Nesta semana, clientes de Maranguape e Caucaia recebem a nova conta, que deve chegar a todos os cearenses até abril
Por: Alex Albuquerque
Um tamanho maior e mais dados sobre os meses de consumo devem chamar atenção para a nova conta de energia dos cearenses nos próximos meses. Mas a novidade está no código de barras, que promete mais agilidade na identificação dos pagamentos, segundo explica Marcio Lisandro, gerente de serviços ao cliente da Enel Ceará.
"A mudança mais significativa é do meio de pagamento, saímos do utilities (classificação de pagamento para serviços essenciais, como energia) para boleto bancário. É uma baixa mais rápida e segurança maior no fluxo de pagamento. Por exemplo, o cliente apto para o corte, a gente recebendo a informação (de pagamento), já susta o corte a caminho. Já no caso do cliente já cortado, identifica de forma automática (o pagamento)", explica.
Os clientes com débito em conta ou que pagam o boleto por meios eletrônicos (internet bank e app mobile) não devem se preocupar, de acordo com o gerente de serviços. Isso porque os sistemas identificam o código de barras e fazem a leitura para pagamento normalmente.
"O novo layout não altera a forma de entrega, os dados da conta e os canais de pagamento disponíveis", assegura a Enel.
Cuidados
Lisandro observa, no entanto, que, ao receber a conta, o cliente deve esperar até 12h para poder efetuar o pagamento. A explicação está na geração e autenticação do código de barras do boleto pelo Banco do Brasil, com quem a Enel opera as contas.
"Se o cliente pagar de imediato, vai dar que não reconhece o boleto. Por isso estamos pedindo para esperar 12h. Estamos trabalhando para reduzir este tempo, mas enquanto não conseguimos, precisamos esperar", informa.
Outro cuidado que o cliente deve ter é observar o tamanho da conta e saber que o boleto não vem sem as informações sobre impostos pagos, meses de consumo e demais dados que já vinham apresentados antes.
Nesta semana, Maranguape e Caucaia já receberam a conta com o novo formato. Mas, de acordo com a Enel, até abril, os clientes de todo o Ceará devem contar com a novidade.
Canais de atendimento
Em caso de dúvida, a companhia indica o atendimento pelos canais como aplicativo Enel Ceará - disponível para aparelhos Android e iOS;
Pelo site da companhia (www.enel.com.br); pelas redes sociais – Facebook (facebook.com/enelclientesbr) e Twitter (@enelclientesbr); além dos telefones 0800.285.0196 e (21) 99601-9608 (WhatsApp).
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