SETE PESSOAS SÃO ASSASSINADAS EM CHACHINA NA CIDADE DO INTERIOR DO CEARÁ

Entre as vítimas, uma criança. As mortes ocorreram na marugada desta quinta Equipes do Departamento de Homicídios e da Coordenadoria de Inteligência da pasta foram deslocadas até o município.

Por: Alex Albuquerque 


Sete pessoas foram mortas, entre elas, uma mulher e uma criança, e uma pessoa ficou ferida em uma chacina na cidade de Ibaretama, a 144 km de Fortaleza, no Sertão Central. O caso aconteceu na madrugada desta quinta-feira, 26, no distrito de Pedra e Cal, zona rural do município.

Equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Sul (DPI-Sul) da Polícia Civil, e da Coordenadoria de Inteligência foram deslocadas até o município, junto com a equipe da Delegacia Regional de Quixadá.

  INFORMES PUBLICITÁRIOS  

Prefeitura Municipal de Sobral 




Deputado Estadual Sérgio aguiar 





ARARIPE, ALTO SANTO, CAPISTRANO E CHORÓ RECEBEM NOVAS ARENINHAS; CAMOCIM GANHA A PRAÇA REQUALIFICADA


Na segunda-feira (9), em mais uma transmissão via redes sociais, o governador Camilo Santana esteve ao lado do assessor especial de relações institucionais, Nelson Martins, para entregar a reforma e revitalização da Praça do Coreto, em Camocim.


O valor global do convênio é de R$ 455.948,34, sendo que o Governo do Ceará investiu R$ 434.236,34 totalizando 4.088 m² com obras de paisagismo, bancos em alvenaria, caramanchão, guias, pavimentação em piso intertravado, vagas de estacionamento, iluminação e canteiros. Para finalizar, o governador ainda adiantou que Camocim ganhará outras novas três areninhas, e que a cidade também terá uma nova delegacia, fruto de investimento estadual.




 

TSE APROVA ENVIO DE TROPAS FEDERAIS PARA FORTALEZA E CAUCAIA NO 2° TURNO DA ELEIÇÃO

Os militares também atuaram nos municípios durante a realização do 1° turno, no dia 15 de novembro

Por: Alex Albuquerque 


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, atendeu, na terça-feira (24), o pedido do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) para envio de tropas federais durante a realização do 2° turno em Fortaleza e Caucaia. Os militares atuarão para garantir a segurança durante a votação e a apuração dos votos.

As tropas federais também atuaram nos municípios durante a realização do 1° turno na eleição 2020. Além de Fortaleza e Caucaia, Maracanaú, Sobral, Crato, Barbalha, Juazeiro do Norte, Itaitinga, Horizonte, Pacajus e Ibicuitinga receberam reforço dos militares no dia 15 de novembro. 

Durante a realização do 1° turno, a 10ª Região Militar empregou o total de 900 militares para reforçar a segurança nesses municípios. O pedido foi autorizado em 20 de outubro pelo Governo Federal. 

De acordo com o ministro Luís Roberto Barroso, os critérios utilizados para ceder as forças federais ao Estado foram histórico de conflitos em pleitos anteriores, efetivo reduzido da Polícia Militar, necessidade de garantir segurança e integridade à sede do cartório eleitoral e de servidores e o acesso difícil entre as localidades.

Força Nacional

Além das tropas federais, Caucaia deve receber também o reforço da Força Nacional durante a realização do 2° turno. Os agentes da Força Nacional também atuaram no município no 1° turno.

  INFORMES PUBLICITÁRIOS  


 GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ 

 A PANDEMIA NÃO ACABOU...SE LIGUE!!! 



ACIDENTE ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NESTA MANHÃ DE QUARTA-FEIRA(25), DEIXA MAIS DE 40 MORTOS

A colisão ocorreu na cidade de Taguaí; há pessoas presas às ferragens e pelo menos 15 feridos

Por: Alex Albuquerque 


Um acidente entre um ônibus e um caminhão deixou mais de 40 mortos em Taguaí/São Paulo, há cerca de 300 km da capital, na manhã desta quarta-feira (25). As informações são do portal G1.

