11 CIDADES DO CEARÁ EM ESTADO DE ALERTA PARA TRANSMISSÃO DA COVID-19

Quando observado os dois mais alto níveis (3 e 4), a região também lidera com a maioria dos municípios. Região Norte vem logo atrás.


Os indicadores da pandemia da Covid-19 têm apresentado, nas últimas semanas, sucessivas quedas. No entanto, especialistas pontuam que é cedo para relaxar com as medidas de segurança sanitária e ressaltam que o vírus ainda está circulando. O Cariri ilustra bem esse alerta. Essa é região de saúde que possui o maior número de cidades nos mais altos níveis de risco de transmissão do novo coronavírus. 


Das 11 cidades na classificação de risco máximo, a de nível 4 ou altíssima, seis estão situadas no Cariri, representando 54% do total. Na classificação de nível 3, dos 27 municípios atualmente neste posto, 9 são caririenses. A região de Saúde de Sobral, aparece logo atrás, na segunda colocação em ambos os cenários. Os dados são da Secretaria da Saúde (Sesa) do Ceará.

A Sesa classifica as cidades em nível 1 (novo normal), nível 2 (moderado), nível 3 (alto) e nível 4 (altíssimo). Para analisar o cenário de cada município, a Sesa traça métricas norteadas em cinco indicadores: incidência de casos por dia/100 mil habitantes; internações; percentual de leitos UTI-Covid ocupados; taxa de letalidade e taxa de positividade.

O médico infectologista, George Focs, responsável pela Ala Covid do Hospital Santo Antônio, em Barbalha, explica que, apesar da classificação de risco está em 'altíssimo', os números ainda estão distantes do verificado nos picos das duas ondas.

Ele, contudo, alerta que "a pandemia não acabou" e destaca que, até que a vacinação não chegue a um massivo percentual da população, apenas com uso de máscara, álcool em gel e distanciamento o vírus conseguirá ser freado.

PUBLICIDADE:






Nenhum comentário:

Postar um comentário