IPVA 2022 DE CARRO SEMINOVOS DEVE AUMENTAR ATÉ 24,8%; VEJA SIMULAÇÕES POR MODELO

 

Normalmente, o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) tende a reduzir de um ano para o outro para quem mantém o mesmo veículo, diante da desvalorização do automóvel. Mas, em 2022, os consumidores passarão por um fenômeno reverso. 

A oferta ainda prejudicada de veículos novos em razão da paralisação de montadoras e a falta de materiais, aliada à alta demanda por carros diante da retomada econômica, levou os seminovos a uma valorização atípica. 

Levantamento feito com base na Tabela Fipe e dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostra que alguns dos carros mais vendidos de 2019 tiveram valorização de até 24,8% entre 2020 e 2021. Em alguns casos, os usados valem até mais do que preço pago na saída da concessionária. 

Essa valorização deve chegar ao bolso dos consumidores no momento do pagamento do imposto anual. A diferença do valor pago entre este ano e o ano que vem pode chegar a até R$ 730,56 nos modelos analisados, considerando a alíquota de 3,5% aplicada em 2021

AUMENTO NO IMPOSTO 

Foram analisados os preços dos 10 carros mais vendidos de 2019 segundo a Fenabrave, comparando os valores da Tabela Fipe em dezembro de 2020 e dezembro de 2021.  

A simulação considera a alíquota de 3,5% aplicada no Ceará para carros de passeio padrão em 2021. Segundo a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), não haverá aumento de alíquota no ano que vem. Procurada, a Pasta não comentou o aumento no valor absoluto do imposto. 

No ano passado, um HB20 1.6 Flex com câmbio mecânico custava R$ 47.054. Em igual período deste ano, o valor do mesmo modelo subiu para R$ 62.571, um aumento de 24,8%. O IPVA pago em 2021 foi de R$ 1.646,89 e seria de R$ 2.189,99 em 2022.



O maior aumento nominal no valor do imposto pela simulação foi do Corolla Altis 2.0 Flex câmbio automático. O carro passou de R$ 97.122 para R$ 117.995 e a alta do imposto seria de R$ 730,56, passando de R$ 3.399,27 em 2021 para R$ 4.129,83 em 2022. 

O Ka 1.0 Flex foi o que teve menor diferença no valor do imposto a ser pago, que era de R$ 1.382,33 e passa a ser de R$ 1.694,81 na simulação. 

CARROS MAIS VALORIZADOS

Conforme levantamento da Webmotors, os modelos mais buscados no Brasil – e que, consequentemente, tiveram maior valorização –, foram Toyota Yaris, Volkswagen T-Cross, Citroën Aircross e Fiat Fiorino. O índice de valorização da Webmotors leva em consideração uma comparação entre os preços comercializados no site e a Tabela Fipe.

Mais valorizados Brasil % vs FIPE

TOYOTA YARIS 54,44%
VOLKSWAGEN T-CROSS 53,71%
CITROËN AIRCROSS 52,14%
FIAT FIORINO 48,86%
HYUNDAI TUCSON 48,04%
 
Mais desvalorizados Brasil % vs FIPE

FIAT GRAND SIENA -30,58%
VOLKSWAGEN FOX -29,13%
PEUGEOT 5008 -28,04%
NISSAN FRONTIER -27,39%
 

Mais valorizados Nordeste % vs FIPE 

VOLKSWAGEN POLO 49,98%
NISSAN KICKS 47,39%
TOYOTA COROLLA 44,26%
HONDA HR-V 42,38%
CHEVROLET PRISMA 38,85%
 

Mais desvalorizados Nordeste % vs FIPE

CHEVROLET MONTANA -26,89%
RENAULT KWID -22,75%
NISSAN FRONTIER -13,55%
CHEVROLET S10 -12,83%
NISSAN LEAF -12,11%

VALE A PENA VENDER? 

Para Guilherme Moreira, o momento é propício para a venda de seminovos, mas apenas se o proprietário não tiver interesse de comprar outro veículo. Nesse caso, é possível inclusive escapar do IPVA a depender da negociação com o comprador. 

“Se tiver que comprar outro dá na mesma. Vale a pena vender um carro se não usa muito e o carro está encostado é um ótimo negócio, em alguns casos consegue vender o carro por um valor acima do que você pagou até. Mas se você tiver que repor, o que você comprar também estará caro”, aponta. 

Giovanna Miranda destaca que a tendência de preços mais altos dos seminovos deve seguir pelo menos até o fim do primeiro semestre de 2022.

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