A colisão ocorreu no km 172 da Rodovia Alfredo de Oliveira Carvalho, por volta de 7h. O ônibus levava cerca de 52 funcionários de uma empresa têxtil, além do motorista.

As vítimas e os feridos ainda não foram identificados pela polícia. Feridos estão sendo levados a hospitais da região. A rodovia foi interditada para atendimento da ocorrência pelas equipes de resgate. O local estava bloqueado pelo menos até as 10h50.

De acordo com a Polícia Militar, as informações sobre vítimas podem mudar pois o local é de difícil acesso. O porta-voz da PM, tenente Guedes, afirmou que pessoas há pessoas presas às ferragens sendo socorridas.

  INFORMES PUBLICITÁRIOS  

 GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ 




GESTANTE INTERNADA NO HRN REALIZA ENSASIO FOTOGRÁFICO DENTRO DA UNIDADE

Ser fotografada durante a gestação era um sonho para Ana Paula Almeida, de 20 anos. Moradora de Ararendá, a 130 km de Sobral, a jovem só não imaginava que o Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Secretaria da Sáude do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), serviria de cenário para o ensaio fotográfico. A sessão de fotos ocorreu na última sexta-feira (20) e Ana, grávida do segundo filho, aprovou o resultado.


“Foi muito bom, impressionante. Eu adorei. Eu sempre quis fazer as fotos, mas pensei que não poderia ser no hospital. Para mim, a sessão foi um divertimento”, conta. A escolha do HRN como pano de fundo para as fotos não foi à toa. Com 33 semanas de gestação, Ana Paula deu entrada na unidade com a bolsa rota, situação em que a membrana amniótica se rompe sem que a mulher esteja em trabalho de parto.


Devido à complicação, a jovem precisou ficar internada no setor de Obstetrícia do HRN. Ao saber que a gestante tinha planos de fazer um ensaio fotográfico, a enfermeira Danielly Paiva convidou a fotógrafa Rogelaine Macedo para a produção das fotos. “Foi uma oportunidade de ela se sentir mais bonita, de ter essa recordação como gestante”, afirma a profissional, ressaltando que as roupas e a maquiagem foram cuidadosamente higienizadas para a sessão fotográfica nas dependências da unidade.

  INFORMES PUBLICITÁRIOS  


 GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ 

  DEPUTADO SÉRGIO AGUIAR  


LIVRO "MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CEARÁ" SERÁ LANÇADO NESTA SEXTA-FEIRA(27/11)

Será realizado, nesta sexta-feira (27/11), às 14h, o lançamento on-line do livro Múltiplas Perspectivas da Educação Ambiental no Ceará, no canal Tecnologias Digitais na Educação (https://www.youtube.com/ldeufc). O evento terá a participação do secretário da Educação de Sobral, prof. Herbert Lima, e das professoras Eliana Moreira e Mayara Mendes, respectivamente, uma das organizadoras e uma das autoras do livro.

A obra é composta por relatos das experiências e artigos escritos pelos concludentes do Curso de Especialização em Educação Ambiental, oferecido através da parceria entre a Universidade Federal do Ceará, por meio do Comitê Gestor Institucional de Formação Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica (COMFOR), e a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação, durante o período de 2017 a 2019.

Acompanhe o lançamento AQUI 


  INFORMES PUBLICITÁRIOS  


  GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ 

 A PANDEMIA NÃO ACABOU  

VÍDEO QUE O GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ DIVULGOU PARA MOSTRAR COMO DEVE FICAR O NOVO AEROPORTO DE SOBRAL

Olha só esse vídeo que o Governo do Estado do Ceará divulgou para mostrar como deve ficar o novo aeroporto de Sobral!

Por: Alex Albuquerque 


As obras avançam para mais uma etapa: o lançamento do edital de licitação para a construção do terminal de passageiros. No momento, estão sendo realizados serviços de terraplanagem na área.

Segundo o Governo do Estado, a estratégia para viabilização do empreendimento Novo Aeroporto Regional de Sobral prevê a sua execução através de três licitações, em princípio. A principal, já finalizada e com serviços em andamento, prevê a implantação da pista de pouso e decolagem de 1.800m x 30m, acesso de 2,7 km, pátio de aeronaves, taxiamento, balizamento noturno e SESCINC (Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio).

