indesejada" em postagem nas redes sociais. "Graças a Deus sem nenhum prejuízo à saúde das pessoas. A gente tem que focar na responsabilidade de tentar ao máximo não deixar seus animais soltos", acrescentou.

Ainda conforme o gestor municipal, a Prefeitura iniciará processo de captação dos animais das ruas e notificação de tutores. Além disso, ele informou que está com um projeto pronto para que "consiga fazer novamente a proteção do aeroporto", salientando que a população precisa ser consciente e não utilizar a pista.

"O povo tem que ter a consciência de não atravessar de moto, de não fazer [o aeródromo] de pista de caminhada. A gente tem que ter a noção que esse aeroporto é para nossa segurança, é para nossa funcionalidade do município. Peço encarecidamente a cada um de vocês: não façam caminhada no aeroporto, não deixem seus animais soltos na rua. Isso é muito importante", solicitou.

Como foi o acidente

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o acidente ocorreu após o pouso da aeronave. Após a batida, o avião, da Casa Militar do Governador da Bahia, chegou a sair da pista de pouso em direção à área de mata ao lado do aeródromo. Uma equipe da Polícia Militar prestou auxílio à ocorrência e verificou que o animal, ferido, ainda conseguia andar e acabou fugindo do local.


O veterinário Marcelo Azevedo explicou que o bicho é "muito forte, residente mesmo", o que explica sua utilização em carregamento de peso e sua existência em diversos locais. Ao lado do cadáver, havia um outro jumento, o qual não sofreu danos.

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) informou, ainda nesta quarta, que, embora o acidente não tenha comprometido a distribuição das doses, haveria atraso na chegada das vacinas às cidades de Barreiras, Guanambi e Santa Maria da Vitória, na região oeste do estado, vizinhas a Ibotirama. Outro avião foi deslocado para continuar o transporte do carregamento.

Até o fim da tarde desta quarta, não havia informação se o imunizante já tinha chegado a essas cidades.

VEJA LISTA DAS 71 CIDADES CEARENSES QUE QUEREM COMPRAR VACINAS, FORA DO PLANO NACIONAL DE IMUNIZAÇÃO

Ao menos 71 municípios do Ceará já demonstraram interesse formal em aderir ao consórcio nacional de prefeitos para compra direta de vacinas contra a Covid-19. O número representa 38,5% das cidades cearenses. 

Por: Alex Albuquerque 



A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) organiza a lista, e dá apoio jurídico às prefeituras que fizerem o cadastro. Integrar a lista, no entanto, não significa a imediata garantia de compra dos imunizantes. Até a manhã desta quarta-feira (3), já eram 649 cidades interessadas em todo o País.

Outros municípios que quiserem integrar o consórcio terão até o dia 22 de março para cumprir o trâmite necessário à adesão. Em termos gerais, a ideia da FNP é viabilizar os trâmites jurídicos que permitam a atuação consorciada, caso o Governo Federal não cumpra o Plano Nacional de Imunização (PNI).

Câmara

O primeiro processo a ser efetuado pelos prefeitos é conseguir o aval dos vereadores. Para facilitar o trâmite, a FNP vai distribuir aos gestores a minuta de um projeto de lei para ser enviado às Câmaras. Cada prefeito é responsável por viabilizar a autorização das respectivas Casas Legislativas. 

O presidente da FNP, Jonas Donizette, informou, ainda segunda-feira (1°), que o modelo do projeto de lei a ser encaminhado para as casas legislativas será padronizado para todos os municípios que quiserem aderir à iniciativa.   

“A compra de vacinas por meio de consórcio público evitará a competição federativa e confere segurança jurídica dando ganho de escala e negociando melhores preços, prazos e condições contratuais”, diz uma nota informativa da Frente.  

A ação faz parte de um conjunto de medidas, que preparam estados e municípios para comprar os imunizantes em caso de fracasso do Governo Federal. Nesta terça-feira (2), governadores se reuniram com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) para tratar, inclusive, sobre o assunto. 

Calendário a ser seguido por prefeitos interessados em fazer parte do consórcio:  

-  Dia 1° de março: disponibilização do formulário para manifestação de interesse de adesão ao Consórcio: 

- Até 5 de março, 12h: prazo para manifestação de interesse de adesão do Consórcio; 

- 5 de março, 16h: disponibilização no site da FNP do protocolo de intenções e da minuta de projeto de lei, com justificativa; 

- Até 19 de março: prazo para os municípios enviarem respectiva lei municipal aprovada para o e-mail: consorcio.vacina@fnp.org.br. 

- 22 de março, 15h: Assembleia de instalação do Consórcio. 

Cidades cearenses que demonstraram interesse em integrar o consórcio (atualizado em 3/3 às 11h05): 


Juazeiro Do Norte  

Sobral

Itapipoca  

Aracati  

Acaraú  

Tauá  

Granja 

Boa Viagem  

Brejo Santo 

São Gonçalo Do Amarante  

Jaguaribe  

Redenção  

Marco  

Tamboril 

Senador Pompeu  

Forquilha  

Caridade  

Quiterianópolis  

Catarina 

Umirim  

Santana Do Cariri  

Alto Santo  

Piquet Carneiro  

Tururu  

Quixelô  

Nova Olinda 

Porteiras  

Uruoca 

Miraíma  

Milhã  

São Luís Do Curu 

Paramoti  

Jaguaribara  

Taiçaba 

General Sampaio 

Guaramiranga  

Solonópole  

Camocim  

Moraújo 

Hidrolândia 

Apuiarés  

Ibiapina  

Viçosa Do Ceará  

Crato  

Missão Velha 

Caucaia  

Iguatu  

Ipueiras 

Santa Quitéria 

Fortaleza  

Acopiara 

Frecheirinha 

Fortim 

Madalena 

Tabuleiro Do Norte 

São Benedito 

Aquiraz 

Milagres 

Deputado Irapuan Pinheiro 

Reriutaba 

Cedro 

Jaguaruana 

Várzea Alegre 

Maracanaú 

Meruoca 

Jijoca De Jericoacoara 

Quixadá 

Jaguaretama 

Orós 

Pereiro 

Pedra Branca