CENTRAL MUNICIPAL DE RECICLAGEM DO SINHÁ SABÓIA RECOLHE MAIS DE 30 TONELADAS DE RESÍDUOS EM APENAS UM MÊS

Central Municipal de Reciclagem do Sinhá Sabóia, em apenas um mês, recolhe mais de 30 toneladas de resíduos; a reciclagem gera renda para a associação de catadores


A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), iniciou, há um mês (17 de maio), as atividades de operação da Central Municipal de Reciclagem (CMR) do Sinhá Sabóia, em parceria com a Associação de Catadores e Catadoras Força de Vida.

De acordo com a Associação de Catadores, foram recolhidos neste primeiro mês de operação na CMR mais de 30 toneladas de materiais recicláveis, além de outros que são destinados para a Central de Tratamento de Resíduos (CTR); e materiais orgânicos que são destinados ao Pátio Municipal de Compostagem.

A destinação correta dos resíduos gera economia para Sobral, na coleta, transporte e disposição destes, enquanto gera renda para os catadores associados que comercializam com empresas especializadas em reciclagem. Neste primeiro balanço, a rentabilidade para a associação foi de mais de R$ 5.000,00.

O equipamento é parte da proposta de controle de resíduos do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRS-RMS), onde serve de local de triagem de resíduos por parte dos catadores associados; e também como ponto de entrega voluntária, em que a população pode levar seu material separado para reciclagem, materiais volumosos, como podas, móveis e inservíveis.

Para a presidente da Associação, Dona Ivonete, a CMR é a realização de um sonho. “É o complemento que nós catadores estávamos precisando, para melhorar nosso trabalho e também nossa renda”, ressalta. 

A estrutura ofertada pela CMR auxilia a coleta seletiva de Sobral; e o trabalho dos catadores torna-se menos insalubre. 

A Central Municipal de Resíduos está localizada na Rua Engenheiro José Figueiredo, nº 110, bairro Cohab II. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h; e aos sábados, das 8h às 12h.

LEIA TAMBÉM:

DEPUTADO SÉRGIO AGUIAR QUER INSTITUIR O DIA ESTADUAL DO LOGISTA NO CEARÁ



Nenhum comentário:

Postar um comentário