A segunda licitação, que está com edital publicado, tem como objeto a construção do Terminal de Passageiros. E um terceiro certame será lançado, oportunamente, para aquisição de mobiliário e equipamentos.


  INFORMES PUBLICITÁRIOS  

  Governo do Estado do Ceará  




  Governo do Estado do Ceará  

PESQUISA IBOPE EM FORTALEZA: SARTO 60%, CAPITÃO WAGNER 40% - ELEIÇÃO 2020


A primeira pesquisa Ibope para prefeito de Fortaleza no segundo turno da eleição em Fortaleza foi divulgada nesta segunda-feira, 23. Os números mostram José Sarto (PDT) em vantagem sobre Capitão Wagner (Pros). Confira o resultado:

Pesquisa Ibope - votos válidos

Sarto (PDT): 60%

Pesquisa Ibope - votos totais

Sarto (PDT): 53%

Capitão Wagner (Pros): 35%

Branco/Nulo: 9%

Não sabe/não respondeu: 4%

O Ibope ouviu 805 eleitores nos dias 21 e 22 de novembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. A pesquisa foi contratada pela TV Verdes Mares. O número de registro é CE-07611/2020.


Nesta segunda-feira, ocorre o primeiro debate do 2º turno para prefeito de Fortaleza. O debate será realizado nas plataformas do grupo O POVO: rádio, TV, Facebook, Twitter, Youtube, portal, com ampla cobertura no jornal impresso.


Pesquisa Datafolha Fortaleza

O Ibope confirma o cenário apresentado na pesquisa do Datafolha divulgada na última sexta-feira.


  INFORMES PUBLICITÁRIOS  


  Governo do Estado do Ceará  

Olha só esse vídeo que o Governo do Estado do Ceará divulgou para mostrar como deve ficar o novo aeroporto de Sobral!


8ª VEZES SEGUIDA A CIDADE DE CAMOCIM ESTÁ ENTRE AS MELHORES ADMINISTRAÇÕES DO CEARÁ

Pela a 8ª vezes seguida, a Prefeita de Camocim  Monica Aguiar, conquista o Prêmio Destaque Político Prefeitos 2020 


A prefeita de Camocim/Ce, Monica Aguiar que pela oitava vez consecutiva foi agraciada com o Prêmio Destaque Político Prefeitos 2020.

Monica foi escolhida como uma das melhores gestoras municipais do Estado do Ceará, isto é o reconhecimento do seu trabalho, da sua luta e dedicação diária, que vem proporcionando ao longo dos últimos oito anos desenvolvimento para a cidade de Camocim.


  INFORMES PUBLICITÁRIOS  





SOLDADO DO EXÉRCITO É PRESO TENTANDO ASSALTAR ESTABELECIMENTO COMERCIAL NO BAIRRO JARDIM AMÉRICA

A captura aconteceu na manhã desta segunda-feira (23). Na mochila do suspeito foi encontrada uma faca e pequena quantidade de entorpecentes

Por: Alex Albuquerque 

Policiais militares prenderam um soldado do Exército Brasileiro em flagrante, na manhã desta segunda-feira (23). A prisão aconteceu no bairro Jardim América, na Capital, enquanto o soldado tentava assaltar um estabelecimento comercial.

Polícia Militar do Ceará (PMCE) divulgou que o soldado identificado como Paulo Renan Franco Barbosa, de 19 anos, foi contido por populares, até a chegada dos policiais. Os policiais militares vistoriaram a mochila do suspeito e encontraram um cigarro de maconha, um celular, uma faca e o fardamento militar.

A Polícia informou que o soldado assumiu ser usuário da droga localizada, ter cometido o crime e ainda disse estar a caminho do trabalho. O suspeito deve ficar recolhido no 23º Batalhão de Caçadores (BC).

 O Comando do 23° BC  afirmou, em nota, que já iniciou os procedimentos administrativos e disciplinares referentes ao fato. "O soldado Renan se encontra detido no 23º BC à disposição da Justiça comum, uma vez não se tratar de crime de natureza militar. O Exército Brasileiro tomará todas as medidas necessárias para auxiliar os órgãos competentes na promoção da justiça e repudia veementemente atos dessa natureza”.

  INFORMES PUBLICITÁRIOS  


O Governo Municipal de Uruoca, está revitalizando à antiga estação Ferroviária com uma réplica da primeira Maria Fumaça que fazia o Ramal de Sobral a Camocim, passando por Riachão (cidade de Uruoca).





MINISTRO PAULO GUEDES DIZ HAVER QUEBRADEIRA DE EMPRESAS NO PAÍS E DEFENDE NOVA LEI DE FALÊNCIAS

Vamos aprovar rápido uma lei de falências porque isso protege os empregos, as empresas se levantam rapidamente", afirmou o ministro

Por: Alex Albuquerque 


O ministro Paulo Guedes (Economia) defendeu nesta segunda-feira (23) que sejam aprovadas até o fim do ano propostas de consenso entre Executivo e Legislativo, citando como exemplo o texto da nova lei de falências. Segundo ele, o país está no meio de uma "quebradeira" de empresas.

"Daqui até o fim do ano vamos aprovar uma pauta comum, onde há acordo na Câmara, no Senado e no Executivo. Boa candidata a isso é a lei de falências. Está no meio de uma quebradeira de empresas. Vamos aprovar rápido uma lei de falências porque isso protege os empregos, as empresas se levantam rapidamente", afirmou em evento virtual promovido pela ICC (International Chamber of Commerce) Brasil.

Guedes citou em sua fala o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o mencionou como um ex-ocupante do cargo (Trump perdeu as eleições neste ano e encerra o mandato daqui a dois meses, aproximadamente). "O ex-presidente do EUA, o Trump, teve duas, três falências. Lá, o empresário falha, levanta e gera emprego de novo. Acontece", afirmou.

"Um empreendedor reúne fator de produção, banca risco, bota dinheiro, de repente capotou. Não quer dizer que está condenado pela sociedade. Tem que ter capacidade de se reerguer e continuar criando empregos, gerando renda", disse Guedes.

Lei de Falências

A proposta da lei de falências foi aprovada em agosto na Câmara dos Deputados. Entre as alterações, estão as possibilidades de financiamento na fase de recuperação judicial, de ampliação do parcelamento das dívidas tributárias federais e de apresentação do plano de recuperação pelos credores. Agora, cabe ao Senado analisar o texto.

Guedes citou outros exemplos de projetos da agenda econômica em análise pelo Senado como alvos de consenso, como a liberalização do mercado de gás natural. Em sua visão, haverá a partir disso um choque de energia barata com menores custos para a indústria. Uma consequência citada por ele é a possibilidade de maior valor agregado no aço.

"E vamos mandar a PEC Emergencial", disse, se referindo à proposta de emenda à Constituição que limita gastos. O texto feito pelo Executivo já tramita no Senado há mais de um ano e é rediscutida há meses com o atual relator, senador Marcio Bittar (MDB-AC).

Ele reconheceu que a discussão fiscal precisa ser acelerada. "Já estamos atrasados. Temos que atacar o último grande foco das despesas, o descontrole, a indexação, vinculação dos recursos", disse.

Pautas

O ministro ainda cobrou o andamento de pautas na Câmara dos Deputados. "Na Câmara, temos [proposta de lei da] cabotagem, [do] Banco Central independente. Temos coisas também na Câmara que precisamos andar, né?", disse.

Guedes ainda disse que o melhor antídoto contra a inflação é um BC independente. "Para evitar que os aumentos transitórios de preços virem aumentos permanentes e generalizados, o que a gente chama de inflação. Qual o melhor antídoto contra isso no mundo inteiro, tecnologia testada? Chama BC autônomo", disse.

O ministro disse acreditar que a reforma tributária vai avançar em breve, mas evitou detalhar prazos. A reforma administrativa, que reduz despesas com servidores, também ficou de fora da lista de Guedes de temas que podem ser aprovados ainda neste ano. "Vamos tentar avançar onde há certo consenso e continuar conversando a respeito do que pode ser feito mais à frente", afirmou o ministro.

  INFORMES PUBLICITÁRIOS  


Deputado Sérgio Aguiar 





SOBRAL: ESCOLA DE SAÚDE VISCONDE DE SABÓIA ESTÃO EM FASE DE CONCLUSÃO

Obras da Escola de Saúde Visconde de Sabóia estão em fase de conclusão.

Por: Alex Albuquerque

Com 97% concluídas, as obras incluem a construção de um auditório com capacidade para 278 pessoas, salas de aula, área de convivência, elevador, banheiros, laboratório multifuncional, biblioteca, sala de estudos, almoxarifado, sala para arquivo, sala de reuniões, salas de coordenação de pesquisa, coordenação pedagógica, coordenação administrativo-financeira, diretoria geral e copa. Ao todo são 1.515 m² de área construída. 

A reforma e ampliação da Escola de Saúde é fruto do reconhecimento da sua importância para a saúde pública municipal e da macrorregião.

CAPITÃO DA AERONÁUTICA MATA UMA PESSOA E FERE DUAS EM CONDOMÍNIO; VÍTIMAS SÃO DA MESMA FAMÍLIA

Discussão familiar em um prédio no bairro José Bonifácio nesta manhã terminou em morte

Por: Alex Albuquerque 


Um capitão reformado da Aeronáutica matou a tiros uma pessoa e feriu outras duas pessoas em um condomínio no bairro José Bonifácio, em Fortaleza, na manhã deste domingo (22).  As vítimas são o ex-sogro da filha dele, Fernando Carlos Pinto, 59 anos, que foi morto; o ex-genro e a mãe dele, de 58 anos, que ficaram feridos.

O capitão Luís Eduardo Ferreira de Melo, 67 anos, foi levado ao 34° Distrito Policial, no Centro, autuado, e preso em flagrante.

No prédio onde ocorreram os crimes moram o capitão, a esposa, uma filha e um neto de dois anos. A família paterna da criança conseguiu, judicialmente, a permissão para ver o menino aos domingos.

As informações iniciais são de que, neste domingo pela manhã, o capitão Luís Eduardo teria descido com o garoto para essa visita semanal, então, houve um desentendimento e luta corporal com o ex-genro, um advogado de 32 anos. A seguir, o capitão teria voltado ao apartamento, apanhado uma arma e atirado em direção às pessoas.

O avô paterno do menino morreu no local, o ex-genro foi atingido e socorrido para o Instituto Doutor José Frota (IJF), sem risco de morrer. A avó paterna levou tiros e ferimentos mais leves, sendo também atendida em uma unidade hospitalar.

Vídeo

Uma moradora da região filmou, através das frestas da janela, o momento em que três pessoas discutem no térreio do edifício, próximos a garangens, até que um deles atira.   

Revólver e munição apreendidos

Um revólver calibre 38, com munição intacta e deflagrada, foi apreendido no imóvel do suspeito. A arma apreendida pelos militares foi apresentada na unidade plantonista. Um inquérito policial foi instaurado com objetivo de elucidar os fatos. O caso segue em apuração.

  INFORMES PUBLICITÁRIOS  


  Governo do Estado do Ceará  





MPCE e TCE MIRAM TRANSIÇÃO EM PREFEITURAS PARA EVITAR DESMONTES. CONFIRA AQUI:

Órgãos de fiscalização criam "matriz de risco" para priorizar inspeção em municípios com maior chance de desmanche. Gestores de, pelo menos, 18 cidades, serão orientados a partir da próxima semana no Ceará

Por: Alex Albuquerque 


 Eleitos 182 prefeitos de municípios cearenses, começa agora, em algumas cidades, outra fase importante do processo: a transição das gestões. Historicamente, neste período de mudança, os novos administradores encontram prefeituras "sucateadas", com demissão em massa de funcionários, contratos de serviços essenciais se encerrando, além do sumiço de documentos e equipamentos.

Para coibir tais práticas, o Ministério Público do Ceará (MPCE) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) já têm na mira da fiscalização pelo menos 18 gestões municipais. Os locais foram escolhidos com base em uma "matriz de risco" criada pelas duas instituições. A expectativa é que, na próxima semana, as prefeituras comecem a ser procuradas por membros do TCE para apresentar documentos sobre contratos de obras, serviços e fornecedores, além do levantamento das ações judiciais que envolvem o município.

A situação da dívida ativa também deve ser observada pelos fiscais, bem como da folha de pagamento. "Já temos os primeiros municípios a serem inspecionados e fiscalizados. Neste ano, temos a peculiaridade da pandemia, então estamos pedindo documentações a essas gestões e, a partir disso, faremos inspeções presenciais, caso necessário", explica Vanja Fontenele, coordenadora da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap) do MPE.

Segundo ela, foram estabelecidos critérios objetivos para mapear as prefeituras com maior risco de desmonte, como locais onde o prefeito não foi reeleito e o sucessor será da oposição. "Quem se reelegeu ou fez o sucessor, inicialmente, não tem motivo para fazer desmonte, a não ser que haja um rompimento antes mesmo da posse", afirma.

Dos 18 municípios selecionados para acompanhamento, em parceria entre a Procap e o TCE, mais da metade passará por um pente-fino específico na administração, revela Carlos Nascimento, secretário de Controle Externo do TCE. "Desses, em 12 (municípios) iremos focar na gestão contábil, financeira e patrimonial. Nos outros seis iremos verificar principalmente os gastos com pessoal", explica.

Denúncias

Contudo, segundo ele, o número de locais fiscalizados deve aumentar "à medida que novas denúncias forem surgindo". "Na próxima segunda-feira (23), vamos emitir uma portaria para orientar os prefeitos sobre o que observar nesse processo de transição", diz o secretário.

Conforme Nascimento, a prioridade é que as prefeituras criem uma equipe de transição. "Se o gestor pensou na continuidade do serviço, as novas licitações ou as prorrogações dos contratos já deveriam estar sendo pensadas", acrescenta o secretário.

Em outubro, o Ministério Público recomendou aos promotores que tomem providências para prevenir o desmonte. Até agora, foram instaurados procedimentos para acompanhar, pelo menos, oito prefeituras cearenses na reta final da gestão. No início do mês, a 15ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte solicitou à Prefeitura da cidade dados sobre o início e término dos contratos administrativos referentes aos serviços de coleta de lixo, transporte escolar e locação de veículos.

Prevenção

Já em novembro, o mesmo pedido foi feito para as gestões municipais de Boa Viagem, Cariré, Groaíras, Jati, Penaforte, Aurora e Pacoti. Nas cidades, os promotores de Justiça também recomendaram a formação de um grupo misto para o processo de sucessão entre as gestões.

"Em 2017, por exemplo, tivemos cidades tomadas pelo lixo, isso porque o prefeito via que o contrato seria finalizado em janeiro, mas não se preocupava em fazer nova licitação, então o que entrava não tinha condições de fazer uma licitação imediata", relembra Vanja Fontenele.

Os órgãos de fiscalização esperam que os casos de desmanche sofram redução. "Nosso objetivo é de prevenir e construir essa cultura tanto nos administradores quanto nos administrados. Queremos estabelecer essa cultura de respeito ao erário", conclui.

Diretor institucional da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Expedito Nascimento afirma que o combate às depredações é preocupação constante da entidade. "Orientamos todos ao longo das gestões. Os prefeitos hoje estão bem mais conscientes, principalmente porque, com as redes sociais, fica mais fácil para a população acompanhar e cobrar", disse.

Pandemia

Além do desafio de assumir prefeituras até então geridas por adversários, Álvaro Martim Guedes, especialista em administração pública e professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), aponta que, inevitavelmente, os prefeitos recém-eleitos enfrentarão cenários de dificuldades ao longo do mandato, especialmente no próximo ano.

"Este ano foi marcado por quedas drásticas na arrecadação devido à pandemia. Esses gestores terão pela frente um cenário muito adverso, então serão heranças muito ruins, mesmo que os antecessores deixem a máquina pública como está", avalia.

Para ele, o processo de transição, incentivado no Ceará pelo Ministério Público, fica ainda mais importante. "Essa equipe que vai chegar e enfrentar todas essas dificuldades de crise econômica precisa estar a par de todo o cenário", disse.

  INFORMES PUBLICITÁRIOS  


 Deputado Estadual Sérgio Aguiar 





CANDIDATOS RECEBEM RECURSOS PÚBLICOS E TÊM ZERO VOTO NO CEARÁ

No Estado, 209 postulantes não tiveram apoio de nenhum eleitor nas urnas. Destes, 12 ainda receberam verba pública para as campanhas. Eles podem ficar na mira dos órgãos de fiscalização sob suspeita de candidaturas fictícias

Por: Alex Albuquerque


Uma semana após o primeiro turno das eleições municipais, que definiu os vereadores eleitos no Ceará para os próximos quatro anos, chamam atenção os casos de candidatos que não tiveram nenhum voto nas urnas no dia 15 de novembro, mesmo tendo recebido recursos públicos para financiar as campanhas, segundo registros da Justiça Eleitoral. Há, ao todo, 12 aspirantes ao Poder Legislativo nesta situação, podendo ficar na mira dos órgãos de fiscalização sob suspeita de candidaturas fictícias. Eles ainda terão, entretanto, que prestar contas à Justiça Eleitoral.

Os recursos recebidos pelos 12 candidatos foram transferidos pelos partidos e são oriundos do fundo partidário e do fundo eleitoral, conforme consta em informações disponibilizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As quantias variam entre R$ 120 e R$ 2,4 mil. Apesar de os valores não serem elevados, a verba é pública e, caso não seja utilizada, precisa ser devolvida à União (se oriunda do fundo eleitoral) ou à agremiação (se proveniente do fundo partidário). A maioria dos postulantes, porém, nega ter recebido os valores registrados.

Do total de 16,1 mil candidatos no Estado em 2020, 209 não receberam o apoio de nenhum eleitor nas urnas – nem mesmo o próprio voto. Maranguape (20), Caucaia (13), Fortaleza (8) e Aquiraz (8), na Região Metropolitana, são os municípios com os maiores números de concorrentes que zeraram a votação. O levantamento foi feito pelo Núcleo de Dados do Sistema Verdes Mares (SVM), com base em dados disponibilizados pelo TSE.

Entre as 12 candidaturas que receberam verba pública e não tiveram nenhum voto, cinco são do Podemos, duas do PSL, uma do PV, uma do PSD, uma do PSB, uma do Avante e uma do PT. Quatro destes postulantes a vereador informaram que não obtiveram votos porque desistiram da eleição e uma outra desligou a ligação ao ser questionada. Os quatro, inclusive, negam ter recebido qualquer valor dos partidos. O restante não atendeu às ligações ou não foi localizado.



Desistência

O candidato João Félix (PV), que concorreu a uma vaga no Legislativo Municipal de Aracati, disse que efetivou o pedido de registro de candidatura, mas desistiu do pleito por dificuldades financeiras. “O momento não era propício, a situação financeira não estava das melhores. Votei em outra pessoa e não em mim porque eu desisti”, justificou.

No TSE, consta a informação de que ele teria recebido R$ 1 mil do diretório municipal do PV. No entanto, o candidato nega ter usufruído do valor. “Não recebi nada. Inclusive, ainda vou fazer a prestação de conta e, se tiver na conta (registrada na Justiça Eleitoral), vou devolver”, ressaltou.

A candidata Hisabele Bruno (PSL), que disputou uma vaga de vereadora em Itapipoca, disse que a agremiação não informou sobre o depósito de nenhum recurso. Nos dados do TSE, há registro da transferência de R$ 2,2 mil do PSL para a candidatura. “Quando eu ia começar a fazer a campanha, não pude levar à frente por conta da minha gravidez que é de risco. E eu não informei (a desistência à Justiça Eleitoral) porque não sabia se teria problema, já que eu não fiz campanha, não pedi voto e não recebemos dinheiro do partido”, salientou.

O postulante a vereador em Paracuru André Paiva (Podemos) afirmou que não recebeu recursos e que comunicou à legenda que iria desistir da campanha. Ele acrescentou, ainda, que se o partido tiver depositado algum valor na conta da sua candidatura, irá devolver. Na Justiça Eleitoral, consta transferência de R$ 580 da sigla para o candidato. 

“Não votei em mim e não comuniquei a desistência, porque eles (do partido) me orientaram a não pedir voto e não fazer campanha. Comuniquei ao partido que ia desistir, porque a quantidade de votos que a gente ia receber ia ser insignificante. Vou fazer a prestação de contas. Se tiver entrado algum dinheiro deles, vou devolver, mas não recebi”.

De acordo com a Justiça Eleitoral, o Podemos também informou a transferência de R$ 580 para a concorrente Varliane Barreto, que disputou vaga no Legislativo de Maranguape. A reportagem entrou em contato com o número de telefone informado pela candidata no registro ao TSE. A ligação foi atendida por um homem que se identificou como marido dela, mas não informou um nome. Ele disse que a postulante “desistiu, não recebeu e não usou nada, e se recebeu foi devolvido”.

A candidata a vereadora em Jaguaribara Amanda Pijama (PSB) desligou a ligação após ser questionada. Segundo consta na Justiça Eleitoral, ela teria recebido R$ 120 do PSB.

Despesas

Os candidatos ao Legislativo Cion Louro (PSD), em Independência; Márcia Maia (Podemos), em Limoeiro do Norte; Landia Beviláqua (Podemos), em Maracanaú; Greiciane Barreto (Podemos), em Maranguape; Professora Eloi (PSL), em Nova Russas; Muricinho da Itaipaba (Avante), em Pacajus; e Karol Barros (PT), em São Gonçalo do Amarante, foram procurados, mas não atenderam às ligações ou não foram localizados.

Cada um recebeu, respectivamente, R$ 1,2 mil; R$ 827; R$ 2,4 mil; R$ 580; R$ 2,2 mil; R$ 2,2 mil; e R$ 580 em verba pública. Em comum, não tiveram nenhum voto. Cion Louro e Muricinho Itaipaba chegaram a declarar despesas de campanha.

Regras

A advogada Isabel Mota, especialista em Direito Eleitoral, explica que, no caso de desistência, o candidato não é obrigado a informar à Justiça Eleitoral. No entanto, ele corre o risco de ficar na mira do Ministério Público e da Polícia Federal sob a suspeita de candidatura fictícia, independentemente de ter recebido verba pública ou não.

“Um dos elementos utilizados para avaliar se a candidatura é fictícia ou não, é se ela não recebeu votos, se recebeu recursos. É preciso ficar atento, porque a caracterização de candidatura fictícia pode prejudicar a chapa inteira apresentada pelo partido no pleito proporcional. Vamos supor que esse partido lança dez candidatos, três mulheres que não fizeram campanha e estavam ali só para compor a cota de gênero, e o partido elegeu um ou dois candidatos. Eles podem ser cassados por conta das fictícias”, explica.

Além disso, Mota frisa que os candidatos que desistiram, principalmente se tiverem recebido recursos públicos, precisam obrigatoriamente prestar contas à Justiça Eleitoral sob pena de ficarem inelegíveis. Sobre as devoluções, ela esclarece que ainda podem ser feitas sem nenhum prejuízo aos postulantes, já que os que os concorrentes que disputaram o primeiro turno têm até 15 de dezembro para informar a prestação de contas final ao TSE.

“Nenhum candidato, independentemente de renunciar ou desistir, se exime do direito de prestar conta. Renunciantes ou não, eleitos ou não, têm que prestar contas. Se não prestarem contas podem ficar inelegíveis”, acrescenta.

A advogada também diz que para evitar qualquer problema futuro, o ideal é que os desistentes informem pedido de renúncia ao TSE. “Se a renúncia ocorrer no período de substituição, que é até 20 dias antes do pleito, o partido pode substituir. Se for depois do período, o partido não tem mais nada para fazer, ele não precisa substituir”.

Prestação de contas

O TSE ressalta que a prestação de contas é um dever de todos os candidatos, inclusive vices e suplentes, e dos diretórios partidários. Trata-se de uma medida que busca garantir a transparência e a legitimidade da atuação partidária nas eleições.

Proporcionalmente

Em caso de renúncia, desistência ou indeferimento de pedido de registro, o candidato deve prestar contas correspondentes ao período em que participou do processo eleitoral, mesmo que não tenha feito campanha.

Parcial

Os candidatos e partidos tiveram até o dia 25 de outubro para enviar à Justiça Eleitoral a prestação de contas parcial das Eleições 2020. Nesta etapa, era obrigatório informar toda a movimentação financeira e/ou estimável em  dinheiro do início da campanha eleitoral até o dia 20 de outubro.

Fonte: Diário do Nordeste 

  INFORMES PUBLICITÁRIOS  


  Governo do Estado do Ceará